Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Meu aniversário; seu aniversário. A cada trezentos e sessenta e cinco dias comemoramos nosso aniversário. Mais um ano de vida e de experiências se passou; mais um ano de vida e de novas experiências tem início. Trezentos e sessenta e cinco dias!

Se dividirmos 365 por 7, perceberemos que cada ciclo tem por duração uma dízima periódica simples – (52,142857) – isto é, cada um dos sete ciclos tem aproximadamente cinqüenta e dois dias e um sétimo, durante os quais certas condições são favoráveis ou desfavoráveis para coisas que desejemos realizar e que tenhamos que fazer durante o curso da nossa existência terrena. Logo, o festejado dia do nosso aniversário marca o início de uma peregrinação que durará 365 dias, quando tudo recomeçará mais uma vez. Esotericamente, o período ou ciclo mais importante e positivo de nossas vidas é o primeiro, aquele que tem início exatamente no dia de nosso aniversário (com duração aproximada de 52 dias) porque, como ensinou Sâr Alden, todas as vibrações Cósmicas estão a nosso favor nos guiando e ajudando diretamente... Não seria absurdo se pensássemos que este é o Dia em que o nosso Sol Interior se levanta para misticamente Peregrinar por trezentos e sessenta e cinco dias.1 Mas, nada valerá mesmo a pena se alma insistir em ser pequena.

 

 

Recentemente, em virtude de meu próximo aniversário, como acontece todos os anos, o Grande Mestre da Ordem Rosacruz AMORC,2 da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, Frater Charles Vega Parucker, me mandou um cartão de felicitações. Obrigado ao Grande Mestre. Bem, além do cartão, este ano, o Grande Mestre teve a gentileza de também me dar um recordativo presente. De novo, obrigado ao Grande Mestre. Todavia, conhecendo pessoalmente o Frater Charles, e sabendo que ele não ficará magoado, muito pelo contrário, vou, com prazer, dividir esse presente com vocês. E como vou dividi-lo, editei-o um pouquinho (sem alterar em nada seu conteúdo original), fiz algumas poucas interpolações (idem) e acrescentei, ao final, para vocês, algumas notas explicativas ao presente que recebi (e que nunca esqueci). Não deixe de lê-las; há coisas novas que não escrevi em outros textos. Paz a todos.

 

 

O Cartão

 

 

 

 

 

 

Primeira Parte do Presente

Sabedoria Rosacruz Aplicada

(A Prática de Exercícios Físicos)

 

 

Praticar exercícios físicos não é [só] uma questão de estética, mas de saúde. Para se ter uma idéia, uma simples caminhada pode melhorar em muito a qualidade de vida de uma pessoa.

O exercício físico traz muitos benefícios aos sistemas respiratório e cardiovascular, fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.

Além de todos os benefícios citados, um ponto interessante é o ânimo que o exercício físico dá às pessoas com depressão3. Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina,4 que é responsável pelo bem-estar, auto-estima etc. Assim, esta pessoa poderá ter melhora psicológica também.

 

Charles "Charlie" Spencer Chaplin
(1889-1977) fazendo suas estrepolias

 

Os exercícios estimulam a saúde em diversos aspectos:

1º - Alívio de tensões emocionais: a atividade física é reconhecida como uma forma eficiente5 de aliviar o estresse6 emocional, diminuindo, assim, um importante fator de risco para doenças cardíacas.

2º - Melhoria da composição sangüínea: os exercícios em geral tendem a normalizar os níveis de glicose, de gorduras e de diversas outras substâncias no sangue, que podem estar alterados e trazer riscos aos portadores.

3º - Redução da pressão arterial: pessoas fisicamente ativas tendem a ter níveis pressóricos mais baixos, e os exercícios em geral auxiliam a diminuir a pressão arterial dos hipertensos.

4º - Estímulo ao emagrecimento: qualquer tipo de exercício estimula a redução da gordura corporal, diminuindo, assim, a possibilidade de a pessoa desenvolver doenças como, por exemplo, a aterosclerose e o diabetes.7

5º - Aumento da densidade óssea: o sedentarismo leva a uma diminuição progressiva da resistência óssea, aumentando o risco de fraturas. Os exercícios físicos constituem recurso de alta relevância para evitar e reverter essa situação.

6º - Aumento da massa muscular: a atividade física habitual leva a um aumento do volume e da força dos músculos, protegendo as articulações e favorecendo a aptidão física.

7º - Desenvolvimento da aptidão física: os exercícios aumentam a capacidade de as pessoas realizarem esforços, permitindo, assim, maior autonomia motora, condição conhecida como boa qualidade de vida.

 

 

 

Segunda Parte do Presente

(Mens Sana In Corpore Sano)

 

 


L'uomo Vitruviano (1490)
Gallerie dell'Accademia, Venezia, Italia

Leonardo da Vinci (1452-1519)
(Simetria do Corpo Humano)

 

Quando, lá no começo, no terceiro parágrafo, falei em recordativo presente e de presente que recebi (e que nunca esqueci), talvez tenha parecido que eu estava meio embriagado quando digitei aquelas linhas. Nada disso. O presente que recebi do Frater Charles foi a bem-vinda lembrança de um experimento que a Ordem me ensinou, em um dos Graus de Neófito, em 1969, quando eu nem sequer havia sido admitido formalmente na Organização. Realmente, a admissão verdadeira e formal na AMORC só se faz depois da Iniciação do 1º Grau de Templo. Quase quarenta anos! Mas, para quem não sabe, nada na AMORC é dogmático, ou seja, nada é apresentado como certo e indiscutível, cuja verdade se espera que os membros aceitem sem questionar. Isso não existe na AMORC. Mais do que isso: não há uma única semana em que não haja um experimento para ser feito que permita comprovar à saciedade os ensinamentos recebidos. E um desses importantíssimos experimentos é o que proporei a vocês, já que a própria Ordem estimula e recomenda que alguns dos experimentos sejam transmitidos às pessoas, para que por si possam comprovar a efetividade dos ensinamentos Rosacruzes, e possam também melhorar suas condições físicas e psíquicas. E esse experimento, em particular, pode e deve ser praticado por qualquer um, sem necessidade de a pessoa estar ou não vinculada à AMORC ou a qualquer Fraternidade mística. É, por assim dizer, de domínio público. Agora, perceba uma coisa: este experimento, se não me falha a memória, me foi passado quando eu estava no 1º Grau de Neófito, há quase quarenta anos. Faça uma idéia do que nos quarenta anos seguintes me foi ensinado, e eu penso que aprendi!

Bem, a Ordem recomenda a quem decidir fazer o experimento, que o faça sentado, em uma posição confortável e em total relaxação. Mas eu prefiro fazê-lo deitado em posição de decúbito dorsal, ou seja, deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços igualmente estendidos ao lado do corpo. Você pode escolher a forma que mais lhe convier. Se for deitado, a dica do experimento-presente que se seguirá está na animação em flash abaixo. Se for sentado, a idéia é a mesma; não há qualquer alteração no resultado que você certamente obterá.

 

 

Nenhuma luz ou ruído deverão distrair sua atenção ou perturbar seus pensamentos durante esse período. Apesar de este ser um exercício de concentração e não de meditação, o silêncio é imprescindível durante a sua execução. Eventualmente, eu gosto de praticá-lo antes de dormir; você pode escolher o momento que mais lhe aprouver.

Comece, então, a concentrar sua mente em seus calcanhares, depois nas solas dos pés e, em seguida, nos dedos dos pés. Concentre-se nestas partes do seu corpo como se elas fossem as únicas partes ativas do seu ser. Isso vale para todo o experimento.

Depois, concentre sua atenção nos tornozelos (primeiro um depois o outro). Em seqüência, suba até a barriga da perna até conseguir sentir o latejamento dos vasos sangüíneos, e, em seguida, até os joelhos. Em todos estes passos, e nos que se seguirão, procure localizar sua consciência nas partes focalizadas mentalmente. Mais do que latejamento, você sentirá também um certo calor no local em que sua consciência-vontade está atuando.

Transfira, agora, sua consciência para a cintura, sentindo toda a musculatura e os órgãos internos do abdômen; a seguir, suba lentamente para o tórax.

Depois, volte sua concentração para as mãos, unhas, dedos, pulsos, cotovelos e suba até os ombros. Um lado do corpo de cada vez.

Em seguida, aplique toda a sua atenção ao coração até sentir o seu batimento. Fique por aí algum tempo. Agora vá para os pulmões e tome consciência de sua respiração. Depois as costas, a parte inferior do rosto, dentes, língua e gengivas. Concentre-se nos ouvidos, nos olhos, no nariz e, depois, no topo da cabeça, até poder sentir o couro cabeludo e seu cérebro dentro do crânio.

Este experimento, que deve durar de um minuto a dois minutos, não precisa ser feito na ordem aqui sugerida, mas precisa ser executado a partir das extremidades inferiores, ativando-se uma parte do corpo de cada vez (a animação em flash sugere exatamente isso). Este simples experimento proporciona uma dupla ativação: objetiva e psíquica nas partes em que o corpo foi mentalmente pensado.

Este experimento, alternativamente, pode ser feito acompanhado de uma respiração profunda positiva enquanto você estiver se concentrando em cada parte do corpo. Neste caso, demorará um pouco mais.

Uma terceira opção é, em cada ponto do corpo, mentalmente, emitir um mantra, por exemplo o mantra OM. Mas qualquer outro mantra de sua preferência servirá muito bem, até porque se você deixar seu Eu Interior escolher, Ele escolherá aquele mantra que lhe será mais benéfico na ocasião.

Depois de cada experimento você perceberá prontamente uma mudança em todo o seu ser, e com o tempo... Este simplíssimo experimento é um dos mais eficientes e eficazes exercícios místicos ensinados aos membros da AMORC. De tão importante que é, logo no início é recomendado ao membro que o pratique regularmente.

O que se pode depreender deste experimento? Simplesmente que se tivermos um problema orgânico, de qualquer natureza, poderemos canalizar nossas energias para a parte do nosso corpo que se encontra desarmonizada, de tal sorte a auxiliar a restauração do equilíbrio fragilizado.

Todavia, para concluir, não posso deixar de repetir e de acrescentar: nada valerá a pena se alma hipoteticamente for pequena;8 por outro lado, aquele que categoricamente vive em Bem e para o Bem e em Beleza e para a Beleza, em um certo sentido, é invisível ao mal.

Paz Profunda a todos.

 

 

 

 

_____

Notas:

1. LEWIS, H. Spencer. Auto-domínio e o destino com os ciclos da vida. Tradução de Isabel Schlittler. Biblioteca Rosacruz. Vol. VIII. 3ª edição. Curitiba/Paraná/Brasil: Suprema Grande Loja da AMORC, 1965.

2. Para os que ainda não conhecem a Ordem Rosacruz AMORC – Ordem Mística instalada no início do século passado pelo Dr. Harvey Spencer Lewis (Sâr Alden) para este 2º Ciclo Iniciático – a AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruzes. O endereço eletrônico do seu Website internacional é:

http://www.amorc.org

3. Particularmente as que sofrem de Transtorno Bipolar. O transtorno afetivo bipolar era denominado, até bem pouco tempo, de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos; na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto, basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome, esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva. A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes, o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor. A depressão do transtorno bipolar é igual à depressão recorrente, que só se apresenta como depressão; mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

 

 

4. Sabidamente, a endomorfina – ou como é mais conhecida, endorfina (endógeno + morfina) – é um neuro-hormônio produzido no cérebro pela glândula hipófise (ou pituitária) em resposta à atividade física. O objetivo básico desta dádiva da Natureza é fazer com que possamos relaxar, e que, dentro de limites, possamos ficar preservados de dores físicas e emocionais. Diferentemente de outras drogas, a endorfina é produzida pelo próprio organismo e, entre outras propriedades que possui, realmente, dá prazer, diminui o distress e a ansiedade, regula a emoção, alivia tensões, melhora o sistema imunológico, tem efeito antienvelhecimento (auxilia na remoção de superóxidos), aumenta a resistência, melhora a memória e bloqueia as lesões dos vasos sangüíneos. Em poucas palavras: endorfina é sinônimo de saúde física e mental. Um segredo: é também exatamente isso que os mantras estimulam e produzem. OM MANI PADME HUM. Uma dica: se você tem preferência por um mantra, cante-o todos os dias; você não ficará para semente e não viverá duzentos anos, mas viverá melhor. De passagem, para uma (breve ou longa) reflexão: a maior desgraça que poderia acontecer a um ser humano seria não morrer, ou, misticamente, não Morrer. Não morrer (Morrer) seria, para sempre, ficar no mesmo lugar, no mesmo plano, com as mesmas ignorâncias, as mesmas manias, as mesmas bestialidades, os mesmos preconceitos et cetera e tal. Eu não quero isso para mim. Você quer isso para você? Se não quer, está na hora de começar a se mancar e de começar a revogar as preguiças! Pelo mesmo motivo, não podem mesmo existir céus e infernos. No Universo não existe o vocábulo definitivo, da mesma forma que inexistem os conceitos humanos de permanecer imutável, final, ultimado (acabado, concluído, finalizado), de maneira irrevogável, permanente, e por aí vai. Tudo é mudança; tudo é movimento. Por isso, que se entenda: passar pela transição é uma bênção. Mas bênção mesmo é quando essa transição é uma Grande Iniciação. Que assim seja. Para todos!

 

 

5. Em certos casos, como esse, eu prefiro usar o vocábulo efetividade. Justificativa:

Efetividade = Eficiência + Eficácia

6. O estresse (stress) – o mal do século, uma epidemia global, como foi definido pela Organização Mundial da Saúde – é uma experiência comum a quase todos os seres humanos do planeta (e aos animais também), e, basicamente, significa ser colocado sob aperto ou opressão. São fatores desencadeadores do stress, entre outros: a luta pela sobrevivência, o desemprego, a miséria, a violência e o próprio cotidiano. Há dois tipos de stress, e, em medicina, costuma-se fazer diferença entre os dois. Superficialmente, o stress pode ser comparado à ansiedade aguda (positiva ou negativa) e o distress à ansiedade crônica (nomeadamente negativa). Há quem prefira considerar da seguinte forma: se, por um lado, a palavra stress refere-se a aperto ou opressão de alguma espécie, por outro, o distress é o estado em que se padece desse aperto ou opressão. E para não ir longe demais, contemporaneamente, apareceu um novo conceito: eustress, o stress positivo. Assim, estão definidos:

Eustress (stress positivo) – esforço de adaptação que gera uma sensação de prazer e de realização pessoal, de bem-estar e de satisfação das necessidades, mesmo que esse stress seja decorrente de esforços (físicos ou mentais) inesperados ou esperados. É um esforço sadio na garantia da sobrevivência e das conquistas pessoais, sendo, portanto, um stress frente a acontecimentos que consideramos positivos. Logo, dependendo de como seja encarado, o eustress poderá se tornar um forte fator de saúde e de longevidade. Agora, me lembrei do seguinte: nós, Rosacruzes, ficamos ou não ficamos lá um pouquinho estressados antes de uma Iniciação? Acho que sim. É um stress gostoso, positivo, pois, todos nós, sabemos que iremos avançar mais um degrau em nossa luta pela compreensão. Em outras fraternidades e com outros místicos deve acontecer a mesma coisa. É assim ou não é?

Distress – tensão, com o rompimento do equilíbrio biopsicossocial, por excesso ou por falta de esforço, incompatível com o tempo, com os resultados e com a realização. Todos queremos ter a certeza e a segurança de que tudo que vai acontecer na nossa vida vai ser bom e agradável. E se possível, para sempre. Não saber se vai ser mesmo assim causa muito distress. Há, até, quem sofra por antecipação! Fazemos de tudo para evitar crises, mudanças abruptas, perdas, doenças, e, com certeza, por não termos certeza de como é (ou será) do lado de lá. Por isso, fazemos de tudo para evitar a morte. O pior, é que o mundo atual, a cada dia, está mais incerto, inseguro, mutável, imprevisível. E isso é uma das mais fortes fontes de distress.

 

 

7. A aterosclerose coronariana é um tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de ateroma sobre a parede das artérias. O processo de endurecimento e de posterior obstrução da artéria coronariana pode ser lento e gradativo, iniciando-se na infância e progredindo rapidamente na terceira década de existência, sendo que em algumas pessoas não se torna ameaçador até a quinta ou sexta década de vida. Uma pessoa que tem os fatores de risco como taxa de colesterol e triglicérides altos, obesidade, diabetes e hipertensão arterial tem possibilidade de desenvolver o processo de aterosclerose coronariana. Já a diabetes é um problema metabólico grave causado por deficiência de insulina, em que a utilização de carboidratos é reduzida e a de lipídeos e de proteínas é aumentada, ocorrendo nos casos mais graves glicosúria, perda de água e eletrólitos, cetoacidose (ou cetose) e, no limite, coma.

Dever de casa: pesquisar as propriedades terapêuticas da lecitina de soja.



Aterosclerose Coronariana

 

8. Tudo vale a pena/Se a alma não é pequena. Quem quere passar além do Bojador/Tem que passar além da dor. (Mar Portuguez, Fernando Pessoa,1888-1935).

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://atelierjorgeafonso.tripod.com/

http://cognosco.blogs.sapo.pt/
arquivo/1049052.html

http://www.unifesp.br/
denf/NIEn/CARDIOSITE/insuf.htm

http://classroomclipart.com/images/
gallery/Animations/Health/exercise.gif

http://www.advol.com/wedshops/soon.htm

http://www.psicosite.com.br/tra/hum/bipolar.htm

http://www.psicossomatica-sp.org.
br/monografias%5Cmonografia8.doc

http://www.kyonen.med.br/medicina.htm

http://www.sescsp.org.br/
sesc/hotsites/estresse/nucleo.htm

http://www.camill.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Endorfina