ANDRÉ MALRAUX (Pensamentos)

 

 

 

André Malraux

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo objetiva apresentar para reflexão alguns pensamentos do escritor francês de assuntos políticos e culturais André Malraux – um fervoroso defensor da dignidade humana, que pregava a liberdade e não tinha dogmas. Para Pierre Coureux, antes de ser um homem de ação ou um escritor, Malraux foi um homem de reflexão.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

André Malraux (Paris, 3 de novembro de 1901 – Créteil, 23 de novembro de 1976) foi um escritor francês de assuntos políticos e culturais. Foi enterrado no Panteão de Paris, local destinado a personalidades notáveis da França. Foi um grande escritor e um grande pensador da época, tanto que a filósofa política alemã de origem judaica Hannah Arendt – nascida Johanna Arendt – (Linden, Hanôver, Alemanha, 14 de outubro de 1906 – Nova Iorque, Estados Unidos, 4 de dezembro de 1975), em um ensaio sobre as contribuições européias contemporâneas para a Filosofia Política discutiu aprofundadamente a obra de Malraux. Malraux foi amigo pessoal do escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 – Villeblevin, 4 de janeiro de 1960), assim como de Charles André Joseph Marie de Gaulle (Lille, 22 de Novembro de 1890 – Colombey-les-Deux-Églises, 9 de Novembro de 1970). Malraux participou ativamente da resistência francesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. O novelista e cronista francês Jean d'Ormesson (Paris, 16 de junho de 1925) escreveu sobre Malraux: É dentro do Coração e na memória que sobrevivem os escritores. Malraux amou a arte, a revolução e o General Charles de Gaulle. O próprio Malraux, em certa ocasião, teria dito: Chanel, o General de Gaulle e Picasso são as três figuras mais importantes do nosso tempo. Isto, obviamente, é, no mínimo, um exagero! Não colocar nessa listinha, entre outros grandes seres humanos, o Mahatma Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 – Nova Déli, 30 de janeiro de 1948) é, mais do que desconhecimento da História, uma outra coisa que não quero nomear. E, como Malraux, um homem que amou a arte, esqueceu de Sir Charles Spencer Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889 – Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977)?

 

 

 

Charles Chaplin

 

 

 

Charles Chaplin
(Modern Times – Tempos Modernos)


 

 

Pensamentos de André Malraux

 

 

 

Toda arte é uma revolta contra o destino do homem.

 

A cultura não se herda; conquista-se.

 

A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, durante milênios, capacitou o homem a ser menos escravizado.

 

A cultura é o que satisfaz o homem quando ele se pergunta o que faz na Terra.

 

Se um homem não está disposto a arriscar a sua vida, onde está sua dignidade?

 

Vi as Democracias intervirem contra quase tudo, salvo contra os fascismos.

 

O cinema não é senão o aspecto mais evolutivo do Realismo Plástico, que começou com o Renascimento.

 

A morte transforma a vida em destino.1

 

A Gioconda sorri porque todos os que lhe puseram bigodes estão mortos.2

 

 

Mona 'Baffi' Lisa

 

São precisos 60 anos e não 9 meses para fazer um homem.

 

O pior sofrimento está na solidão que a acompanha.

 

Ninguém pode suportar sua própria solidão.

 

O que é o homem? Uma miserável pequena pilha dos segredos.

 

Quem se mata corre atrás de uma imagem que forjou de si próprio: as pessoas se matam sempre para existir.

 

Se compreendêssemos, nunca mais poderíamos julgar.

 

As vítimas filhas da tortura se tornam bons terroristas.

 

Não se pode criar uma arte que fale quando não se tem nada a dizer.

 

Todas as grandes religiões têm uma posição sobre a eternidade, mas, não necessariamente sobre a vida eterna do homem.

 

A grande arte cristã não morreu porque todas as formas possíveis já haviam sido utilizados; ela morreu porque a fé foi sendo transformada em piedade.

 

O tempo da arte não é o mesmo que o tempo da história.

 

Um homem é a soma das suas ações, do que ele fez e do que ele pode fazer. Nada mais.

 

As idéias não são para ser pensadas, mas, para serem vividas.

 

O difícil não é estar com os amigos quando têm razão, mas quando estão errados.3

 

A verdade de um homem é, em primeiro lugar, aquilo que ele esconde.

 

Aprendi que uma vida não vale nada, mas, também, que nada vale uma vida.

 

O Comunismo destrói a Democracia; mas, a Democracia também poderá destruir o Comunismo.

 

Há algo maior do que o poder que se chama justiça.

 

Se existe uma solidão em que o solitário é um abandonado, existe outra onde ele é solitário porque os homens ainda não se juntaram a ele.4

 

Geralmente, só damos pelo envelhecimento dos outros.

 

Os grandes artistas não são os copistas do mundo, são os seus rivais.

 

 

 

 

A dor que não ajuda é absurda.

 

Um museu transforma a obra em objeto.

 

A arte é um antidestino.

 

Não se ensina a estender a outra face a pessoas que, há dois mil anos, só têm recebido bofetões.

 

A esperança dos homens é a sua razão de viver e de morrer.

 

A coragem pessoal de um chefe é tanto maior quanto tem uma má consciência de chefe.

 

Miséria deste século: não há muito eram as más ações que tinham de ser justificadas; hoje, são as boas

 

ECristo? Foi um anarquista que teve êxito. O único!

 

É próprio das questões insolúveis serem gastas pela palavra.

 

Ele era naturalmente corajoso... como tantos tímidos!

 

A revolução... As férias da vida.

 

Pode-se gostar que o sentido da palavra arte seja tentar dar aos homens a consciência da grandeza que ignoram neles mesmos.

 

Os homens só morrem pelo que não existe.

 

Não existe herói sem platéia.

 

A coragem é uma coisa que se organiza.

 

Não há cinqüenta maneiras de combater; há apenas uma: a do vencedor.

 

Não se faz política com a moral, mas, também, não se faz mais sem ela.

 

A verdadeira barbárie é Dachau.5 A verdadeira civilização é, antes de tudo, a parte do homem que os campos de extermínio quiseram destruir.

 

À questão 'o que é a arte?' somos levados a responder: aquilo por meio do qual as formas se tornam estilo.

 

Cada civilização é obcecada, visível ou invisivelmente, pelo que pensa sobre a morte.

 

Só a música pode falar da morte.

 

Conhecer pela inteligência é a tentação vã de deixar passar o tempo.6

 

Há artistas desajeitados, não há estilos desajeitados.

 

A amizade não consiste em apoiar os amigos quando eles têm razão, mas, quando erram.

 

A coisa mais importante na vida é se encarregar de nunca se deixar abater.

 

O que me importa o que só me importa a mim?

 

 

 

 

Em 1961, perdeu os seus dois filhos, e disse: A morte é a prova irrefutável do absurdo da vida.

 

O elefante é o mais sábio de todos os animais. É o único animal que se recorda de suas vidas anteriores; por isto, ele permanece tranqüilo durante tanto tempo meditando!

 

 

 

 

O interesse da ação – salvo quando ela se eleva à História – está em aquilo que se faz, não em aquilo que se diz.

 

O que me interessa em qualquer homem é a condição humana: em um grande homem, me interessam os meios e a natureza de sua grandeza; em um santo, o caráter de sua santidade. E alguns traços que exprimem menos um caráter individual do que uma relação particular com o mundo.

 

As forças cósmicas abalam em nós todo o passado da Humanidade.

 

A obra-prima é a garantia do gênio; o gênio não é a garantia da obra-prima.

 

Se não existe cultura sem lazeres, há, certamente, lazeres sem cultura.

 

Mallarmé7 contava que, uma noite, ouviu dois gatos conversando no telhado. Um gato negro, inquisidor, perguntou ao gato do poeta:
— E você, o que é que faz?
— Eu — respondeu — tento ser o gato de Mallarmé.

 

O mundo está ficando cada vez mais parecido com meus livros.

 

A coisa mais importante na vida é fazer com que você nunca seja espancado.

 

Há sempre uma necessidade de intoxicação: a China tem ópio, o Islã tem haxixe, o Ocidente tem mulher.

 

Um livro de arte é um museu sem paredes.

 

Muitas vezes, a diferença entre uma pessoa bem-sucedida e uma que fracassa não são suas habilidades ou suas idéias, mas, a coragem de apostar nos próprios pensamentos, tomar um risco calculado e agir.

 

Ao longo da História, a verdade e o amor sempre venceram. Houve assassinos e tiranos, e, por um tempo, pareciam invencíveis. Mas, no final, todos caíram. Pense nisto sempre.

 

 

 

 

Quando o homem enfrenta o destino, o destino acaba...

 

O mundo não é feito em escala humana; mas, o homem gostaria que fosse.

 

Comandar é servir; nada mais e nada menos.

 

A tentativa de forçar os seres humanos a desprezarem a si mesmos é o que eu chamo de inferno.

 

A guerra coloca suas questões estupidamente; a paz, misteriosamente.

 

O homem não é o que ele pensa que é, mas, o que ele esconde. [O que está em seu interior].

 

Tenha cuidado! Com citações, você pode condenar qualquer coisa.

 

A liberdade não é uma troca; é liberdade.

 

A partir da nossa própria prisão, a partir de nós mesmos, devemos desenhar imagens poderosas o suficiente para negar [transmutar] a nossa nihilidade.

 

 

 

 

Para que serve o poder? Para que serve a alegria? Para que serve a vida?

 

 

 

A Voz do Silêncio
(do Recôndito Ser)

 

 

 

Ontem, morremos um pouquinho;

hoje, morremos mais um tantinho.

Vamos vivendo, vamos morrendo...

Mas, estaremos deveras Vivendo?

 

Existir pode e não pode ser Viver;

partir pode e não pode ser Morrer.

Viver é derrotar as ilusões da vida;

Morrer é Nascer para a Santa Vida;

 

Morte lúcida: melhor dos melhores.

Lucidez deve ser o horizonte da vida;

antilucidez é uma apostemada ferida.

 

Enquanto preponderar a vontade,8

a letra do fado ocluirá a Vontade.9

O propósito da vida é fazer exceder

a Voz Silenciosa do Recôndito Ser.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Não é a morte que transforma a vida em destino; ela é apenas uma porta que se fecha e outra que se abre. Concomitantemente. O nosso destino (se há mesmo um destino, pois, acho que não há) só pode ser construído por nós, pessoalmente. Por isto, nascemos e morremos, encarnamos e reencarnamos, sei lá quantas vezes, até criarmos calo na nossa personalidade-alma e aprendermos tudo o que precisa ser aprendido neste plano. Depois... Não interessa o depois! Não ficamos, ainda, livres disto aqui, como poderemos ficar especulando sobre o depois? Depois é depois; agora é agora!

2. Mona Lisa (Senhora Lisa) também conhecida como A Gioconda (em italiano, La Gioconda, a sorridente; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo (Senhora ou Esposa Lisa de Giocondo) é a mais notável e conhecida obra do polímata italiano Leonardo di Ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519), um dos mais eminentes homens do Renascimento Italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503, e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato (usada para gerar gradientes perfeitos na criação de luz e sombra de um desenho ou de uma pintura). O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiam que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmam, isto era devido a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Observando-se com calma a pintura, é possível se ver que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra em um nível visivelmente mais baixo do que a da direita, fazendo com que a Mona Lisa pareça muito maior vista da esquerda do que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e de feminino estão ligados aos lados – o esquerdo é feminino, o direito é masculino. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é uma das suas maiores atrações.

3. Mas, de maneira geral, quem poderá dizer quem está certo e quem está errado, quem tem razão e quem não tem? O certo hoje poderá ser o errado de amnhã, e vice-versa. Quanto a isto, particularmente, a ciência política e a dogmática religiosa são exemplos de todos os dias.

4. Ou ele (ainda) não se juntou aos outros homens.

5. Dachau foi um campo de concentração construído em 1933 pelos nazistas em uma antiga fábrica de pólvora próxima à cidade de Dachau, cerca de cinco quilômetros ao norte de Munique, no sul da Alemanha. O Campo de Dachau chegou a abrigar mais de duzentos mil prisioneiros de mais de trinta países e, a partir de 1941, foi usado para o extermínio de cerca de trinta mil pessoas. Muitas outras pessoas pereceram em virtude das condições do campo. O campo chegou a possuir uma câmara de gás, mas, não há registros de que tenha sido usada. Em 29 de abril de 1945, a 42ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (EUA) foi encarregada de libertar o campo de concentração. A primeira visão que os soldados tiverem, ao chegar ao campo, foi de centenas de mortos, empilhados, junto a um comboio de 39 carros. Segundo consta, os mortos estavam lá havia dias (alguns já em avançado estado de decomposição). Haviam sido retirados apressadamente do Campo de Buchenwald, e a maioria morrera de fome durante a viagem. A partir de 1948, o Campo de Dachau foi usado como campo de refugiados, situação que perdurou até cerca da década de 1960, onde se erigiu o Memorial que hoje lá existe.

 

 

Campo de Concentração de Dachau

Campo de Concentração de Dachau

 

 

6. Não sei se entendi o que André Malraux quis dizer com isto, mas, o que eu sei é que só se conhece e só se apre(e)nde de verdade um átimo da Verdade – efetiva e concertadamente – transracionalmente ou transnoeticamente. O resto é ensaio (tentativa e erro). Agora, feche os olhos um instantinho só, e imagine uma lanterna apagada. Coloque-se mentalmente na posição em que a luz aparecerá quando a lanterna for ligada. Mentalmente, ligue a lanterna, e tente viajar de carona no facho de luz pelo Universo, passeando – na velocidade da luz! – entre as estrelas. O físico teórico alemão Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955) denominava experimentos como este de experimento mental ou experiência mental – gedankenexperiment – um raciocínio lógico sobre um experimento não realizável na prática, mas, cujas conseqüências podem ser exploradas pela imaginação, pela Física, pela Química, pela Biologia, pela Arquitetura, pela Matemática etc. Estes experimentos podem ser utilizados para se compreender aspectos objetivamente não experimentáveis do Universo. Entre tantos, dois famosos exemplos de experimentos mentais são os Paradoxos Metafísicos de Zenão de Eléia (cerca de 490/485 a.C. – cerca de 430 a.C.), e a Alegoria do Mito da Caverna de Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.). O químico alemão Friedrich August Kekulé (Darmstadt, 7 de setembro de 1829 – Bonn, 13 de julho de 1896) bolou a estrutura cíclica do benzeno depois de ver, em um sonho, uma cobra mordendo a própria cauda, e a famosa fórmula E = mc2 surgiu exatamente de um experimento mental praticado por Einstein. O fato é que, idealizando, se quisermos, poderemos até transformar irrazoabilidade em razoabilidade e impossibilidade em possibilidade. Mas, precisamos ter muito cuidado com estas transformações, para não sair por aí transfigurando mentalmente, por exemplo, elefante em dumbo, ou misturando dinossauro com formiga para criar uma dinomiga ou um formissauro! Isto seria mesmo dose para mamute esquizofrênico!

 

 

Estrutura Cíclica do Benzeno
(Fenômeno da Ressonância)

 

 

A Fórmula que Mudou a Física

 

 

7. Stéphane Mallarmé, cujo verdadeiro nome era Étienne Mallarmé, (Paris, 18 de março de 1842 – Valvins, comuna de Vulaines-sur-Seine, Seine-et-Marne, 9 de setembro de 1898) foi um poeta e crítico literário francês. Autor de uma obra poética ambiciosa e difícil, Mallarmé promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século XIX, e sua influência ainda é sentida nos poetas contemporâneos.

8. Fiat voluntas mea.

9. Fiat Voluntas Tua.

 

Música de fundo:

L'hymne de la Résistance ou Le Chant de la Libération ou Le Chant des Partisans (Segunda Guerra Mundial – Hino da Resistência Francesa durante a ocupação pela Alemanha Nazista)
Composição: Anna Marly, (música) & Joseph Kessel e Maurice Druon (letra)
Interpretação: Anna Marly

Fonte:

http://wowmp3.net/music/anna-marly-mp3.html

 

Ami, entends-tu le vol noir des corbeaux sur nos plaines?
Ami, entends-tu les cris sourds du pays qu´on enchaîne?
Ohé, partisans, ouvriers et paysans, c´est l´alarme.
Ce soir l´ennemi connaîtra le prix du sang et les larmes...

C´est nous qui brisons les barreaux des prisons pour nos frères.
La haine à nos trousses et la faim qui nous pousse, la misère.
Il y a des pays où les gens au creux des lits font des rêves.
Ici, nous, vois-tu, nous on marche et nous on tue, nous on crève...

Ici chacun sait ce qu´il veut, ce qu´il fait quand il passe.
Ami, si tu tombes un ami sort de l´ombre à ta place.
Demain du sang noir sèchera au grand soleil sur les routes.
Chantez, compagnons, dans la nuit la Liberté nous écoute...

Fonte:

http://en.lyrics-copy.com/
anna-marly/le-chant-des-partisans.htm

 

 

Emblema da Resistência Francesa

Emblema da Resistência Francesa
(Cruz de Lorena e Jean Moulin)

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.imdb.com/media/rm413
8773504/tt0027977?ref_=tt_ov_i#

http://www.imdb.com/title/tt0027977/

http://giphy.com/gifs/5sA46j4PJlXnW

http://thinkexist.com/quotes/andre_malraux/3.html

http://thinkexist.com/quotes/andre_malraux/2.html

http://thinkexist.com/quotes/andre_malraux/

http://www.mnartists.org/work.do?rid=51685&pageIndex=9

http://en.wikiquote.org/wiki/Andr%C3%A9_Malraux

http://www.heathersanimations.com/elephants.html

http://www.brainyquote.com/quotes/authors/a/andre_malraux.html

http://pensadoresbrasileiros.home.comcast.net/~pensadores
brasileiros/RobertoCampos/o_fim_do_fetichismo.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq3001200124.htm

http://naoapaguemamemoria2.blogspot.com.br
/2007/05/esperana-andr-malraux.html

http://falcaodejade.blogspot.com.br/2010/09/
andre-malraux-e-condicao-humana.html

http://almanaque.folha.uol.com.br/leituras_01jun00.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/St%
C3%A9phane_Mallarm%C3%A9

http://filantropia.blogs.sapo.pt/7167.html

http://kdfrases.com/autor/andré-malraux/2

http://kdfrases.com/autor/andr%C3%A9-malraux

http://www.visualphotos.com/image/
1x7577094/kekules_structure_of_benzene

http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/
artigos/art_48/EraUmaVez.html

http://www.picgifs.com/graphics/numbers/&p=10/

http://www.walkaboutcrafts.com/freegifts/alphabet.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Experimento_mental

http://kaciharrison.studentsgoneglobal.com/blog/106/
a-detailed-description-of-dachau-concentration-camp/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Campo_de_concentra%C3%A7%C3%A3o_de_Dachau

http://fr.wikipedia.org/wiki/Le_Chant_des_partisans

http://www.thisiscolossal.com/2013/08/paolo-ceric-gifs/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/andre-malraux/40

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/andre-malraux/30

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/andre-malraux/20

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/andre-malraux/10

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/andre-malraux

http://gallerylexicon.blogspot.com.br/2011/03/
mona-picasso-lisa-picasso-mona-lisa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Malraux

 

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