O
remédio não se torna um veneno quando mal utilizado?
Assim como alguém pode tornar algo claro para o estrangeiro
somente se usar a sua linguagem, do mesmo modo alguém não
pode explicar qualquer coisa ao povo comum a não ser usando
a linguagem comum.
Tudo
é irreal. Reflitam sobre o verdadeiro significado de todas
as coisas no mundo dos fenômenos. Quem é apunhalado ou
assassinado? Não há nem assassinado nem assassino.1
O
Dharma deve ser considerado sem cegueira, limitações
ou preconceitos.
As
cinco degenerações: 1ª) degeneração
da extensão da vida; 2ª) degeneração do
entendimento das concepções corretas; 3ª) degeneração
das emoções aflitivas (ambição, raiva,
ignorância, orgulho e coisas semelhantes); 4ª) degeneração
da estabilidade psicológica dos seres sencientes; e 5ª)
degeneração desta época de contendas.
Conquanto
todas as coisas pereçam, deixam sementes para crescimento futuro.
Nada
apenas acontece, mas invariavelmente é causado.2
Somente
pelo cultivo das virtudes que combatem as raízes da causação
dependente é que a pessoa pode adquirir a libertação
de um ciclo infindável de renascimentos compulsórios.
Se
nossa migração para condições elevadas
e baixas fosse irrestrita e tão livre como um pássaro
voando sem obstáculos, então, nenhuma obstrução
poderia existir. Mas, pela virtude ou pelo erro, nosso caminho é
feito para a alegria ou para a lamentação. Aqueles têm
o poder para o júbilo ou para a tristeza, aqui o poder dos
deuses não vale nada.
Todas
as coisas são impermanentes.
É um erro comum tomarmos
uma corda por uma serpente. O fenômeno da corda não é
visto pelo que é, mas, é visto como possuindo um eu.
Ainda assim, a corda e a serpente jamais podem ser, de modo que os
fenômenos jamais são o ser.
Estas coisas elementares –
fogo e água, terra e vento – não podem existir
em si mesmas, pois são compostos de coisas menores, partes
subatômicas (p'a-ra-rab dul), e assim, até mesmo a menor
das partículas pode ser dividida seis vezes. Assim, não
pode existir a 'parte menor de todas', e da mesma maneira toda substância
jamais pode existir permanentemente, e sua destruição
é tríplice.
Assim
como o ouro ou a prata se conformam aos moldes – sejam eles
de leões, de cavalos ou de touros – do mesmo modo o espírito
– o 'continuum' mental – se conforma, através do
impulso do desejo, em cor, forma e estrutura de consciência,
como figuras que são moldadas no fogo.
Se se atinge estados elevados,
por se conhecer este caminho de fazer enumerações, então,
as coisas, como o ouro precioso, deveriam ser compelidas a aparecer
através da contagem de gravetos e de pedras. Assim, devemos
dizer tranqüilamente que este tipo de lógica é
refutada pelo senso comum, para não dizermos pela verdade derradeira.
É como se um homem faminto dissesse que estava satisfeito depois
de listar todas as suas comidas favoritas.
As
cinco aflições: desejo, ódio, ignorância,
arrogância e dúvida.
O
erro pode ser explicado com relativa facilidade, mas, não pode
ser entendido sem grande esforço.
Pelo Caminho do Meio, serão
evitados todos os extremos e todos os excessos.
Despertares
progressivos para a natureza real das coisas e o gradual descarte
de falsas concepções sobre o eu são o único
Caminho para o perfeito conhecimento e a Illuminação
plena.
Eu me inclino diante de Manjushri,
sempre jovem. Eu me inclino e purifico as três portas: corpo,
fala e mente. Eu me inclino diante do Mestre, Luz do Mundo; diante
dos ensinamentos, ambrosia curativa das aflições das
emoções; diante daqueles que estão na Senda do
Aprendizado e na Senda da Cessação do Aprendizado. Bons
resultados e a obtenção de um alto nascimento provêm
das sementes dos atos virtuosos. Maus resultados e nascimento vil
são o produto de maus atos, assim como sementes de cevada produzem
colheitas de cevada e os grãos de trigo produzem apenas grãos
de trigo. Assim, apenas os bons atos criam a felicidade, e os erros
engendram a miséria. O poder divino está em nossas ações,
e não em algum deus externo.
Primeiro,
livre-se da maldade; depois, livre-se do ego; finalmente, livre-se
dos pensamentos. Sábio é aquele que conhece isto.
Se alguém te critica,
tu deves verificar se o que foi dito é ou não é
verdade. Se for verdade, então, tu não deverás
ficar raivoso ou impaciente porque é verdade. Se não
for verdade, de novo, não deverás ficar raivoso ou impaciente
porque não é verdade.
______
Notas:
1.
Por isto tanto tenho insistido: todo assassino é um suicida,
e todo suicida é um assassino. Como nada persiste isolado,
ou, em outras palavras, como tudo é um, o que afeta a um afeta
a todos e a tudo. Em outras palavras, ainda, Aryadeva disse: Uma
substância representa a essência de todas as outras substâncias.
Todas as outras substâncias representam a essência de
uma substância. Isto também pode, segundo
Aryadeva, ser assim expresso: A
vacuidade de uma coisa representa a vacuidade de todas as coisas.
2.
Lei de Causa e Efeito.
Observação:
A
vida de Aryadeva (séculos II – III), um
dos quatro sóis que Illuminam o mundo e um dos
Instrutores da Humanidade, está completamente imersa em lenda
e em hagiografia. Os biógrafos relatam que Aryadeva, nascido
no coração de um lótus, se tornou o filho adotivo
de Panchashringa, Rei de Sinhala, que se acredita ser, geralmente,
o moderno Sri Lanka. Sua graça e brilhantismo naturais impressionaram
tanto seu pai que ele foi declarado príncipe herdeiro e entronizado
como seu herdeiro oficial. Aryadeva já havia estudado profundamente
as doutrinas do Budismo Theravada, e a perspectiva de se tornar rei
o entristecia. Por fim, renunciou ao trono em favor de uma vida de
monge, mas, as delicadas complicações políticas
derivadas da presença de um antigo príncipe herdeiro
próximo ao trono de um outro sucessor o impeliram a viajar
à Índia. Tendo já aprendido as artes e as ciências
relacionadas ao pensamento do Budismo Ceilandês, procurou por
um professor que o pudesse conduzir ao coração do Dharma.
Finalmente, Aryadeva encontrou Nagarjuna e se tornou seu
devotado discípulo por toda a vida, tornando-se um Bodhisattva
que deu sua vida pelo bem da Humanidade, porque fundiu claridade de
percepção com ação compassiva na inabalável
convicção de que todos poderiam trilhar a senda da emancipação.
Páginas
da Internet consultadas:
http://apenasconhecimento.blogspot
.com.br/2010_03_01_archive.html
http://www.acaminhodotemplo.com/
forum/index.php?topic=273.60
http://darma.info/tag/dalai-lama/pag/4/
http://www.lojajinarajadasa.com/
7.3.Maha2Madhyamaka.html
http://400versos.chagdud.org/
http://www.teosofia.levir.com.br/inst-011.php