AVC

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

O Acidente Vascular Cerebral (acrônimo: AVC) ou Acidente Vascular Encefálico (acrônimo: AVE), vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sangüíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e deficiência visual súbita de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.

 

Trata-se de uma emergência médica que pode evoluir com seqüelas ou morte, sendo a rápida chegada no hospital importante para a decisão terapêutica. No Brasil, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares (cerca de 1 a cada 3 casos), com o AVC representando cerca de 1/3 das mortes por doenças vasculares, principalmente em camadas sociais mais pobres e entre os mais idosos. É o problema neurológico mais comum em algumas partes do mundo gerando um dos mais elevados custos para as previdências sociais dos países.

 

Dentre os principais fatores de risco para o AVC estão: idade avançada, hipertensão arterial (pressão alta), tabagismo, diabetes, colesterol elevado, acidente isquêmico transitório (AIT) prévio, estenose da válvula atrioventricular e fibrilação atrial.

Fonte desta introdução:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_vascular_cerebral

 

Bem, eu recebi um e-mail do meu filho com um PowerPoint sobre este assunto, e estou divulgando. Entretanto, como não sou médico, recomendo a você que pergunte a um médico se o conteúdo do texto está correto. Para ler o PowerPoint, por favor, clique AQUI.

 

Página da Internet consultada:

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/notas/
ministerio-publica-novo-protocolo-sobre-avc/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.