AMIGOS SÃO FLORES
NO JARDIM DA VIDA
(HOMENAGEM A...)

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Música de fundo: CANÇÃO DA AMÉRICA MILTON NASCIMENTO/ F. BRANT
Fonte:
http://www.tabledit.hpg.ig.com.br/mid.htm

 

       Este é o mais despretensioso texto que já escrevi. Meu coração transbordou de amor ao digitá-lo. Não que os outros também não tenham sido despretensiosos. Todos foram. Mas, particularmente, neste, dei uma breve relaxada e resolvi escrever um trabalhinho carinhoso sobre o AMIGO. O Natal está chegando... Estamos em 2004! É uma homenagem pura a todos os amigos dos amigos, que são, sem cobranças, amigos, simplesmente porque são amigos. Isso não é um barato? Então, não se esqueça destas duas palavras: BE HAPPY. Você vai saber porque no final. Mas... espere! Enquanto isso, share the smiles with a friend! And make their day just a little bit happier!

       No miolo deste texto há, contudo, uma breve tristezinha. Mas, a vida também não oferece seus desencontros? Ou não? Sem grandes especulações filosóficas, acho que sim.

       Mas, será que todos já pararam para pensar na importância da amizade? Não falo apenas da amizade entre dois seres humanos. Incluo nisso qualquer ser que habite este Plano. Um bichinho, por exemplo. E entre animais de diferentes espécies, que, geralmente, são rivais? Há certas coisas que são incríveis, e, às vezes, passamos por elas sem percebê-las. O fato irrecorrível, é que os animais, a todo momento, nos dão gratuitamente lições memoráveis de vida. Se aprendêssemos com eles...

 

CÃO  E  GATO

       Um amigo não julga seu amigo; seus defeitos são meras peculiaridades. Disse Voltaire (1694-1778) em Édipo, Ato I: A amizade de um homem é um benefício dos deuses.

       Nas horas incertas, quem vem em nosso auxílio senão o amigo? E, a curiosidade de um amigo sincero não é mórbida, como às vezes erroneamente julgamos. Pode, para nós, não ser conveniente. Isso é outra coisa. Quem pode saber se ele – o amigo – não está, em silêncio, querendo nos ajudar? Então, para meditar: Quem julga está julgando com seus critérios pessoais, que são e serão sempre falhos na origem, isto é, nossa sempre imperfeita razão pessoal. Não sejamos, portanto, juízes de nossos amigos. Nem de nada nem de ninguém. Estejamos atentos, isto sim, para reformar nossas mazelas, que são muitas. Esse trabalho, por si só, já é gigantesco, e, nem sempre, bem sucedido. Então, relativamente ao ato-processo de viver, por que dizer e afirmar coisas que, em nosso íntimo, pensamos exatamente o contrário? E, por que — como escreveu consentaneamente a escritora e pensadora Lya Luft — nos perdemos tanto? Por que tantos encontros maravilhosos acabam se transformando em desencontros escabrosos? Por que muitas pessoas acabam trilhando uma estrada de desencanto e de rancor? Por que discriminamos os outros? Por que usamos expressões do tipo 'burro', 'viado', 'babaca', 'preguiçoso', 'crioulo', 'ultrapassado' 'careca', 'gordo', 'barrigudo', 'pé'-pé, 'pregiçoso', 'marafa'...? Por que humilhamos os outros? Por que não somos generosos, amorosos e solidários? Afinal, não somos uma ilha!

 

URSO  CURIOSO


       Há alguns meses, escrevi dois trabalhos pesadíssimos. Principalmente o que embutiu a degola ritualística de Nick Berg. Fiquei muito, muito mal. Apelei para um Irmão-Amigo, +Vicente Velado, FRC e Abade da Ordo Svmmvm Bonvm (OS+B). Em um e-mail que precisei escrever para ele, no final, só pedi: — Ore por mim. Foi quase bate-pronto. Recebi como resposta um e-mail com palavras e recomendações absolutamente exatas. E uma afirmação mais ou menos assim: Orarei por você. Sei, contudo, que ele fez mais do que isso. Não que uma oração não fosse suficiente. Mas, algo mais aconteceu. No dia seguinte acordei refeito, lesto e pronto para continuar a faina. O que é isso? Fraternidade? Sim. Amor incondicional? Sim. Mas é também amizade. Bendito sejam +Vicente Velado, a Ordo Svmmvm Bonvm (OS+B) e a Ordem de Maat (OM).

       Um amigo sincero é uma coisa bela e doce. Em nossas necessidades está sempre presente. Quem tem um amigo é rico; e quem não tem um amigo é porque nunca fez por onde ou não mereceu. Mas é difícil alguém não ter pelo menos um amigo. Um amigo não pode ser conquistado com esforço. A harmonia e a comunhão entre ideais e propósitos produzem a mais sólida amizade. É, poeticamente, como disse Emerson (1803-1882) em Ensaios I, Amizade: Um amigo pode ser considerado a obra-prima da Natureza. Assim, o prêmio (se prêmio houver!) pela prática da virtude é a própria virtude, e uma amizade sincera só poderá prosperar e se firmar solidamente com base na virtude. Nesse sentido ponderou Sofocleto (1926) em Silogismos: Amigo verdadeiro é aquele que nos quer apesar de nada.

       Um verdadeiro amigo, assim, nada pede; ele está sempre pronto para dar o melhor de si ao outro. Isto, aliás, é uma característica dos místicos verdadeiros, que, além de estarem sempre disponíveis para os seus amigos, estão, faça sol ou faça chuva, igualmente à disposição de todos os seres. Estes místicos sabem que são UM com tudo e com o TODO. Se assim é, não abandonarão, sob nenhuma alegação, a mais mínima parcela desse TODO.

 

* * * * * * * * *

       Estou pensando, novamente, na amizade que existe entre dois bichos e entre um bicho e o homem. Há algo de profundamente superior — além mesmo da compreensão comum — nessas relações interseres. Há certos animais (animais?) que até podem se comunicar psiquicamente com os seres humanos. Eu convido você, meu Irmão, que está lendo este modesto ensaio, a fazer uma visita ao site abaixo. Os temas lá abordados são um barato.

 

http://www.svmmvmbonvm.org/almanimal.htm

 

 

O que  é  isto,  senão  amor?

 

O que  é  isto,  senão  amor?

 

 O que  é  isto,  senão  amor?

 

           É certo que, como disse Mestre Apis, os animais são nossos irmãos menores. Mas podem, em casos especiais e em condições específicas, fazer o papel de nossos Irmãos Maiores.  Podem nos ensinar verdadeiras Lições de Vida. Quando compreendermos que o dito reino animal é parte do TODO, como nós, e que um 'dia', na próxima Ronda, os animais serão seres humanos, como nós, não mais os maltrataremos nem mais teremos coragem de matá-los, torturá-los e comê-los. Será que alguém, passando realmente necessidade e fome, teria coragem de almoçar seu cachorro e de jantar seu gato? Eu nem posso imaginar um treco desses. Se isto é inconcebível, alcançaremos a justa compreensão, também, de que não podemos continuar a almoçar e a jantar nossos IRMÃOS.

       A amizade é algo, por assim dizer, divino. Exagerei? Penso que não. Na amizade sincera há uma espécie de fusão de consciências. Quando Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) – um dos poetas mais originais da Literatura, não só portuguesa, mas européia e universal e um dos membros do grupo da revista Orpheu – em Paris, passou pela crise existencial que o levaria ao suicídio, Fernando Pessoa, em Portugal, 'sentiu' todo o drama do amigo querido. Como breve ilustração reproduzirei sem comentar o poema Vontade de Dormir de Mário de Sá-Carneiro. Talvez, sem sentir propriamente, possamos entender (não compreender) sua grande dor.

 

Fios de oiro puxam por mim

a soerguer-me na poeira —

Cada um para seu fim,

Cada um para seu norte...

......................

— Ai que saudade da morte...

......................

Quero dormir... ancorar...

......................

Arranquem-me esta grandeza!

— P’ra que me sonha a beleza

Se a não posso transmigrar?...

......................

        Também escreveu Sá-Carneiro no poema Quase:

Hoje, de mim, só resta o desencanto

Das coisas que beijei mas não vivi...

 

 Fernando Pessoa
Sá–Carneiro
Fernando  Pessoa
Sá–Carneiro

 

 

* * * * * * * * *

 

Uma  Família

 

AMOR

 

FIDELIDADE

 

AMOR  EM  FAMÍLIA

 

 

* * * * * * * * *

 

          Eu poderia ficar horas escrevendo sobre esse tema e dar muitos exemplos pessoais. Mas, prefiro, antes de concluir, para os que não conhecem, transcrever a letra da Canção Da América, de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Amigo é coisa prá se guardar
debaixo de sete chaves

Dentro do coração,
assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou
ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou no pensamento
voou com seu canto que o outro lembrou

E quem voou no pensamento f
icou com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa prá se guardar
no lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância
digam não

Mesmo esquecendo
a canção

E o que importa é ouvir
a voz que vem do coração

Pois seja o que vier,
venha o que vier

Qualquer dia, amigo,
eu volto a te encontrar

Qualquer dia, amigo,
a gente vai se encontrar

 

* * * * * * * * *

 

       Agora, que tal um pouco sonhar,

Ouvindo Nat Cole cantar?

Nossa vida inclui o recordar

Perdoar, solidarizar e apiedar.

Mas, incondicionalmente amar,

Está em primeiro lugar.

Mas, antes de terminar:

Obrigado Vicente Velado

Por você simplesmente me Amar.

 

* * * * * * * * *

 

       Se você clicar na palavra AMIGO abaixo, verá um trabalho em power point muito interessante. Não fui eu que o produzi: recebi por e-mail de uma amiga. É claro que o texto representa uma imagem figurada, e não alterará os conceitos que cada um de nós tem sobre o tema. De qualquer sorte, ouvir Nat King Cole é um privilégio. Privilégio maior é ter um amigo que nos gosta desinteressadamente. Isto é muito raro. Seja bicho, seja homem, isto é mesmo muito raro! Depois, convido você para BE HAPPY. Você vai amar!!! Cique em BE HAPPY and enjoy it. And.. be happy!

 

 

* * * * * * * * *

 

DADOS SOBRE O AUTOR


Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.


  SITES CONSULTADOS

http://geocities.yahoo.com.br
/gerson_cs/outros.html

http://www.criaderosierraleona.com.ar
/ridgeback_galeria.htm

http://www.secrel.com.br
/jpoesia/sa01.html

http://www.fabiobrg.hpg.ig.com.br
/entretenimento/17/index_int_10.html

http://www.astormentas.com
/carneiro.htm

http://www.universal.pt
/scripts/hlp/hlp.exe/multimedia?tipo=2&p=88&texto=

http://www.supostal.com.ar
/postales/dia_de/flor_bis/flor.htm

http://www.klub-odgik.org.pl/bajerne/be_happy.swf

 

PAZ PROFUNDA

 

PAZ PROFUNDA

 

FLOR