O BATISMO DA DOR
(Parte II)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da segunda parte de uma coletânea incompleta e apocopada de fragmentos (alguns editados) da novela iniciática O Batismo da Dor, de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria. Sendo você um esoterista ou não, vale a pena ler a obra, particularmente se for médico.

 

 

 

Jorge Adoum

Jorge Adoum

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A enfermidade é a maior das imoralidades humanas.

 

Morte (dorida e desesperante) Desesperação de uma Humanidade sem fé e sem esperança! Miséria de seres que carecem de ideal e de Luz!

 

Em geral, as pessoas confundem hipocrisia com fineza, libertinagem com liberdade e se sujeitar à moda com civilização.

 

Eu não creio na alma; Eu-sou a Alma. Eu não creio na vida; Eu-sou a Vida. Eu não creio na morte; Eu-sou a Ressurreição. Eu sou a Realidade, e, fora desta Realidade não existe nada.

 

Nem todos podem ser curados...1

 

Em um certo sentido, são equivalentes a unidade da saúde e a unidade da enfermidade. Se a saúde é uma, por que considerar múltipla a enfermidade? O medicamento que acreditamos ser mais rápido, mais eficaz e mais fácil não cura em realidade, senão que nos engana, ao encobrir os sintomas por algum tempo.2

 

Todas as enfermidades, quaisquer que sejam, podem ser tratadas da mesma maneira... O médico, em nenhum caso, deve limitar sua ação a um tratamento local ou a um medicamento de ação unilateral.

 

O sofrimento, infelizmente, ainda é o grande educador do homem.

 

'Há certas verdades que devem permanecer sempre ocultas para os néscios'. (Éliphas Lèvy, apud Jorge Adoum).

 

'Toda enfermidade tem cura, mas, a necessidade3 é incurável.' (Provérbio árabe, apud Jorge Adoum).

 

O néscio é o ignorante que não sabe e não quer aprender. É o ignorante que nega porque lhe ocorre negar, sem haver tomado o trabalho de estudar e de meditar. É o que fala sem saber e afirma sem certeza. Sem embargo, são os tolos os que matam os gênios. São os charlatões os que fazem fortuna. A estultice é inexorável como a agulha e implacável como a fatalidade. O néscio é um animal humano que despreza o instinto.4 O progresso não existe para este ser, porque julga que nada tem que aprender.5

 

O insulto ao 'status quo ante' se converteu na cicuta para Sócrates, na proscrição para Aristides, o Justo, e na cruz para o Nazareno.

 

'Certos sofrimentos precisam ser suportados até o final. É necessário resistir, até que se exauram e cessem as dores. O homem acaba sempre por agüentar tudo, até a enfermidade mais dolorosa. Mas, quem precisa do consolo da fé, somente alcança esta resistência à dor pelo esgotamento da sensibilidade, que não é outra coisa senão a faculdade de sofrer, desenvolvida pelo próprio sofrimento, embora pareça paradoxal dizê-lo. Quando o homem morre espiritualmente, seu Coração é uma chaga, o cérebro recusa a evocação e a lembrança e, então, o bruto reclama seu papel e seu direito: deita-se na cama e procura conciliar o sono'. (Éliphas Lèvy, apud Jorge Adoum).

 

Nossa imperfeição é filha da nossa ignorância.

 

 

 

Não tenho medo da morte, porque sou eterno e não creio nela.

 

O vinho da Babilônia tem algo de amargo no final.

 

'Quem adormece com pensamentos de santidade se banha nos méritos dos santos; mas, aquele que se entrega ao sono com pensamentos de luxúria se banha no mar lodoso do erotismo.' (Éliphas Lèvy, apud Jorge Adoum).

 

Quando o pensamento chega a certo grau de irradiação [vibração] mental... poderá entrar em contato com outros sistemas planetários, para descobrir seus mistérios.

 

O futuro do homem depende de sua Aura Mental.

 

 

 

 

Saúde = amor + perdão + domínio pessoal. Doença = ânsias exageradas + emoções desarmônicas + desejos desenfreados.

 

Há certos mantras e certas vogais, cuja entonação produzem as vibrações necessárias para restabelecer a harmonia de um corpo enfermo. Cada centro magnético rege uma região determinada do corpo, e manifesta, nela, uma cor e um som próprios. Estes, ao serem bem entoados, ajustam o centro correspondente ao seu verdadeiro ritmo. [Talvez, o mais importante mantra seja o OM].

 

O verdadeiro médico-curador é amor e sacrifício. Todas as noites viaja com o corpo mental à nossas universidades, para a prender mais e dar mais saúde a seus enfermos. A Mãe Natureza põe em mãos deste seu filho a espada flamígera que consome, com seu fogo, o que é indesejável e desarmônico.

 

O médico pode administrar certos tônicos, mas, como curador, deve injetar no paciente a energia solar positiva, como o remédio mais efetivo [eficiente + eficaz], trabalhando sempre impessoalmente e incognitamente. [Grifo meu].

 

O câncer é motivado por emoções contínuas e tensões e permanentes.

 

Em geral, as enfermidades começam no Corpo dos Desejos, para, depois, se refletirem no Corpo Físico. Antes de se manifestarem como estranhas causas desconcertantes no Corpo Físico, as doenças atacam os corpos sutis.

 

As Vogais [I, E, O, U, A, M e S] e determinados sons fazem vibrar as glândulas, e lhes dão, assim, o poder de eliminar as impurezas do organismo, aumentando sua capacidade funcional. As letras têm seu poder, e o Verbo-Som tem sua Magia.

 

O 'pecado' nada mais é do que desobediência, consciente ou inconsciente, às Leis Naturais.

 

O medo (idéias ou pensamentos destrutivos) e o egoísmo transtornam o cérebro, a mente, o coração, o estômago, o fígado e os sistemas circulatório e respiratório.

 

O médico que não dá seu corpo como alimento e seu sangue como bebida para seus enfermos será sempre um curandeiro e um traficante da saúde. O Curador deve vigiar seus pacientes até no sono.

 

A Sabedoria Universal [Santa ShOPhIa] está [adormecida] no interior de cada um de nós.

 

A estupidez humana deve ter uma religião absurda. No absurdo está a superioridade das religiões.6

 

O sofrimento será horrivelmente esmagador e progressivo se não houver amor e perdão [compreensão, solidariedade, altruísmo e tolerância].

 

 

 

 

O homem pode ler em seu mundo interno a História Universal desde o começo [que não teve começo].

 

Existe, realmente, uma Palavra Misteriosa [Verbum Dimissum et Inenarrabile], que, quando vocalizada devidamente, pode abrir as portas do Templo Interno.

 

O ente-aí que desenvolver todos os seus Centros Angélicos transcenderá o sentido da limitação. Sua Religião será o Amor. Sua Família será a Humanidade. Sua Pátria será o Universo. Sem limites e sem fronteiras.

 

Há um só fim em todas as Religiões, Escolas e Livros Sagrados: a Divinização do homem [transmutação do homem em Super-homem]. Quando o homem chegar a se sentir um Deus, toda Sabedoria, todo Poder e toda Harmonia lhe serão possíveis, por se reconhecer Eu-Sou-Deus em Ação.

 

O objetivo dos ensinamentos das Universidades Internas é conduzir o homem para a sua Divindade.

 

O Mundo da Alma – chamado Plano Astral – é o princípio intermediário (o mediador plástico) entre o Eu-Sou-Deus e o Corpo Físico.

 

Para que haja manifestação, a Lei da Trindade [Lei do Triângulo] deve existir em tudo.

 

 

 

 

Há 144 elementos em a Natureza.

 

Além dos cinco sentidos (olfação, visão, audição, paladar e tato), há outros, como, por exemplo, o sentido do calor, o sentido do frio, o sentido da radiação, o sentido do esforço muscular, o sentido do medo, o sentido do equilíbrio etc.

 

Cada um de nós não é mais do que um canal por onde fluem a Saúde, o Bem e a Beleza que emanam de Deus Íntimo.7

 

O molde de uma imagem ou de uma idéia é originado, primariamente, na mente do homem. Uma vez feito o molde, a criação astral está terminada, e começa a manifestação da imagem ou da idéia humana no plano físico ou mundo visível. [Somos responsáveis por tudo].

 

'E a Terra estava vazia e o Espírito de Deus voava sobre as águas O Negativo Astral foi impresso sobre os átomos materiais e produziu o Positivo Físico.

 

 

Na+Cl

 

 

Toda manifestação visível é a realização de uma idéia invisível. [Sempre há uma Lei Ordenadora ou Reguladora invisível por trás de uma manifestação visível].

 

Há seres que vêm à vida para completar um número, e outros para cumprir uma missão, e, para estes missionários, nem um fio de cabelo será atingido antes de sua missão estar terminada.

 

Amor Defraudado! Confiança Enganada! Esperança Perdida!

 

Todos os seres mimados pensam igualmente: querem que o mundo adivinhe seus pensamentos, para logo satisfazer seus desejos, sem que eles tenham o incômodo de pronunciar uma palavra.

 

Na realização de um desejo vulgar está a desdita. Na realização de um desejo desonroso será perdida a felicidade.

 

A maior desgraça está em não saber que se está no caminho da perdição e se empenhar em seguir cegamente avante.

 

A calamidade se manifesta com todos os seus tentáculos quando permitimos que a vontade [fiat voluntas mea] triunfe sobre a Intuição [Voz do Silêncio].

 

A saúde é filha da dor. [Só a Compreensão liberta].

 

 

 

 

A Verdade é como uma jovem honesta e pura; não pode ser despida ante os olhos de todos.

 

'Mene Tekel' Deus te pesou e te encontrou vazio. Por isto, pronto entregarás tua alma.

 

Conselho dos Treze... Conselho dos Sete... Conselho dos Três... Basicamente, a obra destes Conselhos consiste em apaziguar os ânimos da Humanidade, afastar [atenuar, mitigar] as guerras e os ódios raciais e eliminar os sectarismos religiosos. Os realizadores do plano universal são membros destas Hierarquias. No curso das idades, quando um ciclo está por terminar e outro novo a alvorecer, apresentam-se certas condições que devem ser realizadas por estes seres, que se dedicam à Obra. Então, os Deuses – ou o que chamamos Irmãos Maiores lançam o 'Fiat Lux', para que os homens na Terra e em todas as partes do Universo façam sua parte com a introdução das mudanças necessárias para a evolução [reintegração].

 

Quando o Coração sente um desejo justo e positivo, que não prejudique ninguém, é o próprio Deus Interno que desperta e incita o homem a satisfazê-lo.

 

Batismo de Fogo Batismo do Espírito Santo Batismo da Dor Sacerdócio de Melquisedec. A Chama deste Fogo é o Selo da Imortalidade. O ser que acendeu a Chama do Altar torna-se Deus. Aquele que foi Batizado já não pertence a si mesmo, senão ao mundo.

 

Há um Espírito Único que enche a imensidade; está em todas as partes, sem estar confinado em parte alguma.

 

A matéria não é mais do que o substrato dos espíritos manifestados.

 

Os seres de vibrações rápidas podem descer aos seres de vibrações lentas, mas, estes não podem subir às oitavas mais sutis.

 

 

 

 

No mundo interno, para a alma, não existe nem distância nem tempo.

 

No Mundo Astral (ou Mundo de Desejos) é onde se encontram o inferno, o purgatório e o céu, pois, nele não há recompensas nem castigos, mas, conseqüências de tudo aquilo que um ente-aí haja pensado, dito e feito enquanto viveu no mundo físico.

 

O demônio é um átomo criado pelo próprio homem; é o conjunto de todos os pensamentos, palavras e obras que um ente-aí desenvolveu durante sua vida física. Este mesmo demônio se encarrega de o fazer sofrer, porque reside com ele e nele.

 

 

 

 

O céu e o inferno são estados de espírito que se encontram no homem que os criou.

 

Mesmo depois da morte, o ódio continua a cegar!

 

O pensamento é um fluido que sai da mente em busca de outras mentes afins, e até o homem mais santo pode prejudicar os demais seres com maus pensamentos.

 

O que poderá haver de mais caliginoso do que descobrir alguns mistérios da Alta Magia, e causar males indizíveis aos seus semelhantes?

 

Issa: — Eu-Sou o Amor. Eu-Sou o Sol do mundo.

 

Nas areias da eternidade, causas e efeitos, antes e depois, sucessos e insucessos, alegrias e dores, vidas e mortes contínuas se sucedem traçando suas marcas. O hoje é uma conseqüência do que foi ontem.

 

Ao se ir desintegrando o Corpo de Desejos – onde foram desenvolvidos os desejos, as cobiças e as paixões uns ficam sem ventre, outros lhes falta uma parte do rosto, alguns estão carcomidos, como se fossem leprosos, diversos estão perfurados... Esta é a segunda morte, a pior tortura, da qual falou o Apóstolo do Apocalipse. Mais ou menos, todos, pedaços de seres, ainda enlouquecidos pela intensidade do desejo, padecem dolorosamente, como se estivessem bem perto da água sem poder alcançá-la.

 

O mal não existe; é o homem quem, abusando do seu livre-arbítrio, converte o bem-estar em dor...

 

Toda queda é uma lição.

 

Pelo Coração começa a Vida Espiritual; pelo Coração deverá terminar a vida física. [Morte Iniciática].

 

A Cruz é o Emblema da Vida e da Felicidade porque sublima a Semente Criadora. A Cruz é o símbolo mais sagrado, porque representa a Divina União entre os sexos, a qual conduz à Vida Eterna – à LLuz que imortaliza.

 

O homem sexualmente incompleto não poderá ser um Sacerdote nem um Mago, porque é tão-só pelo Fogo Divino que poderá se converter em Luz, que o levará ao Pai, que mora em seu próprio interior.

 

A Alma do homem é o Sol do homem. O Sol físico é a Alma do Sistema. O Sol Espiritual é a Alma de tudo o que existe.

 

A Energia Ígnea no homem é Divina; mas, se for usada como satisfação desenfreada, se converterá na serpente do éden e será a causa de todas as desgraças.

 

Sacerdote + Mago Super-homem.

 

'A Vontade de um Homem Justo é a mesma Vontade de Deus!' (Éliphas Lèvy, apud Jorge Adoum).

 

Sabedoria Indefinida e Ilimitada Conhece-te a ti mesmo.

 

Morte: tu não te atreverás a te aproximar de mim até que eu te chame.

 

Tal como o homem pensa em seu Coração, assim ele é.

 

Toda vingança se volta contra o vingador.

 

Eu-sou-Deus em ação todo o tempo e em todo lugar.

 

 

 

Poucos

 

 

 

Poucos se dispõem a trocar,

porque mudar aporrinha e dói.

Poucos se dispõem a mudar,

porque trocar derrete e corrói.

 

Aporrinha + Dói = Insegurança.

Derrete + Corrói = Transmutação.

Preferem amamentar a chibança;

maisquerem manter cada ilusão.

 

Conseqüências: dor, maladia,

angústia e transição prematura.

Daí, para que ocorra a alforria,

só mudando a desembocadura.

 

Mas, mudar o desemboque

é muito pouco – pouquíssimo –

porque o cheio-de-fúria-amoque

está atento e é audacíssimo.

 

Para mudar é preciso manter

a mudança. Persistentemente.

É infactível eliminar o não-ser,

 

Mudança mantida Bom combate.8

Bom combate Disponibilização.

Disponibilização Fim do dislate.

Fim do dislate Voz do Coração.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Nem todos podem ser curados... porque a Lei da Compensação, derivada da Lei da Causa e do Efeito, precisa ser cumprida, para que o processo educativo possa ser levado a um relativo termo. Por isto, nem Jesus, o Cristo, quando aqui esteve pela última vez, curou todos os que padeciam. Daí a importância de não interferirmos com o carma alheio (sem saber o que estamos fazendo). Alterar ou apocopar um carma a bangu é apenas retardar uma necessária aprendizagem, e se tornar cosmicamente responsável por esta apócope. Não há enfermidade, senão enfermos.

2. Se considerarmos que, em geral, as enfermidades começam com e no pensamento, então, para que a saúde possa ser recobrada, os pensamentos necessitam de um concertado reordenamento transmutativo. Ninguém poderá ser efetivamente curado de uma doença se mantiver no mesmo nível mental pensamentos que criam desarmonias. Jesus, o Cristo, quando curava, antes verificava psiquicamente se a cura física era possível e se seria efetiva e duradoura; se não fosse, não curava. Precisamos ter em mente que, se as causas das doenças ainda estiverem enraizadas na mente, nenhuma cura cura definitiva será possível. Esta é a explicação para as recaídas e para as mortes dolorosas. Somos o que pensamos.

 

 

 

Samsara

 

 

3. (Lei da) Necessidade, aqui, poderá ter três significações ou interpretações: 1ª) Lei da (Re)encarnação; 2ª) Lei da Causa e do Efeito; e 3ª) Lei da Compensação Educativa (Retribuição). Estão todas interconectadas e nenhuma delas poderá ser ab-rogada. A Causa e o Efeito geram a Encarnação e o Samsara para que haja Compensação e Aprendizagem. Aprendida a Coisa, as encarnações necessárias e indispensáveis se tornam desnecessárias e inoportunas. A partir daí, o já-então Nirmânâkâya só encarnará por Amor e para Servir.

4. Instinto Voz Interior.

5. Não sei se o néscio julga que nada tem que aprender ou se não quer aprender porque o aprendizado gera mudança, e toda mudança dói.

6. Um exemplo corriqueiro de perdição é acreditar piamente em baboseiras religiosas, não fazer uma reflexão dialética sobre seus dogmas acaçapantes, seus autoritarismos agrilhoantes e suas imposições abaixantes, de uma religião não conseguir se desligar e seguir em frente até a transição. Outro tão corriqueiro quanto é ceder às demandas irracionais dos nossos demônios interiores – que não brincam em serviço. Um terceiro é desaceitar os ensinamentos da Santa Voz Interior, que só quer nos libertar da nossa inépcia multimilenar. Desgraçadamente, só após a morte é que as coisas, em parte, se esclarecerão. Aí, uma vida foi relativamente perdida.

7. Na realidade, cada ente-aí é uma projeção objetiva e materializada do seu Deus Íntimo, e sem Ele não seria nada e nem sequer poderia existir.

8. O Bom Combate – como diz Paulo Coelho – é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor – na juventude – nós temos muita coragem, mas, ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e, então, já não temos a mesma coragem para combater. Por causa disto, nos voltamos contra nós e combatemos a nós mesmos, e passamos a ser nosso pior inimigo. Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar ou fruto de nosso desconhecimento das realidades da vida. Matamos nossos sonhos porque temos medo de combater o Bom Combate. Misticamente, combater o Bom Combate é lutar contra desejos abomináveis, cobiças ignominiosas e paixões degradantes, que sempre produzem o mesmo resultado: samsara (perambulação incessante de renascimentos através dos mundos) e reencarnações compensatórias.

 

Mantra de fundo:

IEOUA

 

Páginas da Internet consultadas:

http://auroraseocasos.blogspot.com.br/
2009/05/teosofia.html

http://3rdbillion.net/2013
/11/animated-baby-2/

http://www.laughforthehealthofit.org/
dept-personnel/department-head/

http://www.dinkumaussies.com/
FAUNA%2FFruit%20Bat.htm

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/aprendendo
comdivaldoejoannadeangelis/forum/topics/embora-imperfeito

http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com.br/
2013/01/samsara-desilusao.html

http://filosofiasdevida.blogspot.com.br/
2008/02/bom-combate-paulo-coelho.html

http://pt.extpdf.com/
jorge-adoum-14-pdf.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.