Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

Saturnismo
(Intoxicação por Chumbo)

 

 

Ocorrência


O
conhecimento dos efeitos tóxicos do chumbo sobre o organismo humano remonta aos primórdios da civilização, encontrando-se na literatura médica amplas referências sobre este tipo de envenenamento. Face a isto, os casos graves de intoxicação saturnina, freqüentes no passado, são hoje relativamente poucos, tendo-se em vista que aos primeiros sinais e sintomas, procuram-se aplicar os recursos médicos já conhecidos.

 

Entretanto, é de se observar que o paulatino decréscimo de tais ocorrências (casos fatais e benignos), é devido, principalmente, à maior atenção que se tem dispensado aos riscos decorrentes da exposição ao chumbo e aos seus compostos pela aplicação de métodos preventivos de combate aos aerodispersóides em geral, e ao chumbo em particular.

 

Ainda assim, constata-se a ocorrência de saturnismo em larga escala entre os operários de:


a) indústrias extrativas de chumbo;
b) fábricas de acumulados elétricos;
c) tipografias (compositores);
d) indústrias de acabamentos de peças metálicas;
e) soldas em geral e soldas elétricas para automóveis;
f) cortadores de estruturas de aço pintadas com tinta à base de chumbo.

 

É de se observar que o maior número de casos de intoxicação saturnina ocorre entre os trabalhadores da indústria extrativa e de fábricas de baterias elétricas.

 

Absorção do Chumbo e Intoxicação Saturnina


Diz-se que há absorção de chumbo quando o mesmo, tendo penetrado por quaisquer vias, atinge os tecidos. Quando o chumbo absorvido provoca sintomas subjetivos e objetivos, diz-se que ocorre a intoxicação saturnina. Com relação ao mecanismo das reações bioquímicas envolvidas na intoxicação, sabe-se, que ele é bastante diversificado e complexo, variando desde a substituição do cálcio no tecido, com sua eliminação posterior por acidose (sem que necessariamente ocorra a recalcificação), até as complexas interferências no Ciclo de Krebs, na formação da heme, no nível de fígado. Tais interferências se processam nas várias etapas de formação do sangue, através de inibições enzimáticas celulares, com freqüentes casos de anemias. Por outro lado, lesões cancerosas no nível do cérebro, resultantes da intoxicação pelo chumbo orgânico são conhecidas.

 

Diz-se que o envenenamento pelo chumbo inorgânico tem ação preferencial pelos ossos. Já o chumbo orgânico, enquanto em fase de decomposição, tende a provocar lesão nervosa no cérebro; após a decomposição total, segue integralmente a trajetória do chumbo inorgânico.

 

Sinais e Sintomas


São os seguintes os principais sinais e sintomas do saturnismo incipiente:


a) náuseas;
b) vômitos;
c) linha gengiva azul (pontilhados de PbS);
d) taxas anormalmente elevadas de reticulócitos (reticulocitose);
e) hemácias com granulações basófilas;
f) policromatofilia;
g) elevada concentração de chumbo no sangue e na urina.

 

Achados Clínicos


Os principais achados clínicos do saturnismo são:


a) cólica;
b) anemia;
c) neurite;
d) encefalopatia;
e) tremor (contrações fibrilares);
f) linha gengival azul.


A seguir, daremos um quadro geralmente aceito como termo de referência para a interpretação dos laudos químico-analíticos relativos ao sangue e à urina. Com relação às hemácias com pontilhados basófilos, considera-se normal o limite de 1.000/1.000.000 (um por um milhão) de eritrócitos.

 

Toxicologia


A maioria dos casos fatais é de origem não-ocupacional e resultante de abusos e derramamento, proporcionando, assim, a absorção pela pele e a inalação dos vapores tóxicos. Na indústria, em ordem de importância, as vias de penetração do chumbo são:


a) pulmonar;
b) digestiva;
c) cutânea (raro).

 

O chumbo tetraetila e os compostos orgânicos afins são importante exceção em relação à via mais comum de absorção, penetrando através da pele, seja na forma líquida, seja na de vapor. Nos túneis, considera-se que a concentração até 0,1% do tóxico, em geral não produz riscos. Há, porém, casos de dores de cabeça e musculares, inflamação nasal, constipação e diarréia. Nos tanques de estocagem de chumbo orgânico tem havido casos letais em apenas 30 minutos. Pequenas inalações em dias sucessivos e até de poucas horas, têm se revelado fatais.

 

Tratamento


Não há evidência terapêutica do uso do ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) para a cura do saturnismo causado pelo chumbo inorgânico. Sabe-se, porém, que aplicação intravenosa de 1g de EDTA cálcico para cada 30 kg de indivíduo, reduz o teor de chumbo na urina, mas não no sangue.

 

Em casos de urina rósea (até 2,2 mg/l Pb), após 2 dias, houve redução para 0,26 mg/l. Este fato é atribuído à reação entre o EDTA e os metais, inclusive o Pb e o Ca, formando complexos solúveis estáveis, razão porque se usa o EDTA cálcico (a fim de se evitar o seqüestro de cálcio do organismo).

 

Informação editada da fonte:

http://www.brasilmedicina.com.br/noticias/
pgnoticias_det.asp?AreaSelect=3&Codigo=134

 

 

 

 

 

PPS (484 kb)

 

 

Se você é mulher, leia;
se você é homem, leia também.

 

Clique AQUI

 

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

My Funny Valentine (Richard Rodgers & Lorenz Hart)

Fonte:

http://electrofresh.com/midi-23080-download
-lorenz_hart_richard_rodgers-my_funny_valentine.html