Pensamentos
Balzaquianos
O
café
é a bebida que desliza para o estômago e põe tudo em
movimento.
Há
duas histórias: a história oficial, mentirosa, que se ensina,
a história ad usum Delphini;1
depois, a história secreta, onde estão as verdadeiras causas
dos acontecimentos, uma história vergonhosa.
Administrar
é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.
Uma
mulher conhece o rosto do homem que ela ama como um marinheiro conhece
o mar aberto.
A
mãe que é realmente uma mãe nunca está livre.
É
fácil sentar e ficar tomando nota. O difícil é se levantar
e agir.
Quanto
mais se julga, menos se ama.
Nenhum
homem deve se casar até que ele tenha estudado anatomia e dissecado
pelo menos uma mulher.
Quando
as mulheres nos amam, nos perdoam tudo, até mesmo os nossos crimes;
quando elas não nos amam, não nos dão crédito
em nada, nem mesmo para as nossas virtudes.
Ninguém
ama uma mulher porque ela é bonita ou feia, estúpida ou inteligente.
Nós a amamos porque amamos.
A
cortesia é apenas uma fina camada sobre o egoísmo geral.
Deve-se
deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir.
A
gratidão é uma dívida que os filhos nem sempre aceitam
no inventário.
O
remorso é uma impotência. Apenas o arrependimento [sincero]
é uma força que põe termo a tudo.
Respeitamos
o homem que se respeita.
A
constância é o fundo da virtude. A constância é
a virtude que lhe é mais necessária.
Falar
de amor é fazer amor.
O
matrimônio
deve combater incessantemente o monstro que devora tudo: o hábito.2
O
casamento une por toda a vida dois seres que não se conhecem.
É
tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher
toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos
para tocar a mesma música.
Os
costumes são a hipocrisia das nações.
Os
pintores só devem meditar com os pincéis em mãos.
Os
Governos passam, as sociedades morrem, mas, a Polícia é eterna.
Se
a luz é o primeiro amor da vida, não será o amor a
luz do coração?
O
acaso é o maior romancista do mundo. Para se ser fecundo, basta estudá-lo.
A
alegria só pode brotar entre as pessoas que se sentem iguais.3
Ser
ciumento é o cúmulo do egoísmo. É o amor-próprio
defeituoso e a irritação de uma falsa vaidade.
O
dinheiro
só é poder quando existe em quantidades desproporcionais.
O
bom marido nunca deve ser o primeiro a adormecer à noite nem o último
a acordar pela manhã.4
A
chave de todas as ciências é inegavelmente o ponto de interrogação.
Extinta
a causa, cessará o efeito.5
Há,
em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia
igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charnecas mais
desoladas ou as ruínas mais tristes.
Nenhum
código e nenhuma instituição humana podem prevenir
o crime moral que mata com uma palavra. Nisto consta a falha das justiças
sociais. Aí está a diferença que há entre os
costumes do povo e os da
sociedade: um é franco, a outra é hipócrita;
a um, a faca, à
outra, o veneno da linguagem ou das idéias; a um a morte,
à outra a impunidade.
Na
vida pura e monótona das moças, chega uma hora deliciosa em
que o Sol lhes derrama os seus raios na alma, em que a flor lhes exprime
os pensamentos, em que as palpitações do coração
comunicam ao cérebro seu calor fecundo e dissolvem idéias
num desejo vago; hora de inocente melancolia e de suaves alegrias!
A
acusação de imoralidade, que nunca faltou ao escritor corajoso,
é, aliás, a última que resta a fazer, quando não
se tem mais nada a dizer a um poeta. Se fordes verdadeiro em vossas pinturas,
se, à força de trabalhos diurnos e noturnos, conseguirdes
escrever a língua mais difícil do mundo, vos atirarão
a palavra imoral ao rosto. Sócrates foi imoral, Jesus,
o Cristo, foi imoral; ambos foram perseguidos em nome das sociedades que
derrubavam ou reformavam. Quando se quer matar alguém, acusam-no
de imoralidade.
Todo
aquele que contribui com uma pedra para a edificação das idéias,
todo aquele que denuncia um abuso, todo aquele que marca os maus, para que
não abusem, esse passa sempre por ser imoral.
Não
raro, certas ações da vida humana parecem, literalmente falando,
inverossímeis, embora verdadeiras. Mas, não será porque
deixamos de esparzir sobre nossas determinações espontâneas
uma espécie de luz psicológica, não explicando as razões
misteriosamente concebidas que as fizeram necessárias?
Quando
todo o mundo é corcunda, o belo porte se torna uma monstruosidade.
Dotado
desse fino tato que o solitário adquire graças às suas
perpétuas meditações e à visão apurada
com que capta as coisas que caem em sua esfera, Eugênia, habituada
pelo infortúnio e por sua educação dos últimos
tempos a tudo adivinhar, sabia que o presidente desejava a sua morte para
se ver de posse daquela imensa fortuna, acrescida ainda mais pelas heranças
de seu tio abade, que Deus teve a fantasia de chamar a si.
Jamais
os moralistas conseguirão fazer compreender toda a influência
que os sentimentos exercem sobre os interesses. Esta influência é
tão poderosa como a dos interesses sobre os sentimentos. Todas as
Leis da Natureza têm um duplo efeito, em sentido inverso um do outro.
Pelos
meados de julho do ano de 1838, um daqueles veículos colocados recentemente
em circulação nas praças de Paris e chamados de milords
passava pela rua da Universidade, conduzindo um homem gordo, de estatura
mediana, com uniforme de capitão da guarda nacional.
É
tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que
não se compreende, insultar o que se inveja.
Dentre
os inúmeros parisienses acusados de ser tão espirituosos,
encontram-se os que se acreditam infinitamente melhores num uniforme do
que em roupas comuns, e que supõem nas mulheres gostos tão
depravados para imaginar que ficarão favoravelmente impressionadas
pelo aspecto de um gorro de pelo e acessórios militares.
O
mal do nosso tempo é a superioridade. Há mais santos do que
nichos!
Os
grandes [poderosos]
erram sempre ao brincar com os seus inferiores. A brincadeira é um
jogo, e um jogo pressupõe igualdade [eqüidade].
—
Quer brincar? Eu topo; mas, brinque direito!
Um amante revela a qualquer mulher
tudo quanto o marido lhe oculta.
É mais fácil ser amante
do que ser marido, pela simples razão de que é mais difícil
ser espirituoso diariamente do que dizer coisas interessantes de vez em
quando.
A
inveja é o mais estúpido dos vícios, pois deste não
se obtém nenhuma vantagem.
Com
o tempo, a prima Bete contraíra manias de solteirona, bastante singulares.
Assim, por exemplo, queria, em vez de seguir a moda, que a moda se adaptasse
aos seus hábitos, e se entregou às suas fantasias sempre ultrapassadas.
Se a baronesa lhe dava um lindo chapéu novo, algum vestido cortado
ao gosto do dia, logo a prima Bete, retrabalhando em casa, de seu jeito,
alguma coisa estragava-o fazendo um traje que provinha das modas imperiais
dos antigos hábitos lorenos. O chapéu de trinta francos se
tornava um frangalho, e a roupa um andrajo.
O
Coração das mães é um abismo no fundo do qual
se encontra sempre um perdão.
O
homem morre a primeira vez quando perde o entusiasmo.
Antes
de todo mundo, Lisbeth ia buscar seu leite, seu pão, seu carvão,
sem falar com ninguém, e se deitava com o Sol. Nunca recebia cartas,
nem visitas; não alimentava a vizinhança.
Para
um homem apaixonado, toda mulher vale quanto ela lhe custa.
A ilusão é uma fé
desmedida.
Era uma daquelas existências
anônimas, entomológicas, como existem em certo imóveis,
onde se fica sabendo, no fim de quatro anos, que existe um velho senhor
no quarto andar que conheceu Voltaire, Pilastre de Rosier, Beaujou, Marcel,
Mole, Sophie Arnould, Franklin e Robespierre.
O
infortúnio é um degrau para o gênio, uma piscina para
o cristão, um tesouro para o homem hábil e um abismo para
o fraco.
Os
melhores corações algumas vezes são bem cruéis.
É
possível amar e não ser feliz. É possível ser
feliz e não amar. Mas, seria um milagre amar e simultaneamente ser
feliz.
Não
há dor que o sono não possa [temporariamente]
vencer.
A
mulher é o ser mais perfeito entre as criaturas; é uma criação
transitória entre o homem e o anjo.
Considero
a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento
social (arriscando-me a ser julgado como espírito retrógrado).
A
educação pública nunca resolverá o difícil
problema do desenvolvimento simultâneo do corpo e da inteligência.
Mas,
minha pobre Júlia, és ainda muito moça, muito frágil,
muito delicada para suportares os pesares e as lidas do casamento. D'Aiglemont
foi mimado pelos parentes, assim como tu o foste por tua mãe e por
mim. Como esperar que ambos possam se entender com vontades diferentes cujas
tiranias serão inconciliáveis. Serás vítima
ou tirana. Ambas as alternativas trazem soma igual de infelicidade a vida
de uma mulher. Mas és meiga e modesta, serás a primeira a
te submeter.
O
amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não
existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia-a-dia.
A
avareza é um nó corredio que aperta cada dia mais o Coração
e acaba por sufocar a razão.
Assim
como a pessoa amada [a
pessoa que ama]
não pode fazer nenhum mal, a pessoa odiada [a
pessoa que odeia] não
pode fazer nenhum bem.
A
estupidez tem duas maneiras de ser: ou se cala ou fala. A estupidez muda
é suportável.
Nas
grandes crises, o Coração se parte ou endurece.
Apenas
um homem de gênio ou um intriguista se atrevem a dizer: «Fiz
mal». O interesse e o talento são os únicos conselheiros
conscienciosos e lúcidos.
Uma
mulher nua é menos perigosa do que quando está vestida com
uma saia habilmente exibida, que cobre tudo e, ao mesmo tempo, deixa tudo
à vista.
A
influência que os lugares exercem sobre a alma é um fato digno
de atenção. Se infalivelmente a melancolia se apodera de nós
quando estamos a beira da água, uma outra lei da nossa natureza impressionável
faz com que, nas montanhas, nossos sentimentos se apurem; aí a paixão
ganha em profundidade o que parece perder em vivacidade.
Por
detrás de uma grande fortuna sempre há um crime.
Na mulher, o instinto equivale à
perspicácia nos grandes homens.
Seja
no que for, só se recebe na medida do que se dá.6
Assim
como o médico não deixa ver nada das suas apreensões
ao seu paciente, da mesma forma o advogado mostra sempre uma fisionomia
cheia de esperança ao seu cliente. É um desses casos raros
em que a mentira se torna virtude.7
Estamos
habituados a julgar os outros por nós próprios, e se os absolvemos
complacentemente dos nossos defeitos, os condenamos com severidade por não
terem as nossas qualidades.8
Pode-se
perdoar, mas, esquecer, isto é impossível.
A
resignação é um suicídio quotidiano.9
O
homem não é bom nem mau; nasce com instintos e aptidões.10
A
igualdade pode ser um direito, mas, não há poder sobre a Terra
capaz de a tornar um fato.11
Normalmente,
os homens se estimam conforme a utilidade, sem terem em conta o valor.
A
sátira é a literatura das sociedades moribundas.
O
casamento é uma ciência. É necessário a uma mulher
ser quase um gênio para fazer um bom marido.
Quando
se ama, se vive, ao mesmo tempo, nos três tempos do verbo.
Não
existe um grande talento sem uma grande força de vontade.
Não
compartilho da crença em um progresso ilimitado no que concerne às
sociedades; acredito, sim, no progresso do homem em relação
a si-mesmo.
A
felicidade só cria recordações.
Os
negócios não assentam nos sentimentos.12
Um
marido [uma
esposa], como um Governo, nunca deve confessar
os seus erros.
As
tias, as mães e as irmãs têm uma jurisprudência
particular com os seus sobrinhos, os seus filhos e os seus irmãos.
Freqüentemente, tive a ocasião
de observar que quando a beneficência não prejudica o benfeitor,
mata o beneficiado.
O
sentimento que o homem suporta com mais dificuldade é a piedade,
principalmente quando a merece. O ódio é um tônico,
faz viver, inspira vingança; mas, a piedade mata e enfraquece ainda
mais a nossa fraqueza.
Ninguém
ousa dizer adeus aos seus próprios hábitos. Muitos suicidas
se detiveram no limiar da morte ao pensar no café onde vão
todas as noites jogar a sua partida de dominó.
Pensamento
Único tesouro que Deus
põe fora do alcance de todo poder e o guarda como um elo secreto
entre os infelizes e Ele-próprio.
Nunca
a polícia terá espiões comparáveis aos que se
colocam ao serviço do ódio.
O
ciúme
é a única paixão que os homens perdoam ao belo sexo
porque os lisonjeia.
Os
ricos pretendem não se admirar com coisa alguma, e reconhecem, em
uma bela obra,
à primeira vista, o defeito que os dispensará
da admiração – um sentimento que consideram vulgar.
Seja
no que for, apenas poderemos ser julgados pelos nossos pares.
Com
freqüência, a necessidade é
a espora do gênio.
Uma
confiança atrevida
[mas, bem-educada] não desagrada às
mulheres
Conhecer
as mulheres, como eu as conheço, não será conhecê-las
muito, se elas mesmas não se conhecem! Enfim, Deus, como decerto
todos se lembram, se enganou a respeito da única a quem teve de governar,
e que tivera o cuidado de fazer com as próprias mãos!
A moda
é um ridículo sem objeção.
A
gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas.
Há casamentos que são
como nata: qualquer coisa os faz azedar.
O amor é um poema estritamente
pessoal.
Costumamos
exagerar nossos infortúnios e nossas felicidades. Nunca estamos tão
mal ou tão felizes quanto dizemos que estamos.
Grandes amores começam com
champanhe e terminam com tisana.
Nunca
um marido será tão bem vingado
como pelo amante da sua mulher.
O que
faz as qualidades do marido a quem se ama faz, muitas vezes, os defeitos
do marido a quem não se
ama.
Quanto
melhor é um livro, mais tempo leva para ser vendido, porque a venda
está na razão inversa do tempo necessário para que
seja compreendido e aquilatado o mérito que ele tem.
A
poesia, a pintura e todos os sublimes gozos da imaginação
têm sobre os espíritos elevados direitos imprescritíveis.
A
morte é tão inesperada no seu capricho como cortesã
no seu desdém. Entretanto, a morte é absolutamente verdadeira:
ela nunca renuncia a nenhum homem.
A
loteria
é o ópio da miséria.
Um
vício custa mais caro do que manter uma família.
Liberdade
leva à desordem.13
Desordem leva à repressão. Repressão leva novamente
à liberdade.
Os
avarentos não crêem em uma vida por vir; para eles, o presente
é tudo.
A
maioria dos dramas está nas idéias que formamos das coisas.
Os acontecimentos que nos parecem dramáticos são apenas assuntos
que a nossa alma converte em tragédia ou em comédia, à
mercê do nosso caráter.
A
avareza começa onde termina a pobreza.
Fluidez
de palavras é sinal certo de duplicidade.
Matar
um parente de quem você está cheio é uma coisa. Mas,
depois
herdar suas propriedades é o prazer genuíno.
As
nuvens simbolizam os véus que encobrem Deus.
A
consciência é o nosso juiz infalível, até, finalmente,
ser sufocada.
Os
escolares se preocupam em segredo com o mesmo que preocupa as raparigas
nos internatos; faça-se o que se fizer, elas falarão sempre
do amor, aqueles das mulheres.
O
amante é um arauto que proclama onde existe o mérito, o espírito
e a beleza de uma mulher. O que proclama um marido?
Da
maciez de uma esponja molhada até à dureza de uma pedra-pomes,
existem infinitas nuances. Eis o homem.
A
glória é o Sol dos mortos.
Nenhum
homem conseguiu descobrir a forma de dar um conselho amigo a uma mulher,
nem mesmo à dele próprio.
O
matrimônio é como um processo judicial: um lado está
sempre insatisfeito.
A
longo prazo, uma profissão é como o matrimônio: apenas
se sentem os inconvenientes.
O
ódio tem melhor memória do que o amor.
Quando
o despotismo está nas leis, a liberdade se encontra nos costumes,
e vice-versa.
A
maior felicidade para o ser humano é de poder viver para aquilo pelo
qual estaria pronto a morrer.
O
poder não consiste em bater muito ou muitas vezes, mas, em acertar
em cheio.
O
dinheiro nunca falta para os nossos caprichos; somente discutimos o preço
das coisas úteis e necessárias.
A
glória é um veneno que se deve tomar em pequenas doses.
Esse
privilégio de se sentir em casa em qualquer lugar pertence apenas
aos reis, às prostitutas e aos ladrões.
O
ódio
sem desejo de vingança é um grão caído sobre
o granito.
A
verdade literária nunca poderá ser a verdade da Natureza.
Na
vida de um homem, não há dois momentos de prazer parecidos,
tal como, na mesma
árvore, não há duas
folhas exatamente iguais.
Instruída,
a virtude calcula tão bem como o vício.14
Normalmente,
são censurados severamente os defeitos da virtude, ao passo que não
se poupa indulgência para as qualidades do vício.
As
pessoas generosas são más comerciantes.
Deus
é o poeta; os homens são apenas os atores.
Hidrolitol Nunca Foi Água Mineral
Hidrolitol15
nunca foi água mineral,
como
uma coisa é ona
e outra é al.16
Confessar-se
não gera indulgência,
como
o remorso17
é
uma impotência.
Apenas
o arrependimento sincero
poderá
reconciliar o que é anfótero.
Enquanto
triunfar a base ou o ácido,
Aquilo-em-nós
ficará desconhecido.
Efetivamente,
o que for hipotético,
misticamente,
sempre será antiético.
E o que
for antiético não fará verão,
e manterá
muda a Voz do Coração.
Venho
dizendo isto repetidamente,
e já
disse que vale 0 ser abstinente.
Só
existe um Caminho para a LLuz:
______
Notas:
1. Ad
usum delphini. Para uso do Delfim, filho de Luís XIV
(1638 – 1715), Rei da França. Inscrição que traziam
as edições dos clássicos latinos mandadas preparar
pelo Rei para uso de seu filho, e que eram expurgadas dos textos impróprios.
Ainda hoje se diz de qualquer edição expurgada.
2. No
matrimônio, de maneira geral, o papo acaba ficando monossilábico,
e o resto vai se tornando rapidinho.
3. Como
eu admito que a alegria seja um estado interior, pessoalmente construído,
para mim, ela independe de lugares, de coisas e de pessoas. Até já
disse que a saúde, basicamente, deriva de um triângulo construível:
bons pensamentos (pensamentos concertados), muita água (mais ou menos
oito copos de água por dia) e alegria (incondicionada). Ora, quem
só pensa merda, bebe pouca água e, por nada e por tudo, vive
em permanente sorumbatismo (que é sinônimo de macambuzismo)
só pode acabar mesmo doente, languento e mazelento. E assim, quanto
à beleza física, particularmente facial, as pessoas se dividem
em dois grandes grupos: as que nascem mais ou menos feias e, com o passar
dos anos, vão enfeitando e ficando bonitas, e as que nascem bonitas,
e que, com o passar dos anos, vão enfeando e se tornando mais horréticas
e medonhas do que maracujá de gaveta engavetado em um porão.
Ou não é assim?
Don Maracujino
Passiflóreo
4. Se
a coisa é assim, eu sou um marido mais ou menos bom ou mais ou menos
mau, porque, quase sempre, sou o último a dormir, mas, em compensação,
sou o último a acordar. Por isto, entre outros remedinhos prescritos
só para velho, tomo 10 gotinhas de Vitamina D todos os dias. É
remédio para isto... É remédio para aquilo... É
exame disto... É exame daquilo... É de enlouquecer Padre do
Deserto!
5. Depende.
Às vezes, uma causa produzida em uma encarnação passada
faz o cara carregar o efeito por toda uma encarnação futura.
6. Acho
abominavelmente ilegítima, desarrazoada e injustificada essa idéia
fedorenta e retrocessiva de que é dando que se recebe (c’est
en donnant qu’on reçoit). Ora, quem dá esperançando
receber é um negociante marca roscofe e cagarolas, isto para não
dizer coisa pior. Neste particular, a Oração
da Paz, de São Francisco de Assis, está absolutamente
equivocada. Seja no que for, só se recebe na medida em que se merece.
E o merecimento é sempre meritocrático e categórico,
jamais demeritório ou hipotético.
7. Acho
que já comentei isto em um texto anterior, mas, para mim, o único
caso em que a mentira é virtuosa é para salvar uma vida. Se
fosse necessário, para salvar uma vida, eu mentiria até para
Deus.
8. Isto
até pode ser assim; não discordo. Mas, geralmente, costumamos
increpar os outros por apresentarem exatamente os mesmos defeitos que nós
(sejam defeitos vencidos e ultrapassados, sejam defeitos ainda por vencer
e ultrapassar). O maior dos preconceitos não é, portanto,
quando censuramos e acusamos alguém por ser e agir diferente de nós,
mas, quando o outro é e age igualzinho a nós. É aquele
negócio do espelho: detestamos ver nos outros o que somos. Mutatis
mutandis, os
superiores nunca perdoam os inferiores que ostentam a aparência da
sua grandeza, como disse Balzac.
9. Isto
significa que deveremos lutar até morrer, e, mesmo, até depois
de morrer. Desistir é uma forma de suicídio.
10.
Isto é mais ou menos equivalente a dizer que somos o que fomos, e
que seremos o que somos. Todas as encarnações estão
interligadas e são interdependentes. Na vida de todos nós,
não há ocorrência ou acontecimento casual ou de araque.
Ao acontecer algum treco supostamente imprevisto, não existe essa
coisa de estar no lugar errado na hora errada, por um simples motivo: não
acontecem trecos supostamente imprevistos; o dia, o lugar e a hora estão
perfeitamente ajustados e educacionalmente concertados. Há um ditado
popular que diz:
A ocasião faz o ladrão. Isto também é
mais ou menos equivalente a dizer que o carma se manifesta propiciamente,
ou seja, quando temos capacidade e condições de tirar o melhor
proveito da situação educativa. E assim, somos o que fabricamos;
seremos o que fabricarmos. Somos nós, individualmente, os únicos
que poderemos repintar as coisas, que poderemos desbotar a nossa Cruz.
11.
Igualdade é um sonho teórico: nunca existiu, não existe
e jamais poderá existir. Temos que lutar, sim, pela eqüidade,
que, resumidamente, por definição, é apreciação
e julgamento justos, respeito à simetria de direito de cada um, que
independe da lei positiva, mas, de um sentimento respeitoso, fraterno e
isento de parcialidade do que se considera justo, tendo em vista as causas
e as intenções, ou seja, correção e lisura na
maneira de proceder, de julgar e de opinar, que redundam em retidão,
equanimidade, uniformidade, proporção, paridade, semelhança,
e, fundamentalmente, imparcialidade – que não sacrifica a verdade
ou a justiça a considerações particulares. A lei deve
ser igual para todos, mas, a verdade é que não somos iguais
perante a lei. Enfim, sou irmão de Ted Bundy e de Aileen Wuornos,
mas, não sou igual a eles.
12.
Ou seja; a mais-valia nunca é caridosa, generosa ou auspiciosa. Sempre
é uma merda, trajada de merda, com cheiro de merda!
13.
Acredito que ninguém discorde que a liberdade só levará
à desordem quando for uma liberdade egoísta e irresponsável.
14.
Penso que não. Instruída, a virtude calcula muito melhor do
o vício.
15.
Como recorda Davi Castiel Menda, citado pelo jornalista Fernando Albrecht,
o Hidrolitol (que eu comprei uma vez na Praça XV, no Centro do Rio
de Janeiro) era uma mistura de três coisas: dois pacotinhos, feitos
de papel celofane, em que, separadamente, em cada um, havia bicarbonato
de sódio e ácido cítrico, e uma garrafa específica,
que era vendida à parte. Jogava-se o conteúdo dos dois pacotinhos
na tal garrafa específica, que já deveria conter água
filtrada, fechava-se com uma tampa composta de borracha preta vedante e
uma armação de metal, sacoleja-se um pouco, e voilà:
estava pronto o Hidrolitol – uma água mineral artificial com
gosto de mijoca! Na verdade, sim senhor, o sabor era um horror!
16.
Propan-2-ona
Propanal.
17.
Remorso sem compreensão
até que dói um pouco; mas, é uma dor que dá
e passa. Por isto, como instrumento ou categoria de mudança, geralmente,
é uma impotência.
Música
de fundo:
La
Bohème
Composição: Charles Aznavour & Jacques Plante
Interpretação: Charles Aznavour
Fonte:
http://mp3skull.com/mp3/charles_aznavour_la_boheme.html
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/honore_de_balzac_3.html
http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/honore_de_balzac_2.html
http://www.brainyquote.com/quotes/
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http://animationsa2z.com/snakes.php
http://s249.photobucket.com/user/
http://cargocollective.com/andreaskrapf#TIC-TAC
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http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/20
http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/10
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http://www.citador.pt/textos/sentimentos-e-interesses-honore-de-balzac
http://www.citador.pt/textos/imoralidade-fatal-honore-de-balzac
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_Marks_And_Exclamation_Point_Gif_Animations.htm
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_de_Balzac
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que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei
do ar imediatamente.