COVID-19

 

 

 

 

BATOM NA CUECA
(
ou Purpurina na Calcinha)

 

 

 

 

Bloco da OH-cloroquina

Bloco da OH-cloroquina

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Batom na Cueca

Batom na Cueca

 

 

 

Letra Como se explica que o Ministério da Saúde, desde março de 2020, tenha gasto apenas 29% do valor estabelecido pelo Governo Federal para o combate do Novo Coronavírus, ou seja, dos 39 bilhões destinados ao Ministério para combater a COVID-19, só R$ 11,5 bilhões foram utilizados? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que o Ministério da Saúde, desde março de 2020, tenha destinado ao combate do Novo Coronavírus, da verba anunciada, apenas 39% para os Estados e apenas 36% para os Municípios? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que os Estados do Pará e do Rio de Janeiro serem duas das três unidades da Federação que menos receberam recursos, em termos per capita, para o combate à PanCOVIDemia, e terem, respectivamente, a 2ª e a 3ª maiores taxas de mortalidade por COVID-19 (31,4 e 28,1 mortes por 10.000 habitantes)? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que o cronograma de compra e de envio de respiradores aos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde), pelas empresas contratadas pelo Governo, tenha previsto a entrega de 7.070 unidades até junho de 2020, e até 15 de julho de 2020 foram entregues tão-somente 4.857 respiradores? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que inexista um critério coerente na divisão de recursos entre Estados e Municípios, no que concerne ao combate à PanCOVIDemia? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que o Ministério da Saúde tenha posto um fim nas entrevistas coletivas de imprensa diárias a respeito da evolução da PanCOVIDemia no Brasil, deixando a população do Patropi mais por fora do que bunda de índio ou do que umbigo de vedete? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica a saída de dois Ministros da Saúde (Dr. Luiz Henrique Mandetta e Dr. Nelson Luiz Sperle Teich) num intervalo de um mês, durante a maior Pandemia deste século? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica a falta de critérios técnicos para priorizar as regiões mais necessitadas do Brasil na construção de hospitais de campanha? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica a ausência de representantes permanentes de áreas da Medicina e da ciência no Comitê de Crise da COVID-19 e a não participação de especialistas destas áreas em reuniões específicas do Comitê? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica a completa ausência de ampla divulgação das ações de enfrentamento à crise de saúde pública, flagrantemente manifesta no Brasil pela PanCOVIDemia? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que os cargos-chave do Ministério da Saúde, de livre nomeação e exoneração, não vêm sendo ocupados por profissionais e técnicos integrantes da área de saúde? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica que 620 mil pessoas, inclusive mortos, receberam o auxílio emergencial do Governo Federal sem ter direito ao benefício? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica a falta de diretrizes claras do Governo Federal para combater o avanço da COVID-19 no Brasil? Como se explica a inexistência de uma definição clara de diretrizes estratégicas capazes de estabelecer objetivos a serem perseguidos por todos os entes e atores envolvidos no combate à PanCOVIDemia no Brasil? Ora, isto é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem explicação! Ou será que tem? Seja como for, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Letra Como se explica, enfim, que o Ministério da Saúde tenha, recentemente, divulgado novas orientações para uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, no tratamento precoce de pacientes com COVID-19, no Sistema Único de Saúde (SUS), quando a própria World Health Organization informou que não há qualquer evidência científica, até o momento, de que esses medicamentos sejam eficazes, eficientes e seguros no tratamento da COVID-19, e que, por outro lado, por não serem seguros, poderão causar colateralidades gravíssimasssssss, inclusive, o que é pior, a cessação completa, definitiva e irreversível da vida do infeliz covidado? Não é à-toa nem a bangu que o Ilustríssimo Senhor Presidente Jair Bolsonaro, diagnosticado com COVID-19 e fazendo uso da hidroxicloroquina, como afirmou o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, faz 3 eletrocardiogramas por dia: um de manhã, outro depois do almoço e outro à noite. Tem um médico 24 horas ao lado do quarto dele e está permanentemente monitorizado. Tem um leito de CTI à sua disposição e uma ambulância na porta do Palácio. Ora, tudo isto também é como batom na cueca ou purpurina na calcinha: não tem uma explicação razoável! Ou será que tem? Seja como for, pelo que se viu acima, esta não é a realidade do cidadão comum. Por isto, índio não quer colar esquisito, nem apito, nem presente mais bonito, nem cloroquina, nem ir pro beleléu de COVID-19, nem comer sonho em padaria, nem passear de jet ski: o bororó, os familiares que perderam seus entes queridos e o Tribunal de Contas da União, humildemente, sem marola, só querem saber o porquê deste imbróglio à milanesa com salada de repolho! Tudo muito bem explicadinho e temperadinho! Dona Autoridade: dê uma moral pro Índio Bororó, pros familiares que perderam seus entes queridos e pro TCU!

 

 

 

Purpurina na Calcinha

Purpurina na Calcinha

 

 

 

Música de fundo:

Índio Quer Apito
Compositores: Haroldo Lobo de e Milton de Oliveira
Interpretação: Dennis

Fonte:

https://descargarmusica.me/mc-don-juan/faminha-no-x-videos

 

Páginas da Internet consultadas:

https://abcreporter.com.br/

https://www.pinterest.pt/pin/599893612841131419/?amp_
client_id=CLIENT_ID(_)&mweb_unauth_id=&simplified=true

https://revistaforum.com.br/politica/mandetta

https://medicina.ucpel.edu.br/

https://br.pinterest.com/pin/523191681709245216/

https://www.canstockphoto.com/

http://joaocguima.blogspot.com/2015/02/

http://www.rightforyourheart.com/

https://pixabay.com/pt/

https://br.pinterest.com/pin/355432595567946093/

https://coronavirus.atarde.com.br/620-mil-pessoas-receberam
-auxilio-emergencial-irregularmente-revela-relatorio-do-tcu/

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/06/24/tcu-
aponta-falhas-no-combate-do-governo-federal-a-covid-19.htm

https://www.em.com.br/app/noticia/

https://www.poder360.com.br/coronavirus/saude-gastou
-29-de-verba-destinada-ao-combate-da-covid-19-diz-tcu/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.