A QUESTÃO DO BEM E DO MAL

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Em princípio, é justo que se mostre maior afeto por aqueles que mais contribuíram para o enobrecimento dos homens e da vida humana. Se, porém, indagarmos quais são esses homens vemo-nos perante dificuldades. Nos chefes políticos, e até mesmo nos chefes religiosos, é, por vezes, bastante duvidoso sabermos se o que fizeram serviu mais para o bem do que para o mal. Creio, pois, muito seriamente, que a melhor maneira de servir os homens é ocupá-los em uma tarefa nobre, mediante a qual eles se enobrecem indiretamente. Isto se aplica, em primeiro lugar, aos artistas notáveis, em segundo lugar aos investigadores. É certo que os resultados da investigação não enobrecem nem enriquecem o homem; o que o enobrece são os esforços que faz pela compreensão, o trabalho intelectual produtivo e receptivo. Seria decerto descabido se querer ajuizar o valor do Talmude pelos seus resultados intelectuais.

Albert Einstein

 

É preferível cultivar o respeito do bem do que o respeito pela lei.

Henry Thoreau

 

Um excelente modo de fazer o bem é a firme decisão de combater o mal.

Cesare Cantú

 

Aqueles que fazem o bem fazem-no em grande quantidade: ao provarem aquela satisfação, sentem que é suficiente, e não querem ter o aborrecimento de se preocupar com todas as conseqüências. Mas, aqueles que sentem prazer em fazer o mal são mais diligentes: estão sempre atrás de nós até ao fim, nunca estão tranqüilos, porque têm uma idéia fixa que os corrói.

Alessandro Manzoni

 

Fiz um pouco de bem; é a minha melhor obra.

Voltaire

 

É claro e evidente que o mal se insinua no homem mais profundamente do que supõem os médicos socialistas. Em nenhuma ordem social é possível escapar ao mal e mudar a alma humana: ela própria é a origem da aberração e do pecado.

Fiodor Dostoievski

 

Até mesmo o Sol penetra nas latrinas, mas, não é contaminado por elas.

Diógenes

 

Como a água, quanto mais elevado o bem, mais benefícios espalha, e, contudo, penetra em lugares escuros que os homens desprezam.

Taoísmo (Tau-te-King)

 

Ver o bem [saber fazer] e não fazê-lo é sinal de covardia.

Confúcio

 

Aprendemos o bem e o conhecemos, mas, não o praticamos por doença ou por preferirmos o prazer.

Eurípedes

 

Ninguém quer um bem público que não esteja de acordo com o seu.

Jean Jacques Rousseau

 

Possuir um bem sem o partilhar não tem qualquer atrativo.

Sêneca

 

Depois da saúde, primeiro dos bens é a paz interior.

François La Rochefoucauld

 

Aquele que se ocupa demasiado em fazer o bem não tem tempo para ser bom.

Rabindranath Tagore

 

Quem faz o bem ao outro deve fazê-lo nos mínimos detalhes. O bem geral é a justificativa do imoral, do hipócrita e do falso.

William Blake

 

Digo-vos: praticai o bem. Por quê? O que ganhais com isso? Nada, não ganhais nada. Nem dinheiro, nem amor, nem respeito, nem, talvez, paz de espírito. Talvez, não ganheis nada disso. Então, por que vos digo praticai o bem? Porque não ganhais nada com isso. Vale a pena praticá-lo por isto mesmo.

Fernando Pessoa

 

O bem ou é presente, ou é passado, ou é futuro. Se é presente, causa gosto; se é passado, causa saudade; se é futuro, causa desejo.

António Vieira

 

A ignorância do bem é a causa do mal.

Demócrito

 

Desde o pecado original, fomos essencialmente iguais para conhecer o bem e o mal; no entanto, é exatamente neste ponto que buscamos as nossas vantagens particulares. Mas, é só além deste conhecimento que começam as verdadeiras diferenças. A aparência recíproca é provocada pelo seguinte: ninguém consegue se contentar apenas com o conhecimento, mas, tem de lutar para agir de acordo com ele. Contudo, não lhe foi atribuída a força para fazer isto; em conseqüência, ele tem de se destruir, mesmo correndo o risco de não adquirir com isto o poder necessário, mas, não lhe resta nada senão esta última tentativa. (É este também o sentido da ameaça de morte associada à proibição de comer o fruto da árvore do conhecimento; talvez seja também o sentido original da morte natural). Ora, ele tem uma tentativa; prefere revogar o conhecimento do bem e do mal (a expressão «pecado original» tem origem nesse medo); mas, o que aconteceu não pode ser suprimido, apenas turvado. É com este objetivo que as motivações vêm à tona; com efeito, todo o mundo visível, talvez, não seja outra coisa senão uma motivação do ser humano para a sua vontade de descansar um momento. Uma tentativa de falsear o fato do conhecimento, para só então transformá-lo em objetivo a ser atingido.

Franz Kafka

 

A partir do momento em que praticamos o mal, este surge como uma espécie de dever. A maior parte das pessoas tem o sentimento do dever para com certas coisas más e outras boas. Um mesmo homem sente como um dever vender tão caro quanto pode, não roubar etc. O bem entre estes está no nível do mal, um bem sem luz.

Simone Weil

 

 

 

 

Quando os acontecimentos nos colocam em oposição ao meio envolvente, todos desenvolvemos as forças de que dispomos, ao passo que nas situações em que apenas fazemos o nosso dever, nos comportamos, compreensivelmente, como quem paga os seus impostos. Daqui se conclui que tudo o que é mau se pratica com mais ou menos imaginação e paixão, enquanto o bem se caracteriza por uma inconfundível pobreza de afeto e mesquinhez... Se abstrairmos aquela grande fatia central do mundo e da vida ocupada por pessoas em cujo pensamento as palavras bem e mal deixaram de ter lugar desde que largaram as saias da mãe, então, as margens, onde ainda há propósitos morais deliberados, ficam hoje reservadas àquelas pessoas boas-más, das quais algumas nunca viram o bem voar nem o ouviram cantar, e, por isto, exigem de todas as outras que se extasiem com elas diante de uma natureza da moral com pássaros empalhados pousados em árvores mortas. O segundo grupo, por seu lado, os mortais maus-bons, espicaçados pelos seus rivais, manifestam, pelo menos em pensamento, uma tendência para o mal, como se estivessem convencidos de que é apenas nas más ações, menos desgastadas do que as boas, que ainda pulsa alguma vida moral... De fato, tanto antes como hoje, não existem os maus-maus, facilmente responsabilizáveis por tudo; e os bons-bons são um ideal tão distante como a mais remota nebulosa.

Robert de Musil

 

Examinai a vida dos homens e dos povos melhores e mais fecundos, e perguntai se uma árvore que deve se elevar altivamente nos ares pode dispensar o mau tempo e as tempestades; se a hostilidade do exterior, as resistências exteriores, todas as espécies de ódio de inveja, de teimosia, de desconfiança, de dureza, de avidez e de violência não fazem parte das circunstâncias favoráveis sem as quais nada, nem sequer a virtude, poderia crescer grandemente? O veneno que mata as naturezas fracas é um fortificante para as fortes... E, por isto, não lhe chamam veneno.

Friedrich Wilhelm Nietzsche

 

É raro o mal de que não venha a nascer algum bem, nem bem, que não produza algum mal. Como só o presente é nosso, por isto não nos serve de alívio o bem futuro, nem nos inquieta o mal que ainda não sentimos. Um infeliz não se persuade que a sua sorte possa ter mudança. Um venturoso não crê que possa deixar de o ser.Ao infeliz, a vaidade tira o menor receio; ao venturoso o abatimento priva de esperança. Se fizermos uma reflexão, haveremos de admirar o pouco que basta para fazer o bem ou o mal: de um instante a outro, mudamos da alegria para a tristeza, e muitas vezes sem outro motivo, que o de uma vaidade mais ou menos satisfeita. Os homens não são todos igualmente sensíveis ao bem ou ao mal; em uns penetra mais vivamente a dor, em outros só faz uma impressão ligeira; o bem não acha em todos o mesmo grau de contentamento. Nas almas, deve haver a mesma diferença que há nos corpos: umas mais débeis, e outras mais robustas; por isto, em umas obra mais o sentimento, e acha mais resistência em outras; em umas domina a vaidade com império e com furor, em outras só assiste como cousa natural; naquelas a vaidade é uma paixão com ímpeto, nestas é um vício sossegado e sem desordem.

Matias Aires

 

Penso que seja indispensável fazer um grande mal momentâneo para que venha a ser possível um grande bem duradouro.

Denis Diderot

 

O mal só pode ser vencido por outro mal.

Jean-Paul Sartre

 

Não há mal que não possa ser útil a alguém.

Romain Rolland

 

Quantas vezes o medo que temos de um mal nos leva a fazer outro ainda pior.

Nicolas Boileau

 

O mal existe, mas, nunca sem o bem, tal como a sombra existe, mas, jamais sem luz.

Alfred de Musset

 

 

 

 

 

 

 

2013 está terminando.

Pra você, fiz este poema.

Pense nele, e vá levando.

 

No começo, há umas citas,

que poderão suscetibilizar.

Talvez, até, causem súbitas!

 

À elas, eu acrescento esta,

que é a mais pura verdade,

pois é mando, não sugesta:

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é preferencial:

sem aferir, fazer o bem

ou lutar contra o mal?

 

Depende da situação.

Todavia, o comandante

deverá ser o Coração.

 

Entrementes, cuidado:

sempre será daninhador

confranger o admirado.

 

A vivência é pessoal.

Por isto, esteja atento:

 

Isto pode parecer cruel,

mas, pesando bem, não é.

 

A mudança é volitiva

e, sempre, individual.

É ilógica a expectativa.

 

Por isto, o meu calor

poderá ser o seu frio!

Sapoila não é voador!

 

Inácia não é estramônio!

Creolina não é gasolina!

E apolônio1a não é Apolônio!1b

 

 

 

E bússola não é nônio!

 

 

 

_____

Nota:

1. Em música, apolônio era um piano de dois teclados, composto ainda de uma figura, cuja movimentação fazia tocar várias peças de flauta. Apolônio também pode ser um personagem criado por Chico Anysio – o Apolônio Pandolé, mais conhecido como Popó. Já Apolônio de Tiana (Tiana, 13 de março de 2 a.C. – Éfeso, cerca de 98) foi um filósofo neopitagórico e professor de origem grega. Seus ensinamentos influenciaram o pensamento científico por séculos após a sua morte. Em um dos seus escrito, está registrado: Por mim, discerni uma certa sublimidade na disciplina de Pitágoras, e como uma certa Sabedoria Secreta o capacitou a saber, não apenas quem ele era a si mesmo, mas, também, quem ele havia sido; e eu vi que ele se aproximou dos altares em estado de pureza, e não permitia que a sua barriga fosse profanada pelo partilhar da carne de animais; e que ele manteve o seu corpo puro de todas as peças de roupa tecidas de refugo de animais mortos; e que ele foi o primeiro da Humanidade a conter a sua própria língua, inventando uma disciplina de silêncio descrito na frase proverbial: 'Um boi senta-se sobre ela.' Eu também vi que o seu sistema filosófico era em outros aspectos oracular e verdadeiro. Então, corri a abraçar os seus sábios ensinamentos…

 

 

Tetractys

 

 

 

 

Música de fundo:

Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo
Compositor: Ennio Morricone

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
the_good_il_buono_il_brutto_il_cattivo.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pivotbrasil.forumeiros.com/
t10549-exercicio35-chutes

http://acritica.uol.com.br/buzz/Relembre-personagens
-sucesso-Chico-Anysio_5_667183277.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B3nio_de_Tiana

http://blog.lib.umn.edu/cspg/electionacademy/
2013/06/good_news_bad_news_illinois_en.php

http://canzian.fsc.ufsc.br/bau/bussola/
bussola-ficha-rosa-dos-ventos.html

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/mal

http://www.citador.pt/textos/t/mal

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/bem/40

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/bem/30

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/bem/20

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/bem/10

http://www.citador.pt/textos/
o-bem-e-o-mal-albert-einstein

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.