HONORÉ DE BALZAC – Pensamentos

 

 

 

Honoré de Balzac

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo tem por objetivo divulgar alguns pensamentos do fundador do Realismo na Literatura moderna: Honoré de Balzac.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 – Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na Literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos, que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte, em 1815.

 

Entre seus romances mais famosos figuram A Mulher de Trinta Anos (1831 – 1832), Eugènie Grandet (1833), O Pai Goriot (1834), O Lírio do Vale (1835), As Ilusões Perdidas (1839), A Prima Bette (1846) e O Primo Pons (1847). Desde Le Dernier Chouan (1829), que depois se transformaria em Les Chouans (1829, na tradução brasileira A Bretanha), Balzac denunciou ou abordou os problemas do dinheiro, da usura, da hipocrisia familiar, da constituição dos verdadeiros poderes na França liberal burguesa e, ainda que o meio operário não apareça diretamente em suas obras, discorreu sobre fenômenos sociais a partir da pintura dos ambientes rurais, como em Os Camponeses, de 1844. Além de romances, escreveu também estudos filosóficos (como A Procura do Absoluto, 1834) e estudos analíticos (como a Fisiologia do Casamento, que causou escândalo ao ser publicado em 1829).

 

Balzac tinha uma enorme capacidade de trabalho, usada, sobretudo, para cobrir as dívidas que acumulava. De certo modo, suas despesas foram a razão pela qual, desde 1832 até sua morte, se dedicou incansavelmente à Literatura. Sua extensa obra influenciou nomes como Proust, Zola, Dickens, Dostoyevsky, Flaubert, Henry James, Machado de Assis, Castelo Branco e Ítalo Calvino, e é constantemente adaptada para o cinema. Participante da vida mundana parisiense, teve vários relacionamentos, entre eles um célebre caso amoroso, desde 1832, com a polonesa Ewelina Hanska, com quem veio a se casar pouco antes de morrer. Cinco meses depois do casamento, em 18 de agosto de 1850, Balzac morreu. Sua mãe era a única pessoa que estava com ele quando ele faleceu. Naquele dia, ele fora visitado por Victor Hugo, que mais tarde serviu como acompanhante do funeral e que também se encarregou do elogio fúnebre no cemitério. Balzac está enterrado no Cimetière du Père Lachaise em Paris. Hoje, proferiu Hugo na cerimônia, nós temos um povo de preto por causa da morte de um homem de talento; uma nação em luto por um homem de gênio.

 

 

 

Pensamentos Balzaquianos

 

 

 

O café é a bebida que desliza para o estômago e põe tudo em movimento.

 

Há duas histórias: a história oficial, mentirosa, que se ensina, a história ad usum Delphini;1 depois, a história secreta, onde estão as verdadeiras causas dos acontecimentos, uma história vergonhosa.

 

Administrar é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.

 

Uma mulher conhece o rosto do homem que ela ama como um marinheiro conhece o mar aberto.

 

A mãe que é realmente uma mãe nunca está livre.

 

É fácil sentar e ficar tomando nota. O difícil é se levantar e agir.

 

Quanto mais se julga, menos se ama.

 

Nenhum homem deve se casar até que ele tenha estudado anatomia e dissecado pelo menos uma mulher.

 

Quando as mulheres nos amam, nos perdoam tudo, até mesmo os nossos crimes; quando elas não nos amam, não nos dão crédito em nada, nem mesmo para as nossas virtudes.

 

Ninguém ama uma mulher porque ela é bonita ou feia, estúpida ou inteligente. Nós a amamos porque amamos.

 

A cortesia é apenas uma fina camada sobre o egoísmo geral.

 

Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir.

 

 

 

 

A gratidão é uma dívida que os filhos nem sempre aceitam no inventário.

 

O remorso é uma impotência. Apenas o arrependimento [sincero] é uma força que põe termo a tudo.

 

Respeitamos o homem que se respeita.

 

A constância é o fundo da virtude. A constância é a virtude que lhe é mais necessária.

 

Falar de amor é fazer amor.

 

O matrimônio deve combater incessantemente o monstro que devora tudo: o hábito.2

 

O casamento une por toda a vida dois seres que não se conhecem.

 

É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música.

 

Os costumes são a hipocrisia das nações.

 

Os pintores só devem meditar com os pincéis em mãos.

 

Os Governos passam, as sociedades morrem, mas, a Polícia é eterna.

 

Se a luz é o primeiro amor da vida, não será o amor a luz do coração?

 

O acaso é o maior romancista do mundo. Para se ser fecundo, basta estudá-lo.

 

A alegria só pode brotar entre as pessoas que se sentem iguais.3

 

Ser ciumento é o cúmulo do egoísmo. É o amor-próprio defeituoso e a irritação de uma falsa vaidade.

 

O dinheiro só é poder quando existe em quantidades desproporcionais.

 

O bom marido nunca deve ser o primeiro a adormecer à noite nem o último a acordar pela manhã.4

 

A chave de todas as ciências é inegavelmente o ponto de interrogação.

 

 

Extinta a causa, cessará o efeito.5

 

Há, em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charnecas mais desoladas ou as ruínas mais tristes.

 

Nenhum código e nenhuma instituição humana podem prevenir o crime moral que mata com uma palavra. Nisto consta a falha das justiças sociais. Aí está a diferença que há entre os costumes do povo e os da sociedade: um é franco, a outra é hipócrita; a um, a faca, à outra, o veneno da linguagem ou das idéias; a um a morte, à outra a impunidade.

 

Na vida pura e monótona das moças, chega uma hora deliciosa em que o Sol lhes derrama os seus raios na alma, em que a flor lhes exprime os pensamentos, em que as palpitações do coração comunicam ao cérebro seu calor fecundo e dissolvem idéias num desejo vago; hora de inocente melancolia e de suaves alegrias!

 

A acusação de imoralidade, que nunca faltou ao escritor corajoso, é, aliás, a última que resta a fazer, quando não se tem mais nada a dizer a um poeta. Se fordes verdadeiro em vossas pinturas, se, à força de trabalhos diurnos e noturnos, conseguirdes escrever a língua mais difícil do mundo, vos atirarão a palavra imoral ao rosto. Sócrates foi imoral, Jesus, o Cristo, foi imoral; ambos foram perseguidos em nome das sociedades que derrubavam ou reformavam. Quando se quer matar alguém, acusam-no de imoralidade.

 

Todo aquele que contribui com uma pedra para a edificação das idéias, todo aquele que denuncia um abuso, todo aquele que marca os maus, para que não abusem, esse passa sempre por ser imoral.

 

Não raro, certas ações da vida humana parecem, literalmente falando, inverossímeis, embora verdadeiras. Mas, não será porque deixamos de esparzir sobre nossas determinações espontâneas uma espécie de luz psicológica, não explicando as razões misteriosamente concebidas que as fizeram necessárias?

 

Quando todo o mundo é corcunda, o belo porte se torna uma monstruosidade.

 

Dotado desse fino tato que o solitário adquire graças às suas perpétuas meditações e à visão apurada com que capta as coisas que caem em sua esfera, Eugênia, habituada pelo infortúnio e por sua educação dos últimos tempos a tudo adivinhar, sabia que o presidente desejava a sua morte para se ver de posse daquela imensa fortuna, acrescida ainda mais pelas heranças de seu tio abade, que Deus teve a fantasia de chamar a si.

 

Jamais os moralistas conseguirão fazer compreender toda a influência que os sentimentos exercem sobre os interesses. Esta influência é tão poderosa como a dos interesses sobre os sentimentos. Todas as Leis da Natureza têm um duplo efeito, em sentido inverso um do outro.

 

Pelos meados de julho do ano de 1838, um daqueles veículos colocados recentemente em circulação nas praças de Paris e chamados de milords passava pela rua da Universidade, conduzindo um homem gordo, de estatura mediana, com uniforme de capitão da guarda nacional.

 

É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja.

 

Dentre os inúmeros parisienses acusados de ser tão espirituosos, encontram-se os que se acreditam infinitamente melhores num uniforme do que em roupas comuns, e que supõem nas mulheres gostos tão depravados para imaginar que ficarão favoravelmente impressionadas pelo aspecto de um gorro de pelo e acessórios militares.

 

O mal do nosso tempo é a superioridade. Há mais santos do que nichos!

 

Os grandes [poderosos] erram sempre ao brincar com os seus inferiores. A brincadeira é um jogo, e um jogo pressupõe igualdade [eqüidade].

 

 

— Quer brincar? Eu topo; mas, brinque direito!

 

Um amante revela a qualquer mulher tudo quanto o marido lhe oculta.

 

É mais fácil ser amante do que ser marido, pela simples razão de que é mais difícil ser espirituoso diariamente do que dizer coisas interessantes de vez em quando.

 

A inveja é o mais estúpido dos vícios, pois deste não se obtém nenhuma vantagem.

 

Com o tempo, a prima Bete contraíra manias de solteirona, bastante singulares. Assim, por exemplo, queria, em vez de seguir a moda, que a moda se adaptasse aos seus hábitos, e se entregou às suas fantasias sempre ultrapassadas. Se a baronesa lhe dava um lindo chapéu novo, algum vestido cortado ao gosto do dia, logo a prima Bete, retrabalhando em casa, de seu jeito, alguma coisa estragava-o fazendo um traje que provinha das modas imperiais dos antigos hábitos lorenos. O chapéu de trinta francos se tornava um frangalho, e a roupa um andrajo.

 

O Coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão.

 

O homem morre a primeira vez quando perde o entusiasmo.

 

Antes de todo mundo, Lisbeth ia buscar seu leite, seu pão, seu carvão, sem falar com ninguém, e se deitava com o Sol. Nunca recebia cartas, nem visitas; não alimentava a vizinhança.

 

Para um homem apaixonado, toda mulher vale quanto ela lhe custa.

 

A ilusão é uma fé desmedida.

 

Era uma daquelas existências anônimas, entomológicas, como existem em certo imóveis, onde se fica sabendo, no fim de quatro anos, que existe um velho senhor no quarto andar que conheceu Voltaire, Pilastre de Rosier, Beaujou, Marcel, Mole, Sophie Arnould, Franklin e Robespierre.

 

O infortúnio é um degrau para o gênio, uma piscina para o cristão, um tesouro para o homem hábil e um abismo para o fraco.

 

Os melhores corações algumas vezes são bem cruéis.

 

É possível amar e não ser feliz. É possível ser feliz e não amar. Mas, seria um milagre amar e simultaneamente ser feliz.

 

Não há dor que o sono não possa [temporariamente] vencer.

 

A mulher é o ser mais perfeito entre as criaturas; é uma criação transitória entre o homem e o anjo.

 

Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social (arriscando-me a ser julgado como espírito retrógrado).

 

A educação pública nunca resolverá o difícil problema do desenvolvimento simultâneo do corpo e da inteligência.

 

Mas, minha pobre Júlia, és ainda muito moça, muito frágil, muito delicada para suportares os pesares e as lidas do casamento. D'Aiglemont foi mimado pelos parentes, assim como tu o foste por tua mãe e por mim. Como esperar que ambos possam se entender com vontades diferentes cujas tiranias serão inconciliáveis. Serás vítima ou tirana. Ambas as alternativas trazem soma igual de infelicidade a vida de uma mulher. Mas és meiga e modesta, serás a primeira a te submeter.

 

O amor é a poesia dos sentidos. Ou é sublime, ou não existe. Quando existe, existe para sempre e vai crescendo dia-a-dia.

 

A avareza é um nó corredio que aperta cada dia mais o Coração e acaba por sufocar a razão.

 

Assim como a pessoa amada [a pessoa que ama] não pode fazer nenhum mal, a pessoa odiada [a pessoa que odeia] não pode fazer nenhum bem.

 

A estupidez tem duas maneiras de ser: ou se cala ou fala. A estupidez muda é suportável.

 

Nas grandes crises, o Coração se parte ou endurece.

 

Apenas um homem de gênio ou um intriguista se atrevem a dizer: «Fiz mal». O interesse e o talento são os únicos conselheiros conscienciosos e lúcidos.

 

Uma mulher nua é menos perigosa do que quando está vestida com uma saia habilmente exibida, que cobre tudo e, ao mesmo tempo, deixa tudo à vista.

 

A influência que os lugares exercem sobre a alma é um fato digno de atenção. Se infalivelmente a melancolia se apodera de nós quando estamos a beira da água, uma outra lei da nossa natureza impressionável faz com que, nas montanhas, nossos sentimentos se apurem; aí a paixão ganha em profundidade o que parece perder em vivacidade.

 

Por detrás de uma grande fortuna sempre há um crime.

 

Na mulher, o instinto equivale à perspicácia nos grandes homens.

 

Seja no que for, só se recebe na medida do que se dá.6

 

Assim como o médico não deixa ver nada das suas apreensões ao seu paciente, da mesma forma o advogado mostra sempre uma fisionomia cheia de esperança ao seu cliente. É um desses casos raros em que a mentira se torna virtude.7

 

Estamos habituados a julgar os outros por nós próprios, e se os absolvemos complacentemente dos nossos defeitos, os condenamos com severidade por não terem as nossas qualidades.8

 

Pode-se perdoar, mas, esquecer, isto é impossível.

 

A resignação é um suicídio quotidiano.9

 

O homem não é bom nem mau; nasce com instintos e aptidões.10

 

A igualdade pode ser um direito, mas, não há poder sobre a Terra capaz de a tornar um fato.11

 

Normalmente, os homens se estimam conforme a utilidade, sem terem em conta o valor.

 

A sátira é a literatura das sociedades moribundas.

 

 

 

O casamento é uma ciência. É necessário a uma mulher ser quase um gênio para fazer um bom marido.

 

Quando se ama, se vive, ao mesmo tempo, nos três tempos do verbo.

 

Não existe um grande talento sem uma grande força de vontade.

 

Não compartilho da crença em um progresso ilimitado no que concerne às sociedades; acredito, sim, no progresso do homem em relação a si-mesmo.

 

A felicidade só cria recordações.

 

Os negócios não assentam nos sentimentos.12

 

Um marido [uma esposa], como um Governo, nunca deve confessar os seus erros.

 

As tias, as mães e as irmãs têm uma jurisprudência particular com os seus sobrinhos, os seus filhos e os seus irmãos.

 

Freqüentemente, tive a ocasião de observar que quando a beneficência não prejudica o benfeitor, mata o beneficiado.

 

O sentimento que o homem suporta com mais dificuldade é a piedade, principalmente quando a merece. O ódio é um tônico, faz viver, inspira vingança; mas, a piedade mata e enfraquece ainda mais a nossa fraqueza.

 

Ninguém ousa dizer adeus aos seus próprios hábitos. Muitos suicidas se detiveram no limiar da morte ao pensar no café onde vão todas as noites jogar a sua partida de dominó.

 

Pensamento Único tesouro que Deus põe fora do alcance de todo poder e o guarda como um elo secreto entre os infelizes e Ele-próprio.

 

Nunca a polícia terá espiões comparáveis aos que se colocam ao serviço do ódio.

 

O ciúme é a única paixão que os homens perdoam ao belo sexo porque os lisonjeia.

 

Os ricos pretendem não se admirar com coisa alguma, e reconhecem, em uma bela obra, à primeira vista, o defeito que os dispensará da admiração – um sentimento que consideram vulgar.

 

Seja no que for, apenas poderemos ser julgados pelos nossos pares.

 

Com freqüência, a necessidade é a espora do gênio.

 

Uma confiança atrevida [mas, bem-educada] não desagrada às mulheres

 

Conhecer as mulheres, como eu as conheço, não será conhecê-las muito, se elas mesmas não se conhecem! Enfim, Deus, como decerto todos se lembram, se enganou a respeito da única a quem teve de governar, e que tivera o cuidado de fazer com as próprias mãos!

 

 

           

 

 

A moda é um ridículo sem objeção.

 

A gratidão perfuma as grandes almas e azeda as almas pequenas.

 

Há casamentos que são como nata: qualquer coisa os faz azedar.

 

O amor é um poema estritamente pessoal.

 

Costumamos exagerar nossos infortúnios e nossas felicidades. Nunca estamos tão mal ou tão felizes quanto dizemos que estamos.

 

Grandes amores começam com champanhe e terminam com tisana.

 

Nunca um marido será tão bem vingado como pelo amante da sua mulher.

 

O que faz as qualidades do marido a quem se ama faz, muitas vezes, os defeitos do marido a quem não se ama.

 

Quanto melhor é um livro, mais tempo leva para ser vendido, porque a venda está na razão inversa do tempo necessário para que seja compreendido e aquilatado o mérito que ele tem.

 

A poesia, a pintura e todos os sublimes gozos da imaginação têm sobre os espíritos elevados direitos imprescritíveis.

 

A morte é tão inesperada no seu capricho como cortesã no seu desdém. Entretanto, a morte é absolutamente verdadeira: ela nunca renuncia a nenhum homem.

 

A loteria é o ópio da miséria.

 

 

 

Um vício custa mais caro do que manter uma família.

 

Liberdade leva à desordem.13 Desordem leva à repressão. Repressão leva novamente à liberdade.

 

Os avarentos não crêem em uma vida por vir; para eles, o presente é tudo.

 

A maioria dos dramas está nas idéias que formamos das coisas. Os acontecimentos que nos parecem dramáticos são apenas assuntos que a nossa alma converte em tragédia ou em comédia, à mercê do nosso caráter.

 

A avareza começa onde termina a pobreza.

 

Fluidez de palavras é sinal certo de duplicidade.

 

Matar um parente de quem você está cheio é uma coisa. Mas, depois herdar suas propriedades é o prazer genuíno.

 

As nuvens simbolizam os véus que encobrem Deus.

 

A consciência é o nosso juiz infalível, até, finalmente, ser sufocada.

 

Os escolares se preocupam em segredo com o mesmo que preocupa as raparigas nos internatos; faça-se o que se fizer, elas falarão sempre do amor, aqueles das mulheres.

 

O amante é um arauto que proclama onde existe o mérito, o espírito e a beleza de uma mulher. O que proclama um marido?

 

Da maciez de uma esponja molhada até à dureza de uma pedra-pomes, existem infinitas nuances. Eis o homem.

 

A glória é o Sol dos mortos.

 

Nenhum homem conseguiu descobrir a forma de dar um conselho amigo a uma mulher, nem mesmo à dele próprio.

 

O matrimônio é como um processo judicial: um lado está sempre insatisfeito.

 

A longo prazo, uma profissão é como o matrimônio: apenas se sentem os inconvenientes.

 

O ódio tem melhor memória do que o amor.

 

Quando o despotismo está nas leis, a liberdade se encontra nos costumes, e vice-versa.

 

A maior felicidade para o ser humano é de poder viver para aquilo pelo qual estaria pronto a morrer.

 

O poder não consiste em bater muito ou muitas vezes, mas, em acertar em cheio.

 

O dinheiro nunca falta para os nossos caprichos; somente discutimos o preço das coisas úteis e necessárias.

 

A glória é um veneno que se deve tomar em pequenas doses.

 

Esse privilégio de se sentir em casa em qualquer lugar pertence apenas aos reis, às prostitutas e aos ladrões.

 

O ódio sem desejo de vingança é um grão caído sobre o granito.

 

A verdade literária nunca poderá ser a verdade da Natureza.

 

Na vida de um homem, não há dois momentos de prazer parecidos, tal como, na mesma árvore, não há duas folhas exatamente iguais.

 

Instruída, a virtude calcula tão bem como o vício.14

 

Normalmente, são censurados severamente os defeitos da virtude, ao passo que não se poupa indulgência para as qualidades do vício.

 

As pessoas generosas são más comerciantes.

 

Deus é o poeta; os homens são apenas os atores.

 

 

 

 

 

 

Hidrolitol Nunca Foi Água Mineral

 

 

 

Hidrolitol15 nunca foi água mineral,

como uma coisa é ona e outra é al.16

Confessar-se não gera indulgência,

como o remorso17 é uma impotência.

 

Apenas o arrependimento sincero

poderá reconciliar o que é anfótero.

Enquanto triunfar a base ou o ácido,

Aquilo-em-nós ficará desconhecido.

 

Efetivamente, o que for hipotético,

misticamente, sempre será antiético.

E o que for antiético não fará verão,

e manterá muda a Voz do Coração.

 

Venho dizendo isto repetidamente,

e já disse que vale 0 ser abstinente.

Só existe um Caminho para a LLuz:


 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ad usum delphini. Para uso do Delfim, filho de Luís XIV (1638 – 1715), Rei da França. Inscrição que traziam as edições dos clássicos latinos mandadas preparar pelo Rei para uso de seu filho, e que eram expurgadas dos textos impróprios. Ainda hoje se diz de qualquer edição expurgada.

2. No matrimônio, de maneira geral, o papo acaba ficando monossilábico, e o resto vai se tornando rapidinho.

3. Como eu admito que a alegria seja um estado interior, pessoalmente construído, para mim, ela independe de lugares, de coisas e de pessoas. Até já disse que a saúde, basicamente, deriva de um triângulo construível: bons pensamentos (pensamentos concertados), muita água (mais ou menos oito copos de água por dia) e alegria (incondicionada). Ora, quem só pensa merda, bebe pouca água e, por nada e por tudo, vive em permanente sorumbatismo (que é sinônimo de macambuzismo) só pode acabar mesmo doente, languento e mazelento. E assim, quanto à beleza física, particularmente facial, as pessoas se dividem em dois grandes grupos: as que nascem mais ou menos feias e, com o passar dos anos, vão enfeitando e ficando bonitas, e as que nascem bonitas, e que, com o passar dos anos, vão enfeando e se tornando mais horréticas e medonhas do que maracujá de gaveta engavetado em um porão. Ou não é assim?

 

 

Don Maracujino Passiflóreo

 

 

4. Se a coisa é assim, eu sou um marido mais ou menos bom ou mais ou menos mau, porque, quase sempre, sou o último a dormir, mas, em compensação, sou o último a acordar. Por isto, entre outros remedinhos prescritos só para velho, tomo 10 gotinhas de Vitamina D todos os dias. É remédio para isto... É remédio para aquilo... É exame disto... É exame daquilo... É de enlouquecer Padre do Deserto!

5. Depende. Às vezes, uma causa produzida em uma encarnação passada faz o cara carregar o efeito por toda uma encarnação futura.

6. Acho abominavelmente ilegítima, desarrazoada e injustificada essa idéia fedorenta e retrocessiva de que é dando que se recebe (c’est en donnant qu’on reçoit). Ora, quem dá esperançando receber é um negociante marca roscofe e cagarolas, isto para não dizer coisa pior. Neste particular, a Oração da Paz, de São Francisco de Assis, está absolutamente equivocada. Seja no que for, só se recebe na medida em que se merece. E o merecimento é sempre meritocrático e categórico, jamais demeritório ou hipotético.

7. Acho que já comentei isto em um texto anterior, mas, para mim, o único caso em que a mentira é virtuosa é para salvar uma vida. Se fosse necessário, para salvar uma vida, eu mentiria até para Deus.

8. Isto até pode ser assim; não discordo. Mas, geralmente, costumamos increpar os outros por apresentarem exatamente os mesmos defeitos que nós (sejam defeitos vencidos e ultrapassados, sejam defeitos ainda por vencer e ultrapassar). O maior dos preconceitos não é, portanto, quando censuramos e acusamos alguém por ser e agir diferente de nós, mas, quando o outro é e age igualzinho a nós. É aquele negócio do espelho: detestamos ver nos outros o que somos. Mutatis mutandis, os superiores nunca perdoam os inferiores que ostentam a aparência da sua grandeza, como disse Balzac.

9. Isto significa que deveremos lutar até morrer, e, mesmo, até depois de morrer. Desistir é uma forma de suicídio.

10. Isto é mais ou menos equivalente a dizer que somos o que fomos, e que seremos o que somos. Todas as encarnações estão interligadas e são interdependentes. Na vida de todos nós, não há ocorrência ou acontecimento casual ou de araque. Ao acontecer algum treco supostamente imprevisto, não existe essa coisa de estar no lugar errado na hora errada, por um simples motivo: não acontecem trecos supostamente imprevistos; o dia, o lugar e a hora estão perfeitamente ajustados e educacionalmente concertados. Há um ditado popular que diz: A ocasião faz o ladrão. Isto também é mais ou menos equivalente a dizer que o carma se manifesta propiciamente, ou seja, quando temos capacidade e condições de tirar o melhor proveito da situação educativa. E assim, somos o que fabricamos; seremos o que fabricarmos. Somos nós, individualmente, os únicos que poderemos repintar as coisas, que poderemos desbotar a nossa Cruz.

11. Igualdade é um sonho teórico: nunca existiu, não existe e jamais poderá existir. Temos que lutar, sim, pela eqüidade, que, resumidamente, por definição, é apreciação e julgamento justos, respeito à simetria de direito de cada um, que independe da lei positiva, mas, de um sentimento respeitoso, fraterno e isento de parcialidade do que se considera justo, tendo em vista as causas e as intenções, ou seja, correção e lisura na maneira de proceder, de julgar e de opinar, que redundam em retidão, equanimidade, uniformidade, proporção, paridade, semelhança, e, fundamentalmente, imparcialidade – que não sacrifica a verdade ou a justiça a considerações particulares. A lei deve ser igual para todos, mas, a verdade é que não somos iguais perante a lei. Enfim, sou irmão de Ted Bundy e de Aileen Wuornos, mas, não sou igual a eles.

12. Ou seja; a mais-valia nunca é caridosa, generosa ou auspiciosa. Sempre é uma merda, trajada de merda, com cheiro de merda!

13. Acredito que ninguém discorde que a liberdade só levará à desordem quando for uma liberdade egoísta e irresponsável.

14. Penso que não. Instruída, a virtude calcula muito melhor do o vício.

15. Como recorda Davi Castiel Menda, citado pelo jornalista Fernando Albrecht, o Hidrolitol (que eu comprei uma vez na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro) era uma mistura de três coisas: dois pacotinhos, feitos de papel celofane, em que, separadamente, em cada um, havia bicarbonato de sódio e ácido cítrico, e uma garrafa específica, que era vendida à parte. Jogava-se o conteúdo dos dois pacotinhos na tal garrafa específica, que já deveria conter água filtrada, fechava-se com uma tampa composta de borracha preta vedante e uma armação de metal, sacoleja-se um pouco, e voilà: estava pronto o Hidrolitol – uma água mineral artificial com gosto de mijoca! Na verdade, sim senhor, o sabor era um horror!

16. Propan-2-ona Propanal.

17. Remorso sem compreensão até que dói um pouco; mas, é uma dor que dá e passa. Por isto, como instrumento ou categoria de mudança, geralmente, é uma impotência.

 

Música de fundo:

La Bohème
Composição: Charles Aznavour & Jacques Plante
Interpretação: Charles Aznavour

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/charles_aznavour_la_boheme.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/honore_de_balzac_3.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/honore_de_balzac_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/h/honore_de_balzac.html

http://animationsa2z.com/snakes.php

http://s249.photobucket.com/user/

http://cargocollective.com/andreaskrapf#TIC-TAC

http://www.gifs-animados.es/clip-art/loteria/
gifs-animados-loteria-111792-125267/

http://www.picgifs.com/graphics/adam-eve/

http://paulgettynascimento.blogspot.com.br/
2012/03/charge-politica.html

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/150

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/140

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/130

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/120

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/110

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/100

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/90

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/80

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/70

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/60

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/50

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/40

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/30

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/20

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac/10

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/honore-de-balzac

http://www.citador.pt/textos/sentimentos-e-interesses-honore-de-balzac

http://www.citador.pt/textos/imoralidade-fatal-honore-de-balzac

http://www.citador.pt/textos/o-crime-da-palavra-honore-de-balzac

http://www.fernandoalbrecht.com.br/interna.php?cId=23617

http://www.netanimations.net/Moving_Animated_Question
_Marks_And_Exclamation_Point_Gif_Animations.htm

http://pliski.com/en/page/2/

http://www.rdesignonline.com/design/page/3/

http://www.dicionariodelatim.com.br/ad-usum-delphini/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Honor%C3%A9_de_Balzac

http://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_de_Balzac

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.