ARQUIMEDES
(Alguns Pensamentos)

 

 

 

 

Arquimedes

Arquimedes

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo tem por objetivo recordar alguns pensamentos e algumas leis de Arquimedes.

 

 

 

 

Breve Biografia de Arquimedes

 

 

 

Archimedes Pensativo

Archimedes Pensativo (1620)
Pintura de Domenico Fetti (1589 – 1623)

 

 

 

Arquimedes (Siracusa1, 287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, físico e inventor grego. Foi um dos mais importantes cientistas e matemáticos da Antigüidade e um dos maiores de todos os tempos, considerado um dos três maiores matemáticos de sempre. Ele fez descobertas importantes em Geometria e Matemática, como, por exemplo, um método para calcular o número (razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Este resultado constitui também o primeiro caso conhecido do cálculo da soma de uma série infinita. Ele inventou, ainda, vários tipos de máquinas, quer para uso militar, quer para uso civil. No campo da Física, contribuiu para a fundação da Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso princípio que leva o seu nome. Ele descobriu ainda o princípio da alavanca, e a ele é atribuída a citação: em-me um ponto de apoio e moverei a Terra.

 

Hoje, conhecemos muito pouco sobre a vida de Arquimedes e sobre a sua obra, já que muitos dos documentos originais foram destruídos. No entanto, os romanos tinham muita admiração por ele, e alguns historiadores deixaram textos em que descreviam aquilo que, na sua época, ainda se conhecia sobre a sua vida e a sua obra. Apesar de que muitos desses textos são sobretudo lendas, o pouco que se sabe sobre Arquimedes teve uma importância decisiva no surgimento da ciência moderna, tendo influenciado, entre outros, Galileu Galilei (Pisa, 15 de fevereiro de 1564 – Florença, 8 de janeiro de 1642) e Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 – Londres, 31 de março de 1727).

 

São tantos os feitos, que Gottfried Wilhelm von Leibniz (Leipzig, 1º de julho de 1646 – Hanôver, 14 de novembro de 1716) comentou: Quem entende Arquimedes e Apolônio2, admirará menos as realizações dos homens mais célebres de épocas posteriores.

 

E Plutarco deixou escrito: Muitas vezes os servos de Arquimedes o levavam contra sua vontade para os banhos, para lavá-lo e untá-lo. Contudo, estando lá, ele ficava sempre desenhando figuras geométricas, mesmo nas cinzas da chaminé. E enquanto o estavam untando com óleos e perfumes, ele desenhava figuras sobre seu corpo nu, de tanto que se afastava das preocupações consigo próprio, e entrava em um espécie de êxtase ou transe, com o prazer que sentia com o estudo da Geometria.

 

 

 

 

Pensamentos Arquimedianos

 

 

 

Héúréka!3

 

Aquele que tentou e não conseguiu é superior àquele que nada tentou.

 

Uma espiadela pra trás é melhor do que uma olhadela para frente.

 

Aquele que sabe falar sabe também quando fazê-lo.

 

Dêem-me um ponto de apoio e moverei a Terra.

 

Brincar é condição fundamental para ser sério.

 

Aqueles que afirmam descobrir tudo, mas não produzem provas de suas afirmações, podem estar enganados, fingindo descobrir o impossível.

 

Todo corpo mergulhado total ou parcialmente em um fluido sofre uma impulsão vertical, dirigido de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado, e aplicado no centro de impulsão.4

 

A área contida por uma parábola (Sp) e uma reta transversal é 4/3 da área do triângulo (St) com a mesma base e cujo vértice é o ponto onde a tangente à parábola é paralela à base.

 

A superfície de qualquer esfera é quatro vezes seu círculo máximo.

 

Qualquer esfera é igual a quatro vezes o cone que tem sua base igual ao círculo máximo da esfera e sua altura igual ao raio da esfera.

 

Sabendo que [o volume de] uma esfera é quatro vezes tão grande quanto [o volume] do cone tendo como base um círculo máximo da esfera e com uma altura igual ao raio da esfera, concebi a noção de que a superfície de qualquer esfera é quatro vezes tão grande quanto um círculo máximo da esfera; pois, julgando a partir do fato de que [a área de] qualquer círculo é igual a um triângulo com base igual à circunferência e altura igual ao raio do círculo, compreendi que, da mesma maneira, [o volume de] qualquer esfera é igual a um cone com base igual à superfície da esfera e altura igual ao raio.

 

Se um ponto se desloca com uma velocidade uniforme ao longo de qualquer linha, e são considerados dois comprimentos sobre a linha, eles serão proporcionais aos tempos para descrevê-los.

 

Se dois pontos sobre linhas diferentes se deslocam, respectivamente, ao longo de cada uma delas com uma velocidade uniforme, e se são considerados comprimentos, um em cada linha, formando pares, tal que cada par seja descrito em tempos iguais, os comprimentos serão proporcionais.

 

A área de qualquer círculo é igual a um triângulo retângulo no qual um dos lados ao redor do ângulo reto é igual ao raio, e o outro [lado é igual] à circunferência do círculo.

 

A Matemática é a mais alta das ciências, o dom mais alto que os deuses deram aos homens. Ela é mais poesia do que a própria poesia.

 

No tratado Sobre as Medidas do Círculo, Arquimedes, em um círculo dado, inscreveu e circunscreveu um polígono de 96 lados, e obteve a fórmula para o cálculo da área do círculo, e, por muitos séculos, também o mais acertado valor para 5:

 

 

Alguns Sólidos Arquimedianos6:

 

 

Tetraedro Truncado

 


 

Cuboctaedro

 

 

 

Octaedro Truncado

 

 


Icosaedro Truncado

 

 

Você sabe de quantos modos diferentes é possível combinar as catorze peças que formam o Quadrado Stomachion abaixo, bolado por Arquimedes? Nem eu sabia, mas são 17.152! Eis algumas:

 

 


Stomachion

 

 

Arquimedes foi morto por um soldado romano que o descobriu enquanto ele desenhava figuras matemáticas na areia. Antes de ser trespassado pela espada romana, gritou Arquimedes: — Não apagues os meus círculos!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Siracusa, antiga Magna Grécia e hoje Sicília. A Magna Grécia era a denominação que recebia o sul da Península Itálica, região colonizada na Antigüidade pelos gregos. Em um sentido mais amplo, inclui também a Ilha da Sicília, onde também se verificou o fenômeno de colonização grega.

2. Apolônio de Pérgamo (Pérgamo, 262 a.C. – 190 a.C.)

3. Achei!

4. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um aluno enunciou assim o Princípio de Arquimedes: Qualquer corpo mergulhado na água sai completamente molhado.

5. Em Matemática, é uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro p e diâmetro d, então aquele número é igual a p/d. O valor de pertence aos números irracionais. Para cálculos mais precisos pode-se utilizar = 3,1415926535897932384...

6. Os sólidos de Arquimedes ou poliedros semi-regulares são poliedros convexos cujas faces são polígonos regulares de mais de um tipo. Todos os seus vértices são congruentes, isto é, existe o mesmo arranjo de polígonos em torno de cada vértice. Além disto, todo vértice pode ser transformado em outro vértice por uma simetria do poliedro. Existem apenas treze poliedros arquimedianos e todos são obtidos por operações sobre os sólidos platônicos. Os sólidos de Arquimedes têm o nome de Arquimedes, que os descobriu e relatou em livros que se perderam. Durante a renascença, artistas e matemáticos descobriram de novo todos os sólidos de Arquimedes. As descobertas ficaram completas à volta de 1619, pelo astrônomo, matemático e astrólogo alemão Johannes Kepler (Weil der Stadt, 27 de dezembro de 1571 – Ratisbona, 15 de novembro de 1630), que definiu prismas, antiprismas e poliedros não-convexos conhecidos como Poliedros de Kepler-Poinsot.

 

 

Icosaedro Platônico

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://relationary.wordpress.com/
2009/05/page/3/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domenico_Fetti

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%
C3%B3lidos_Plat%C3%B3nicos

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%
C3%B3lido_de_Arquimedes

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/
icm98/icm11/arquimedes.htm

http://home.uevora.pt/~rpa/ArquiGD.pdf

http://www.geometriaanalitica.com.br/
artigos/Matematica/ARQUIMEDES.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi#Valor_de_.CF.80

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/
opombo/seminario/arquimedes/index.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetraedro_triakis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes

http://www.lardobomleitor.com/
2000/05/biografia-arquimedes.html

http://www.frazz.com.br/
autor.html/Arquimedes-2292

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/arquimedes.html

 

Fundo musical:

Tango to Evora
Música: Loreena McKennitt
Interpretação: Loreena McKennitt

Fonte:

http://www.goear.com/listen.php?v=c34d5d0