O EU E O TODO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Anaxágoras

 

 

 

Anaxágoras

Anaxágoras

 

 

Todas as coisas têm uma porção de tudo, mas, a Mente Cósmica é infinita e autogovernada... A Mente Cósmica é a melhor das coisas e a mais pura; ela tem todo o conhecimento sobre tudo e o maior dos poderes. E a Mente Cósmica controla todas as coisas que possuem vida, tanto as maiores como as menores.

 

Em tudo existe uma parcela de tudo.

 

O Sol é como uma pedra incandescente.

 

A imagem refletida na escura pupila do olho constitui o exato campo da visão.

 

Os gases exercem pressão.

 

É possível que das estrelas e dos planetas caia material rochoso sobre a Terra.

 

A mudança é o ponto fundamental da Natureza.

 

 

 

 

Devemos nos alegrar de ter nascido a fim de contemplar os céus e a estrutura da ordem mundial como um todo.

 

É impossível para o que não é ser.

 

Foi a Mente Cósmica quem colocou as coisas em ordem.

 

Prefiro uma gota de sabedoria a toneladas de riqueza.

 

Os gregos seguem um uso errado em falar de vir-a-ser e de desaparecer, porque nada nasce ou morre, mas, apenas se mistura e se separa das coisas que são. Assim, seria mais correto chamar vir-a-ser de mistura que passa à separação.

 

 

Cristal de Cloreto de Sódio

 

Devemos cultivar uma percepção calma e distanciada, sustentada por uma mente alerta, livre das escuras nuvens da emoção desenfreada e do comportamento egoísta.

 

Se me enganas uma vez, a culpa é tua; se me enganas duas, é minha.

 

Os homens viveriam mais tranqüilos e felizes se as palavras meu e teu não existissem.

 

Tudo tem uma explicação natural. A Lua não é um deus, mas, uma grande rocha; e o Sol é uma pedra incandescente.

 

A descida ao Hades é a mesma em todos os lugares.

 

A Ciência prejudica tanto aqueles que não sabem usá-la quanto é útil para os demais.

 

 

 

Mede-se a grandeza de uma idéia pela resistência que ela provoca.

 

De todos aqueles que consideramos felizes, não há um que o seja.

 

A Natureza e todas as suas operações são racionais, isto é, são acessíveis ao entendimento através da razão. Todo relato da Natureza, ao ser explicado, deverá estar consistente com os fenômenos observados.

 

 

 

 

As coisas visíveis são um vislumbre do invisível.

 

A matéria é eterna, pois, sem ela o indivíduo teria de explicar processos completamente não-observados da matéria vindo à existência a partir da imaterialidade.

 

O Universo é mudança, mudança esta devido à separação e à combinação.1

 

Todas as mudanças são o resultado do movimento.

 

Uma vez que a ordem racional do Universo inclui a mudança, a única entidade racional que atende os critérios requeridos é Nous2. Materialmente, o Macrocosmo e o microcosmo refletem um ao outro com exatidão; dinamicamente, a operação óbvia de Nous no homem, nos animais e mesmo nas plantas reflete a operação universal da Mente Cósmica.

 

A Mente Cósmica, como um princípio racional de mudança, se manifesta em toda a Natureza como Lei [atividade inteligente de Nous]. Por isto, o Universo é eterno, imutável e constituído de uma Mente Cósmica dinâmica, eterna e imutável.

 

A Mente Cósmica penetra em cada área da Natureza, e é responsável por todas as mudanças. Portanto, Nous é quantitativamente distinto de toda substância material, e assim é incorpórea, embora substancial. Esta condição de completa diferença de tudo mais permite à Mente Cósmica perceber e conhecer tudo. Nada está oculto da Mente Cósmica, que assim opera inteligentemente.

 

Apesar de a Mente Cósmica ser tão vasta e infinita como o Cosmo, não pode ser descrita na linguagem das leis secundárias e derivativas. Não obstante, sendo racional, torna possível aquelas leis descritíveis, enquanto permanece por trás delas como um mistério impenetrável e inegável.

 

As partes têm a mesma natureza do todo, e as partes derradeiras são eternas.

 

 

 

 

Uma vez que tudo contém tudo, diferindo apenas na preponderância dos tipos de partículas, antes da atividade da Mente Cósmica a matéria existia em um estado de caos, no qual todas as partículas estavam distribuídas ao acaso. Uma vez que nada diferiria de nada, neste estado primordial, não eram possíveis existência ou percepção, embora a matéria e a Mente Cósmica estivessem em uma espécie de Seidade Atemporal.3 Por razões impossíveis de averiguar, a Mente Cósmica começou a mover a matéria em um movimento rotativo inicial, que tendeu a reunir as partículas mais densas no centro e as mais leves na periferia. Os vestígios deste movimento rotativo inicial podem ser vistos nos movimentos dos planetas e no giro da abóbada celeste. Tendo ocorrido a separação rudimentar das massas materiais, um segundo movimento, de ascensão e queda, se tornou dominante, como pode ser visto nas correntes de convecção que ocasionam muitos fenômenos meteorológicos. Estes movimentos produziram o arranjo grosseiro do mundo como é experimentado hoje, e a Mente Cósmica usa numerosos processos mais focalizados para refinar a ordem mundial. A Mente Cósmica, sendo eterna como a matéria, não pode desaparecer ou perecer.

 

A morte é a separação da [personalidade-]alma do corpo.

 

Não há razão para se duvidar que a [personalidade-]alma continue a ter experiências depois da morte do corpo, permaneça envolvida no ordenamento do mundo e reencarne sempre.4

 

Basicamente, todas as estrelas e todos os planetas são compostos das mesmas substâncias que a Terra, e todos estão submetidos às mesmas Leis Universais.5

 

A Lua brilha por refletir a luz solar.

 

Tanto os animais como as plantas respiram.

 

Nos seres humanos, é o pai quem determina o sexo da criança.

 

Os Homens são os animais mais sábios porque têm mãos.


 

______

Notas:

1. Mudança sem acréscimo e sem decréscimo, pois, do nada, nada, e em nada, nada pode se transformar.

2. Nous, dependendo do filósofo e do contexto, poderá, umas vezes, se referir a uma faculdade mental ou característica, outras vezes, a uma correspondente qualidade do Universo ou de Deus. Assim, para Homero, Nous significava atividade mental em termos gerais, mas, no período pré-socrático o termo foi gradualmente atribuído ao saber e a razão, em contraste aos sentidos sensoriais. Anaxágoras descreveu Nous como a força-motriz que formou o mundo a partir do caos original, iniciando o desenvolvimento do Cosmo. Platão definiu Nous como a parte racional e imortal da alma. É o divino e atemporal pensamento no qual as grandes verdades e conclusões emergem imediatamente, sem necessidade de linguagem ou de premissas preliminares. Aristóteles associou Nous ao intelecto, distinto de nossa percepção sensorial. Ele ainda dividiu-o entre Nous ativo e Nous passivo. O Nous ativo é a eterna primeira causa de todas as subseqüentes causas no mundo. O Nous passivo é afetado pelo conhecimento. Enfim, Plotino descreveu Nous como sendo umas das emanações do Ser Divino.

3. Segundo Helena Petrovna Blavatsky, o Princípio Uno (a Seidade Una ou Absoluto) é idêntico ao conceito de Parabrahman dos vedantinos e ao AIN SOPh dos KaBaListas. A Seidade Una é, ao mesmo tempo, Existência Absoluta e Não-existência Absoluta. A única percepção que nossa limitada consciência pode ter do Princípio Uno é entendê-lo como sendo o Espaço Absoluto Abstrato. A Doutrina Secreta apresenta três proposições fundamentais: 1ª) a existência de um Princípio Onipresente (a Seidade Una, Absoluto ou Raiz Sem Raiz), eterno, sem limites, imutável e incognoscível, pois sua compreensão escapa à capacidade da inteligência humana, permanecendo não-manifestado; 2ª) a eternidade do Universo (e, portanto, a eternidade da matéria) passa por ciclos de atividade e de inatividade, que se repetem em sucessão sem início nem fim; e 3ª) há identidade de todas as (personalidades)-almas com a Alma Universal, sendo esta última um aspecto da Raiz Desconhecida.

4. Aqui, duas coisas devem ser lembradas. Primeira: a Lei da Reencarnação só poderá acontecer por mérito, pois, a ausência de mérito (ou coisa pior) leva à entropia da personalidade-alma. Segunda: a reencarnação compulsória não é para sempre. Quando o ser, pela compreensão, se liberta da obrigatoriedade de encarnar nesta Terceira Dimensão, só encarnará na Terra (ou em qualquer outro planeta semelhante à Terra) volitivamente, por amor à Humanidade (ou por amor aos seres dos planetas semelhantes à Terra), para auxiliá-los em suas ascensões. Então, na verdade, um Realizado propriamente não encarna, mas, projeta sua consciência onde mais necessária se fizer sua presença.

5. Acho isto meio difícil de ser generalizado, porque as Leis Universais que operam em uma Dimensão ou Plano poderão não ser exatamente as mesmas que operem em outra Dimensão ou Plano. E, mesmo em uma Dimensão específica ou em um Plano específico, as leis Universais poderão apresentar manifestações distintas, como, por exemplo, é o caso do campo gravitacional lunar, que equivale à aproximadamente um sexto do campo gravitacional terreste, sendo a aceleração da gravidade de 1,63 m/s². Precisamos ter muito cuidado com as generalizações, isto é, de estender, como coisa absoluta, os resultados das nossas observações de alguns casos ao conjunto dos casos possíveis. Não esqueçamos de que o que sabemos hoje é o produto de conceitos que prevalecem em um determinado momento da história do ser-no-mundo, e, por isto, todas as generalizações sempre estarão mais ou menos equivocadas. Enfim, toda generalização, de uma forma ou de outra, envolve triplamente autoritarismo, parcialismo e fanatismo, principalmente na esfera da crença, da fé e das religiões.

 

Observação:

Anaxágoras nasceu na cidade portuária de Clazômenas, na Jônia, em torno de 500 a.C., e faleceu em 428 a.C. Foi um filósofo grego discípulo de Tales de Mileto, embora quase nada seja conhecido de sua vida ou da ordem dos seus eventos. Ao falecer, este Instrutor da Humanidade teve inscrito o seguinte tributo em sua tumba: Aqui jaz Anaxágoras, cuja imagem da ordem do Universo chegou mais perto da verdade.

 

 

 

 

 

 

 

Tanto o Eu está no Todo

como o Todo está no Eu.

Tanto o quatro está no dez

como o dez está no quatro.

 

Tanto a cor está no branco

como o branco está na cor.

Tanto o Fogo está no Lapis

como o Lapis está no Fogo.

 

Tanto o Som vibra em nós

como nós vibramos no Som.

Tanto a morte está na vida

como a vida está na morte.

 

Tanto o hoje já foi ontem

como o ontem será futuro.

Tanto o sim embute um não

como o não embute um sim.

 

Tudo é retilíneo e circular;

tudo cambia, tudo se move.

A noite se transforma em dia;

a insciência vira compreensão.

 

Prisão é comutada em alforria;

xenofobia torna-se fraternidade.

Quem perder o bonde da História

acabará apagado da Memória.

 

O que é gerado é registrado;

bulhufas poderá ser apagado.

Perdão? Nem já nem quando.

Só mudando e se mancando.

 

E assim, se move o Relógio

do Tempo que não é tempo.

Vai mânvântâra vem prâlâya,

a Lei é a Lei; não troca de saia!

 

A geena continua a mesma;

nem esquenta nem congela.

No céu, ninguém se alimenta;

não se usa fogão nem panela.

 

 

 

O inferno de cada um

 

 

 

Música de fundo:

Cheek To Cheek
Composição: Irving Berlin
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
cheek_to_cheek_frank_sinatra.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://mundodabecca.blogspot.com.br/
2010/10/ola-pessoinhas.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Anaxagoras

http://www.egs.edu/library/anaxagoras/quotes/

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/anaxagoras.html

http://classroomclipart.com/clipart-view/Science/
Animated_Clipart/science_burner_gif.htm

http://www.proverbia.net/citasautor.asp?autor=25

http://www.frasesefrases.org/
frases-de-anaxagoras/

http://pt.wikiquote.org/wiki/Anax%C3%
A1goras_de_Claz%C3%B4menas

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Sodium_chloride_crystal.png

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Campo_gravitacional_da_Lua

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Doutrina_Secreta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nous

http://liveunderconstruction.wordpress.com/2011/
03/18/animated-gif-showcase-free-download/

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-007.php

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.