ARIEL SHARON

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Ariel Sharon

 

 

Ariel Sharon, também conhecido pelo seu diminutivo Arik, nascido Ariel Scheinermann, (27 de fevereiro de 1928 – 11 de janeiro de 2014), foi um político e militar israelita que serviu como 11º Primeiro-ministro de Israel, e de quem, na época, respeitosamente, discordei em gênero, número e grau, no singular e no plural, como, agora, respeitosamente, da mesma forma, discordo de Benjamin Netanyahu – atual chefe do Partido Conservador Likud e Primeiro-ministro do Estado de Israel.

 

Frases de Ariel Sharon:

 

Eu passei toda a minha vida defendendo os judeus. Agora, tenho de me defender dos judeus.

 

Não podemos manter Gaza para sempre. Mais de um milhão de palestinos vivem lá em condições únicas de superpopulação, em bolsões de ódio crescente.

 

Eu convoco nossos vizinhos palestinos para abandonar o caminho da violência e retornar ao caminho do diálogo para resolver os conflitos entre nós por meios pacíficos.

 

Gaza não pode ser mantida para sempre. Mais de um milhão de palestinos vivem lá, e eles dobram esse número a cada geração. Eles vivem em acampamentos de refugiados incrivelmente ruins, na pobreza e na miséria, sem qualquer tipo de esperança no horizonte.

 

Como um dos que lutaram em todas as guerras de Israel, eu aprendi da minha própria experiência que, sem a força apropriada, nós não teremos uma chance de sobreviver nessa região, se não mostrarmos misericórdia sem fraqueza. Eu também aprendi que a espada sozinha não pode decidir a amarga disputa por essa Terra.

 

Israel não pode chegar a um acordo de paz com os palestinos isoladamente. O Estado precisa de paz com todo o mundo árabe.

 

Todos os países que buscam a paz deveriam rezar para que as forças israelenses tenham sucesso em sua missão, porque é apenas eliminando e erradicando o terror que chegaremos a uma paz duradoura.

 

A Autoridade Nacional Palestina desempenha um papel central na rede internacional de terrorismo comandada pelo Irã, que visa a destruição de todo o mundo.

 

Jerusalém permanecerá unida como a capital eterna do Estado Judeu.

 

Não gosto da palavra, mas, isto é ocupação. Manter 3,5 milhões de palestinos sob ocupação é ruim para Israel e para os palestinos.

 

Estar no Likud significa perder tempo em divergências políticas, enquanto podemos estar agindo para o bem do País.

 

Meu plano de retirada unilateral é para melhorar a Economia e a segurança de Israel, e reduzirá a fricção e a tensão entre palestinos e israelenses. Meu plano irá criar uma nova realidade para o Estado. E isto irá propiciar as condições adequadas para as negociações entre Israel e os palestinos.

 

Se quisermos alcançar uma situação de verdadeira paz, que possa durar gerações, teremos de fazer concessões dolorosas. Não há intercâmbio de promessas, mas, intercâmbio de paz.

 

No Líbano havia um acordo para não liquidar Yasser Arafat. Em princípio, eu me arrependo de não tê-lo feito.

 

Sobre Sabra e Chatila: Nunca, por um momento, imaginamos que eles [a milícia da Falange Cristã] fizessem o que fizeram. Eles haviam sido avisados. Se soubéssemos que algo parecido ia acontecer, nunca deixaríamos que entrassem no campo. Eu sou o único Ministro da Defesa no mundo que deixa o cargo e volta a trabalhar em sua granja, como resultado do que os cristãos fizeram com os muçulmanos. O único.

 

Creio que a solução para se chegar à criação de um Estado Palestino, seria que os palestinos se estabelecessem no que era Israel em 1922 e agora é a Jordânia.

 

Sobre a Guerra dos Seis Dias: O exército de Israel está pronto para expulsar o exército egípcio. Gerações passarão antes que o Egito volte a nos ameaçar.

 

Estou apelando para todos: não ataquem os homens e as mulheres de uniforme. Não os acusem. Não tornem as coisas mais difíceis para eles. Não os prejudiquem. Ataquem-me. Eu sou o responsável por tudo. Ataquem-me.

 

Ordenei que não houvesse limites na utilização de todos os meios para atingir os terroristas, seus equipamentos e seus esconderijos.

 

Arafat está procurando uma desculpa para não prosseguir com as negociações, embora ele saiba exatamente que o Governo de Israel está pronto para seguir em frente e implementar a segunda fase de retirada da Cisjordânia.

 

Os Estados Unidos querem cooperar com o meu Governo.

 

Israel está preparado para fazer concessões dolorosas para que haja uma verdadeira paz. No entanto, o Governo, sob a minha liderança, não será seduzido por falsas promessas, que poderão colocar em risco a segurança do Estado de Israel.

 

Eu sou a última pessoa que iria dividir Jerusalém. Eu já disse isto muitas vezes. Eu não pretendo discutir qualquer divisão de Jerusalém.

 

Tenho 73 anos de idade. Eu vi tudo. Eu conheci reis, rainhas, presidentes... Eu estive ao redor do mundo. Uma coisa eu gostaria de fazer: tentar alcançar a paz.

 

Todos sabemos que, há muitos anos, o terrorismo é a coisa mais perigosa para a estabilidade local, regional e internacional.

 

Para mim, a paz deve fornecer segurança para o povo judeu.

 

Eu nasci em uma fazenda. Minha força não tem nada a ver com o aparato político. Eu recebo a minha força da Natureza, das flores.

 

Israel é um país maravilhoso. É um país lindo. Ele é nosso. Mas é um país com 10.000 problemas que temos de resolver e lidar.

 

Eu mesmo, antes de tudo, sou um judeu, e esta é a coisa mais importante para mim.

 

Não há colete à prova de bala do meu tamanho.

 

Temos provas de que o Irã possui armas nucleares.

 

Israel, sendo um pequeno país, é claro que tem interesse de se fortalecer. Temos interesse em reforçar as nossas relações com outros países, principalmente com os países que eram hostis por muitos e muitos anos.

 

Como judeu, é minha responsabilidade histórica defender o povo judeu. Eu sinto esta responsabilidade para a sobrevivência do povo judeu. Nós não vamos aceitar qualquer decisão de qualquer outra pessoa.

 

Como alguém que participou de todas as guerras do Estado de Israel, eu vi o horror das guerras. Eu vi o medo. Eu vi meus melhores amigos sendo mortos nas batalhas. Eu mesmo fui gravemente ferido duas vezes.

 

Eu não acho que realizei o que ainda tenho que realizar. Há uma coisa que eu gostaria de fazer, e isto seria trazer segurança e paz para o povo judeu.

 

Eu gostaria de estar na fazenda para montar nos cavalos, ver o gado, as plantações e os belos legumes que meus filhos estão plantando lá. Eu sou um daqueles que não têm que se preocupar com o que estarei fazendo mais tarde. Eu amo os campos.

 

Se eu tivesse que aconselhar os nossos irmãos que estão na França, eu lhes diria uma coisa: voltem para Israel o mais cedo possível. Eu digo também para os judeus em todo o mundo, mas, não acho que seja uma obrigação, e eles não têm que se mudar imediatamente.

 

Se haverá um sério primeiro-ministro palestino, que fará um esforço de 100 por cento para acabar com o terrorismo, então, poderemos ter paz. Cada lado tem de tomar medidas. Se terror o continuar, não haverá um Estado Palestino independente. Israel não irá aceitá-lo, se o terror continuar.

 

Israel tem muitas esperanças e enfrenta perigos extremos . O perigo mais proeminente é o Irã, que está a fazer todos os esforços para adquirir armas nucleares e mísseis balísticos, estabelecendo uma enorme rede de terror, juntamente com a Síria, no Líbano.

 

Em 19 de abril de 1943, a Conferência das Bermudas se reuniu, com a participação de representantes da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, a fim salvar os judeus da Europa. Na verdade, os participantes fizeram tudo em seu poder para evitar lidar com o problema.

 

Paz deve proporcionar segurança. Deve ser durável. Estou pronto para ir longe e fazer concessões dolorosas. Mas, eu nunca farei quaisquer concessões com relação à segurança dos cidadãos de Israel e à própria existência do Estado de Israel. Os palestinos estão perdendo tempo.

 

O conflito em curso entre nós tem causado sofrimento pesado para ambos os povos. O futuro pode e deve ser diferente. Os nossos povos estão destinados a viver juntos, lado a lado, sobre este pequeno pedaço de terra. Esta realidade não podemos mudar.

 

A conclusão triste e horrível é que ninguém se importava se os judeus estavam sendo assassinados… Esta é a lição judaica do Holocausto e esta é a lição que Auschwitz nos ensinou.

 

A minha força vem de irrigar a plantação de frutas cítricas, de arar a vinha, de guardar os campos de melão, à noite. Eu acredito que foi isto o que me deu a força que tenho.

 

Não há bom e mau terror. Terror é terror. Não há terror que você possa aceitar e terror que você não possa aceitar. Terror é terror. Assassinato é assassinato.

 

Aos nossos vizinhos palestinos, asseguro que temos a intenção genuína de respeitar o seu direito de viver de forma independente e com dignidade. Eu já disse que Israel não tem nenhum desejo de controlar o seu destino.

 

Para os cidadãos de Israel, eu digo: nós passamos anos difíceis, diante das experiências mais dolorosas e conseguimos ultrapassá-las. O futuro está diante de nós. Somos obrigados a tomar medidas difíceis e controversas, mas, não devemos perder a oportunidade de tentar alcançar aquilo que desejamos por tantos anos: segurança, tranqüilidade e paz.

 

Não temos intenção alguma de usar a força militar para resolver o problema palestino.

 

 

 

 

 

 

 

Ontem, Guerra do Suez;

hoje, epílogo da cansadez.

Faço votos de compreensão

para o senhor Ariel Sharon.

 

Ontem, Guerra dos 6 Dias;

hoje, começo das exéquias.

Eu desejo LLuz, Paz e Bem

para o senhor Rei de Israel.

 

Ontem, Sabra e Chatila;

hoje, acabou-se a quizila.

Eu auguro arrependimento

para o dito Leão de Deus.

 

Ontem... Hoje... Depois...

De ALef a TaV, sempre 22!

Por que tanta desavença?

Por que tanta enfuriação?

 

Aproveito para relembrar

aos que insistem em matar:

toda morte é um suicídio;

todo suicídio é uma morte.

 

Não há árabes nem judeus;

há, sim, u'a unidade de Eus.

O ressentimento multissecular

precisa se tornar conciliação.

 

O que eu poderei mais dizer?

Que é mau aleitar o não-ser?

Eu já disse isto mil[zil] vezes.

Cada um deve fazer sua parte.

 

Filhos do Bem e da Beleza,

temos de pôr fim à malvadeza,

ou reencarnaremos futilmente,

vida-a-vida ampliando a legião.

 

 

 

Esta é uma tarefa de todos nós!

 

 

 

Música de fundo:

Shalom Aleichem
Interpretação: Rabbi Joshua Waxman

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/shalom_aleichem.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.grandesmensagens.com.br/
frases-de-ariel-sharon.html

http://www.frasebio.com/
frases/autor/Ariel+Sharon

http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2014/01/
140102_frases_ariel_sharon_amv.shtml

http://www.topfrases.com/autor/ariel_sharon

http://www.gazetadopovo.com.br/
mundo/conteudo.phtml?id=1438996

http://pt.wikiquote.org/wiki/Ariel_Sharon

http://frankdimora.typepad.com/
the_last_chronicles/2013/week42/

http://lamilliontrees.net/little-house-line-art-
free-clip-art-home-improvement-review.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.