REFLEXÕES DE OURO
(Máximas Sobre a Liberdade)

(Fragmentos e breves comentários acerca de um Discurso de
+Vicente Velado O Preço da Liberdade é a Eterna Vigilância)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

Música de fundo: Ne Keer (Once Upon a Time)
Fonte:
http://www.bertelmusic.be/Choral.htm

 

 

 

 

 

Algumas Ordens e Fraternidades R+C usam apenas três letras "L" em suas saudações (Light, Life, Love), enquanto os Illuminati e os Thelemitas fazem questão das quatro (Light, Life, Love, Liberty).

 

 

 

Para os Rosacrucianos, que usam apenas três "L" (relativos a Luz, Vida e Amor), a questão é um pouco mais complexa. Eles consideram que Luz, Vida e Amor formam o Triângulo Sacrossanto expresso pelo 'Shekinah', o qual produz precisamente a Liberdade, como atributo do exercício da vida sob vigilância para que esta seja sempre uma Vida sob a Luz Eterna para o exercício pleno do Amor Incondicional.

 

 

A liberdade individual está sempre sob a injunção de não interferir com a liberdade do próximo...

 

 

A Liberdade não é algo estático e aferrado a princípios fundamentais tidos como imutáveis. É, antes, algo dialético, e está sempre, permanentemente, na busca de sua plenitude, constituindo-se, na sociedade, no exercício da cidadania e na perseguição da meta democrática como algo realmente factível e não apenas teórico.

 

 

A Democracia não pode ser um fim em si mesma e deve ser, antes de qualquer coisa, um meio de produção da liberdade.

 

 

Perante a Justiça dos Justos, Liberdade e Vigilância devem funcionar como dois pilares que guardem o Portal da Evolução.

 

 

Sempre demonstrando a mais abjeta subserviência às forças das trevas, que dirigentes políticos e religiosos têm esmagado sem piedade os humildes para acumular riquezas. Para isso, subvertem a Ética e minam os bons valores latentes nos homens através da disseminação das drogas e da apologia ao egoísmo, destruindo as lideranças idealísticas civis, militares e religiosas.

 

 

Como agir de forma efetiva? Isto se faz de três formas distintas e simultâneas:

1) Dando o exemplo.
2) Orando por todos os seres.
3) Praticando a Caridade (Lembrem-se de que praticar a Caridade implica necessariamente em abdicar de algo que se possui em favor de outrem, necessitado).

 

 

É na Ética que repousa a chave da harmonização em todos os planos. Os Avatares têm ensinado a sua aplicação prática e todos fecham questão em um ponto comum: não é possível tergiversar. Não se pode ser honesto na medida do possível, não se pode ser autêntico conforme as conveniências; há que se exercer a Ética na íntegra, e, para que isso se efetive de modo profícuo, é preciso ter sempre em mente que "O Preço da Liberdade é a Eterna Vigilância". Buda e Jesus não legaram religiões à Humanidade: prescreveram, verbalmente, códigos de Ética. (Grifo meu).

 

 

 

A Globalização é ótima para o Primeiro Mundo e uma maldição para o Terceiro Mundo.

 

Não se deixem corromper. Lembrem-se sempre de que se a Terra é um plano de expiação, pode ser também um plano de redenção. Mas, isso só se tornará possível com o exercício da sincera Caridade, como a praticada por Madre Teresa de Calcutá, para citar um exemplo recente.

 

 

Orai e vigiai, meus irmãos e irmãs. Orai para que haja harmonização e vigiai para que os sabotadores não possam alcançar seus propósitos escusos, extinguindo a Liberdade.

 

 

Uma das características do Movimento Rosacruz autêntico tem sido exatamente esta: o combate permanente às ameaças contra a Ética.

 

 

Ora, um Deus com personalidade não seria único, pois para que serve a personalidade senão para distinguir um ser de outro?

 

 

O papel das Ordens Rosacruzes tem sido o de desenvolver esta Consciência (ter o discernimento advindo da certeza interior de que se está realmente no caminho certo), não fabricando-a por algum processo, mas abrindo as portas da percepção através do estudo gradativo, metódico, persistente, sagrado. Nesse particular devo enfatizar o papel da AMORC, com mais de 200 mil membros, presente em todos os países civilizados.

E assim, saúda a todos nós o Frater +Vicente Velado:

 

 

*   *   *

 

BREVÍSSIMOS COMENTÁRIOS

 

Essas máximas não precisavam ser comentadas. São verdades eternas por si mesmas. Mas acho que devo fazer alguns breves comentários, até porque, como Rosacruz, não posso ficar em silêncio. Devo, sempre que possível, dar a minha contribuição. Assim, acho que a melhor contribuição que posso oferecer é falando um pouco de mim.

Francamente, eu só compreendi (ou penso que compreendi) o significado real do que é Liberdade há relativamente pouco tempo. E se eu pudesse resumir esse entendimento, eu diria que para se estar Livre é necessário não querer e não precisar de nada. Isso inclui, por mais paradoxal que possa parecer, o justo desejo de se tornar imortal no seio da Luz Eterna. Aquele que vive em conformidade com as Leis que regulam a vigência e a permanência da Luz Eterna não se preocupa com Ela. Ela (em parte) está nele, como ele está Nela in actu.

Quando alguém, por mais honesto e místico que seja, se preocupa e vive em função de alcançar a Luz Eterna, pode acabar, involuntariamente, resvalando para pensamentos e atitudes hipotéticas. Isso é muito perigoso, porque poderá causar uma distorção na pureza do Estado Místico. Quem refletir profunda e desapaixonadamente sobre isso que acabei de enunciar chegará à mesma conclusão.

 

 

O nada desejar implica em exclusivamente viver em harmonia com o que o ente considera como o Summum Bonum. Só isso. É preciso que se entenda, entretanto, que o Summum Bonum é, enquanto nós estamos. Essa é diferença que não será jamais superada, e que não pode ser jamais esquecida. De qualquer forma, quem percebeu ou sentiu uma ponta desse estado excelso, não pratica a caridade; é a Caridade. Não pratica a misericórdia; é a Misericórdia. Não pratica o bem; é um reflexo do Bem. Isso se torna natural em sua personalidade e ele não faz esforço para proceder harmoniosamente. O esforço é um estágio anterior ao estado de harmonia. Por isso, entendo que as reflexões do Frater +Velado são no sentido de que, assuntivamente, após o Místico se exercitar na eterna vigilância, ele acabará realizando essa vigilância in corde, de tal forma que, quando desliza, imediatamente recupera seu estado anterior de Paz e Bem. Por outro lado, por ter desenvolvido um sentido especial de percepção, combate com justiça e com tranqüilidade as maldades e as corrupções do Mundo. Sabe que eventualmente indignar-se não significa perder o controle. E, em sua eventual indignação, combate o Bom Combate diariamente. Isso, conforme disse, só compreendi plenamente há pouco tempo, e estou longe de manter esse estado de maneira concertada e permanente. Mas me esforço sem parar. Mas sei também que um dia não precisarei mais me esforçar para ser o que estou projetando ser.

Então, efetivamente, penso que tudo ficará pela metade enquanto nós não nos libertarmos dos desejos. Quaisquer desejos. Inclusive os legítimos desejos de praticar o bem, de ser honesto e de mergulhar na Eterna Luz.

Por outro lado, a construção do nosso Mestre-Deus interior embute necessariamente a ausência de qualquer sentimento de separatividade e de isolamento. Por isso, é em meio à miséria e ao escândalo que devemos e poderemos prestar nossos melhores serviços sem nada desejar. Nem sequer o reconhecimento Daqueles que julgamos ser os Mestres Cósmicos. Esse é o esforço sobre o qual temos que emprestar nossos melhores esforços.

 


Em 15 de Maio de 2005, 6245 AFK, a
Ordo Svmmvm Bonvm informou que acabou de lançar na Internet um novo domínio internacional para sediar a ORDO ILLUMINATI AEGYPTORUM (Ordem dos Iluminados de Khem). Para visitar este novo domínio, clique no link abaixo:

 

http://ordoilluminatorum.net/