Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

O power point que você assistirá – que veio anexado a um e-mail que recebi – mostra fotos impressionantes, que chamam a atenção pelo comportamento humano inusual, em pleno Terceiro Milênio. Inusual? O que é inusual? Seja como for, ele me fez lembrar de uma contradição inquietante: por um lado, o homem foi à Lua e realizou prodígios inimagináveis nos últimos cem anos que passaram; por outro, ainda faz a guerra e continua a morrer de fome, de sede, de verminose e de sei lá o quê! Continuamos, todos, a ser meio que vermes entre vermes, ainda que sejamos vermes mais ou menos racionais!

 

 

 

 

O texto explicativo (editado) que acompanha o .pps é o que segue:

 

Nos confins da Etiópia, há séculos da modernidade, Hans Silvester fotografou, durante seis anos, tribos nas quais homens, mulheres, crianças e velhos são gênios de uma arte ancestral. A seus pés, o rio Omo; sobre um triângulo Etiópia-Sudão-Kênia, o grande vale do Rift, que se separa lentamente da África, uma região vulcânica que fornece uma imensa paleta de pigmentos.

 

Eles são gênios da pintura, e seus corpos, de dois metros de altura, uma imensa tela. A força de sua arte cabe em três palavras: dedos, rapidez e liberdade. Eles desenham com as mãos abertas, com a ponta das unhas, e, às vezes, com uma ponta de madeira, com um junco ou com um talo quebrado.

 

Somente o desejo de se enfeitar, de seduzir e de estar bonito – um jogo de sedução e um prazer permanente – são suficientes para eles mergulharem os dedos na argila e, em poucos minutos, sobre o peito, os seios, o pubis e as pernas, nascer, nada menos, do que um Joan Miró i Ferrà, um Pablo Ruiz Picasso, um Paul Jackson Pollock, um Antoni Tàpies i Puig, um Paul Klee... Algumas fotos realmente são autênticos quadros.

 

 

 

Power Point (5.794 kb)

 

Para assisti-lo, clique

 

 

 

 

 

 

Observação:

A animação em flash que abre este documento foi elaborada a partir de uma fotografia digital disponibilizada na Página Momentos & Documentos, cujo endereço é:

http://momentosydocumentos.wordpress.com/
2007/03/06/art-nude/