AVICENA
(Pensamentos e Reflexões)

 

 

Avicena

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Este estudo tem por objetivo oferecer para consideração e análise alguns pensamentos e reflexões de Avicena, que viveu sob a preocupação permanente de conciliar a Religião Muçulmana com a Razão e a Filosofia, isto é, de conciliar o texto alcorânico com o discurso filosófico.

 

 

Breve Biografia

 

 

Abu Ali Huceine Ibn Abedalá Ibn Sina (Afexana, perto de Bucara, cerca de 980 – Hamadã, Irã, 1037), conhecido como Ibn Sina ou por seu nome latinizado Avicena, foi um polímata persa que escreveu tratados sobre vários assuntos, dos quais aproximadamente 240 chegaram aos nossos dias. Em particular, 150 destes tratados se concentram em Filosofia e 40 em Medicina.

As obras mais famosas de Avicena são o Livro da Cura, uma vasta enciclopédia filosófica e científica, e o Cânone da Medicina, que era o texto padrão em muitas universidades medievais, entre elas a Universidade de Montpellier e a Universidade Católica de Leuven, ainda em 1650, apresentando um sistema completo de Medicina, em acordo com os princípios de Galeno e de Hipócrates.

Suas demais obras incluem, ainda, escritos sobre Astronomia, Alquimia, Geografia, Psicologia, Teologia Islâmica, Lógica, Matemática, Física e Poesia. Avicena é considerado o mais famoso e influente polímata da Era de Ouro Islâmica.

 

 

Alguns Pensamentos de Avicena

 

 

Avicena

 

 

Não há dúvida que há um Existente

 

O vinho é um amigo do moderado e um inimigo do beberrão.

 

Será culpa do vinho, se um tolo o bebe e tropeça nas trevas?

 

O conhecimento de qualquer coisa, dado que todas as coisas tem causas, não é adquirido ou conhecido por completo, a menos que seja conhecido por suas causas.

 

O que parece ser completo
sempre será incompleto.
O que parece ser definitivo
sempre será transitório.
O que parece ser imutável
sempre será impermanente.
Todo começo é inverossímil,
todavia, tem um término.
Portanto todo término é aparente,
pois, na verdade, é um recomeço.
As oitavas sempre mudam,
mas, a
Spira Legis é a mesma.
Se nunca houve um princípio,
como poderá haver um fim?

 

 

A conversa secreta [a Voz do Silêncio] é um encontro direto entre Deus [o nosso Deus Interior] e a [personalidade-]alma, abstraída de todas as restrições da(s) forma(s).

 

As causas segundas não têm influência nem ação alguma, se a Causa Primeira não agir sobre elas.

 

A [personalidade-]alma é distinta do corpo.

 

A imaginação é a metade da doença; a tranqüilidade é a metade do remédio; e a paciência é o começo da cura.

 

É preferível uma vida curta e larga do que uma vida longa e estreita.

 

Deus, o Ser Supremo, não é circunscrito pelo espaço nem tocado pelo tempo; Ele não pode ser encontrado em uma direção particular, e sua essência não pode mudar.

 

Está estabelecido nas ciências que nenhum conhecimento é adquirido a não ser através do estudo de suas causas e dos seus começos [relativos], se tiver havido causas e começos, nem completado exceto pelo conhecimento de seus acidentes e dos elementos essenciais que os acompanham.

 

Um médico ignorante é o ajudante-de-ordens da morte.

 

O mundo está dividido entre homens que têm inteligência e não têm religião e homens que têm religião e não têm inteligência.

 

Nunca deixe de dar o trízimo, doutor,
que eu garanto uma bênção de quebra pro senhor.

Compre um passaporte pro céu, doutor,
que eu garanto a salvação de quebra pro senhor.

Compre um milagrinho jeitoso, doutor,
que eu garanto um perdão de quebra pro senhor.

Compre H2O consagrada, doutor,
que eu dou um litro de quebra pro senhor.

Compre feijão mágico, doutor,
que eu dou um quilo de quebra pro senhor.

 

Aqueles que negam o Primeiro Princípio devem ser açoitados ou queimados até admitirem que não é a mesma coisa ser queimado e não ser queimado ou ser chicoteado e não ser chicoteado. [Esta sentença é simbólica, e, com tal, deverá ser lida e interpretada. Avicena jamais maltrataria uma barata.]

 

A Medicina considera o corpo humano como o meio pelo qual o ser humano é afastado da saúde e como ele poderá ser curado.

 

Você, que ignora o que o destino lhe preparou, possa Deus lhe tirar do seu torpor e abrir os seus olhos. Saiba que a riqueza que você junta ficará para os outros, e que somente a felicidade que você proporciona às pessoas pertence verdadeiramente a você.

 

O tempo faz esquecer as dores, extingue as vinganças, apazigua a cólera e sufoca o ódio, e, então, o passado é como se nunca tivesse existido. [Aí é que está o busílis. Enquanto vivermos presos ao passado, seus fantasmas nos atemorizarão; enquanto vivermos iludidos com o futuro, suas utopias nos encarcerarão. Não há passado, não há futuro; só há o .]

 

Seja prudente em tudo e saiba guardar zelosamente seu Segredo. Se você O guardar bem, Ele será seu escravo, se você O deixar escapar, Ele escravizará você.

 

Se alguém que lhe fez algo errado pedir o seu perdão, não hesite em esquecer o que essa pessoa lhe fez. [Mais do que perdoar, precisamos aprender a não julgar e, se for possível, compreender.]

 

Se eu não deixar marcas nos Corações dos homens, eles não se preocuparão comigo, e não os terei nem a favor e nem contra mim. [Que marcas? De Amor, de Bem, de Beleza, de Solidariedade, de Companheirismo, de Misericórdia, de Altruísmo, de Justiça, de Serviço, de Fraternidade...]

 

Assim como não devemos dar rédeas ao mau humor, da mesma forma devemos evitar lançar nossa ira sobre alguém simplório.

 

A ira que rapidamente se dissipa não engendra ódio.

 

É natural que aqueles que fazem algo sem refletir se arrependam mais adiante devido às conseqüências. [Arrepender-se dos erros e dos pecados devido às conseqüências é pouco, muito pouco; devemos evitar cometer os erros e os pecados. Mas, quando não há conseqüências, nem nos arrependemos nem conseguimos evitar o repeteco, porque nos falta a consciência do erro praticado. É por isto que a Lei da Causa e do Efeito, na imensa maioria das vezes, nos pega desprevenidos.]

 

Destino, esse cavalo indomável, é dócil somente para aqueles que sabem tirar proveito da experiência.

 

A mais vantajosa das boas ações é a caridade, e o melhor caráter é aquele que suporta todas as aflições sem se queixar. A pior das ações é a hipocrisia. O homem que não se eleva sobre a turba não permanece sem mácula.

 

Não podemos permanecer eternamente nesta Terra, e agir como desejaríamos; devemos nos erguer acima de toda insignificância e elevar nossa mente na Pura Filosofia. [A Pura Filosofia só advirá através da Iniciação. Nem a mais elevada razão humana poderá conhecer a Pura Filosofia, se não for através das Iniciações progressivas da G.'. L.'. B.'.]

 

O homem engana a si mesmo com ilusões, [miragens, manias, TOCs, desejos, cobiças, paixões, fantasias, delírios, crenças, dogmas, preconceitos etc.], porém, os dias passam e o tempo voa. [E a continua numa boa!]

 

Os pelos brancos da minha barba são sinais que anunciam a velhice, e me dizem que já não tenho muito tempo para gastá-lo em diversões e prazeres.

 

Todos temos a capacidade de sofrer e de ser feliz, porém, alguns tem uma predisposição congênita para tudo que traz sofrimento ou alegria.

 

A riqueza é volúvel: ela não conhece nem a lei e nem a medida.

 

O mundo foi feito para ser destruído, e fortalecido para ser esmagado. [Ciclos... Ciclos... Ciclos...]

 

As realidades que existem ou possuem o Ser independente de nós e de nossa ação ou O recebem de nós e da nossa atividade. O conhecimento das realidades, no primeiro caso, é o que denominamos “Filosofia Especulativa”, e, no segundo, “Filosofia Prática”. A finalidade do conhecimento especulativo é a aquisição de um conteúdo de pensamento que não se refere a ação [teoria], enquanto a finalidade do conhecimento prático é a de adquirir um conteúdo de pensamento relativo a ação [prática]. Deste modo, em relação à noção de ciência, o saber especulativo é o mais digno.

 

Deixar-se guiar pelas Verdades Uni[multi]versais é a única salvação. [Mas, onde estão essas Verdades Uni[multi]versais? Resposta: in Corde.]

 

Dizemos que as [personalidades]alma humanas são inteligentes em potência e, em seguida, se tornam inteligentes em ato. Tudo o que passa da potência ao ato se deve a uma causa em ato, que o faz passar da potência ao ato. Assim, há uma causa que faz nossas [personalidades]alma passarem da potência ao ato com respeito aos inteligíveis. Se a causa diz respeito à doação de formas inteligíveis, então, ela não é outra coisa que um intelecto em ato, ao qual pertencem os princípios das formas inteligíveis, que estão separados e a sua relação com as nossas [personalidades]alma é uma relação semelhante à relação entre o Sol e a nossa visão. Do mesmo modo que o Sol, em sua essência, é visível em ato e por sua luz que não é vista em ato é tornada visível em ato, é a relação deste intelecto com as nossas [personalidades]alma. Quando a faculdade inteligível olha para os particulares que estão na imaginação, brilha sobre [a faculdade inteligível] a luz do intelecto-agente [por meio] do nosso [intelecto], e [as coisas] abstraías da matéria e dos seus agregados são transformadas e impressas na [personalidade]alma racional. Não que, em si mesmas, elas sejam movidas da imaginação para o nosso intelecto, nem que os significados imersos nos agregados, que em si mesmos e com respeito à sua essência são abstratos, façam [algo] como elas mesmas, mas, no sentido em que se dedicar [aos particulares que estão na imaginação] predispõe a [personalidade]alma para que emane sobre ela, a partir do intelecto-agente, algo abstraído.

 

A Ciência Divina é aquela na qual se investigam as causas primeiras da existência natural da Matemática, e o que se relaciona a elas e o causador das causas e o princípio de princípios, que é a Divindade, exaltada seja Sua Glória.

 

Aquilo cuja Existência é necessária deve, necessariamente, ser uma Essência.

 

A largura da vida é mais importante do que a duração da vida. Eu prefiro uma vida curta com largura a uma vida estreita com comprimento.

 

Não existem doenças incuráveis apenas falta de vontade. Não existem ervas inúteis apenas a falta de conhecimento.

 

Os diferentes tipos de loucura são inumeráveis.

 

Há a loucura de
negar a Ciência.

Há a loucura de
negar a Vacina.

Há a loucura de
negar a Illuminação.

Há a loucura de
negar a Iniciação.

Há a loucura de
destruir a Ucrânia.

Há a loucura de
genocidar os ucranianos.

Há a loucura de
destruir a Faixa de Gaza.

Há a loucura de
matar os palestinos.

Há a loucura de
tentar anexar o Essequibo.

Há a loucura de
preconceituar os

Há a loucura de
postar a news.

Há a loucura de
negar a Liberdade.

Há a loucura de
negar os Direitos Humanos.

Há a loucura de
negar a Unimultifraternidade.

Há a loucura de
organizar a festa da Selma.

Há a loucura de
ser antidemocrata.

Há a loucura de
ser anti-republicano.

Há a loucura de
esquentar o Planeta.

Há a loucura de
desrespeitar o meio ambiente.

Há a loucura de
desrespeitar a 1ª Hierarquia.

Há a loucura de
desrespeitar a 2ª Hierarquia.

Há a loucura de
desrespeitar a 3ª Hierarquia.

Há a loucura de
viver ao invés de .

Há a loucura de
morrer ao invés de .

Há a loucura de
não ser ao invés de .

Há a loucura de
desrespeitar a si mesmo.

Há a loucura de
não saber que é louco.

 

Quanto mais brilhante for o relâmpago, mais rápido ele desaparecerá.

 

A oração é aquilo que permite à [personalidade-]alma realizar a sua Divindade. Através da oração, os seres humanos adoram a Verdade Absoluta e buscam uma recompensa eterna. A oração é a pedra fundamental da religião, e a religião é o meio pelo qual a [personalidade-]alma é purificada de tudo o que a polui. A oração é a adoração da Causa Primeira de todas as coisas, o Governante Supremo de todo o mundo, a Fonte de toda força. A oração é a adoração de Aquele cujo Ser é Necessário.

 

Quando você não conhece a natureza da doença, deixe-a com a Natureza. Não se esforce para apressar as coisas, pois, ou a Natureza trará a cura ou ela mesma revelará claramente o que realmente a doença é.

 

A Medicina é a ciência pela qual aprendemos os vários estados do corpo humano com saúde e quando não está com saúde, e os meios pelos quais a saúde, provavelmente, foi perdida e, quando perdida, eventualmente, poderá ser restaurada. Em outras palavras: a Medicina é a arte pela qual a saúde é conservada e a arte pela qual ela é restaurada depois de perdida. Enquanto alguns dividem a Medicina numa ciência teórica e numa ciência prática [aplicada], outros admitem que é apenas teórica, porque a vêem como uma ciência pura. Mas, na verdade, toda ciência tem um lado teórico e um lado prático.

 

Somente em Deus, a Essência e a Existência coincidem.

 

A dor é uma sensação produzida por algo contrário ao curso da Natureza, e esta sensação é provocada por uma de duas circunstâncias: ou uma mudança muito repentina de temperamento (o mau efeito de um temperamento contrário e desarmônico) ou uma solução de continuidade [quebra ou interrupção da normalidade].

 

A Medicina trata dos estados de saúde e doença do corpo humano. É um truísmo [verdade incontestável ou evidente por si mesma] da Filosofia que um conhecimento completo de uma coisa só pode ser obtido através da elucidação de suas causas e antecedentes, desde que, é claro, tais causas existam. Na Medicina é, portanto, necessário que as causas da saúde e da doença sejam determinadas e conhecidas.

 

É da natureza da Água se transformar em Terra, através de uma Virtude Terrena predominante; é da natureza da Terra se transformar em Água, através de uma Virtude Aquosa predominante. [Você percebeu que eu digitei Água e Terra com letras maiúsculas? Por quê? Porque, nesta sentença avicenista, os conceitos são Alquímicos, e não ordinários, triviais e convencionais. Portanto, sem errar, podemos admitir que, através do esforço, do mérito e do Bom Combate, é da natureza do nosso interior se transformar em Alquímico, através de uma Virtude Aurífera-Espiritual Iniciaticamente conquistada.]

 

A prática da Medicina não é o trabalho que o médico realiza, mas, é aquele ramo do conhecimento médico que, quando adquirido, permite formar uma opinião concertada sobre a qual basear o plano adequado de tratamento. [Eu, não sou médico, mas, arriscarei afirmar que só existe uma doença, que se manifesta de múltiplas e diferentes formas: a doença multimilenar da ignorância, que, efetivamente, apenas a ShOPhIa Iniciática poderá sanar.]

 

 

Gráfico Animado Simbólico

 

Quanto à essência mental, ela é encontrada até em crianças desprovidas de qualquer forma mental.

 

Um cavalo é simplesmente um cavalo. [Enquanto for um cavalo!]

 

Os sinais físicos do sarampo são quase os mesmos da varíola, mas, as náuseas e a inflamação são mais graves, embora as dores nas costas sejam menores.

 

Quando alguma coisa ficar muito tempo no sal, se tornará sal. Se alguma coisa ficar num lugar fedorento, se tornará fedorenta. E se alguma coisa persistir com um homem ousado, se tornará ousada, da mesma forma que se permanecer com um homem medroso, se torná temerosa. [Você se lembra do ditado dize-me com quem andas, e eu te direi quem és?]

 

A ciência e a arte abandonam sociedades nas quais não são respeitadas.

 

O conhecimento é o verdadeiro ornamento e a verdadeira dignidade do homem.

 

A nossa maior conquista é o altruísmo.

 

A ignorância leva ao medo, o medo leva ao ódio e o ódio leva à violência. [Foi por isto que, mais acima, eu disse que só existe uma doença – a multimilenar ignorância que se manifesta de múltiplas e diferentes formas.]

 

A cura para a ignorância é a educação.

 

A única Verdadeira Sabedoria está em saber que você não sabe nada.

 

 

A [personalidade-]alma é o poder pelo qual um ser humano se define. Ela tem a capacidade de afetar o corpo.

 

O maior de todos os grandes atos é o Ato de Bondade.

 

Aquele que não sabe, e não sabe que não sabe, é um tolo; evite-o. [Você já reparou que todos os que nada sabem pensam que sabem? O maior perigo da existência é não sabermos e achar que sabemos. Foi não-sabendo-pensando-que-sabia, que Adolf Hitler quase destruiu a Humanidade e o Planeta. É não sabendo pensando que sabem que tanto o Don Putin está destruindo a Ucrânia quanto o Don Bibi está destruindo a Faixa de Gaza.]

 

 

 

O propósito da vida não é ser feliz. É ser útil, ser honrado, ser compassivo, ou seja, fazer alguma diferença [para melhor] por estarmos vivendo. [Eu já disse zilhões de vezes que milagres não existem. Mas, se houver uma exceção para esta Regra Unimultiversal, esta exceção é a vida.]

 

A verdadeira medida de um homem é como ele trata alguém que não pode lhe fazer absolutamente nenhum bem. [Uma medida ainda maior é como tratamos alguém que nos fez um mal, seja qual for este mal.]

 

A maior riqueza é viver contente com pouco.

 

 

 

A maior inimiga da Sabedoria não é a ignorância, mas, é, sim, a ilusão da Sabedoria.

 

Ilusão da Sabedoria
(Animação Simbólica)

 

A maior força de uma pessoa reside na capacidade de ser paciente com os outros e consigo mesma.

 

Paciência
(O maior conselho que um velho Alquimista deixou aos interessados na Arte-ciência da
Alquimia foi:
Paciência, Esperança, Trabalho. Outro Grande Adepto do século XV, em carta
a seu filho, recomendou:
A Paciência é a Escada dos Filósofos, e a Humildade a Porta do seu Jardim.
In: As Mansões Filosofais/Les Demeures Philosophales,
de autoria de Fulcanelli.)

 

As idéias poderosas estão no seu bolso.

 

Ouvir bem é um meio de comunicação e de influência tão poderoso quanto falar bem.

 

A mente que for ampliada por uma nova experiência nunca poderá voltar às suas antigas dimensões. [Por isto, ser solidário com a ignorância é uma impossibilidade!]

 

 

A felicidade não é a ausência de problemas; é a capacidade de lidar com eles.

 

O propósito da oração não é mudar a mente de Deus, mas mudar o nosso Coração.

 

O sucesso não é medido pelo que você realiza, mas, pelos obstáculos que você supera ao longo do caminho.

 

A pessoa mais forte não é aquela que consegue controlar os outros, mas, sim, aquela que aprendeu a controlar a si mesma. [Se Hitler, Mussolini e Stalin tivessem sabido isto... Se o Putin e o Bibi aprenderem isto...]

 

É melhor ter um Coração sem palavras do que palavras sem Coração.

 

A verdadeira arte da conversação não é apenas dizer a coisa certa na hora certa, mas, principalmente, deixar de dizer a coisa errada no momento tentador.

 

Não discuta com um tolo, pois, os espectadores, talvez, não consigam perceber a diferença.

 

O maior presente que poderemos dar a alguém é o nosso tempo e a nossa atenção.

 

A bondade é como um bumerangue; sempre volta para você. [Mas, não devemos ser bondosos esperando que a bondade retorne para nós. Isto é um imperativo/comportamento hipotético. Devemos ser bons porque devemos ser bons. Simples assim. Ponto final.]

 

 

Não tenha medo de caminhar sozinho, pois, muitas vezes, é a única maneira de se encontrar verdadeiramente. [Só em Silêncio encontraremos o que estamos procurando e nos encontraremos de fato. Logo, o Silêncio não casa com multidão nem com acompanhamento.]

 

A melhor maneira de se encontrar é se perder no Serviço aos outros.

 

 

Acredite em você e em tudo o que você é. Saiba que existe ALGO dentro de você que é maior do que qualquer obstáculo.

 

O maior ato de amor é perdoar.

 

A única Beleza duradoura é a beleza do Coração.

 

 

 

 

Música de fundo:

Askin Aldi Benden Beni

Fonte:

https://archive.org/details/SufiMusicOfTurkey2/Askin_Aldi_Benden_Beni.mp3

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.bookey.app/quote-author/avicenna

https://pt.pngtree.com/

https://gifer.com/en/gifs/mind

https://dribbble.com/shots/7498621-Patience

https://br.pinterest.com/pin/320318592243959260/

https://www.dreamstime.com/illustration/fat-rich-man.html

https://gifer.com/en/gifs/donkey

https://quotefancy.com/avicenna-quotes

https://hum.life/blogs/news/sacred-geometry-the-power-of-triangles

https://www.azquotes.com/author/684-Avicenna

https://www.brainyquote.com/authors/avicenna-quotes

https://filosofiadoinicio.com/avicena/

https://www.polbr.med.br/ano16/cpc0716.php

https://citacoes.in/autores/avicena/

https://super.abril.com.br/historia/e-preferivel-uma-vida
-curta-e-larga-do-que-uma-vida-longa-e-estreita-avicena

https://www.pensador.com/autor/avicena/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Avicena

https://pt.wikiquote.org/wiki/Avicena

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.