Desde
a ação do Espírito sobre a matéria, nada foi
produzido sem que existisse em estado latente desde sempre.5
Quanto
mais simples a organização de um ente mais imperfeita ela
é, porque os entes que se aproximam da perfeição são
os mais organizados. Logo, todo ente que possua uma organização
simples é sempre anterior àquele cuja organização
é mais complexa, pois, uma organização complexa não
pode ser senão a síntese de muitas organizações
simples.
Tudo
está no ser-aí-no-mundo.6
'Natura
non facit saltus.' A Natureza não dá saltos. Todavia, se a
Natureza não dá saltos em seu trabalho, muito menos poderá
se deter em seu avanço.
O
instinto é para a vida material como é a consciência
para a vida moral. O instinto é feito para a consciência como
a vida material é feita para a vida moral. O Espírito é
o princípio do progresso. A matéria é o princípio
da conservação. O Grânulo da Vida contém ambos.
A consciência é a condição do progresso. O instinto
é a condição da conservação. Ambos os
princípios estão no Grânulo da Vida. A consciência
supõe a liberdade. O instinto supõe fatalidade ou naturalidade.
Ambas as faculdades se encontram no Grânulo da Vida.
O progresso
é o caminho que conduz à Perfeição Indefinida.
Todo desvio do caminho do progresso é um abuso de liberdade...
Resultado
da Harmonia —›
Bem
—› Sumo
Bem
Unidade Cósmica.
A
cada sete anos, o corpo humano renova totalmente todas as suas partículas.
—
Tadinho do jacaré!7
A
vida material não é mais do que uma longa série de
transformações.
Instinto
Urgência da Vida Material
Pressão da Necessidade
Conservação do
Indivíduo Melhoria Material
—›
Expansão da Consciência.
Se não tiver objetivo, o ser-aí-no-mundo
nada alcançará.
Toda
causa tem seu efeito e todo efeito, por si mesmo, é uma nova causa.
Coisa alguma vem do nada, e nada pode ser destruído. Por isso, a
alma está no corpo enquanto este serve de ponto de progresso, e o
abandona quando se apaga o instinto de conservação, isto é,
a ânsia de evoluir.
A
vida moral e a vida material são correlatas e paralelas entre si,
como o são o Espírito e a Matéria, a liberdade e a
necessidade ou fatalidade.8
O
dualismo é a fonte de qualquer manifestação no Universo.
O
ser-aí-no-mundo se compõe de duas naturezas opostas: material
e moral [ou
espiritual]. A
natureza material está submetida à fatalidade ou à
necessidade para sua manifestação; o instinto é o sentimento
que o obriga a produzir. Materialmente, ele não é livre, e,
por conseguinte, não é responsável. No que se relaciona
com a sua natureza moral [ou
ideal], o
homem raciocina, julga, escolhe, logo, é livre e responsável.
O homem não é livre em sua vida material, isto é, nas
funções de sua moderação que estão sujeitas
aos órgãos sensíveis. Desta forma, por exemplo, de
maneira geral, o homem não é livre para ter ou não
ter fome; seu instinto o obriga a senti-la e, se ele não obedecer
e satisfizer sua necessidade, trabalhará contra a lei fatal da Natureza,
abusará de sua liberdade e, conseqüentemente, sofrerá.
O
ser moral será responsabilizado pelos crimes que vier a cometer contra
o ser material. O ser moral é responsável por tudo.
Nunca
se alcançará o Belo Absoluto e o Verdadeiro Absoluto, porque
cada belo contém outro ideal mais belo, e cada verdadeiro encerra
outro ideal mais verdadeiro.9
Natureza
Instintiva =
Fatal +
Necessária.
Natureza
Moral =
Racional +
Consciente.
Sentir
—›
Pensar —›
Produzir.
O
Eu Interior se identifica com a Sabedoria Universal [ShOPhIa].
Sabedoria
—› Sábio
—›
Discurso.
Grânulo
da Vida Arquétipo Humano
O-que-sabe (em nós).
Todos
nós somos filhos do mesmo Tipo-padrão, com igual capacidade10
para atualizar os poderes
inerentes à nossa espécie, porém, somos diferenciados
por nossa experiência [ou
inexperiência] e
pelas facilidades [e
dificuldades] com
que contamos para abrir as portas do Saber Ilimitado e nos identificarmos
com Ele. A Disciplina é o único meio que permite à
inteligência consciente se identificar com a inteligência subconsciente,
e as duas reconhecerem a Inteligência Superconsciente, conseguindo
o que é denominado de realização espiritual.
Espírito,
Alma e Corpo estão em recíproca dependência. Se um deles
for alterado, a alteração repercutirá nos outros dois,
e o Eu Interior deixará de expressar "sua Vontade, assim na
Terra como no céu".
Cælum
Voluntas
Para
o citadino e o xeréu,
para
o categórico e o aréu,
para
o pacífico e o galiséu,
para
o sem-mácula e o réu,
para
o continental e o ilhéu,
para
a prostituta do beréu,
para
o peixinho e o caxaréu,
para
o carecudo de chapéu,
para
a donzela e o chichisbéu,
para
quem se cobre com véu,
para
quem vai de emboléu,
para
o amante de escarcéu,
para
quem curte um fogaréu,
para
o capataz e o gaibéu,
para
o empacotado e o heréu,
para
que tem ou não labéu,
para
o leporídeo e o lebréu,
para
a escuridão e o lucivéu,
para
a noite fria e o lumaréu,
para
o gerigoto e o malandéu,
para
os ricalhões e o poviléu,
para
os que usam solidéu,
para
o indiscreto e o tabaréu,
para
o reservado e o xeleléu,
para
quem dá de viver ao léu,
para
quem não recusa um pitéu,
para
quem acumula cacaréu,
para
o Illuminado
e o griséu,
para
quem é religioso ou é incréu,
que seja
feita a Cælum
Voluntas.
______
Notas:
1. Correspondências:
Atributos |
Sephirah
Cabalísticos |
Verbo
Divino |
KeTheR |
Sabedoria
(Inteligência) |
ChoKMaH |
Compreensão |
BINaH |
Misericórdia |
CheSeD |
Força
(Justiça) |
GeBURaH |
Beleza |
ThiPhAReTh |
Vitória |
NeTzaCh |
Glória
(Honra) |
HOD |
Fundamento |
IeSOD |
Reino |
MaLKhUTh |
Entendimento KaBaLístico
resumido da estrutura da 'criação': KeTheR
representa a Potência ou a Coroa Suprema que repousa sobre ChoKMaH
- a Sabedoria/Inteligência Imutável - bem como sobre BINaH
- Compreensão/Inteligência Criadora. Nele estão permanentemente
inscritas CheSeD
- Misericórdia - e GeBURaH
- Justiça - que representam o Supremo ideal de Beleza - ThiPhAReTh.
Também estão presentes NeTzaCh
e HOD,
respectivamente o Movimento Sempre Vitorioso e o Grande Repouso Eterno.
Seu querer é uma Criação Fundamentada e Contínua
(IeSOD),
e seu Reino (MaLKhUTh)
é a Imensidade que Povoa o Universo. Os Sephirah
cabalísticos se compõem de um tríplice ternário
reconduzido à Unidade pela década, de tal sorte que representam
a Trindade manifestada nos três mundos. O primeiro ternário
representa a Trindade Santa e os dois ternários inferiores (invertidos)
são apenas reflexos do primeiro. Por último, MaLKhUTh
representa o Reino das Formas, ou seja, a síntese totalizada, desabrochada
e perfeita dos Sephirah
anteriores, em que KeTheR
encerra potencialmente a síntese. Tudo isto não é nada
mais nada menos do que a desde-sempre indestrutível Eterna Unidade.
2. Se,
entre os bilhões de seres que povoam o mundo, não há
dois seres-aí-no-mundo iguais,
o esdrúxulo conceito
de alma gêmea, mais do que esdrúxulo,
é imaginoso, equivocado e insustentável. A
fantasia de uma ‘alma gêmea’ é um conceito contrário
à religião instituída, à metafísica fundamental
e à filosofia mística. Isto quem escreveu não
fui eu; foi Ralph Maxwell Lewis (1904 – 1987), segundo Imperator da
Ordem Rosacruz –
AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis) para a Jurisdição
Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações,
França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África
deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987.
3. Mas,
tenha em mente o seguinte: alcançada meritoriamente uma oitava mais
elevada de consciência ou mesmo a Superconsciência, elas deverão
ser estimuladas, utilizadas e, por assim dizer, alimentadas, para não
caírem em desuso ou em dormência, e, em conseqüência,
se tornarem inúteis. Isto é como água em ebulição
em uma panela sob ação do fogo. Se apagarmos o fogo, imediatamente
a ebulição cessa e a água vai esfriando. Este é
exatamente o problema das pessoas que, por um motivo ou por outro, se sentem
satisfeitas consigo mesmas. Lentamente, acabam encarquilhando espiritualmente
e mumificando em vida! Considere o seguinte: se o Universo é ilimitado,
o aprendizado de cada ser-aí-no-mundo é ilimitado.
Não existe aposentadoria para o apre(e)nder; não há
remuneração eterna e indelével pelo que foi apre(e)ndido.
Ou será que alguém pensa que os Mestres Ascensionados Universais
– nossos Irmãos Maiores – não têm mais nada
a conhecer, e que Jesus, o Cristo, e Kut Hu Mi, por exemplo, alcançaram
o limite dos limites, e que, por isto, podem descansar em berço esplêndido
ao som da Música das Esferas? Ora, em princípio, a Perfeição
Absoluta é uma impossibilidade, e assim, céu-para-sempre
ou bem-aventurança ad
æternum é uma impropriedade sesquipedalmente asneirenta.
O Labor é perene, a Obra é interminável e o Mérito
deve ser conquistado dia-a-dia. Para todos e por todos. Sem exceção.
Na verdade, aquele que Sabe (relativamente) se consome no desejo legítimo
de (relativamente) Saber mais. Aquele que, incipientemente, fez contato
com a Voz Silente do Deus do seu Coração se consome no desejo
legítimo de ampliar e de perpetuar este contato. Por tudo isto, ainda
que eu compreenda muito pouco as coisas, oro insistentemente, e sempre me
coloco em disponibilidade permanente para auxiliar para que haja Compreensão
relativa e Libertação relativa para todos. Por último,
repito: o pecado
não existe; o que existe é ignorância da(s) Lei(s).
4. É
por isto que, com nossa ignorância agrilhoante, aberrante e abastardante,
somos nós que projetamos e construímos o nosso inferno pessoal
cruciante, ab-rogante e tantalizante, com todos os demônios saltitantes,
soprantes
e gargalhantes, lá abundantes, pululantes e absolutizantes. Oh!,
isto é mesmo acabrunhante, acaçapante e acanalhante! Eu sei
que estão faltando muitos adjetivos coadjuvantes, agravantes e humilhantes
aí.
5. Isto
quer dizer que não há aumento (acréscimo) nem perda
(decréscimo) de nada no Universo nem na Consciência Universal
(inconsciente de Si-mesma). O Universo e a Consciência Universal são
o que sempre foram, são o que são e serão o que são.
Desde sempre. Para sempre. Foi baseado neste entendimento que Aristóteles
desenvolveu o conceito de enteléquia – –
e defendia que todo ente se desenvolve a partir de uma causa interna a ele.
Enteléquia seria, portanto, a tensão de uma coisa para se
realizar (segundo leis próprias), passando de potência a ato.
6. E
não erraremos se dissermos que tudo está em tudo, e que todos
os microcosmos são reflexos (conscientes ou inconscientes) do Todo-macrocósmico.
Por isto, para aqueles que admitem a existência de um Deus, terão
que admitir, ipso
facto, que todos os entes são deuses em potência.
E assim, como tenho dito, todo assassino é um suicida, e todo suicida
é um assassino. Mas, se considerarmos que todos os entes são
deuses em potência, os assassinos e os suicidas, na verdade, são
deicidas.
7. A
estória é a seguinte: com a devida autorização
do Chefe, São Pedro resolveu dar uma baita festa no céu, e
incumbiu o mico-leão-de-cara-dourada para convidar a bicharada. O
mico-leão-de-cara-dourada saiu convidando todos os bichos da floresta,
e, ao encontrar o sapo-cururu, disse: —
E aí, 'kuru'ru', tudo em riba? Vai haver uma festança no céu.
O sapo-cururu,
abrindo o maior bocão: —
Oba!
O mico-leão-de-cara-dourada:
—
Vai haver dança,
amigo-oculto, salgadinhos, doces,
e o melhor de tudo: o Reginaldo Rossi, o
Frank Sinatra e o Rat Pack vão dar uma canja especialíssima.
Talvez, até o Chico Anysio dê um show para nós.
O sapo-cururu:
— Oba!
O mico-leão-de-cara-dourada:
—
Vai haver uma porção
de sapinhas para você namorar.
O sapo-cururu:
—
Oba!
O mico-leão-de-cara-dourada:
—
Só que...
O sapo-cururu:
—
O quê?
O
mico-leão-de-cara-dourada: — Bicho
de boca grande não entra.
O
sapo-cururu, fazendo um biquinho: — Tadinho
do jacaré!
8. A
fatalidade deve ser entendida como um efeito derivado de uma causa. Somos
nós que fabricamos o nosso destino, sendo a predestinação
uma espécie de resultado educativo e necessário, portanto,
útil. Entretanto, aquilo que é comumente chamado de carma
não é uma coisa fixa, indelével e inamovível;
poderá ser modificado por nós, basicamente por meio de mudanças
comportamentais. Enfim, o carma se esgota quando a lição foi
aprendida. No Cósmico, não existem padecimento e felicidade;
estas categorias, como tantas outras, são condições
meramente humanas, que variam e se alternam de acordo com a harmonia interior
do ente (mais distante ou mais próxima da harmonia cósmica,
digamos assim). Seja como for, o Cósmico não está particionado
em deuses e demônios, céu e inferno, bem e mal. Estas coisas
têm curso apenas na cabeça do ente.
9. A
conquista e o alcançamento do Bem-em-si,
da Beleza-em-si,
da Paz-em-si, da
Verdade-em-si
e da LLuz-em-si
são progressivos e assintóticos.
10.
Não creio que todos os seres-aí-no-mundo tenham igual
capacidade
para atualizar os poderes inerentes à nossa espécie.
Se fosse assim, tudo passaria
imediatamente, pela simples vontade, de potência (invisível)
a ato (visível) em todos nós, o que não acontece ordinariamente.
A capacidade,
como tudo, é adquirida
pelo Trabalho e pelo Mérito, e isto é um processo longo, laborioso
e demorado, que envolve triunfos e fracassos, encarnações
e reencarnações. Um dos grandes equívocos das pessoas
é acharem ou admitirem que somos todos iguais. Não somos.
Como Jesus e Kut Hu Mi podem ou poderiam ser iguais a Adolf Hitler e Benito
Amilcare Andrea Mussolini? Como você poderá ser igual a mim
ou eu ser igual a você? Todos nós viemos de Planos Universais
distintos, com experiências pretéritas distintas e, fatalmente,
retornaremos a Planos Universais
distintos. Se somos
iguais, o somos apenas potencialmente. Não creio,
inclusive, que sejamos todos filhos
do mesmo Tipo-padrão. Somos
todos, sim, filhos da Unidade Cósmica. E a Unidade Cósmica
é composta de ilimitados Tipos-padrão.
Tipos-padrão
Universais
(Animação meramente pictórica)
Música
de fundo:
Veni
Sancte Spiritus
Interpretação: Benedictine Monks of Santo Domingo de Silos
Veni, Sancte Spiritus,
et emitte cælitus
lucis tuæ radium.
Veni, pater pauperum,
veni, dator munerum,
veni, lumen cordium.
Consolator optime,
dulcis hospes animæ,
dulce refrigerium.
In labore requies,
in æstu temperies,
in fletu solatium.
O lux beatissima,
reple cordis intima
tuorum fidelium.
Sine tuo numine,
nihil est in homine,
nihil est innoxium.
Lava quod est sordidum,
riga quod est aridum,
sana quod est saucium.
Flecte quod est rigidum,
fove quod est frigidum,
rege quod est devium.
Da tuis fidelibus,
in te confidentibus,
sacrum septenarium.
Da virtutis meritum,
da salutis exitum,
da perenne gaudium.
Fonte:
http://wowmp3.net/music/veni-spiritus-mp3.html
Páginas
da Internet consultadas:
http://speakingoutinserttopic.org/tag/celebration/
http://mathematica.stackexchange.com/questions/9580
/how-to-create-this-four-dimensional-cube-animation
http://pt.wikipedia.org/wiki/Entelequia
http://forums.comicbookresources.com/showthread.php?
144118-Curbstomps-that-you-would-like-to-see/page187
http://commons.wikimedia.org/wiki
/File:Pendulum_animation.gif
http://en.wikipedia.org/wiki/Veni_Sancte_Spiritus
http://daemonica.org/wiki/Java
http://robloxbrasil.no.comunidades.net/
http://quoteko.com/sit-animation-gif-now.html
http://www.casaconhecimento.com.br/
blog/2007/12/a-arvore-da-vida-parte-i/
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