>

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Crucifixão Caleidoscópica

 

 

 

 

uscetibilidade às frivolidades...

Suscetibilidade às excentricidades...

Suscetibilidade às predileções...

Suscetibilidade às ilusões...

 

 

inharias e futilidades...

Extravagâncias e nugacidades...

Favoritismos e primazias...

Caraminholas e fantasias...

 

 

bcecação e fascinação...

Prevalência da divisão...

Oh, tiara! Quão linda tiara!

Necessidade e samsara...1

 

 

 

Samsara Provocado pelo Demônio Interior

 

 

 

______

Nota:

1. Samsara: fluxo incessante de [re]nascimentos através dos mundos.

 

Observação:

Este poema foi inspirado em dois fragmentos místicos disponibilizados pela Loja Esotérica Virtual:

a) Compete à [Alta] Magia humanizar nossas naturezas com a compaixão por toda a Humanidade como por todos os seres viventes, em lugar de centralizar e limitar nossas afeições a uma raça [ou coisa] predileta. No entanto, poucos de nós (exceto os que conquistaram a negação final de 'moksha'*), puderam, até agora, se libertar da influência de suas relações terrenas, a ponto de não serem suscetíveis – em diversos graus – aos prazeres, às emoções e aos interesses mais elevados da jornada comum da Humanidade. (Mestre Kut Hu Mi). (Grifo meu). Precisamos meditar muito sobre esta advertência do Mestre Kut Hu Mi, particularmente sobre o sentido interlinear de jornada comum. Este pensamento é a Chave da Libertação!

b) Há duas fontes de atração magnética: simpatia e fascinação. Uma é santa e natural; a outra, maligna e antinatural. (Helena Petrovna Blavatsky).

* Em sânscrito, Moksha (liberação) ou Mukti (soltura) refere-se, em termos gerais, à libertação do ciclo do [re]nascimento e da morte. Na mais alta Filosofia Hindu, Moksha é visto como a transcendência do fenômeno de existir, de qualquer senso de consciência do tempo, de espaço e de causa (karma). Não é sentido como um objetivo soteriológico (relativo à salvação do homem) como é visto em um contexto cristão, e, sim, significa a dissolução do senso do ser individual, ou ego, e a avaria total (decomposição) do nama rupa (nome-e-forma; mente-e-matéria; mentalidade-fisicalidade). No Hinduísmo, é visto como uma analogia ao nirvana, embora o Budismo tenda a diferir uniformemente da leitura da libertação do Vedantismo Advaita. O Jainismo também admite o Moksha. Os principais sistemas filosóficos do Hinduismo consideram que uma entidade viva, especialmente aquela que estiver utilizando um corpo humano, deve ter por objetivo alcançar três metas na vida: kama ou desfrute material dos sentidos, artha ou desenvolvimento econômico e dharma ou religiosidade mundana. Kama é o desejo mais ardente, pois, como desfrute material, expande-se às atividades sexuais, tão bem codificadas no clássico Kama-sutra, além do desfrute do paladar (toda cultura tem seus requintes gastronômicos), do sentido da visão (lindas e reconfortantes paisagens), da audição (músicas agradáveis) e do tato (o sentido empregado no sexo é principalmente a sensibilidade tátil). Para satisfazer o desejo de kama, a entidade viva deve se empenhar em artha ou atividades realizadas para o desenvolvimento econômico, tal como o trabalho em suas diferentes formas. Sem recursos materiais auferidos por artha, a entidade viva dificilmente consegue satisfazer seus desejos de kama. E o dharma é derivado das atividades de religiosidade mundana, tais como a moral e os bons costumes, essenciais para se alcançar artha e kama. Uma pessoa sem disciplina terá dificuldade para se empenhar no trabalho, como em tudo mais. É assim que se forma o caminho de tri-varga ou metas ordinárias da existência mundana: dharma gera artha que produz kama. Moksha é considerada a meta que está além do tri-varga para aqueles que já estão liberados destas atividades mundanas que prendem as demais entidades vivas, e o paramapurusha-artha ou o objetivo primordial que uma entidade desfrutando existência mundana deve se empenhar em alcançar.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moksha

 

Música de fundo:

Fascination (F. D. Marchetti & Maurice de Féraudy)

Fonte: http://jbott.com/