Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Venho escrevendo tanto sobre os números, que, ao começar a digitar este texto, não sei se apresentarei alguma coisa nova. Vamos ver o que ensinarão as fontes consultadas e a inspiração. Seja como for, como também sou membro da Tradicional Ordem Martinista (TOM), todo ano recebo a revista O Pantáculo, uma publicação destinada aos membros ativos da Ordem. Neste ano, 2012, no número 20, há um trabalho muito interessante de autoria de Claude Prépetit – Queda e Redenção do Homem na Aritmosofia Martinista – base de algumas lucubrações metafísicas que passarei a discutir resumidamente em seguida.

 

 

 

Aritmosofia

 

 

 

Aritmosofia é uma palavra derivada do grego – Arithmos (número) + Sophia (ciência) – e significa arte de decifrar o mistério simbólico-teosófico dos números. Mas, por todos os motivos que já expliquei em textos anteriores, prefiro entender que Aritmosofia seja Arithmos + ShOPhYa, pois é distintiva, por assim dizer, da Matemática profana, de tal maneira que, aritmosoficamente, este vocábulo (ShOPhYa) simboliza o número 396, ou seja:

ShOPhYa = Sh + O + Ph + Y 300 + 6 + 80 + 10 = 396.

 

Curiosamente, o número 396 está magicamente associado ao número 1089. Primeiro, observe que a soma teosófica dos algarismos destes dois números é igual a 18, isto é:

396 3 + 9 + 6 = 18.

1089 1 + 0 + 8 + 9 = 18.

 

Segundo, o número 1089 é, por assim dizer, considerado mágico, pois apresenta uma incrível propriedade. Acompanhe o raciocínio. Escreva um número qualquer com três algarismos distintos. Por exemplo, escolhamos 153 (Valor Secreto de 17), que é o número de peixes pescados por Simão Pedro e citado no Evangelho de João, XXI: 11, e que tem a invulgar propriedade de a soma do cubo de cada algarismo ser igual ao próprio número: (13 + 53 + 33 = 153). Agora, vamos inverter este número e subtrair o menor do maior: 351 – 153 = 198. Finalmente, vamos somar este número com ele mesmo, só que com os algarismos ao contrário: 198 + 891 = 1089. Assim, não importando qual o número de três algarismos que for escolhido, desde que os algarismos sejam distintos, o resultado desta operação será sempre 1089.

 

Agora, usemos o mesmo procedimento para o número 396:

396 invertido é 693.
693 – 396 = 297.
297 + 792 = 1089.

 

O porquê desta magia você poderá encontrar, por exemplo, no endereço:

http://www.mtm.ufsc.br/lemat/1089.pdf

 

E terceiro, 396 é o último múltiplo de 6 (6 x 66) antes de 400, ou seja, é o último múltiplo de 6 imediatamente anterior a 400. Lembro que 400 é o Valor Externo da letra arqueométrica TaV (Th), que tem 406 (400 + 6) como Valor Pleno, 6 como Valor Oculto (406 – 400) e 1 como Valor AThBaSh. Então, 396 está também ligado ao número 66, que, por sua vez, está associado ao Triângulo Mágico da palavra ABRACADABRA, que contém 66 (sessenta e seis) letras, que por adição equivale a 12 (doze), que é o quádruplo do ternário, e, em conseqüência, expressa a quadratura mística do círculo e o dodecaedro platônico. O que fez o KaBaLista? Acrescentou um 6 ao duplo senário do ABRACADABRA e compôs o número da besta – a idolatria. Este 6 adicionado a 66 simboliza o homem do 6º (sexto) dia do Gênese (VAV de Valor Externo 6) e 8ª (oitava) expressão da criação (Gênese, I). 666, por adição teosófica é igual a 18, número assinalado no Tarô como signo hieroglífico da noite dos profanos, a Lua com as torres, o cão, o lobo e o caranguejo. Entretanto, 18 por adição é igual a 9 – o Número da Iniciação – ou seja, o Horizonte. Por outro lado, em mayim – as águas – (matéria-prima homogênea ainda não diferenciada) a letra MeM, em posição final, encerra-se em si mesma desenhando um quadrado. Realizada, seu valor é 600. Em Salmos CXLIV, 14 está escrito: o Senhor sustenta todos os que caem, e, neste particular, a letra SaMeK, de Valor Externo 60, simboliza a Coluna do Verbum. Com a letra VAV, que aritmologicamente vale 6 e simboliza o microcosmo e o microdeus do sexto dia, compõe-se o número 666.

 

Enfim, no Terceiro Livro dos Reis, X: 14 está escrito: E o peso de ouro, que era levado a Salomão todos os anos era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro. Isto significa que cada ser humano tem, potencialmente, este peso de ouro. Ao ser utilizado em coordenação com a LLUZ, expressa o Ouro de Salomão: ShOPhYa – o Ouro-Sol Interior em dada um de nós. Por isto, 666 pode estar associado às trevas (déspotas e seus magos) ou à Sabedoria (ShOPhYa), o que significa que somos livres para escolher a pilantropia canalhocrática retardante ou a Alquimia Iniciática Illuminante.

 

Por último, recordo que o Quadrado Mágico do Sol (Imagem do Verbo Divino), conforme Paracelso, é de sexta ordem. A constante planetária do Sol é 111 (que equivale ao Valor Pleno da letra ALeF 1 + 30 + 80), o Valor Secreto de 36 é 666 (valor total do Quadrado do Sol), o nome místico relacionado ao número 666 é SORaTh, o dia e a Personalidade Cósmica associados ao Sol são domingo e MIHAeL, a soma das seis colunas é 666 (6 x 111), a soma das seis linhas é 666 (6 x 111). Por adição e redução, 666 equivale a 9. Se a barreira do 8 deve ser vencida – e será – é porque em 666 há o germe do 9. O fato é que, seja para a esquerda, seja para a direita, a Lei é sempre a Lei. Depende só de nós o que fazer com a Lei! É como a radiatividade, que tanto pode ser usada para se construir uma máquina de radioterapia, que salva vidas, como para se fabricar um artefato nuclear, que meteoriza vidas – fazendo um ente passar instantânea e diretamente do estado sólido ao gasoso.

 

 

Quadrado Mágico do Sol
(conforme Paracelso)

 

 

Dodecaedro Platônico

 

 

 

Os Números

 

 

 

Na Introdução à Ciência Sagrada, de autoria de Federico González e colaboradores, está dito que os números possuem uma realidade mágico-teúrgica que os homens de nossos dias esqueceram... Eles são módulos harmônicos e medidas que relacionam o microcosmo (homem) com o Macrocosmo (Universo), e respondem à vibrações secretas, que encontram suas correspondências em todas as coisas. É por isto que, por exemplo, teosoficamente, 3 é 3 e também equivale a 6, e o 12, dependendo da operação teosófica, é idêntico a 3 (1 + 2), como será (re)visto adiante.

 

 

 

 

Todos os símbolos sagrados, continuam Federico González e seus colaboradores, tanto os expressados pela Natureza como os adquiridos pelos homens mediante revelação divina, sejam estes gestuais, visuais ou auditivos, numéricos, geométricos ou astronômicos, rituais ou mitológicos, macro ou microcósmicos, têm uma face oculta e uma aparente, uma qualidade intrínseca e uma manifestação sensível, quer dizer, um aspecto esotérico e outro exotérico. Enquanto o homem profano unicamente pode perceber o exterior do símbolo, o Iniciado procura descobrir nele o mais essencial, o que se encontra em seu núcleo, ou seja, o esotérico, que constitui também o ser mais profundo do próprio homem – sua natureza imortal. Com o tempo, o Iniciado, por intermédio da intuição inteligente e da perscrutação interna, acaba percebendo que as Leis Universais são eternas e invariáveis (o espírito do Pai é idêntico ao espírito do Filho), ainda que, na aparência, objetivamente, possam se manifestar de modo passageiro, ao mesmo tempo que multíplice em sua face exotérica, temporal e mutável.

 

 

 

 

Acontecimentos mundiais, locais e individuais formam parte da harmonia universal, que se expressa através de números e medidas, semelhante a uma grande sinfonia – verdadeira Unidade Metafísica. Segundo os pitagóricos todas as coisas se sintetizam nos nove primeiros números. Estes, por sua vez, podem se resumir nos três primeiros; e eles estão contidos na unidade. Dito isto, vamos estudar um pouco alguns números.

 

 

 

Compreensão Numérico-teosófica

 

 

 

Os números constituem uma linguagem simbólico-teosófica e ao mesmo representativa das Leis Universais – desde sempre iguais a si mesmas. Isto significa que quanto mais compreendermos o significado esotérico dos números mais nos aproximaremos da Santa ShOPhYa Illuminadora e Libertadora. Por isto, por exemplo, precisamos entender o porquê de 4 ser equivalente a 28:

4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 0 = 1 Unidade.

28 2 + 8 = 10 1 + 0 = 1 Unidade.

Se assim é, então, 4 28.

 

Se nos aprofundarmos nesta matéria, observaremos que o Denário é ubíquo, seja diretamente, seja pelo número quatro (1 + 2 + 3 + 4), tudo, enfim, sendo um reflexo do Denário.

 

 

IOD – HE — VAV – HE

IODHE  —  VAVHE
(72 = 10 + 15 + 21 + 26)

 

 

De tudo o que foi visto até aqui, uma coisa é certa e indiscutível: a reconciliação de cada ser-no-mundo com o Todo-desde-sempre-um só é possível pela Experiência Crística Interior – já que só o Cristo Interno, em cada um de nós, é o intermediário indispensável e insubstituível à reconciliação do 1 exterior com o 1 interior, e dos dois com a Unidade Cósmica. Para isto, não há milagre nem escolha preferencial a priori; o esforço deve ser nosso, sempre e exclusivamente nosso, pois não há quem possa fazer o dever de casa por nós. Este é o significado da divisa Ora. Lege. Lege. Lege. Relege. Labora et Invenies. Ora. Lê. Lê. Lê. Relê. Trabalha e Encontrarás. (14ª prancha Mutus Liber, 1677).

 

 

Mutus Liber, 14ª prancha

Mutus Liber, 14ª prancha

 

 

Isto tudo está simbolicamente inserto na letra ShIN – na verdade, um triplo TaV – representativa do Verbum, isto é, a Divindade ela mesma enquanto manifestada pela Palavra. Por isto, a letra ShIN foi introduzida no centro de IOD HE  —  VAVHE, com a finalidade de reunir os dois fragmentos IOD HE e VAVHE —› IOD HE ShIN VAVHE —› IESCHOUAH. ALI! ALI! LMH ShBHhTh-NI! Deus meu! Sol meu! Esparziste sobre mim os Teus Fulgores!

 

 

IESCHOUAH

 

 

Quem estiver disposto a se reconciliar com o Todo-desde-sempre-um e desejar recobrar sua Androginia Espiritual Primordial deverá estar ciente de que tudo depende da Voluntas (Vontade), não o fiat voluntas mea (faça-se a minha vontade), mas o Fiat Voluntas Tua (Faça-se a Tua Vontade). Isto está simbolizado nas palavras de Jesus, o Cristo, como está descrito no Evangelho de Mateus, XXVI, 39: Meu Pai: se for possível, passe de mim este cálice; todavia, não se faça como eu quero, mas, sim, como Tu queres. Então, se, por ignorância, a Divina Voluntas foi violada, ela, pela Iniciação, necessita ser restaurada e revivificada. E assim, a redenção do ser-no-mundo deverá seguir a Senda 3 —› 7 —› 4.

 

Pelo 3, no Universo, tudo é produzido e operado (Lei do Triângulo). Produzido não significa criado, mas tornado manifesto, que, progredindo, alcançará o 9 (3 x 3), até conquistar o termo da Natureza Universal 27 (3 x 3 x 3).

 

 

 

 

Isto segue o caminho 7 —› 49 (72) —› 343 (73). Observe que, por outro ângulo, 343 3 + 4 + 3 = 10 1 + 0 = 1 —› Unidade.

 

Enfim, ao ser novamente assimilado no Denário, 4 x 4 x 4 = 64 10 1 + 0 = 1, o ser-no-mundo estará regenerado e redimido.

 

Efetivamente: 1º) no processo de reintegração, o ternário retornará à sua origem – o senário – pois 3 só pode se expressar graças ao 6, através dos seus elementos constitutivos: 1 + 2 + 3 = 6; 2º) o senário, por sua vez, reintegrará o setenário: 6 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 = 21 3 x 7; e, por fim, setenário e quaternário se amalgamarão, ambos retornando à Fonte Denária ou Unitária:

7 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 = 28 2 + 6 = 10 1 + 0 = 1.

4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 0 = 1.

 

Para concluir este despretensioso e plagiado ensaio, lembro, em aditamento ao que foi examinado, que a organização do trabalho místico programado por Jesus se baseou em três círculos concêntricos: 12 (3 x 4) Apóstolos, 72 (6 x 12) Adeptos e 360 (5 x 72) Postulantes, correspondentes às doze constelações, aos setenta e dois semidecanos do Zodíaco e aos trezentos e sessenta graus do círculo eclíptico. Os 12 Apóstolos formavam com Jesus um 13, que assim pode ser entendido:

13 1 + 3 = 4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 0 = 1.

 

Tudo isto pode parecer complicado, tanto de ser entendido quanto de ser realizado. Bem, pode até ser, mas, uma coisa é certa: se formos absolutamente sinceros e nos esforçarmos, seremos auxiliados, porque nunca estivemos sozinhos, não estamos sozinhos e jamais estaremos sozinhos.

 

 

 

 

 

 

Conclusão
(Postulados)

 

 

 

TeTragrammaTon ou TeTrakTys de Pitágoras

 

 

 

Duas quantidades quaisquer

iguais (ou equivalentes) a uma terceira

são iguais (ou equivalentes) entre si.1

 

Se 28 é equivalente a 10 e à Unidade

e se 4 é equivalente a 10 e à Unidade,

então, são equivalentes entre si.

 

Se 8 é equivalente a 36

e se 36 é equivalente a 666,

então, são equivalentes entre si.

 

Se 110 e 111 equivalem a 1

e se 6 e 406 equivalem a 1,

então, são equivalentes entre si.

 

Se 345 é equivalente a 888

e se 543 é equivalente a 888,

então, são equivalentes entre si.

 

Se nascer equivale a morrer

e se morrer equivale a renascer,

então, são equivalentes entre si.

 

Se a ignorância equivale à uma prisão

e se a prisão equivale à uma crucifixão,

então, são equivalentes entre si.

 

Se a Morte é equivalente à Vida

e se a Vida equivale à Eterna Vida,

então, são equivalentes entre si.

 

Se a Iniciação equivale à Compreensão

e se a Compreensão equivale a Libertação,

então, são equivalentes entre si.

 

Se o assassínio é um deicídio

e o sucídio também é um deicídio,

então, são equivalentes entre si.

 

Se A é equivalente ao Universo

e se B é equivalente ao Universo,

então, são equivalentes entre si.

 

Enfim, se homo Deus est

e se Deus homo est,

então, são equivalentes entre si.

 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Postulados de Euclides de Alexandria (360 a.C. – 295 a.C.):

1º. Duas quantidades iguais a uma terceira são iguais entre si.
2º. Se juntarmos a duas quantidades iguais outras duas quantidades iguais, os totais obtidos serão iguais.
3º. Se subtrairmos de duas quantidades iguais outras duas quantidades iguais, as diferenças obtidas serão iguais.
4º. As coisas que se podem sobrepor umas às outras são iguais.
5º. O todo é maior que a parte.
6º. Dados dois pontos, há um segmento de reta que os une.
7º. Um segmento de reta pode ser prolongado indefinidamente para construir uma reta.
8º. Dados um ponto qualquer e uma distância qualquer, pode-se construir um círculo de centro naquele ponto e com raio igual à distância dada.
9º. Todos os ângulos retos são iguais.
10º. Se uma linha reta cortar duas outras retas, de modo que a soma dos dois ângulos internos de um mesmo lado seja menor do que dois ângulos retos, então, estas duas retas, quando suficientemente prolongadas, cruzam-se do mesmo lado em que estão estes dois ângulos.

 

Música de fundo:

The Twelve Days of Christmas
Interpretação: Harry Belafonte

Fonte:

http://beemp3.com/

 

Bibliografia:

PRÉPETIT, Claude. Queda e redenção do homem na aritmosofia martinista. In: O Pantáculo, nº 20. AMORC, Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, Curitiba/Paraná, Brasil, 2012, pp. 20 a 29.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Pendulum_animation.gif

http://misterio777.blogspot.com.br/2009/09/
os-numeros-na-biblia-acaso-ou-projeto.html

http://www.oocities.org/athens/stage/
4223/pantaculo_e_o_natal.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Tetractys

http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/cosmologia/
Cosmologia_Euclides_Robson_Final.pdf

http://www.okrc.org/index.php?option=com_cont
ent&view=article&id=5&Itemid=167&lang=en-us

http://www.thesoulpitt.com/
EdsPartyontheRun.html

http://introduccionalsimbolismo.com/
portugues/indicegn.htm

http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%
B0%D0%B9%D0%BB:Dodecahedron.gif

http://www.mtm.ufsc.br/lemat/1089.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.