Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Max Heindel e Augusta Foss-Heindel

           Max Heindel
             Augusta Foss-Heindel

 

 

 

 

Objetivo do Trabalho e Metodologia

 

 

 

Este despretensioso trabalho teve por objetivo garimpar alguns fragmentos do pensamento e das reflexões Rosacruzes de Augusta Foss-Heindel.

 

Desta vez, procurei elaborar o trabalho direcionando-o mais para os leitores que desconhecem o Rosacrucianismo, pois se, nesta oportunidade, eu tivesse que aprofundá-lo, ele se tornaria incapaz de produzir o efeito pretendido – que é, basicamente, informar e oferecer uma primeira reflexão para espiritualistas não-Rosacruzes. A abordagem dos assuntos discutidos por Augusta é extremamente densa e, de certa forma, é muito difícil para um não-Iniciado compreendê-la. Isto explicado, fica evidente que, para Rosacruzes, de qualquer vertente, este texto será de pouca valia, valendo mais como uma espécie de revisão ou de revisitação. O que eu realmente desejo é que este estudo possa, de alguma forma, ser útil, pois de coisas conservadoras, atrasadas e inúteis estamos todos saturados e enfastiados.

 

Todas as páginas consultadas para a elaboração do texto estão listadas abaixo.

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Augusta Foss nasceu em Mansfield, Ohio, filha de William Foss e Anna Marie Richt, às 5:15 horas da tarde de 27 de janeiro de 1865. Augusta começou a estudar filosofia oculta e astrologia em 1898. Inicialmente esteve associada à Ordem dos Hermetistas e posteriormente à Sociedade Teosófica, servindo como bibliotecária.

 

Foi no outono de 1903, durante uma conferência de C. W. Leadbeater, no Blanchard Hall, em Los Angeles, que Max Heindel conheceu Augusta Foss, a mulher que nos anos seguintes se tornaria sua inspiração espiritual, e que foi instrumental no interesse de Max Heindel pela ciência da Astrologia, na qual foi, mais tarde, reconhecido como um dos maiores astrólogos esotéricos do século XX e um dos responsáveis pelo renascimento desta ciência no mundo ocidental.

 

Augusta ensinou Astrologia a Max Heindel, antes de se casarem, em 1910. Liderou o Movimento Rosacruz, na Califórnia, ao lado de seu marido, assumindo a direção da The Rosicrucian Fellowship após a transição de Max Heindel aos planos superiores, em 1919. Escreveu A Mensagem das Estrelas e Astrodiagnose, com Max Heindel, e outros livros como A Evolução do Homem Segundo a Filosofia Rosacruz, Memórias de Max Heindel e da Fraternidade Rosacruz e A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, prefaciado por Manly P. Hall, que também iniciou seus estudos em Astrologia sob a direção desta iluminada e competente instrutora. Foi editora da revista Rays From the Rose Cross, publicando artigos esclarecedores no campo da Astrologia e do Esoterismo Cristão.

 

Passou ao Oriente Eterno no dia 15 de maio de 1949, na primavera, após uma existência frutífera dedicada ao Idealismo Rosacruz.

 

 

 

 

Pensamentos Augustinos

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu sabia que era muito perigoso deixar o corpo físico, conscientemente, durante uma doença porque o corpo etérico está, então, muito enfraquecido e o cordão prateado poderá se romper facilmente. A morte, nestas condições, causa tanto sofrimento quanto a morte pelo suicídio. Portanto, os Auxiliares Invisíveis aconselham a permanecer nos corpos físicos quando estamos doentes. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Ainda que Cristo nasça mil vezes em Belém, se não nascer dentro de ti próprio, a tua alma estará perdida. E não verás a Cruz no Gólgota a menos que ela se tenha erguido dentro de ti. (Angelus Silesius, apud Augusta Foss-Heindel).

 

 

 

 

Há nove graus na Escola dos Mistérios Menores. O primeiro grau corresponde ao Período de Saturno e os exercícios correspondentes são feitos aos sábados, à meia-noite. O segundo grau corresponde ao Período Solar e o seu ritual próprio é celebrado aos domingos à meia-noite, ou seja, o dia do Sol. O terceiro grau corresponde ao Período Lunar e é comemorado à meia-noite de segunda-feira; e assim, sucessivamente, com o resto dos primeiros sete graus; cada um corresponde a um Período e tem, por isto, o dia apropriado para a sua celebração. O oitavo grau é celebrado nas noites de Lua Nova e de Lua Cheia e o nono grau nos solstícios do Verão e de Inverno. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Algumas das histórias do Antigo Testamento, se tomadas literalmente, são verdadeiramente imorais.

 

As várias formas de visão, além da visão física, são: a etérica ou raio-X; a visão da cor, que abre o Mundo do Desejo; e a visão tonal, que revela a Região do Pensamento Concreto. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Como deve viver uma pessoa? A vida, para ser vivida, é da pessoa; é seu próprio caminho, só ela o pode percorrer. Por isto, aconselhamos que, em Silêncio, a pessoa, freqüentemente, sente em comunhão com seu Deus Interior. Ele a guiará; e, assim, não errará no caminho.

 

Quanto mais forte for a nossa saúde, tanto mais apegados estaremos ao mundo físico e menos capazes estaremos de entrar em contato com as regiões espirituais. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Quanto mais dura for a luta, mais depressa cresceremos. Quanto mais avançarmos no caminho e mais nos elevarmos, mais severas serão as lições que receberemos.

 

A edificação da parte espiritual da nossa natureza traz, muitas vezes, distúrbios para o corpo físico; este se torna muito mais sensível às condições do ambiente e, portanto, o resultado pode ser um esgotamento. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Enquanto neste mundo físico é necessário investigar com a finalidade de encontrar alguma coisa, na quarta subdivisão da Região do Pensamento Concreto1 é a voz de cada arquétipo que toca nossa consciência espiritual e que leva consigo o conhecimento do que o próprio arquétipo representa. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

O mundo em que vivemos está baseado no princípio do tempo, enquanto nas altas regiões dos arquétipos tudo é um eterno agora. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

A Fraternidade Rosacruz ensina que o maravilhoso organismo, que se chama corpo humano, é governado por leis naturais imutáveis e, portanto, toda doença é o resultado da violação intencional ou ignorante das leis da Natureza. Assim sendo, as pessoas ficam doentes porque, nesta vida terrena ou em outra vida anterior, descuidaram-se dos princípios fundamentais que mantêm a perfeita saúde do corpo e, se desejarem reaver e conservar a saúde, devem aprender a entender esses princípios e regular seus hábitos diários, em conformidade com eles.

 

Christian Rosenkreuz é o Décimo Terceiro membro da Ordem Rosacruz, e devemos advertir que somente os Irmãos da Ordem têm o direito de se chamarem Rosacruzes.

 

 

 

 

Quando necessário, sete dos Irmãos da Ordem Rosacruz vêem ao mundo, aparecendo como homens na Humanidade ou trabalhando nos seus veículos invisíveis com ou sobre outros seres, de acordo com as necessidades. Mas deve ficar bem claro e lembrar sempre que Eles nunca influenciam uma pessoa contra sua própria vontade ou seus desejos, mas procuram aumentar e fortalecer o bem onde o encontram. Quando algum dos sete Irmãos está trabalhando no mundo, ele usa um corpo material como qualquer pessoa.

 

Todo verdadeiro desenvolvimento, no homem, acontece quando a cabeça e o Coração trabalham juntos em harmonia.

 

O Átomo-semente (o assento da Consciência), localizado no ventrículo esquerdo, perto do ápice, é a única coisa que o Espírito leva consigo de vida para vida... Na morte, este pequeno Átomo-semente – este Livro da Vida – permanece estável.

 

Cinco dos Irmãos da Rosacruz nunca deixam o Templo, e, ainda que possuam corpos físicos, todo o seu trabalho é feito a partir dos mundos internos. Ainda que os Irmãos Maiores sejam seres humanos, eles estão muito mais evoluídos e muito acima da nossa própria e atual condição espiritual.

 

O Templo Rosacruz possui uma força extraordinária e não pode ser comparado com qualquer outra construção. A atmosfera áurica que envolve e interpenetra a casa onde os Irmãos Maiores vivem está tão impregnada de espiritualidade, que muitas pessoas não se sentem bem ali.

 

A indolência, um estudo fácil e uma contemplação estática não atrairão a atenção de um Mestre.

 

Os segredos da verdadeira Iniciação não podem ser revelados porque ela não é uma cerimônia externa, mas uma experiência interna. Realmente, não existem palavras humanas que possam explicar, adequadamente, o que seja uma experiência espiritual desta natureza e desta magnitude. Enfim, a verdadeira Iniciação é uma experiência interna pela qual os poderes latentes que foram amadurecidos pelo aspirante são transformados em energia dinâmica, que ele depois aprende a usar.

 

O Cristo tem a seu cargo a evolução humana, durante o presente Grande Ano Sideral, de aproximadamente 26.000 anos.

 

É um fato indiscutível para os místicos que a peregrinação evolutiva da Humanidade está indissoluvelmente unida às Hierarquias Divinas que regem os planetas e os signos do Zodíaco, e que a passagem do Sol e dos planetas através dos doze signos zodiacais marca o progresso do homem no tempo e no espaço.

 

Quando os seres de um planeta alcançam um determinado grau de evolução, o planeta se converte em un Sol – o centro fixo de um sistema solar. Quando os seres em questão desenvolvem um grau maior ainda, e, conseqüentemente, alcançam sua máxima espiritualidade, este Sol se expande em um Zodíaco e se converte, por assim dizer, na matriz de um novo sistema solar. Este entendimento evidencia que as grandes Hierarquias Espirituais que estão guiando nossa evolução agora tiveram seu treinamento para este caminho em esquemas anteriores de manifestação. Desta forma, o que estas Hierarquias Espirituais estão fazendo agora por nós, nós haveremos de, algum dia, fazer para os outros. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Há uma máxima mística que ensina que quanto mais baixo na escala da evolução um ser se ache posicionado, mais responde aos raios planetários e vice-versa; quanto mais acima ascende na escala do desenvolvimento, mais domina e rege suas estrelas, libertando-se das forças que sobre ele mantêm as Hierarquias Divinas... As estrelas inclinam, porém, não obrigam.

 

De todas as forças que mantêm o mundo em cadeias, o homem só se libertará de si mesmo quando adquirir seu próprio controle. (Goethe, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Os Sete Portadores de Luz ou os Sete Espíritos ante o Trono são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano.

 

Os raios que nos vêm diretamente do Sol produzem uma iluminação espiritual; os raios refletidos de outros planetas nos dão una adição de consciência e de desenvolvimento moral; os raios refletidos da Lua nos dão crescimento físico.2

 

Um Deus pode amar sem cessar; porém, sob as leis do livre-arbítrio, os mortais necessitam, em medida variável, tanto de penas como de dores.

 

A enfermidade pode ser classificada sob dois títulos: latente e ativa. Os 'sintomas' nos dão os indícios da doença que se encontre em processo de materialização. As tendências latentes para uma enfermidade estão indicadas pelas turbulências planetárias no horóscopo ao nascer. Em alguns casos, tais turbulências poderão permanecer latentes durante toda a vida, devido a que o nascido tenha vivido de tal modo que não tenha causado no corpo nenhum esforço que tenha dado oportunidade aos planetas para materializar sua latente debilidade congênita.3

 

A enfermidade é realmente uma falta de harmonia entre o espírito e a personalidade, um conflito entre o Homem Superior e o homem inferior.

 

Nunca prediga a hora da morte de um enfermo. Se se prediz a morte de um paciente, o 'profeta' poderá se converter em seu verdugo, e, ante Deus, será responsabilizado por tão grande erro.

 

Durante a primeira metade da vida – especialmente durante a infância – a Lua tem sua máxima influência; durante a última metade é o Sol que prepondera.

 

 

 

 

O período do quarto minguante, isto é, do plenilúnio ou Lua cheia à Lua nova, é o mais favorável para o trabalho esotérico-espiritual, porque, em tal fase, a influência do Sol é máxima.

 

 

Lua em Quarto Minguante

 

A Lua rege as enfermidades agudas e o Sol as crônicas.

 

A Lua tem maior influência sobre a saúde da mulher, assim como o Sol tem sobre a do homem.

 

Nada se perde no Universo de Deus.

 

Muitos sabem que há uma relação muito íntima entre a cor e o som, e que quando se toca uma certa nota aparece simultaneamente a cor correspondente. Assim é também o mundo celeste. A cor e o som estão presentes, mas o som é que origina a cor. Por isto se diz que este é especialmente o mundo do som, e este som é o que constrói todas as formas do mundo físico. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Como tem respondido o homem aos ensinamentos superiores que o Cristo predicou durante o seu curto ministério de três anos e meio em que ocupou o corpo de Jesus? O homem agradeceu-Lhe? Melhorou? Expressou amor fraternal e desinteressado? Como se encontra esta Terra? O que fez o homem para a melhorar? O reino cruel de Jeová terminou ou o homem continua a procurar a paga de olho por olho? Quando olhamos à nossa volta e observamos a crueldade e o egoísmo dos povos de todas as nações, quando estudamos os hábitos das pessoas em geral, inclinamo-nos a acreditar que o reino marcial de Jeová ainda não terminou.

 

O corpo físico, por si mesmo, é um dos maiores mistérios, pois nele está contido, em estado condensado, solidificado e corpóreo a verdadeira essência do que formará parte da substância do Homem Espiritual. Este é o segredo secretíssimo da Pedra Filosofal.4 (Paracelso, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Segundo as ensinanças Rosacruzes, o sangue é um gás e não um líquido, como afirma a ciência. Quando a espinha dorsal é observada por alguém com a visão espiritual desenvolvida, o gás espinhal aparece como uma corrente fina de luz, cuja cor difere segundo o temperamento e a personalidade do homem.

 

A glândula pineal (ou epífise neural) do homem sensual que malgasta seus fluidos vitais é muito pequena; por outro lado, na criança e no adulto que vive uma vida casta este órgão é maior.

 

A conservação dos fluidos vitais e a vida casta fortalecem o cérebro, e as glândulas pineal e pituitária (ou hipófise) se tornam maiores; mas, no sensualista se atrofiam.

 

A religião verdadeira não se anuncia com tambores e apitos, não se expressa com uma gritaria ruidosa. Os verdadeiros embaixadores de Cristo são os que carinhosa, consagrada e humildemente trabalham entre o povo, servindo e ministrando aos enfermos e a todos os que sofrem.

 

Se cada alma de inclinação espiritual fizer com que a sua própria vida seja pacífica, será possível erradicar as guerras. Se pudéssemos viver todos juntos em harmonia, então, os éteres estariam interpenetrados de paz. Esta é a obra que terminantemente tem que fazer aquele que busca a verdade – tem que se converter em um centro radiante de paz, porque só então poderá o mundo se restabelecer em paz.

 

O desenvolvimento espiritual vem de dentro; nenhum estorvo exterior pode parar a verdadeira paz e determinação da alma no seu desenvolvimento interno.

 

A Humanidade encontra-se em uma encruzilhada; tem que escolher entre a vida mundana e a vida espiritual. Guerras, egoísmo e fome são o preço que os homens têm que pagar pela sua negligência e pelos seus sofismas. Não é o castigo de um Deus irado que trouxe estas coisas para o mundo, mas os nossos próprios atos pecaminosos e de rebeldia contra a Lei de Conseqüência, isto é, de Causa e Efeito.

 

 

 

 

A aflição sempre recorda o homem de que não pode continuar a quebrar as Leis de Deus sem se expor aos resultados do seu egoísmo.

 

A idéia do eu e do meu converteu-se no Deus da Humanidade. Até que o homem aprenda a lição do reto viver – que é o único proceder próprio da criatura feita à imagem de Deus – terá que padecer. Claro que não é Deus quem castiga; o homem é castigado-educado pela reação dos próprios pecados e por causa deles. Ele é o seu próprio verdugo. É responsável pelas condições do mundo de hoje, e até que aprenda a viver uma vida de amor, as suas lições serão aprendidas através do sofrimento, e a Humanidade continuará a gemer sob a quantidade de 'karma' nacional e individual as justas dívidas já vencidas.

 

Enquanto os homens estiverem em diferentes graus de evolução, uns mais atrasados, outros mais adiantados mental e espiritualmente, enquanto se mantiverem estas diferenças de desenvolvimento na Humanidade, haverá necessidade de diferenças de expressão religiosa e espiritual.

 

Santa Ceia realiza-se, na verdade, sempre que partilhamos algo que o outro necessita. Não se trata do que damos, mas do que compartilhamos, pois a dádiva sem o dador é mesquinha. O que se dá a si próprio, com o seu amor, alimenta três: a si próprio, ao seu vizinho faminto e a Mim. (A Visão de Sir Launfal, James Russell Lowell, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Não existem métodos rápidos para o desenvolvimento espiritual. Assim como é preciso que o homem trabalhe para progredir no mundo dos negócios, assim como é necessário que estude e que se empenhe durante largos anos antes que possa esperar ter êxito, também é assim com aquele que busca a verdade. Nunca pode esperar se elevar sob a orientação de um presumível Mestre.

 

O vulgo não está pronto para renunciar à vida dos sentidos; não tem vontade de abandonar o alimento que gratifica a natureza física e de trocá-lo pelo alimento espiritual. Mas, para todos os que não têm vontade de escutar, para quem os prazeres dos sentidos são tão fortes, chegará o dia em estarão na mesma condição das cinco virgens imprudentes – na parábola de Cristo – que saíram ao encontro do noivo sem ter as candeias cheias com azeite. Esta candeia do espírito tem que se manter cheia com azeite de amor e de serviço; de outro modo, ficaremos lá fora, nas trevas, como ficaram as virgens insensatas da parábola.

 

Ainda que seja verdade que os Senhores do Destino nos tragam as dívidas que ainda não pagamos e exijam o seu pagamento, estão sempre a colocar diante de nós, diariamente e a toda a hora, oportunidades, que, se as aproveitarmos, nos trarão grandes benefícios. O que os Senhores do Destino requerem de nós é que respondamos desinteressadamente, com boa vontade e deixemos os nossos desejos egoístas, os nossos sentimentos pessoais, e trabalhemos para o bem geral, o que ajuda muitas pessoas, em vez de atender apenas às nossas necessidades e aos nossos desejos pessoais.

 

Somos os construtores dos nossos próprios destinos.

 

O homem é um Deus em embrião.

 

Temos pagado as nossas dívidas à Humanidade? Temos sido ponderados, bondosos e atentos ao bem-estar dos outros? Ou temos estado a afastar os nossos irmãos do caminho que conduz ao êxito, forçando-os a entrar nas correntes das moléstias e das privações, enquanto nós nos posicionamos em uma situação melhor?

 

Quando – oh!, quando! – despertará o homem para as suas responsabilidades divinas?

 

Todos os indivíduos que estão no caminho do esforço espiritual têm que rejeitar o velho e responder às novas e mais altas vibrações, e esta rejeição é dolorosa. Pode comparar-se à mãe que sofre as leis do parto a fim de trazer um outro ego à vida terrena; mas depois da agonia chega o momento em que o amor de mãe transborda em uma grande gratidão pelo nascimento do seu filho. É assim o deleite do neófito, um deleite que sobe ao Coração, um deleite que apenas pode ser sentido mas não descrito. É um deleite semelhante porque, para ele, nasceu também um Menino no Coração, o Santo Menino, o Cristo, que aparece à pessoa que, por uma vida imaculada, pelo sofrimento e pelas dificuldades, se dedicou ao Serviço da Humanidade.

 

Mas Eu vos digo: amai os vossos inimigos, bendizei os que vos amaldiçoam, fazei bem a quem vos maltrata, orai pelos que vos perseguem. (Evangelho de São Mateus, V, 44, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Os Senhores do Destino ou os Líderes da Humanidade – que a partir dos Planos Interiores guiam o caminho da busca espiritual – trabalham em grupos, tal como nós fazemos no plano físico. Cada nação ou grupo de pessoas é dirigido, desde os Planos Interiores, pelos guias espirituais especiais, os quais têm a direção do seu modo particular de desenvolvimento, dando aos seus discípulos, no plano físico, os métodos para o emprego dos seus esforços que lhes sejam mais adaptados. Não trabalham uns contra os outros, mas quando um discípulo de qualquer escola insiste em seguir vários métodos, tomando, por exemplo, um mantra de uma organização e uma invocação de outra, este discípulo se priva, então, da orientação direta dos seus líderes espirituais. Quando uma organização formula um certo mantra, este é para uso dos seus discípulos particulares, os que estão inspirados pelos seus Mestres Visíveis. Estes mantras ou invocações têm um grande poder, e se um discípulo insiste em misturar as vibrações, então, freqüentemente, sofre uma enfermidade física, mental ou espiritual. A mentalidade altera-se e a desarmonia penetra no Coração e na Mente desses pobres estudantes, os quais, desejosos de progredir rapidamente, fazem precisamente o que é contrário ao seu interesse espiritual.5

 

O serviço amoroso e desinteressado aos outros é o caminho mais curto, mais seguro e mais radiante que conduz a Deus. (Max Heindel, apud Augusta Foss-Heindel).

 

Consegue-se mais facilmente o equilíbrio espiritual através da oração. Devemos orar sem cessar, porque com a oração acrescentamos a nossa força construtiva ao Corpo de Desejo do mundo.

 

 

 

 

Um Exercício Rosacruz

(Repassando sua experiência do dia)

Por Max Heindel

 

 

 

Antes de dormir, comece com o último ato da noite e percorra, de maneira retrospectiva, cada ato vivenciado durante o dia. Reprove-se, sinceramente, pelas falsidades ou pelos egoísmos engendrados, e regozije-se pelos atos de bondade, de tolerância e de fraternidade praticados. Serão feitos muitos progressos, que geralmente estariam reservados para as vidas futuras, se o homem se der ao trabalho de se examinar e de julgar a si próprio, desalojando os vícios e reformando seu caráter.

 

 

 

 




 

______

Notas:

1. Augusta Foss-Heindel explica: Isto só pode ser realizado depois de o candidato passar pela Quarta Iniciação ou pelo Quarto Grau, o que corresponde à primeira metade do Período Terrestre. Portanto, somente depois de passar pelo terceiro extrato da Terra poderá um homem funcionar na quarta divisão da Região do Pensamento Concreto.

2. Mas, a própria autora reconhece: Podemos considerar a Lua como doadora de vida e como sugadora da vida, ou seja, a Lua atua como um agente para transportar as forças vitais do Sol à Terra e para o homem, mas, também, as forças da Lua produzem eventualmente a morte.

3. Isto é equivalente a dizer: somos responsáveis por tudo. Não há doença por acaso, não há bala perdida, não há acidente fortuito.

4. Por isto, tenho insistido repetidas vezes com formulações distintas: a Illuminação jamais poderá vir de fora nem será encontrada do lado de fora. Fora é ilusão; dentro estão a manumissão e a ressurreição. In Corde loquitur nostro Vox Dei. Em nosso Coração fala a Voz de Deus. Já Augusta disse: Na realidade, não há nada que nos possa deter nos nossos esforços espirituais; nada nos pode roubar este privilégio, se nos consciencializarmos de que o crescimento espiritual é interior, que o que é de Deus é interno.

5. Não há nada de mais inócuo e fútil do que se associar a várias religiões ou pertencer a sortidas fraternidades místicas. Mutatis mutandis, é como se alguém, nas segundas-feiras, fosse a uma Sinagoga para pedir a intercessão de YHVH, nas terças, fosse a uma Mesquita para orar para Allah, nas quartas, fosse a uma Igreja Evangélica para suplicar a Jesus, nas quintas, fosse a um Templo Budista para tentar absorver as vibrações do Senhor Buddha, no dia 21 de cada mês, comparecesse à Cerimônia do Dia do Agradecimento na Perfect Liberty Kyodan, nas sextas, fosse à uma Loja Rosacruz ou à uma Loja Maçônica para não sei o quê lá fazer, e assim por diante. O resultado disto é como ensinou Augusta: desarmonia Cardial e Mental. Quem faz da espiritualidade um hobby pagará um preço 'hobbbonho'.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_marco1944.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_janeiro1942.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_maio1941.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_setembro1939.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_fevereiro1944.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_novembro1941.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_marco1941.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_outubro1937.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_janeiro1944.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_setembro1941.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_novembro1940.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_setembro1937.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_dezembro1943.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_agosto1937.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_setembro1942.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_junho1941.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_outubro1939.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_abril1937.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
astrologiayglandulasendocrinas.pdf

http://www.fraternidaderosacruz.org/
astrodiagnosis.pdf

http://www.fraternidaderosacruz.org/
elmensajedelasestrellas.pdf

http://www.fraternidaderosacruz.org/
afh_ondfrc_port.pdf

http://www.fraternidaderosacruz.org/
augustafossheindel.htm

 

Música de Fundo:

Concerto de Brandenburg nº 6, 2º movimento
Compositor: Johann Sebastian Bach
Sequência de David Siu

Fonte:

http://www.laurasmidiheaven.com/
Classical-Bach-Johann-Sebastian.shtml