O ÁTOMO DA VIDA

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui de uma coletânea de alguns fragmentos da obra O Átomo da Vida (o Grânulo da Vida), tradução de Yara Ramos, e de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.

 

 

 

Jorge Adoum

Jorge Adoum

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

Há uma inteligência imanente em cada espécie e em cada indivíduo de cada espécie.

 

A Ordem governa o mundo, e suas diferenças conformam uma Unidade.

 

A vida do homem se expressa em três planos: o físico, o mental e o espiritual (que é como uma Chispa de Luz que penetra e enche todo nosso ser). No primeiro, trabalhamos, no segundo, pensamos e no terceiro sentimos. Cada plano é indispensável aos outros dois para que os três possam expressar os atributos contidos em nosso Arquétipo – o princípio de formação.

 

 

 

 

Perguntas para reflexão: 1ª – Nossa existência manifestada começa na célula seminal? 2ª – Esta célula já está preparada nos testículos e na próstata do homem? 3ª – Esta célula, que tem a forma de serpente, decapita-se ao penetrar no óvulo materno? 4ª – Dentro do óvulo, começa a crescer pela multiplicação de si mesma e pela assimilação de elementos nutritivos? 5ª – Passando por longa série de transformações, que duram desde a gestação até o parto, termina por se transformar no infante, no adolescente, no jovem, no homem e no ancião que conhecemos? 6ª – Em cada etapa de suas transformações, sabe sempre utilizar os meios de que dispõe e que realiza, por impulso próprio, os movimentos que lhe permitem alcançar os fins a que se propõe? Quem formou a primeira partícula de cromatina, produziu o primeiro cromossoma, ordenou o primeiro centro nuclear e transformou tudo isto em uma célula vivente, infinitamente pequena, mas, com o poder de se converter em homem, nadar debaixo da água, voar através do espaço, dominar os elementos, explorar o Universo e fazer 'milagres'? 8ª De onde vem este Princípio e até onde vai? Quais forças movem este Princípio, e qual é a forma pela qual as libera? 10ª Como sabe e como expressa seu saber? 11ª Neste caso, evidencia-se que em sua vida há três partes proporcionais dos três planos referidos anteriormente [físico, mental e espiritual], que lhe permitem sentir, pensar e trabalhar? E daí, que nome poderemos dar a este Algo que existe em nós e Que Sabe?

 

O Algo Que Sabe Poder Primário anterior ao infante, ao feto, ao embrião, ao óvulo, ao espermatozóide e à célula seminal.

 

Todo este Saber está concentrado em um grânulo chamado Átomo Divino ou Grânulo da Vida, e é Ele que dá alento a nosso ser e a todos os seres; Nele estão, potencialmente, todas as partes que compõem o homem, todos os que foram seus antepassados e os que serão seus sucessores. O Grânulo da Vida é uma espécie de Átomo que se acha aninhado na cabeça da célula espermatozóide. Este Átomo, o "vermículo", é o ninho que contém o futuro ser, cresce no ventre materno, começando seu crescimento pela cabeça da criança e alcança sua plenitude na idade madura do homem. À medida que vai se desenvolvendo, faz com que se desenvolvam também as partes que constituem o homem, desde o nascimento até a morte. Todas as faculdades e tudo o que forma o homem como indivíduo não são, senão, mais do que uma extensão do minúsculo ser que se aninha em nossa massa encefálica. Este pequeno ser se manifesta através de uma espécie de eflúvio vaporoso que penetra na matéria cerebral como a luz penetra na água; respira com nossa respiração e percebe a mesma vida que nós percebemos. Este Grânulo da Vida tem, através do cérebro, uma íntima relação com os Dez Centros de Entendimento, chamados, pela Ciência Arcana, a Árvore da Vida ou o Arquétipo que resume o Saber contido em todos os signos.

 

 

 

 

O progresso humano se efetua através dos dez centros de formação que existem em nosso organismo, e que foram a expressão dos outros dez que existem no "vermículo" em nosso cérebro e com os quais têm correspondência e se desenvolvem nos três planos: o físico, o mental e o espiritual. Então, a inteligência tem sua fonte no Grânulo da Vida; este Grânulo da Vida se expressa diretamente através do plano espiritual; e por meio dos outros dois [o mental e o físico] produzem em nós as inspirações, os impulsos e os movimentos que completam as obras de nossa vida diária.

 

A LLuz do Plano Espiritual tem dez centros de emanação refulgente, que são, no ser-aí-no-mundo, os dez princípios pelos quais o ser humano manifesta o Saber que está nele encerrado. Mas, devemos sempre nos recordar e compreender que estes dez centros, chamados pelos antigos de Árvore da Vida, são compostos de dez atributos: 1) Verbo Divino [Verbum Dimissum et Inenarrabile]; 2) Sabedoria; 3) Compreensão; 4) Misericórdia; 5) Força; 6) Beleza; 7) Vitória; 8) Glória; 9) Fundamento e 10) Reino.1

 

ARQUÉTIPO ÚNICO —› Arquétipo 1º – Todos os seres da mesma espécie estão formados de acordo com o Arquétipo ou tipo-padrão. 2º – O Arquétipo de cada espécie modula todos os indivíduos que a compõem. 3º – O Arquétipo é forçosamente anterior e posterior aos indivíduos aos quais dá o ser.

 

Formação do ser humano: 1º - O Arquétipo deve se aninhar necessariamente em um grânulo de cromatina, para vivificá-lo e para atrair outros grânulos até formar a célula primária; 2º - A célula primária, pela produção de si mesma, cria o espermatozóide; 3º - Pela fusão do espermatozóide com o óvulo materno, vão se formando os cinco elementos básicos que formam os cinco sistemas orgânicos, os quais aparecem conforme a seguinte ordem: a) sistema de nutrição, que ajuda o gérmen a assimilar; b) sistema da circulação, que o desenvolve; c) sistema nervoso, que o capacita a sentir; d) sistema muscular, que o possibilita se mover; e e) esqueleto, que lhe dá forma e consistência; 4º - Do princípio ao fim, o Arquétipo efetua seu trabalho automaticamente, e não pode fazer outra coisa senão isto. Daí se deduz que a atividade de cada um dos planos está governada pelo mesmo princípio, do átomo ao Sol.

 

Causas + Efeitos A história do homem vai sendo escrita.

 

 

 

 

O estado atual dos seres-aí-no-mundo é o resultado inevitável de causas anteriores.

 

Não há dois seres-aí-no-mundo iguais entre os bilhões que povoam o mundo.2

 

No homem, o subconsciente é tudo o que nele é fundamental, ou seja: é o que move o organismo, atende sua economia, determina seu desenvolvimento, perpetua os instintos, conserva as inclinações, alimenta os desejos, coordena e dá efetividade aos sentidos e, finalmente, o faz igual em atributos e o obriga a ter as mesmas necessidades e a tratar de satisfazê-las.

 

O Super-homem pode, por meio de seus pensamentos, anseios e desejos e por meio de certos exercícios físicos, respirações e palavras, influir no subconsciente e obrigá-lo a efetuar poderes que possibilitam o alcance de determinados objetivos.

 

Cada idéia determina um movimento especial, que, uma vez realizado, manifesta na mente a noção que o identifica, dando lugar, assim, à atualização de infinitas noções. Ainda que estas ajudas variem em cada indivíduo, em linhas gerais, as mais importantes são as seguintes: 1ª - o centro cerebral ou nervoso que sintonizou com a força cósmica que prevalecia no momento de nascer; 2ª - aquele que disponha de zonas sensíveis aos atos reflexos; 3ª - aquele que a atividade física e mental esteja continuamente perfeita; 4ª - aquele que a própria atividade proporciona maior satisfação; e 5ª - aquele que possui maiores facilidades para transmutar as noções subconscientes e os atos conscientes.

 

 

 

 

Sem a memória não há lembranças, e sem recordações não poderá haver conhecimento ou Sabedoria. Por isto, disse Platão: 'Saber é recordar.'

 

O Arquétipo é uno e tem duas inteligências (uma primária ou subconsciente e outra secundária ou consciente). Manifesta-se em três planos (físico, mental e espiritual), através de um mecanismo que possui numerosas cadeias e diversos centros nervosos, encarregados, cada um, de um trabalho específico. Todo este maravilhoso mundo está encerrado latente e manifestado pelo Grânulo da Vida.

 

O Universo é uma escala de repetições progressivas, determinadas por leis e forças preexistentes e eternas. No primeiro degrau, por exemplo, devem existir os demais degraus latentes com as particularidades proporcionais de aquilo que haverá de existir nas causas dos efeitos vindouros. A seu tempo, também os efeitos se convertem em causas de outros efeitos, e, assim, sucessivamente.

 

 

 

 

A vida do ser-aí-no-mundo não é mais nem menos do que um eterno recordar e saber ou um eterno intuir e recordar, que se gravam indelevelmente no Grânulo da Vida. Esta prática constante e pertinaz é que faz o Mestre, que transforma o neófito em Adepto, que transmuta o homem em Super-homem.

 

SUPERCONSCIÊNCIA Consciência que sabe sem pensar e trabalha sem equívoco e sem duvidar.3

 

A debilidade da mente do homem não é motivada pela debilidade do Arquétipo, mas, sim, pelo desgaste do Corpo Físico.

 

O cérebro é o órgão próprio da Mente, e a Mente, com seus três aspectos, é o instrumento do Grânulo da Vida, pelo qual se relaciona com o mundo exterior.

 

Qualquer pensamento sempre produzirá um efeito material.

 

A vontade [fiat voluntas tua] e os pensamentos do ser-aí-no-mundo poderão afetar [e afetam!] o Grânulo da Vida, transmitindo-lhe uma corrente de vibrações desordenadas e discordantes, que perturbam as atividades das células, cujo trabalho será deficiente e nocivo. E os filhos não serão nossos filhos, mas, sim, filhos das nossas paixões.4

 

Assim como pensar o homem em seu Coração assim ele será, e assim serão as suas obras e os seus frutos.

 

A Perfeição Indefinida é o centro de atração de todos os seres e de todas as ações ou atos materiais e morais do Universo.

 

O aspecto moral caminha paralelamente com a imagem material, e assim, tudo o que tem um objetivo material deve ter um objetivo moral. Também uma finalidade moral é igual e paralela à finalidade material. Logo, o Arquétipo tem um objetivo moral paralelo ao seu objetivo material. O objetivo físico é o movimento e o objetivo moral é o progresso.

 

 

 

 

Desde a ação do Espírito sobre a matéria, nada foi produzido sem que existisse em estado latente desde sempre.5

 

Quanto mais simples a organização de um ente mais imperfeita ela é, porque os entes que se aproximam da perfeição são os mais organizados. Logo, todo ente que possua uma organização simples é sempre anterior àquele cuja organização é mais complexa, pois, uma organização complexa não pode ser senão a síntese de muitas organizações simples.

 

Tudo está no ser-aí-no-mundo.6

 

'Natura non facit saltus.' A Natureza não dá saltos. Todavia, se a Natureza não dá saltos em seu trabalho, muito menos poderá se deter em seu avanço.

 

O instinto é para a vida material como é a consciência para a vida moral. O instinto é feito para a consciência como a vida material é feita para a vida moral. O Espírito é o princípio do progresso. A matéria é o princípio da conservação. O Grânulo da Vida contém ambos. A consciência é a condição do progresso. O instinto é a condição da conservação. Ambos os princípios estão no Grânulo da Vida. A consciência supõe a liberdade. O instinto supõe fatalidade ou naturalidade. Ambas as faculdades se encontram no Grânulo da Vida.

 

O progresso é o caminho que conduz à Perfeição Indefinida. Todo desvio do caminho do progresso é um abuso de liberdade...

 

Resultado da Harmonia —› Bem —› Sumo Bem Unidade Cósmica.

 

A cada sete anos, o corpo humano renova totalmente todas as suas partículas.

 

 

— Tadinho do jacaré!7

 

 

A vida material não é mais do que uma longa série de transformações.

 

Instinto Urgência da Vida Material Pressão da Necessidade Conservação do Indivíduo Melhoria Material —› Expansão da Consciência.

 

Se não tiver objetivo, o ser-aí-no-mundo nada alcançará.

 

Toda causa tem seu efeito e todo efeito, por si mesmo, é uma nova causa. Coisa alguma vem do nada, e nada pode ser destruído. Por isso, a alma está no corpo enquanto este serve de ponto de progresso, e o abandona quando se apaga o instinto de conservação, isto é, a ânsia de evoluir.

 

A vida moral e a vida material são correlatas e paralelas entre si, como o são o Espírito e a Matéria, a liberdade e a necessidade ou fatalidade.8

 

O dualismo é a fonte de qualquer manifestação no Universo.

 

 

 

 

O ser-aí-no-mundo se compõe de duas naturezas opostas: material e moral [ou espiritual]. A natureza material está submetida à fatalidade ou à necessidade para sua manifestação; o instinto é o sentimento que o obriga a produzir. Materialmente, ele não é livre, e, por conseguinte, não é responsável. No que se relaciona com a sua natureza moral [ou ideal], o homem raciocina, julga, escolhe, logo, é livre e responsável. O homem não é livre em sua vida material, isto é, nas funções de sua moderação que estão sujeitas aos órgãos sensíveis. Desta forma, por exemplo, de maneira geral, o homem não é livre para ter ou não ter fome; seu instinto o obriga a senti-la e, se ele não obedecer e satisfizer sua necessidade, trabalhará contra a lei fatal da Natureza, abusará de sua liberdade e, conseqüentemente, sofrerá.

 

O ser moral será responsabilizado pelos crimes que vier a cometer contra o ser material. O ser moral é responsável por tudo.

 

Nunca se alcançará o Belo Absoluto e o Verdadeiro Absoluto, porque cada belo contém outro ideal mais belo, e cada verdadeiro encerra outro ideal mais verdadeiro.9

 

Natureza Instintiva = Fatal + Necessária.

 

Natureza Moral = Racional + Consciente.

 

Sentir —› Pensar —› Produzir.

 

O Eu Interior se identifica com a Sabedoria Universal [ShOPhIa].

 

Sabedoria —› Sábio —› Discurso.

 

Grânulo da Vida Arquétipo Humano O-que-sabe (em nós).

 

Todos nós somos filhos do mesmo Tipo-padrão, com igual capacidade10 para atualizar os poderes inerentes à nossa espécie, porém, somos diferenciados por nossa experiência [ou inexperiência] e pelas facilidades [e dificuldades] com que contamos para abrir as portas do Saber Ilimitado e nos identificarmos com Ele. A Disciplina é o único meio que permite à inteligência consciente se identificar com a inteligência subconsciente, e as duas reconhecerem a Inteligência Superconsciente, conseguindo o que é denominado de realização espiritual.

 

Espírito, Alma e Corpo estão em recíproca dependência. Se um deles for alterado, a alteração repercutirá nos outros dois, e o Eu Interior deixará de expressar "sua Vontade, assim na Terra como no céu".

 

 

 

Cælum Voluntas

 

 

 

Para o citadino e o xeréu,

para o categórico e o aréu,

para o pacífico e o galiséu,

para o sem-mácula e o réu,

para o continental e o ilhéu,

para a prostituta do beréu,

para o peixinho e o caxaréu,

para o carecudo de chapéu,

para a donzela e o chichisbéu,

para quem se cobre com véu,

para quem vai de emboléu,

para o amante de escarcéu,

para quem curte um fogaréu,

para o capataz e o gaibéu,

para o empacotado e o heréu,

para que tem ou não labéu,

para o leporídeo e o lebréu,

para a escuridão e o lucivéu,

para a noite fria e o lumaréu,

para o gerigoto e o malandéu,

para os ricalhões e o poviléu,

para os que usam solidéu,

para o indiscreto e o tabaréu,

para o reservado e o xeleléu,

para quem dá de viver ao léu,

para quem não recusa um pitéu,

para quem acumula cacaréu,

para o Illuminado e o griséu,

para quem é religioso ou é incréu,

que seja feita a Cælum Voluntas.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Correspondências:

 

Atributos
Sephirah Cabalísticos
Verbo Divino
KeTheR
Sabedoria (Inteligência)
ChoKMaH
Compreensão
BINaH
Misericórdia
CheSeD
Força (Justiça)
GeBURaH
Beleza
ThiPhAReTh
Vitória
NeTzaCh
Glória (Honra)
HOD
Fundamento
IeSOD
Reino
MaLKhUTh

 

Entendimento KaBaLístico resumido da estrutura da 'criação': KeTheR representa a Potência ou a Coroa Suprema que repousa sobre ChoKMaH - a Sabedoria/Inteligência Imutável - bem como sobre BINaH - Compreensão/Inteligência Criadora. Nele estão permanentemente inscritas CheSeD - Misericórdia - e GeBURaH - Justiça - que representam o Supremo ideal de Beleza - ThiPhAReTh. Também estão presentes NeTzaCh e HOD, respectivamente o Movimento Sempre Vitorioso e o Grande Repouso Eterno. Seu querer é uma Criação Fundamentada e Contínua (IeSOD), e seu Reino (MaLKhUTh) é a Imensidade que Povoa o Universo. Os Sephirah cabalísticos se compõem de um tríplice ternário reconduzido à Unidade pela década, de tal sorte que representam a Trindade manifestada nos três mundos. O primeiro ternário representa a Trindade Santa e os dois ternários inferiores (invertidos) são apenas reflexos do primeiro. Por último, MaLKhUTh representa o Reino das Formas, ou seja, a síntese totalizada, desabrochada e perfeita dos Sephirah anteriores, em que KeTheR encerra potencialmente a síntese. Tudo isto não é nada mais nada menos do que a desde-sempre indestrutível Eterna Unidade.

2. Se, entre os bilhões de seres que povoam o mundo, não há dois seres-aí-no-mundo iguais, o esdrúxulo conceito de alma gêmea, mais do que esdrúxulo, é imaginoso, equivocado e insustentável. A fantasia de uma ‘alma gêmea’ é um conceito contrário à religião instituída, à metafísica fundamental e à filosofia mística. Isto quem escreveu não fui eu; foi Ralph Maxwell Lewis (1904 – 1987), segundo Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis) para a Jurisdição Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987.

3. Mas, tenha em mente o seguinte: alcançada meritoriamente uma oitava mais elevada de consciência ou mesmo a Superconsciência, elas deverão ser estimuladas, utilizadas e, por assim dizer, alimentadas, para não caírem em desuso ou em dormência, e, em conseqüência, se tornarem inúteis. Isto é como água em ebulição em uma panela sob ação do fogo. Se apagarmos o fogo, imediatamente a ebulição cessa e a água vai esfriando. Este é exatamente o problema das pessoas que, por um motivo ou por outro, se sentem satisfeitas consigo mesmas. Lentamente, acabam encarquilhando espiritualmente e mumificando em vida! Considere o seguinte: se o Universo é ilimitado, o aprendizado de cada ser-aí-no-mundo é ilimitado. Não existe aposentadoria para o apre(e)nder; não há remuneração eterna e indelével pelo que foi apre(e)ndido. Ou será que alguém pensa que os Mestres Ascensionados Universais – nossos Irmãos Maiores – não têm mais nada a conhecer, e que Jesus, o Cristo, e Kut Hu Mi, por exemplo, alcançaram o limite dos limites, e que, por isto, podem descansar em berço esplêndido ao som da Música das Esferas? Ora, em princípio, a Perfeição Absoluta é uma impossibilidade, e assim, céu-para-sempre ou bem-aventurança ad æternum é uma impropriedade sesquipedalmente asneirenta. O Labor é perene, a Obra é interminável e o Mérito deve ser conquistado dia-a-dia. Para todos e por todos. Sem exceção. Na verdade, aquele que Sabe (relativamente) se consome no desejo legítimo de (relativamente) Saber mais. Aquele que, incipientemente, fez contato com a Voz Silente do Deus do seu Coração se consome no desejo legítimo de ampliar e de perpetuar este contato. Por tudo isto, ainda que eu compreenda muito pouco as coisas, oro insistentemente, e sempre me coloco em disponibilidade permanente para auxiliar para que haja Compreensão relativa e Libertação relativa para todos. Por último, repito: o pecado não existe; o que existe é ignorância da(s) Lei(s).

 

 

 

 

4. É por isto que, com nossa ignorância agrilhoante, aberrante e abastardante, somos nós que projetamos e construímos o nosso inferno pessoal cruciante, ab-rogante e tantalizante, com todos os demônios saltitantes, soprantes e gargalhantes, lá abundantes, pululantes e absolutizantes. Oh!, isto é mesmo acabrunhante, acaçapante e acanalhante! Eu sei que estão faltando muitos adjetivos coadjuvantes, agravantes e humilhantes aí.

 

 

        

 

 

5. Isto quer dizer que não há aumento (acréscimo) nem perda (decréscimo) de nada no Universo nem na Consciência Universal (inconsciente de Si-mesma). O Universo e a Consciência Universal são o que sempre foram, são o que são e serão o que são. Desde sempre. Para sempre. Foi baseado neste entendimento que Aristóteles desenvolveu o conceito de enteléquia – – e defendia que todo ente se desenvolve a partir de uma causa interna a ele. Enteléquia seria, portanto, a tensão de uma coisa para se realizar (segundo leis próprias), passando de potência a ato.

 

 

 

 

6. E não erraremos se dissermos que tudo está em tudo, e que todos os microcosmos são reflexos (conscientes ou inconscientes) do Todo-macrocósmico. Por isto, para aqueles que admitem a existência de um Deus, terão que admitir, ipso facto, que todos os entes são deuses em potência. E assim, como tenho dito, todo assassino é um suicida, e todo suicida é um assassino. Mas, se considerarmos que todos os entes são deuses em potência, os assassinos e os suicidas, na verdade, são deicidas.

7. A estória é a seguinte: com a devida autorização do Chefe, São Pedro resolveu dar uma baita festa no céu, e incumbiu o mico-leão-de-cara-dourada para convidar a bicharada. O mico-leão-de-cara-dourada saiu convidando todos os bichos da floresta, e, ao encontrar o sapo-cururu, disse: E aí, 'kuru'ru', tudo em riba? Vai haver uma festança no céu.

O sapo-cururu, abrindo o maior bocão: Oba!

O mico-leão-de-cara-dourada: — Vai haver dança, amigo-oculto, salgadinhos, doces, e o melhor de tudo: o Reginaldo Rossi, o Frank Sinatra e o Rat Pack vão dar uma canja especialíssima. Talvez, até o Chico Anysio dê um show para nós.

O sapo-cururu: — Oba!

O mico-leão-de-cara-dourada: — Vai haver uma porção de sapinhas para você namorar.

O sapo-cururu: — Oba!

O mico-leão-de-cara-dourada: — Só que...

O sapo-cururu: — O quê?

O mico-leão-de-cara-dourada: — Bicho de boca grande não entra.

O sapo-cururu, fazendo um biquinho: — Tadinho do jacaré!

8. A fatalidade deve ser entendida como um efeito derivado de uma causa. Somos nós que fabricamos o nosso destino, sendo a predestinação uma espécie de resultado educativo e necessário, portanto, útil. Entretanto, aquilo que é comumente chamado de carma não é uma coisa fixa, indelével e inamovível; poderá ser modificado por nós, basicamente por meio de mudanças comportamentais. Enfim, o carma se esgota quando a lição foi aprendida. No Cósmico, não existem padecimento e felicidade; estas categorias, como tantas outras, são condições meramente humanas, que variam e se alternam de acordo com a harmonia interior do ente (mais distante ou mais próxima da harmonia cósmica, digamos assim). Seja como for, o Cósmico não está particionado em deuses e demônios, céu e inferno, bem e mal. Estas coisas têm curso apenas na cabeça do ente.

9. A conquista e o alcançamento do Bem-em-si, da Beleza-em-si, da Paz-em-si, da Verdade-em-si e da LLuz-em-si são progressivos e assintóticos.

10. Não creio que todos os seres-aí-no-mundo tenham igual capacidade para atualizar os poderes inerentes à nossa espécie. Se fosse assim, tudo passaria imediatamente, pela simples vontade, de potência (invisível) a ato (visível) em todos nós, o que não acontece ordinariamente. A capacidade, como tudo, é adquirida pelo Trabalho e pelo Mérito, e isto é um processo longo, laborioso e demorado, que envolve triunfos e fracassos, encarnações e reencarnações. Um dos grandes equívocos das pessoas é acharem ou admitirem que somos todos iguais. Não somos. Como Jesus e Kut Hu Mi podem ou poderiam ser iguais a Adolf Hitler e Benito Amilcare Andrea Mussolini? Como você poderá ser igual a mim ou eu ser igual a você? Todos nós viemos de Planos Universais distintos, com experiências pretéritas distintas e, fatalmente, retornaremos a Planos Universais distintos. Se somos iguais, o somos apenas potencialmente. Não creio, inclusive, que sejamos todos filhos do mesmo Tipo-padrão. Somos todos, sim, filhos da Unidade Cósmica. E a Unidade Cósmica é composta de ilimitados Tipos-padrão.

 

 

Tipos-padrão Universais
(Animação meramente pictórica)

 

 

Música de fundo:

Veni Sancte Spiritus
Interpretação: Benedictine Monks of Santo Domingo de Silos

Veni, Sancte Spiritus,
et emitte cælitus
lucis tuæ radium.
Veni, pater pauperum,
veni, dator munerum,
veni, lumen cordium.
Consolator optime,
dulcis hospes animæ,
dulce refrigerium.
In labore requies,
in æstu temperies,
in fletu solatium.
O lux beatissima,
reple cordis intima
tuorum fidelium.
Sine tuo numine,
nihil est in homine,
nihil est innoxium.
Lava quod est sordidum,
riga quod est aridum,
sana quod est saucium.
Flecte quod est rigidum,
fove quod est frigidum,
rege quod est devium.
Da tuis fidelibus,
in te confidentibus,
sacrum septenarium.
Da virtutis meritum,
da salutis exitum,
da perenne gaudium.

Fonte:

http://wowmp3.net/music/veni-spiritus-mp3.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://speakingoutinserttopic.org/tag/celebration/

http://mathematica.stackexchange.com/questions/9580
/how-to-create-this-four-dimensional-cube-animation

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entelequia

http://forums.comicbookresources.com/showthread.php?
144118-Curbstomps-that-you-would-like-to-see/page187

http://commons.wikimedia.org/wiki
/File:Pendulum_animation.gif

http://en.wikipedia.org/wiki/Veni_Sancte_Spiritus

http://daemonica.org/wiki/Java

http://robloxbrasil.no.comunidades.net/

http://quoteko.com/sit-animation-gif-now.html

http://www.casaconhecimento.com.br/
blog/2007/12/a-arvore-da-vida-parte-i/

http://odari.deviantart.com/
art/Tree-of-life-tribal-152046449

http://www.agriculturaceleste.com/
pdf/Jorge%20Adoum/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.