Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Unidade

 

 

 

 

Há que se acreditar que não apenas doença contagia. Saúde também pode contagiar. E o contágio da saúde se dá através da cooperação.

 

Washington Araújo
(Membro da Comunidade Bahá´í do Brasil
e da Academia de Letras do Distrito Federal)


 

 

 

Introdução

 

 

ABahá'í (atualmente com aproximadamente 7 milhões de adeptos espalhados pelos cinco continentes) foi fundada por Mírzá Husayn-'Alí, que se proclamou Bahá'u'lláh (1817 - 1892), na antiga Pérsia, atual Irã, em 23 de maio de 1844. Segundo a Fé Bahá'í, Bahá'u'lláh foi o Prometido pelas profecias para a instauração de uma Nova Ordem Mundial na Terra, a Grande Era, o tempo do fim da infelicidade humana. Apesar de ser uma fé mundial (na verdade, a mais jovem das grandes religiões mundiais), com suas próprias leis e escrituras sagradas, não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio. Bahá'u'lláh declarou ser ele o cumprimento da profecia Bábí1aquele que Deus fará manifesto – e, portanto, Suprema Manifestação de Deus. A Fé Bahá'í tem em Bahá'u'lláh o inaugurador de um novo ciclo profético, posterior aos de Krishna, Abraão, Moisés, Zaratustra, Buda, Jesus, Maomé e Báb. Em mais de cem obras, a Fé Bahá'í legou à Humanidade ensinamentos para uma Nova Era de Civilização, de unidade, de paz, de fraternidade e de espiritualidade. Para Bahá'u'lláh, Deus é a origem de tudo e n'Ele todas as coisas findam. Portanto, concluiu: Não há tempo a perder. Não há lugar para vacilação. As multidões estão famintas pelo Pão da Vida. O cenário está preparado. A firme e irrevogável promessa está dada. O próprio Plano de Deus foi posto em andamento. Adquire impulso a cada dia que passa. Os poderes do céu e da Terra misteriosamente ajudam em sua execução. Tal oportunidade é insubstituível. Permite ao que duvida levantar-se e, por si mesmo, verificar a verdade de tal afirmativa. Trabalhar, perseverar é assegurar a vitória completa e final.

 

Basicamente, a organização administrativa da Fé Bahá'í está estruturada em três níveis: a) a Casa Universal da Justiça2 (composta de nove membros) administra a Fé Baha’i internacionalmente; b) Assembléias Espirituais Nacionais (com nove membros cada) administram os assuntos nacionais da organização; e c) Assembléias Espirituais Locais (também com nove membros cada) administram os assuntos locais da organização. Todos os cargos governamentais são eleitos democraticamente.

 

Bahá'u'lláh teve três esposas e foi o pai de quatorze crianças, das quais apenas sete chegaram à idade adulta. Ao lado de sua primeira esposa, Navváb, Bahá'u'lláh, ficou conhecido como o Pai dos Pobres e ela como a Mãe do Consolo, graças à extraordinária generosidade de ambos demonstrada aos desfavorecidos. Depois de sofrer inúmeras perseguições, Bahá'u'lláh faleceu em 29 de maio de 1892, deixando cerca de 100 volumes entre livros e epístolas, sendo o Kitáb-i-Aqdas o livro mais importante e mais sagrado para os bahá'ís. Bahá'u'lláh passou a liderança religiosa para Seu filho `Abdu'l-Bahá.

 

Assim se definia Bahá'u'lláh: Eu era apenas um homem como os outros, adormecido em meu leito, quando eis que os sopros do Todo-glorioso manaram sobre mim e me deram o conhecimento de tudo o que já existia. Isso não proveio de mim, mas de Um que é Todo-poderoso e Onisciente. E Ele ordenou que eu levantasse minha voz entre a Terra e o céu, e, por isto, me sucedeu, o que fez correrem as lágrimas de todo homem de compreensão... Este Ser é apenas uma folha movida pelos ventos da Vontade de teu Senhor, o Todo-poderoso, Alvo de todo louvor... Seu chamado predominante atingiu-me e me fez expressar Seu louvor entre todos os povos. Em verdade, era eu feito um morto, quando Seu imperativo foi anunciado. A mão da Vontade de teu Senhor, o Compassivo, o Misericordioso, transformou-me. Por minha vida! Não me revelei por minha vontade, mas Deus, por Sua própria vontade, quis manifestar-me. Sempre que eu procurava entregar-me ao silêncio e ao repouso, eis que a Voz do Espírito Santo, à minha direita, despertava-me, e o Supremo Espírito aparecia-me, o anjo Gabriel me encobria com sua sombra e o Espírito da Glória se agitava dentro de meu peito, concitando-me a levantar e a romper meu silêncio. Certo dia, em um sonho, estas exaltadas palavras foram ouvidas em toda parte: Verdadeiramente, Nós te faremos vitorioso por ti Mesmo e por tua pena. Não te aflijas pelo que te tem acontecido, nem temas, porque tu estás em segurança. Muito em breve Deus levantará os tesouros da Terra – homens que te auxiliarão por meio de ti mesmo e de Teu nome, com que Deus revigorou os Corações daqueles que O reconheceram. Ao suportar durezas e tribulações, bem como ao revelar versículos e expor provas, foi sempre o propósito deste oprimido extinguir o fogo do ódio e da animosidade, a fim de que os horizontes dos corações humanos sejam talvez iluminados com a luz da concórdia e atinjam a verdadeira tranqüilidade.

 

Os ensinamentos de Bahá'u'lláh eram considerados revolucionários para o século XIX, especialmente para a Teocracia Islâmica do Império Otomano. Daí a origem das perseguições que padeceu. Bahá'u'lláh pregava igualdade de gêneros, igualdade de raças, liberdade de imprensa e de organização, um único governo mundial, uma língua auxiliar internacional e a paz entre as nações. Bahá'u'lláh também advogava que a ciência é uma genuína ferramenta de busca pela verdade e, portanto, não faz sentido que a religião entre em conflito com a ciência e vice-versa. O progresso, tal qual as descobertas científicas, como também o desenvolvimento das artes, é firmemente encorajado pela Fé Bahá'í. A religião, segundo os bahá'ís, ensina que a verdadeira compreensão está baseada no equilíbrio entre razão, ciência e religião.

 

 

 

 

Os bahá’ís têm uma mensagem especial aos povos indígenas. Sentem ser necessário que nutramos um profundo sentimento de respeito pela ascendência antiga dos povos indígenas bem como uma compreensão adequada de seu destino, buscando erradicar por completo este quase generalizado sentimento de superioridade racial, cultural e social que vimos cultivando, infantilmente, ao longo das gerações. É um grave equívoco acreditar que, porque as pessoas são analfabetas ou vivem uma vida primitiva – assinalou Shoghí Effendí Rabbání3 (1897 – 1957), o Guardião da Fé Bahá’í de 1921 até sua morte em 1957 – sejam desprovidas de inteligência ou de sensibilidade. Ao contrário, elas podem muito bem olhar para nós, com os males de nossa civilização, com a corrupção moral, com as guerras ruinosas, hipocrisia e vaidade, como pessoas que devem ser observadas tanto com suspeita como com desprezo.

 

 

 

Apreciações sobre a Fé Bahá´í

 

 

 

A Fé Bahá´í é um consolo para a Humanidade. (Mahatma Gandhi, 1869 1948).

 

Calado, invadido pelo pensamento do Báb - o Arauto da Fé Bahá’í - revolvia comigo o confuso desejo de me aventurar nessa campanha espiritual... Por que não? Tinha a mocidade, tinha o entusiasmo... Via-me discípulo do Báb... E partia logo a pregar, a espalhar o verbo babista. Aonde iria? A Portugal, certamente, levando de preferência a salvação às almas que me eram mais caras. (José Maria Eça de Queiroz, 1845 – 1900).

 

Nós desperdiçamos nossas vidas tentando desvendar os mistérios do Universo, mas havia um prisioneiro do Governo Turco, Bahá’u’lláh, em ‘Akká, Palestina, que possuía a chave. (Leon Nikolaievitch Tolstoi, 1828 1910).

 

Seus escritos são um grito pela paz, além de todos os limites de fronteira, acima de toda discussão sobre ritos e dogmas. É uma religião baseada no espírito do amor. Ensina que todos os ódios, intrigas, más palavras e patriotismo agressivo não pertencem à lei essencial de Deus. O Coração que bate com o amor divino não conhece nem tribo nem raça. É a mensagem do Cristo restituído, adaptada aos quase dois mil anos que separam um do outro. Ninguém poderia fracassar em ser melhor por causa deste Livro. E o recomendo. Se alguma vez o nome de Bahá'u'lláh ou o de 'Abdu'l-Bahá os chamar atenção, não os deixeis de lado. Investiguem. E deixem que suas palavras criativas se fundam em vossos Corações como se fundiram no meu. Busquem-nas, e sereis mais felizes. (Rainha Maria da Romênia, 1875 – 1938).

 

Bahá´u´lláh não pede a ninguém que aceite as suas asserções cegamente. Ao contrário, dá grande importância à necessidade de rejeição da autoridade cega, e exorta a todos que abram seus olhos e ouvidos e façam uso de seu próprio julgamento, independente e intrepidamente, a fim de atingir a verdade. Aconselha a mais completa investigação, apresentando como as provas supremas de ser Profeta as Suas palavras e ações e o efeito na transformação da vida dos homens. (John Ebenezer Esslemont, 1874-1925).

 

Se existiu algum profeta nos tempos recentes, é para Bahá´u´lláh que nos devemos voltar. (Thomas Kelly Cheyne, 1841 – 1915).

 

 

 

Objetivo do Trabalho

 

 

 

Este trabalho, muito mais um estudo pessoal, teve por objetivo garimpar na Internet alguns inspiradores ensinamentos filosófico-religiosos da Fé Bahá'í. Portanto, não são fragmentos exclusivos de Bahá'u'lláh, ainda que muitos sejam primordialmente da autoria do Fundador. Resolvi fazer este trabalho desta forma inspirado em Helen Adams Keller (1880 – 1968) – extraordinária mulher, escritora, conferencista e ativista social estadunidense, triplamente deficiente (cega, surda e muda desde tenra idade) devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje se acredita que tenha sido escarlatina) – que disse: A filosofia de Bahá’u’lláh merece a melhor atenção que nós lhe possamos prestar... Que tema mais nobre do que o bem do mundo e a felicidade das nações para ocupar nossas vidas? A mensagem da paz universal há seguramente de prevalecer. É inútil opor-se a uma idéia que contém a potência de criar uma nova Terra e um novo céu, e de animar os seres humanos com uma santa paixão por servir. Apesar de não professar a Bahá'í, faço este voto: Que se façam o bem do mundo e a felicidade das nações; que haja compreensão, liberdade e concórdia; que a Paz Profunda possa por todos ser conhecida e realizada. Ab imo pectore; ab imo Corde. In Corde loquitur nostro Vox Dei. Em nosso Coração fala a Voz de Deus.

 

 

 

Somos Todos Um
In Corde loquitur nostro Vox Dei

 

 

 

 

Ensinamentos Bahá'ís

 

 

 

 

Ó vós que habitais a Terra! A religião de Deus visa o amor e união; não a torneis causa de inimizade e de conflito. Nutrimos a esperança de que o povo de Bahá possa ser guiado pelas palavras abençoadas: 'Vede! Todas as coisas são de Deus!' Esta excelsa afirmação é como água para extinguir o fogo do ódio e da inimizade latente dentro dos corações e peitos dos homens. Ele, deveras, diz a verdade e mostra o caminho. Ele é o Todo-poderoso, o Excelso, o Benévolo.

 

A fim de descobrirmos a verdade, devemos abandonar os nossos preconceitos, as nossas próprias noções pequenas e triviais; uma mente aberta e receptiva nos é essencial. Se o nosso cálice está cheio de egoísmo, não pode haver lugar nele para a Água da Vida.

 

Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização que sempre evolua.

 

Ó povo! As palavras são reveladas segundo a capacidade, de modo que os principiantes possam fazer progresso. O leite deve ser dado segundo a medida, a fim de que a criancinha deste mundo possa entrar no Reino da Grandeza e se estabelecer na Corte da Unidade.

 

Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador.

 

Diz o Grande Ser: Ó bem-amados! Ergueu-se o Tabernáculo da Unidade. Não vos considereis uns aos outros como estranhos. Sois os frutos de uma só árvore e as folhas do mesmo ramo.

 

Não atribuas a nenhuma alma o que não desejarias que a ti fosse atribuído, nem digas o que não cumpres.

 

Não se vanglorie o homem em amar a sua pátria; antes tenha ele glória em amar a sua espécie. A Terra é um só país e os seres humanos são seus cidadãos.

 

Teu Coração é o Meu Lar; santifica-O para Minha descida. Teu Espírito é a Sede de Minha Revelação; purifica-o, para que Nele Eu possa Me manifestar.

 

Desde Abraão, cada Educador Divino tem trazido uma mensagem na qual se destaca algum princípio necessário, e, a cada vez, se reiteram certos preceitos básicos por serem estes sempre verdadeiros, sempre vitais ao bem-estar do homem. Moisés trouxe uma mensagem de justiça, Buddha ensinou a renúncia, Jesus o amor, Muhammad a submissão. Hoje, o Autor da Fé Bahá'í Mundial traz a mensagem da unidade. Mas, através de todas essas mensagens se percebe a Regra de Ouro, segundo a qual todos os homens são irmãos, filhos de um só Deus.

 

No jardim de teu Coração nada plantes salvo a Rosa do Amor e não te desprendas do rouxinol do afeto e do desejo. Estima a companhia dos justos.

 

Sabe tu, em verdade, o Coração no qual reste ainda o menor vestígio de inveja, jamais atingirá Meu domínio eterno, nem inalará os doces e sagrados aromas que emanam de Meu Reino de Santidade.

 

Dou testemunho, ó meu Deus, de que Tu me criaste para Te conhecer e Te adorar. Confesso, neste momento, minha incapacidade e Teu poder, minha pobreza e Tua riqueza. Não há outro Deus além de Ti, o Amparo no Perigo, O que subsiste por Si próprio.

 

A alma, depois da sua separação do corpo, continuará a progredir até que atinja a Presença de Deus, em um estado e condição que nem a revolução dos tempos e dos séculos mudará, nem os acasos e as vicissitudes deste mundo poderão alterar.

 

Uma língua bondosa é o ímã dos Corações dos homens. É o pão do Espírito, veste as palavras com significado, é a fonte da luz da sabedoria e da compreensão.

 

Bem-aventurado e feliz é aquele que se levanta para promover os melhores interesses dos povos e raças da Terra.

 

Bem-aventurado é o lugar, a casa e o Coração, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refúgio, a caverna e o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado Seu louvor.

 

A essência do rebaixamento está em se apartar da sombra do Misericordioso e buscar o amparo do Ente Mau.

 

O verdadeiro prejuízo é para aquele que passou seus dias em completa ignorância de seu próprio ser verdadeiro.

 

Possui um Coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna.

 

A melhor salvaguarda de uma nação encontra-se na observância e acatamento de seu ordenamento jurídico, que tem como fonte principal a Constituição Federal, sua Carta Magna. A lei é soberana e a ela todos devem obedecer. É o princípio moral e ético a ser invocado. Sempre que este princípio é violado temos como conseqüência a instabilidade institucional, gerando seqüelas nas esferas política, econômica e social.

 

A história da humanidade está repleta de exemplos das causas da ascensão e queda dos povos, e em todas as páginas pode-se discernir o princípio de integração e desintegração. A integração tem se manifestado através da ordem ou lei, amparada na justiça, visando o bem estar e a tranqüilidade dos povos, e as causas da desintegração têm sido o eclipse, parcial ou total, do sol da justiça.

 

Todos os problemas têm solução. Essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização. Toda evolução humana, individual e coletiva, dá-se pela superação permanente e sistemática dos problemas que a vida oferece.

 

Todo problema é, em si próprio, a semente de sua solução. Na realidade, se compreendemos adequadamente um problema, a solução emerge dele próprio naturalmente. Os problemas que se perpetuam não carecem de soluções. Carecem de entendimento.

 

O remédio que o mundo necessita em suas aflições hodiernas não pode ser, jamais, o mesmo daquele requisitado por uma era subsequente... Cuidai zelosamente das necessidades da era em que viveis e concentrai vossas deliberações em suas exigências e requisitos.

 

A vida é uma teia de relações na qual o bem-estar de cada parte está ligado ao bem-estar de todas as outras. Não é possível que uma parte sofra sem que o todo igualmente não sofra.

 

O desígnio de Deus em mandar Seus Profetas aos homens é duplo. O primeiro é livrar da escuridão da ignorância os filhos dos homens e guiá-los à luz da verdadeira compreensão. O segundo é assegurar a paz e a tranqüilidade do gênero humano, provendo todos os meios pelos quais possam ser estabelecidos.

 

Hoje, a necessidade capital é unidade e harmonia entre os amados do Senhor, pois eles devem constituir Um Único Coração, uma só alma, e, na medida de suas forças ... pôr termo às trevas dos preconceitos de todas as nações e religiões, e fazer saber a todo membro do gênero humano que todos são as folhas de um mesmo ramo, os frutos de uma só vergôntea.

 

Muitos vivem esperando o amanhã para que a vida seja melhor e os problemas sejam resolvidos. Nessa busca da vida melhor amanhã deixam de viver melhor a vida de hoje.

 

Do ponto de vista bahá'í, a educação necessária para enriquecer a mente e o espírito humanos deve procurar desenvolver aqueles atributos essencialmente morais – incluindo a veracidade, a cortesia, a generosidade, a compaixão, a justiça, o amor e a fidedignidade – os quais, refletidos nas vidas diárias dos seres humanos, podem gerar famílias e comunidades produtivas e harmoniosas, e fazer do desfrute dos direitos fundamentais uma realidade para todos os seus membros.

 

No sentido mais amplo, a noção de direitos humanos implica em uma responsabilidade para com a Humanidade como um todo.

 

A realidade pessoal é mais pensamento do que matéria; portanto, o uso de drogas intoxicantes é um empecilho para o progresso da mente e da alma, e se contrapõe diretamente ao significado e ao objetivo da vida.

 

O sentido do amor-próprio e da dignidade se pode cultivar desde a tenra infância e se pode conservar por toda a vida. Foi descoberto que as crianças que têm uma boa opinião sobre si mesmas tendem a atuar de forma que assegure seu êxito, ou seja, são capazes de perseverar e de continuar resistindo às tensões e à adversidade. As crianças que não têm uma boa opinião de si mesmas reagem de forma totalmente oposta e são as que mais possibilidades têm de sofrer os efeitos destrutivos das drogas.

 

Uma nova vida, nesta era, agita-se dentro de todos povos da Terra; e, no entanto, ninguém descobriu a causa, nem percebeu o motivo. O vós, filhos dos homens, o propósito fundamental que anima a Causa de Deus e Sua Religião é o de salvaguardar os interesses e promover a unidade da raça humana.

 

A negação da igualdade de direitos para homens e mulheres perpetra uma injustiça contra metade da população do mundo, e promove entre os homens atitudes e hábitos nocivos que são transportados do ambiente familiar para o local de trabalho, para a vida política, e, em última análise, para a esfera das relações internacionais. Não existem quaisquer fundamentos morais, práticos ou biológicos que justifiquem essa privação. Só quando as mulheres forem bem recebidas em todos os campos de atividade humana, em condições de igualdade, é que se criará o clima moral e psicológico do qual poderá emergir a paz internacional.

 

A emancipação da mulher – a concretização da plena igualdade entre os sexos – é um dos pré-requisitos mais importantes, embora dos menos reconhecidos, para o estabelecimento da paz.

 

O mundo até agora tem sido governado pela força, e o homem tem dominado a mulher em virtude de sua maior força e de suas qualidades físicas e mentais mais agressivas. Mas a balança já está mudando; a força está perdendo o seu predomínio, e a vivacidade mental, a intuição e as qualidades espirituais de amor e serviço, nas quais a mulher é forte, estão ganhando ascendência. Em conseqüência, a nova era será uma era menos masculina e mais permeada pelos ideais femininos; ou para falar mais exatamente, será uma era em que os elementos masculinos e femininos da civilização estarão mais bem equilibrados.

 

O mundo deve ser visto como um só país, as nações como uma só nação, e todos os seres humanos como membros de uma mesma raça... Perante Deus a criação é uma só. O reconhecimento desta verdade requer o abandono dos preconceitos de todos os tipos de preconceitos relacionados com a raça, a classe social, a cor da pele, a crença religiosa, a nacionalidade, o sexo e o grau de civilização material.

 

Quem se dedica, hoje, ao serviço da inteira raça humana é, em verdade, um homem.

 

Podemos imaginar a ciência como uma asa e a religião como a outra; um pássaro necessita de duas asas para voar, uma apenas seria inútil. Qualquer religião que conteste a ciência ou a ela se oponha é mera ignorância pois ignorância é o oposto do conhecimento.

 

Todos os Manifestantes de Deus e Seus Profetas têm ensinado as mesmas verdades e indicado a mesma lei espiritual. Todos eles ensinam um código único de moralidade. Não há divisão na verdade. O Sol tem lançado muitos raios para iluminar a inteligência humana, mas a luz é sempre a mesma.

 

Cada indivíduo deve fazer sua própria e independente busca da verdade.

 

É imperativo renunciarmos a todos os preconceitos e superstições particulares, se desejamos ardentemente encontrar a verdade. A não ser que em nossas mentes façamos distinção entre dogma, superstição e preconceito, de um lado, e verdade de outro, não poderemos obter sucesso. Quando estamos procurando algo ardentemente, buscamo-lo por toda a parte. Este princípio devemos trazer conosco na busca da verdade.

 

Um idioma mundial será criado ou escolhido dentre as línguas existentes, e será ensinado em todas as escolas de todas as nações federadas, como auxiliar a língua nativa.

 

O homem é o Talismã Supremo. A falta da devida educação, porém, privou-o daquilo que ele inerentemente possui. Através de uma palavra procedente da Boca de Deus, foi ele chamado à existência, sendo, por mais uma palavra, guiado a reconhecer a Fonte de sua educação e, por ainda outra palavra, foram salvaguardados seu grau e destino. Diz o Grande Ser: Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação tão-somente pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a Humanidade a tirar dela algum benefício.

 

Somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... As gotas de um único mar...

 

Todos os seres humanos têm direito de viver; têm direito ao descanso e certa parcela de bem-estar. Assim como um homem rico pode viver em seu palácio cercado de luxo e do maior de todos os confortos, assim um homem pobre deve ter as coisas necessárias à vida. Ninguém deve morrer de fome; todos devem ter as roupas suficientes. Um homem não deve viver com excesso enquanto outro não tem meios possíveis de subsistência.

 

Hoje, todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade... Fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução.

 

A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe... Uma flor é bela, não importa em que jardim floresça...

 

O princípio da unidade da Humanidade é o centro dos ensinamentos de Bahá'u'lláh. A Unidade Mundial é o último estágio no desenvolvimento da Humanidade - a maturidade - e será construído sobre o reconhecimento individual de que esta Unidade da Humanidade é o princípio espiritual central da vida de hoje.

 

O objetivo fundamental que anima a fé de Deus e Sua Religião é proteger os interesses da Humanidade, promover a Unidade e nutrir o espírito de amor e de amizade entre os homens.

 

Sê generoso na prosperidade e grato no infortúnio.

 

A base fundamental dos ensinamentos da Fé Bahá'í é a de promover a Unidade da Humanidade e dar impulso à Paz Mundial. A oração é um bálsamo para a alma. Traz alegria e felicidade, protege o homem de testes e dificuldades. É essencial para a vida do espírito. Assim como o corpo físico todos os dias tem necessidade de comida, da mesma forma a alma precisa diariamente de alimento.

 

A oração é a comida espiritual da alma. Um corpo físico que não é regularmente alimentado enfraquece por desnutrição até morrer. O mesmo é verdadeiro para a alma do homem. O espírito tem de ser alimentado regularmente e bem, senão sofrerá da mesma perda de poder que o corpo físico, e eventualmente também perecerá. Mesmo que não se possa dizer que morreu, a verdade é que se torna tão inútil e desprezível que sua condição de existência é equivalente à morte.

 

Ó meu Deus! Ó meu Deus! Une os Corações dos Teus servos e revela-lhes o Teu grande Plano. Que sigam os Teus mandamentos e permaneçam firmes na Tua Lei. Ajuda-os, ó Deus, nos seus esforços, e concede-lhes o poder de Te servir. Ó Deus, não abandones a si mesmos, mas guia os seus passos pela Luz do Conhecimento e, com o Teu amor, alegra os seus Corações. Na verdade, Tu és o seu Amparo, e o seu Senhor.

 

A humildade eleva o homem ao céu da glória e do poder, enquanto o orgulho o rebaixa até às profundezas da miséria e da degradação.

 

Sabei que os pobres são a incumbência de Deus em vosso meio. Tomai cuidado para não trairdes Vossa incumbência e para não os tratares com injustiça.

 

Cuidado! Cuidado! Para que não falheis neste assunto [educar os filhos]. Esforçai-vos de coração, com vossas vidas, para treinar vossas crianças; especialmente as filhas. Nenhuma desculpa é aceitável neste assunto.


Sê digno da confiança de teu próximo e dirige-lhe um olhar afetuoso e acolhedor.

 

Sê um tesouro para o pobre, advertência ao rico, resposta ao clamor do necessitado e guarda fiel da santidade de tua promessa.

 

Sê reto no teu julgamento e discreto nas tuas palavras. Com ninguém sejas injusto e a todos mostrai brandura.

 

Sê como lâmpada para os que caminham nas trevas, alegria para o triste, água para o sedento, refúgio ao abatido, sustentáculo e defesa da vítima da opressão. Integridade e retidão sejam a divisa de todos os teus atos.

 

Os Bahá'ís acreditam que todas as grandes religiões do mundo têm origem divina. Todas foram reveladas por Deus em lugares e épocas diferentes, segundo as necessidades e capacidades dos diferentes povos.

 

Sê lar para o forasteiro, bálsamo para o sofredor, fortaleza para o perseguido.

 

No tempo do Primeiro Manifestante, a Vontade Primaz apareceu em Adão; no dia de Noé, se tornou conhecida em Noé; no dia de Abraão, n´Ele; e assim no dia de Moisés, no dia do 'Ponto de Bayán', no dia d´Aquele que Deus haverá de tornar manifesto. Daí o significado interior das palavras pronunciadas pelo Apóstolo de Deus: 'Eu sou todos os Profetas', pois aquilo que em cada um d´Eles resplandece, tem sido e para sempre continuará a ser um só e o mesmo Sol.

 

Sê olhos para os cegos e farol para os pés dos desencaminhados.

 

É uma verdade, embora das mais obscuras, que o mundo da existência – este Universo infinito – não teve começo.

 

Na face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da Humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da Humanidade.

 

Tenhamos amor e mais amor.
Um amor que dissolva toda a oposição, que derrube todas as barreiras;
Um amor que tenha em abundância e caridade a generosidade e o esforço nobre.
Um amor que triunfe sobre todos os obstáculos.
Um amor ilimitado, irresistível e predominante.
Ah! Cada um deve ser um sinal de amor!
Um mar de amor!
Um centro de amor!
Um Sol de amor!
Tens tu amor?
Então teu poder será irresistível.

 

Cega teus olhos a fim de contemplares Minha Beleza. Fecha teus ouvidos para que possas escutar a doce melodia de Minha Voz. Esvazia-te de todos os conhecimentos para que possas participar de Minha Sabedoria. Santifica-te da riqueza a fim de obteres uma porção duradoura do oceano de Minha Riqueza Eterna. Cega teus olhos para tudo, salvo para Minha Beleza. Fecha teus ouvidos para tudo que não seja Minha Palavra. Esvazia-te de toda erudição, salvo o conhecimento de Mim, para que assim – com visão clara, Coração puro e ouvidos atentos – possas entrar na corte da Minha Santidade.

 

Pondera tu um pouco. Já ouviste dizer que amigo e inimigo devessem morar em um só Coração? Expulsa, pois, o estranho, para que o amigo possa entrar em seu lar.

 

A raça negra tem sido, e ainda é, vítima de preconceito injusto, e é, obviamente, dever de todo bahá’í, negro ou branco, fazer tudo que estiver em seu poder para destruir os preconceitos que existem de ambos os lados. Podem fazer isso não só através da exemplificação do verdadeiro espírito bahá’í em todos os seus relacionamentos e atos, mas também ao tomarem parte ativa em quaisquer movimentos progressistas, objetivando a melhoria da sorte daqueles que são desprivilegiados, contanto que esses movimentos sejam absolutamente não-políticos e não-subversivos em todos os aspectos. Os movimentos para o progresso e justiça sociais, desde que estejam desassociados tanto do sectarismo político como religioso, devem ser apoiados por aqueles bahá’ís que se sentem impelidos a empreender tal trabalho. Conseqüentemente, não há razão pela qual não deva trabalhar pela melhoria de sua raça através de canais que, de modo algum, entrem em conflito com nossa atitude bahá’í.

 

O Amor é a causa da Revelação de Deus ao Homem, é o laço vital que, de acordo com a criação divina, é inerente às realidades das coisas... O Amor é a maior lei que governa este grande ciclo celestial, o poder único que liga os diversos elementos deste mundo material, a suprema força magnética que dirige os movimentos das esferas nos domínios celestiais.

 

O fanatismo e o ódio religiosos são um fogo devorador do mundo, cuja violência ninguém pode conter...

 

Em todos os assuntos, a moderação é desejável. Se uma coisa for levada ao excesso, provará ser fonte de mal. Coisas estranhas e espantosas existem na Terra, mas se ocultam da mente e da compreensão dos homens. Tais coisas são capazes de alterar toda a atmosfera da Terra, e sua contaminação mostrar-se-ia letal...

 

Renuncia a ti mesmo...

 

A noite sucedeu ao dia, e o dia sucedeu à noite... As horas e os momentos de vossas vidas vieram e se foram... E, no entanto, nenhum de vós consentiu em se desligar – nem sequer por um instante – daquilo que perece. Despertai, para que os breves momentos que ainda vos restam não se dissipem e se percam.

 

Os mais ignóbeis dos homens são os que nenhum fruto produzem na Terra. Tais homens são, em verdade, contados entre os mortos; ou, antes, os mortos são melhores aos olhos de Deus do que essas almas vadias e sem valor.

 

Tão forte é o poder da Unidade, que pode iluminar a Terra inteira.

 

A melhora do mundo pode ser realizada através de ações puras e boas, de conduta louvável e digna.

 

Brevemente a Ordem atual passará e uma nova Ordem se estenderá em seu lugar.




 

 

 

Palavras Finais

 

 

Repetirei aqui o voto que fiz ao apresentar o objetivo desta pesquisa-estudo:

 

Que se façam o bem do mundo e a felicidade das nações. Que haja compreensão, liberdade e concórdia. Que a Paz Profunda possa por todos ser conhecida e realizada. Ab imo pectore; ab imo Corde. In Corde loquitur nostro Vox Dei. Em nosso Coração fala a Voz de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

_______

Notas:

1. Siyyid ‘Ali-Muhammad (1819 – 1850), conhecido como o Báb (A Porta), foi o Profeta fundador da Fé Babí e precursor da Fé Bahá'í. Foi morto por defender os seus ideais.

2. A Casa Universal de Justiça foi instituída por Bahá'u'lláh como organismo dirigente da Comunidade Internacional Bahá’í. Eleita regularmente por períodos de cinco anos pelas comunidades nacionais, esta instituição é formada por nove pessoas e está sediada no Monte Carmelo, em Haifa. A primeira eleição ocorreu em 1963, seis anos após o falecimento de Shoghi Effendi. Entre as suas responsabilidades destacam-se: a promoção do desenvolvimento das qualidades espirituais que devem caracterizar a vida bahá'í individualmente e coletivamente; a preservação os textos sagrados bahá'ís; a defesa e a proteção da comunidade bahá'í; a proteção dos direitos, da liberdade e da iniciativa pessoais dos indivíduos; o desenvolvimento do centro espiritual e administrativo mundial da religião bahá'í; e a promoção e o encorajamento da maturidade da comunidade bahá'í. Também é da sua responsabilidade adaptar a religião bahá’í às exigências de uma sociedade em contínuo progresso e legislar sobre questões que não são explicitamente abordados pelas escrituras bahá'ís. Bahá'u'lláh afirmou: Incumbe aos Mandatários da Casa de Justiça reunir-se e consultar em conjunto sobre as coisas que não tenham sido explicitamente reveladas no Livro e decretar o que lhes aprouver. Deus, em verdade, os inspirará com o que quer que deseje, e Ele, em verdade, é o Provedor, o Omnisciente.

 

 

Casa Universal de Justiça
Edifício-Sede da Casa Universal de Justiça

 

 

3. Em 1922, logo após tornar-se Guardião, pediu que fosse considerado como um verdadeiro irmão, para ser mencionado em cartas ou endereços verbais sempre como Shoghi Effendi.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Bah%C3%A1%C2%B4u%C2%B4ll%C3%A1h

http://www.unicrio.org.br/
Textos/dialogo/washington_araujo.htm

http://www.bahai.org.br/
cordel/vocabulo.html

http://search.bahai.org/main/search.php?start=
10&query=m%C3%ADrz%C3%A1&page=2

http://povodebaha.blogspot.com/
2007/02/rashids-legacy.html

http://www.eurooscar.com/
bahai/bahai_cronologia.htm

http://www.agirbrasil.org/
Seitas/Bahaismo.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Helen_Keller

http://bahaicards.homestead.com/
MartysCardShop.html

http://blog.holidays.net/
index.php/category/bahai/

http://www.geocities.com/
pentagon/3016/newmain3.htm

http://www.s9.com/
Biography/Bahaullah

http://www.bahai.org/

http://www.bahai.pt/

http://pt.wikiquote.org/
wiki/F%C3%A9_Bah%C3%A1%C2%B4%C3%AD

http://www.sobresites.com/
bahai/biblioteca.htm

http://www.bahai.org.br/virtual/

http://www.bahaictba.org.br/

http://www.bahai.org.br/
nsabr/Intrsabe.asp

http://www.bahai.org.br/
nsabr/Intrmesm.asp

http://www.bahai.org.br/

http://pt.wikipedia.org/
wiki/F%C3%A9_Bah%C3%A1'%C3%AD#_note-0

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Ensinamentos_bah%C3%A1%27%C3%ADs

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Bah%C3%A1%27u%27ll%C3%A1h

 

Fundo musical:

Kuzu Kuzu

Fonte:

http://mobil.world0nline.info/
index.php?dir=Polifonik-20Melodiler%2FK%2F