Este
estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns excertos
da obra Alquimia
Espiritual e a Via Interior, de autoria de Robert Ambelain (2
de setembro de 1907 – 27 de maio de 1997), que, além de Iniciado
Maçom, participou de outras Organizações Iniciáticas,
como a Ordem KaBaLística
da Rosa+Cruz e a Ordem Martinista.
Excertos
da Obra
'Assim
é Trindade em Unidade e Unidade em Trindade, pois, onde estiverem
Espírito, Alma e Corpo estarão também Enxofre, Mercúrio
e Sal...” (Bernard
Le Trévisan,
apud Robert
Ambelain).
As
Três Doutrinas de Hermes: Alquimia, Astrologia e Mística.
A
Alquimia exige primeiramente do Iniciado que ele se ponha
na Escola da Natureza, antes de lhe confiar, enfim, as Chaves do Adeptado.
Crisopéia
Pedra Filosofal. [Lapis
Philosophorum]. A
Grande Obra Aurífera realizada (Jogo de Amor).
Iniciado
—›
Adepto —›
Illuminado. Morrer como chumbo para renascer como Ouro.
Jean-Julien-Hubert
Champagne = Fulcanelli.
|
|
Fulcanelli
(por Eugène Canseliet) |
Fulcanelli
(Auto-retrato) |
Primeiro
Estado da Obra Alquímica: Caos [Chaos].
Circunferência
ou Esfera: Unidade da Matéria. Harmonia Universal. (Dragão
mordendo a própria cauda).
Ternário
Clássico da Grande Obra: Negro, Branco e Vermelho.
'Todo
homem é seu próprio Rei...'. (Louis-Claude
de Saint-Martin,
apud Robert
Ambelain). Todo
homem traz em si a possibilidade do retorno, no plano espiritual e angélico,
à sua realeza perdida.
A
Rosa designa a cor vermelha; último estado da Obra.
Às vezes, a Rosa é o emblema de toda a Arte Hermética.
O
Triângulo simboliza os três princípios misteriosos constitutivos
dos metais: Sal, Enxofre e Mercúrio.
O
Ouro simboliza a perfeição no seio da vida metálica.
As
Quatro Qualidades Elementares: Frio – origem da fixação;
manifesta-se por uma ausência parcial da vibração, onde,
então, o efeito é o de coagular ou de cristalizar a matéria.
Sua ação é adstringente, fixadora, cristalizadora,
abrandante. Úmido – origem da feminilidade; traduz-se por uma
vibração de natureza atrativa, mutável, instável,
amaciante, relaxante, umectante, que, penetrando nos átomos, divide
os homogêneos e une os heterogêneos, provocando, assim, a involução
da matéria ou sua desagregação. Sua ação
é temperante, amaciante, dispersante. Seco – origem da reação;
manifesta-se por uma vibração de natureza retentora, herética,
irritante, que contraria e retém a impulsão dada. Sua ação
é retrativa. Calor – origem da masculinidade; traduz-se por
uma vibração de natureza expansiva, dilatante, rarefeita,
que provoca a evolução dos átomos. Sua ação
é vitalizante, estimulante e dinâmica. No homem, estas quatro
qualidades dão: Frio – impassividade, ceticismo, egoísmo,
desejo ativo de submissão; Úmido – passividade, variação,
assimilação, desejo passivo de submissão; Seco –
reação, oposição, retenção, desejo
passivo de dominação; Quente – expansão, entusiasmo,
ação, desejo ativo de persuasão.
Os
Quatro Elementos: Fogo – ação reativa, retentora, herética
e irritante do Seco sobre o Calor (princípio de dinamização
violenta e ativa). Ar – ação expansiva, dilatante e
rarefeita do Calor sobre a Umidade (princípio da atração
molecular). Água – ação refrigerante, coaguladora,
atônica e fixadora do Frio sobre o Úmido (princípio
da circulação). Terra – ação reativa do
Seco sobre o Frio (princípio concentrador e receptor). No homem,
estes Quatro Elementos dão: Terra – inquietude, taciturnidade,
reserva, prudência, ternura contida, egoísmo, espírito
concentrado, pretensiosidade, desconfiança, reflexão, engenhosidade,
estudiosidade, solidão. Água – passividade, indolência,
desgosto, lassitude, submissão, inconsistência, versatilidade,
preguiça, inconsciência, incerteza, timidez, medo. Ar –
amabilidade, cortesia, serviçalidade, habilidade, sutileza, iniciativa,
prontidão, assimilação, engenhosidade, harmonia. Fogo
– violência, autoridade, ambição, entusiasmo,
presunção, orgulho, irascibilidade, ardor, fervor, coragem,
generosidade, paixão, prodigalidade, ímpeto, vaidade.
Os
Três Princípios Filosóficos: 1º) Enxofre: O Calor,
contido no Fogo e no Ar, engendra um princípio de natureza quente,
fecundante e fermentativa, que se denomina de Enxofre. É o princípio
masculino de toda a semente, e dele nasce o sabor e a cor fundamental vermelha.
No homem, corresponde ao Espírito; 2º) Mercúrio: O Úmido,
contido no Ar e na Água, engendra um princípio de natureza
vaporosa, sutil, mutável, geradora, que se denomina Mercúrio.
É o princípio feminino de toda semente, e dele nasce o odor
e a cor fundamental azul. No homem, corresponde à [personalidade-]alma;
e 3º) Sal: O Seco, contido no Fogo e na Terra, engendra um princípio
de natureza seca, coesiva, coaguladora, que se denomina Sal. É o
princípio de unificação do macho e da fêmea.
Dele, nascem, então, a forma, o peso e a cor fundamental amarela.
No homem, corresponde ao corpo.
Postulado
dos Hermetistas: Unidade
da Matéria. Omnia ab Uno, et in Unum omnia.
Tudo vem do Único, e tudo volta para o Único. Ou como Basílio
Valentin deixou escrito em O Carro do Triunfo do Antimônio: Todas
as coisas vêm de uma mesma semente; todas têm uma origem criada
pela mesma Mãe.1
Gnose
Tradicional: Todas as criaturas
espirituais emanaram de uma Fonte Única – Deus-Abismo –
e não criadas do
nada. Isto é: causas segundas da Causa Primeira,
causas terceiras das causas segundas etc., a partir do Uno-Original [originante
e originador].
Tudo
o que se encontra aqui em baixo –
[sem qualquer exceção] –
é de origem divina, mas, por se tornar prisioneiro de um mundo
grosseiro, degenera em suas possibilidades espirituais.
Obra
de Regeneração
Reintegração.
A
Alquimia se divide em três etapas de provação: a) a
Obra Transmutativa dos metais imperfeitos em Ouro Alquímico Puro;
b) o Elixir da Longa Vida – Medicina Universal capaz de curar todas
as enfermidades ou doenças (espirituais), e de assegurar uma longevidade
considerável, visando a imortalidade. c) a Reintegração
Universal – regeneração de todo o Cosmos e de todas
as criaturas, fim último da Verdadeira Alquimia.
'Não
há nenhuma diferença essencial entre o Nascimento Eterno,
a Reintegração e a descoberta da Pedra Filosofal. Tudo, tendo
saído da Unidade, deverá retornar à Unidade...'
(Jacob Boehme,
apud Robert
Ambelain).
'O
Renascimento é triplo: primeiramente, o Renascimento de nossa Razão;
segundo, aquele de nosso Coração e de nossa Vontade; terceiro,
nosso Renascimento Corporal. Muitos homens piedosos, que buscavam Deus,
foram Regenerados no Espírito e na Vontade, mas, poucos conheceram
o Renascimento Corporal.' (Karl
von Eckartshausen, apud
Robert
Ambelain).
Os
Verdadeiros Alquimistas são Gnósticos.
Dos
sopradores —›
a Química.
O Soprador
Conhecimento
sem Sabedoria [ShOPhIa]
é pior do que Ignorância solteira.
'Assim
é a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade, pois, lá
onde estão Espírito, Alma e Corpo, lá estão
também Enxofre, Mercúrio e Sal. (Bernard
Le Trévisan,
apud Robert
Ambelain).
'A
Obra está convosco e em vós, de sorte que, procurando em vós
mesmos, onde ela está continuamente, vós a tereis sempre,
em qualquer parte que estivéreis na terra ou no mar. (Hermes
Trimegisto, apud Robert
Ambelain).
'De
tais coisas, saiba, meu amigo apaixonado pela Arte Alquímica, que
a Vida é unicamente verdadeiro Espírito, e que, por conseqüência,
tudo o que o vulgar ignorante julga estar morto, em verdade, deve ser levado
a uma vida incompreensível, visível, e espiritual, e nesta
ser conservado.' (Basílio
Valentin,
apud Robert
Ambelain).
'Se
quiseres realizar a nossa Pedra, sê sem pecado e persevera na Virtude.
Que teu espírito seja esclarecido do Amor, da Luz e da Verdade. Após
teres adquirido o Dom Divino, toma
a resolução de
estender a mão aos pobres e de ajudar e reerguer aqueles que estão
na desgraça.' (Basílio
Valentin, apud
Robert
Ambelain).
Aos
Quatro Elementos Naturais dos Antigos – Fogo, Ar, Água e Terra
– correspondem os quatro temperamentos: sangüíneo, biliar,
nervoso e linfático.
Mercúrio
+ Enxofre =
Prata Filosófica (Mercúrio dos Sábios).
Enxofre
+ Sal
= Ouro Filosófico
(Enxofre dos Sábios).
Mercúrio
dos Sábios +
Enxofre dos Sábios (Branco —›
Vermelho = Pedra
Filosofal.
Elementos
e Princípios |
Virtudes |
Elemento
Fogo |
Força |
Elemento
Ar |
Justiça |
Elemento
Água |
Temperança |
Elemento
Terra |
Prudência |
Princípio
Enxofre |
Fé |
Princípio
Mercúrio |
Esperança |
Princípio
Sal |
Caridade |
Às
duas Virtudes Sublimais (não reconhecidas pela Teologia Clássica)
– Mercúrio dos Sábios e Enxofre dos Sábios –
correspondem a Inteligência e a Sabedoria. 'O
Princípio da Sabedoria é a crença no Eterno, e a Ciência
dos Santos é a Inteligência.' (Provérbios,
IX: 10). Já, em KaBaLa, ChoKMaH
Sabedoria e BINaH Inteligência.
Seja como for, as duas Virtudes Sublimais são o resultado mais elevado
da prática das Sete Virtudes apresentadas no quadro anterior.
O
fim último da Obra Interior Alquímica tem
por nome a LLuz Divina.2
'O
Fogo é a Chave da
Obra, pois, ele dissolve e coagula ao mesmo tempo.' (Raimundo
Lúlio,
apud Robert
Ambelain).
No
plano da Alquimia Espiritual, o Fogo é constituído pela Prece...
'Ora et labora'.3
Em
Alquimia, o Fogo passa, basicamente, por três estágios: de
quatro para quatorze, e de quatorze para vinte e quatro mechas. Ao quaternário
de partida, se une o denário, e depois outro denário, ou seja:
tétrada + década + década. Tentar queimar etapas é
inútil, é perigoso e é se perder em vias irracionais.
Por isto, Bernard Le Trévisan adverte: 'Faça
um Fogo vaporizante, digerinte, contínuo, não-violento, sutil,
envolvente, aéreo, fechado, incombustível, alterante.'
Fogo
dos Filósofos Prece
[Meditação
não-requestadora, não-pedinchona].4
'Se
tu portas o Nome do Filho de Deus sem possuir Sua Virtude, é em vão
que O portas.' (Hermas
de Cumes,
apud Robert
Ambelain).5
'Eis
aqui um túmulo que não encerra cadáver, e um cadáver
que não está encerrado em um sepulcro, pois, o cadáver
e o sepulcro não são senão um.' (Nicolas
Barnaud,
apud Robert
Ambelain).
Início
da Obra —›
Putrefação Caput
Corvi.
Caput
Corvi
A
Illuminação só poderá acontecer depois que os
sete corpos passionais desaparecerem [forem
purificados], e com eles os sete pecados capitais e os sete erros
fundamentais que se opõem às Sete Virtudes (as sete cabeças
do dragão do Apocalipse) que entenebrecem a [personalidade-]alma
[e obrigam a compensações
educativo-purificativas].
'A
Química vulgar é a arte de destruir os compostos que a Natureza
formou, e a Química Hermética é a arte de trabalhar
com a Natureza para os aperfeiçoar.' (Antoine-Joseph
Pernety,
apud Robert
Ambelain).
'O
Magistério consiste, primeiro, de uma dissolução, depois,
de uma coagulação.' (Alberto,
o Grande, ,
apud Robert
Ambelain).
Os
Nove Sentidos: [(Usualmente
considerados: Visão
+ Olfato +
Paladar + Tato
+ Audição)
+ (Teologia Clássica: Imaginação
+ Memória)
+ (Iluminismo Clássico: Clarividência
+ Clariaudiência)].
Nada
é mais perigoso do que o despertar de um centro psíquico efetuado
por semiprofanos [ou pelo
próprio estudante] que desconhecem o seu alcance, ou que,
dissimuladamente, tomam seu discípulo como objeto de experiência,
sem nenhuma caridade.6
Sentidos |
Equivalências |
Tato |
Terra |
Paladar |
Água |
Olfato |
Ar |
Visão |
Fogo |
Audição |
Sal |
Imaginação |
Mercúrio |
Memória |
Enxofre |
Clarividência |
Mercúrio
dos Sábios |
Clariaudiência |
Enxofre
dos Sábios |
O
Verdadeiro Amor é construtivo – é o Ágape [Eucaristia]
dos Gregos. Ele não supõe indulgência ou falsidade,
comuns ao erro, mas, zelo categórico pela Justiça e pela Verdade.
O
Verdadeiro Profetismo não transforma congruência e ordem em
contradição e desordem. O Profeta é sempre "possuído"
pelo Espírito Santo; o adivinho é sempre "possuído"
por um espírito intermediário; o médium é sempre
o "possuído" por um morto.
O
Homem é como um todo que, se não for absolutamente disciplinado,
estará vulnerável à queda. Não é verdadeiro
dizer que é a vontade quem "peca", mas, ela tem por cúmplices
e por instrumentos o corpo, com seus sentidos exteriores, e a [personalidade-]alma,
com suas paixões, seus desejos e suas cobiças interiores.
A
avareza (que corresponde à Terra) leva o pseudo-iniciado a um isolamento
total e estéril.
A
gula (que corresponde à Água) leva o pseudo-iniciado a se
alimentar e devorar, sem nenhuma medida, todos os documentos, livros, tratados
e esquemas que lhe sejam acessíveis.7
A
luxúria (que corresponde ao Ar) leva o pseudo-iniciado a aceitar
e a conviver, de forma bastante liberal, com as exigências da natureza
humana inferior. E não é incomum que ele ceda facilmente os
Segredos Iniciáticos aos indivíduos do sexo oposto, em troca
de seus favores!
A
preguiça (que corresponde ao Fogo) leva o pseudo-iniciado a uma espécie
de quietismo e de inação. Ele se desinteressará de
si mesmo, entregando-se à Providência para facilitar seu acesso
à perfeição moral, e considerará a ignorância
como um caminho tão seguro quanto a busca pelo Conhecimento.
A
inveja (que corresponde ao Sal) leva o pseudo-iniciado a desejar não
somente os primeiros lugares e as falsas honras, mas, também, em
não hesitar em retardar e, muitas vezes, impedir o avanço
de outro, se ele vir neste outro uma superioridade que possa eclipsar a
sua.8
A
ira (que corresponde ao Mercúrio) leva o pseudo-iniciado a perder
o controle de si mesmo. Seus julgamentos serão tão prematuros
quanto definitivos, e sua impaciência o levará a tratar com
rudeza os fracos e os ignorantes. E, se ele tiver a infelicidade de ser
odioso (forma mais tenebrosa de inveja), seus pseudo-conhecimentos poderão
fazer dele um mago negro.
O
orgulho (que corresponde ao Enxofre) leva o pseudo-iniciado a se imaginar
moralmente superior a todo profano, porque intelectualmente ele se julga
mais capaz. Sempre se imaginará predestinado a uma preeminência
certa, justificada por seus presumidos méritos. Além disto,
afirmará seguidamente ter sido este ou aquele personagem importante
ou célebre em pseudo-vidas anteriores.9
Em
geral, o que se tem é: imprudência fruto da avareza; intemperança
fruto da gula; injustiça, fruto da luxúria; covardia fruto
da preguiça; ódio fruto da inveja; presunção
fruto da cólera; e ignorância fruto do orgulho.
O
cego e o ignorante preferem a letra que mata ao Espírito que Vivifica.
O
erro é uma potência tenebrosa que leva à confusão
interior, e tira o sentido do Bem e do mal, do Justo e do injusto, do Belo
e do feio. Pouco a pouco, toda discriminação desaparece, obscurecendo
o sentido do verídico.
Volátil
+ Fixo
= Enxofre – o Amante Filosófico.
'O
Caminho: viver no hiperpsíquico.'
(Grillot de Givry,
apud Robert
Ambelain).
SABER.
QUERER. OUSAR. CALAR.
'Pensai
em Deus mais seguidamente que tu respiras.' (Epicteto,
apud Robert
Ambelain). O Silêncio
conduz ao Conhecimento de Deus.
Mesmo
provida das virtudes, adquiridas ou infundidas desde o nascimento, a razão
humana está sempre sujeita a erros ou a surpresas (na infinita complexidade
das circunstâncias que podem interessar sua ação), seja
por ela mesma, seja por outrem. E aí reside, na maioria das vezes,
o conjunto das armadilhas que a virtude da Prudência permite evitar!
A Prudência e o Dom de Conselho se obtêm pela prática
do Silêncio – que corresponde à Terra Filosófica.
Temperança
= Continência
+ Clemência
+ Mansidão
+ Modéstia – que corresponde à Água
Filosófica.
A
Justiça tem por objetivo fazer reinar entre os seres a harmonia,
ou seja, regular nossos deveres em relação aos outros seres
– que corresponde ao Ar Filosófico.
A Força ou Coragem (Magnanimidade
+ Magnificência
+ Paciência
+ Perseverança) tem por objetivo a perfeição
de ordem moral – que corresponde ao Fogo Filosófico.
Caridade
= Misericórdia
+ Beneficência
– que corresponde ao Sal. A Caridade corresponde, na Vida
Iniciática, ao voto de Pobreza – que é o primeiro postulado
que faz com que desprezemos os bens, as honras e as alegrias deste mundo
inferior. É pelo voto de Pobreza que obteremos igualmente o Dom da
Sabedoria.
A
Esperança, apoiada na Ação Divina [Interior],
nos conduz [pelo trabalho
Iniciático] às Verdades Eternas – que corresponde
ao Mercúrio.
Fé
(Voto de Obediência)
Reintegração – que corresponde ao Enxofre.
Inteligência
Gnose das Coisas Divinas, ou
seja, Ciência do Bem e do mal, da LLuz e das trevas (que não
pode ser acessada por intermédio de entidades inferiores ou por meio
de uma banal evocação mágica) – que corresponde
à Prata dos Sábios. Só pela Inteligência será
possível a Reconciliação.
A
Sabedoria (Ciência do Bem, Caridade Absoluta ou Amor Total) é
a submissão espontânea, inteligente e compreensiva a um Bem
que ela percebe como dominante, e, como tal, é uma discriminação
entre o Bem e o mal [não-Bem].
Se a Inteligência é o Conhecimento, a Sabedoria é a
utilização que Dele se faz – que corresponde ao Ouro
dos Sábios. A Sabedoria é a mais alta das Causas, da qual
todas as outras dependem, Ela mesma não dependendo de nenhuma.10
Mundo
visível Reflexo Imperfeito
e Invertido do Mundo Invisível.
Causa
Primeira [Causa de todas
as causas11]
Ápice da
Pirâmide.
A
Jerusalém Celeste nasce em nosso Templo Interior.12
Cada
um de nós encontrará, depois da morte, aquilo que em sua vida
carnal tiver esperado aí encontrar.13
O
senso do Divino levado ao estado de intolerância e de fanatismo conduz
a tristes e devastadores resultados.
'Homem
Interior' 'Homem
de Desejo'. (Louis-Claude
de Saint-Martin e Martinez de Pasqually,
apud Robert
Ambelain).
A
Alquimia compreende dois processos: a Via Seca, processo breve, mas, perigoso;
e a Via Úmida, processo longo, mas, seguro.
Pela
Gnose [e só pela Gnose],
confirmaremos a existência de um outro Deus [o
Deus de nossos Corações] além dos [quiméricos]
deuses comuns.
O
Fogo-princípio separa o criado [manifestado]
do incriado [não-manifestado].
A
Eucaristia é a Verdadeira Pedra Filosofal da Alquimia Espiritual,
na qual a Água (Lua Filosófica), imagem do Mercúrio
dos Sábios e da Igreja (Pleroma), se une, no Cálice, imagem
do Cadinho, ao Vinho (Sol Filosófico), símbolo do Enxofre
dos Sábios e do Cristo. A estas núpcias, vem, ainda, se juntar
a Terra Filosófica (o Trigo), símbolo do Sal dos Sábios.
É a fusão destes três termos que constitui, então,
a Crisopéia Espiritual.
Stanislas
de Guaita nega que o Elixir da Longa Vida tenha existido, do ponto de vista
material. Se ele existisse materialmente, para que serviria? Para fixar,
de uma vez por todas, àquele que o usaria, em um estado definitivo,
destituído, por conseqüência, de toda possibilidade de
evolução! Isto seria como encerrar para sempre o ser em uma
prisão de onde ele não teria nenhuma esperança de sair,
tendo por companheiros de cárcere, recordações, muitas
vezes dolorosas, e imperfeições morais, terrivelmente penosas.
É
inútil nos atermos ao problema da regeneração do Universo
e dos seus componentes, se nós não conduzirmos uma ação
semelhante e paralela dentro de nós mesmos!14
O
homicídio[-suicídio]
é o maior dos crimes; o homicídio[-suicídio]
coletivo, evidentemente, é o mais grave e o mais abominável.
Alquimia
Espiritual Via Interior (preliminar
e concomitante em todo o Martinismo Operativo)
Sephira CheSeD [ou Misericórdia].
VITRIOLVM:
'Visita Interiora Terræ
Rectificando Invenies Occultum Lapidem Veram Medicinam.'
Visita
o Interior da Terra, e Encontrarás a Pedra Oculta – Verdadeira
Medicina. (Basílio Valentin,
apud Robert
Ambelain).
VITRIOLVM
Fim
do Empeço
Para
dentro espiei,
e vi
uma feiosa pirita.
Não
sou de fazer fita,
mas,
afligido, chorei.
E
o tempo foi indo;
de novo,
fui lá olhar.
Leso,
pude verificar:
o negro
havia findo!
E
isto foi só o começo.
Até
merecer o Vermelho,
confrontarei
meu espelho.
Um dia:
fim do empeço!
Mais
um dia, e chegarei.
Digerindo...
Destilando...
Lentamente
sublimando...
Então,
Hiper-Homem-Rei!
........................................
E
você? Está transmutando?
_____
Nota:
1. Quanto
a isto, o poeta português Eugénio de Andrade, pseudônimo
de José Fontinhas (Póvoa de Atalaia, 19 de janeiro de 1923
– Porto, 13 de junho de 2005), escreveu: Em
toda a obra de criação, há um fio condutor, nem sempre
facilmente discernível, que lhe dá unidade – um fio
discreto ou evidente, da maior importância, pois, é um dos
sinais da sua autenticidade. Para complementar este pensamento
(que não precisaria ser complementado), direi que não perceber
a unidade de tudo em tudo e no Todo é existir iludida e inautenticamente.
E é isto que gera todos os estados de litígio, que acabam
por conduzir à desarmonia individual e coletiva. Mas, quanto ao Postulado
dos Hermetistas (Unidade
da Matéria), se é fato que E = mc2
– e é – antes, o que há, em realidade, é
a unidade da energia – unidade do e no Teclado Cósmico.
2. Este deve ser o foco
do Místico (ponto para o qual deverá convergir todo o seu
interesse espiritual) – a Obra Interior Alquímica que faz nascer
a LLuz
Divina. Neste sentido, a Alquimia Operativa, apesar de não ser menos
importante, é misticamente secundária, uma vez que a Alquimia
Interior independe da Alquimia Operativa.
3. Mas, jamais para
pedir; sempre para servir.
4. Aqui, sucintamente
e a propósito, desejo comentar a expressão favorita de certos
orientais: 'queimar
o karma'. Karma
não se queima nem se faz com que ele desapareça em uma fogueira
(interior ou física); compensa-se e se compreende os motivos que
o produziram. Esta é a Chave Libertadora. Definitivamente, só
nos livraremos do karma
fabricado nesta Terceira Dimensão pela compreensão, ainda
que não nos livremos dele no que concerne às outras dimensões
nas quais, no futuro, haveremos de nos manifestar (por mérito). Sempre
existirá algum tipo de karma
a ser compensado, pois, sempre haverá algo a ser apre(e)ndido. Assim,
se sempre haverá algo a ser apre(e)ndido, sempre haverá ignorância
a ser ilustrada, e, conseqüentemente, sempre haverá algum tipo
de karma
a ser retribuído. Isto é inevitável. Evidentemente
que, à medida que ascendemos na Spira
Legis, nossa ignorância vai (irá) se tornando menos
grosseira, e menos detrimentoso é (será) o karma
que fabrica(re)mos. Ou será que alguém pensa que, por exemplo,
o Senhor Buddha, Jesus, Kut Hu Mi, Djwhal Khul e El Morya não originam
mais nenhum tipo de karma?
Para que um ente qualquer
não desse mais nascimento a nenhum tipo de karma,
seria necessário, digamos
assim, que ele permanecesse imóvel-em-si-mesmo,
o que é uma ilogicidade impossível. Portanto, no mínimo,
seria uma crueldade de nossa parte querer que estes (e outros) Ilustres,
Augustos e Bem-queridos Mestres Ascensos, ficassem, para-sempre,
imóveis-em-si-mesmos.
Já comentei (e repetirei
para fixar este conceito importantíssimo): o para-sempre
não existe no Universo. Só há um para-sempre
no Universo: o próprio
Universo ou, se houver preferência, a Consciência Cósmica.
Por outro lado, reconheço que há certas coisas que realmente
não mudam o seu formato, como é o caso do chapéu-de-chuva
(que sempre terá forma côncava) e do rolo de papel higiênico
(que
sempre será redondinho),
ainda que este se desmanche em contato com a água! Mas, tomar chapéu-de-chuva
e rolo de papel higiênico como base de raciocínio filosófico
não tem nenhum cabimento racional. (Admito que, na animação
abaixo – que, deveras, ficou uma gracinha –
de duas uma: ou o chapéu-de-chuva
está pequeno demais ou rolo de papel higiênico está
grande demais, mas...).
5. Mas, quem poderá
ter consigo o Nome (Sanctum
Verbum) do Filho de Deus sem possuir as Suas Virtudes (Virgens),
sem ser um Sacerdote Iniciado?
6. Nesta matéria,
já disse inúmeras vezes, o despertar a bangu de Kundalini,
por exemplo, é um desastre catastrófico. Na realidade, não
se deve forçar nada; as coisas vão efetivamente acontecendo,
à medida em que o Trabalho e o Mérito agem em concomitância.
Então, quando menos se espera... E, havendo necessidade... Não
estamos nem só nem desamparados. Trabalho e Mérito. Talvez,
mais Mérito do que Trabalho.
7. Gula não é
só comer e beber em excesso; é tambem a busca desordenada
e desenfreada por conhecimento. Neste sentido, a gula faz também
com que alguns pseudo-iniciados mal informados solicitem afiliação
a diversas Fraternidades, Sociedades e Ordens Iniciáticas, misturando
e confundindo alustre com lacustre, cerebelo com Filipe, o Belo, telégrafo
com marégrafo, lé com cré e tomando alhos por bugalhos.
A gula tumultuada e incontrolada, neste sentido, lamentavelmente, só
leva a um conhecimento demoníaco.
8. Uma das coisas que
mais acontece nas Lojas de diversas Fraternidades é um membro ficar
querendo saber e perguntando o grau dos seus irmãos. Quando ele descobre,
sente-se superior e exaltado, se estiver em um grau mais elevado; e ínfero
e humilhado, se o grau do seu irmão for maior do que o seu. Mesquinharia
estúpida! Mas, há também aqueles que fazem de tudo
para obter um status
mais proeminente – um cargo oficial na organização –
mesmo que seja o de auxiliar do auxiliar de porteiro da Loja. Mediocridade
indecorosa! No fundo, todos são uns baba-ovos infelizes, que deveriam
mesmo estar fazendo Terapia Reichiana – que atua nos níveis
psicológico, corporal e bioenergético.
9. De maneira geral,
só se ouve as pessoas dizerem que, em uma vida passada, foram Cleópatra,
Sócrates, Nefertiti e até Akhnaton. É difícil
você ouvir alguém confessar que foi um bien
jodido y mal pagado.
10. Pense nisto: em
um certo sentido, a Sabedoria (Santa ShOPhIa)
depende do nosso mérito. Se não houver mérito, como
a Sabedoria poderá ser alcançada?
11. Causa de todas as
causas não em um sentido criacionístico extracósmico,
mas, no sentido não-panteístico (o Panteísmo é
uma doutrina filosófica caracterizada por uma extrema aproximação
ou identificação total entre Deus e o Universo, concebidos
como realidades diretamente conexas ou como uma única realidade integrada)
e não-panenteístico (o Panenteísmo admite que a totalidade
do Universo está situada no interior de uma única Divindade
Primordial) de que tudo é Um.
12. Precisamos nos livrar
da idéia (geralmente, construída em nós pelos outros
e pelas religiões que nos impingiram, sem nos perguntar se queríamos
ou não, sem nos perguntar se, pelo menos, estávamos de acordo
ou não) de lugares sagrados existentes em não-sei-onde.
Precisamos cultivar a idéia de que o não-sei-onde
está em nós, em nosso interior, em nosso Coração
Espiritual – o Templo dos Templos. A fusão-amalgamação
(desejável e possível) com o nosso Deus Interno só
poderá começar quando abolirmos a idéia malsã
de um deus externo, criador, onipotente, milagreiro e escolhedor –
que separa uns de outros, tamisa estes daqueles e abençoa os eleitos
e pretere os despreferidos.
13. E, muito infelizmente,
para nós, depois da morte (ou transição), permaneceremos
ligados à
Terra, imantados, prisioneiros, enquanto mantivermos as ilusões,
os apegos e os desejos que construímos e alimentamos enquanto estávamos
vivos. E, nisto, por mais contraditório que possa parecer, ainda
que não seja, não há diferença entre bem e mal.
É neste sentido que precisamos aprender a agir sempre categoricamente,
sem querer ou esperar nada, porque mesmo um bem praticado intencionalmente
não deixa de ser uma forma de prisão. Isto é difícil?
Sim, talvez, até mais do que difícil. Todavia, temos que nos
educar a não querer, não desejar, não almejar, não
pretender, todos verbos sinônimos, mas que, de certa forma, se manifestam
psiquicamente (e objetivamente) em níveis ou graus distintos. Então,
não está correta a afirmação de Robert Ambelain
que o ateu vai em
direção ao nada, e aquele que crê em direção
a uma outra Vida. Primeiro, porque não existe esse tal
de nada
(do nada,
lhufas; ao nada,
xongas); segundo, porque não há
uma outra Vida para uns e
uma outra Vida para outros, como não há povo santificado
e escolhido e povo degredado e banido. A Vida é uma só. As
experiências e as vivências que te(re)mos desta Eterna Vida
é que são diferentes para cada um de nós, pois, dependem
de diversos fatores, mas, particularmente de Compreensão e de Mérito.
Neste sentido, ainda que o Plano Astral seja um só, cada um Nele
bordejará absolutamente de acordo com sua vibração
psíquica (ou conjunto de vibrações psíquicas)
pessoal, e aí terá seu campo de atuação, enquanto
estiver ligado à
Terra. E Lilith (alegoricamente,
a mãe dos demônios e de todas as perversidades sexuais),
a Lua Negra e a Oitava Esfera são coisas diferentes.
Ligado
à Terra
14. É por isto
que, em qualquer ponto do Universo, enquanto uma criatura-alma viver (existir)
em meio à dor, todo o Universo permanecerá dolorido. Assim,
se salvação puder acontecer, ela não poderá
ser para muitos ou para quase todos; no Tempo ilimitado (que não
é tempo) e em todas as Dimensões, a reintegração
terá que ser para tudo e para todos. As questões são:
se isto puder acontecer e/ou se vier acontecer, o que sucederá depois?
O que sucederá, se e quando o Um se tornar harmonicamente Um? Bem,
imagine um elástico, com ilimitada resiliência (propriedade
que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após
terem sido submetidos a uma deformação elástica), e
você obterá a resposta. A animação abaixo não
exprime corretamente a resposta à estas questões místico-filosóficas,
mas, dá uma pista. Todavia, tenha em mente que estaticidade não
pode acontecer no Universo. Uma coisa que se tornasse absolutamente estática
se transformaria em nada, e o nada não existe.
Reintegração
Páginas
da Internet consultadas:
http://www.gnosisonline.org/
textos-especiais/lilith-a-lua-negra/
http://www.aliexpress.com/
http://www.isoladiavalon.eu/
http://littlerumble.blogspot.com.br/
http://www.findsounds.com/
http://www.alecjacobson.com/
weblog/?tag=animation&paged=2
http://jungcurrents.com/caput-corvi/
http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-papel-higi%
C3%A9nico-desenhos-animados-image22610580
http://www.ric.edu/faculty/ptiskus/Chem_Review/
http://www.poorwilliam.net/al-062810.html
http://www.citador.pt/frases/citacoes/p/unidade
http://www.conexaoimportbrasil.com.br/
http://www.goodreads.com/photo/
author/33348.Robert_Ambelain
http://consciencesansobjet.blogspot.com.br/
2012/05/jean-julien-champagne.html
http://giphy.com/gifs/d3wJLvfAy9lcI
http://www.hermanubis.com.br/LivrosVirtuais/
AlquimiaEspiritualeaViaInteriorPorRobertAmbelain.pdf
Música
de fundo:
Who
Knows
Composição e interpretação: Acoustic Alchemy
Fonte:
http://mp3skull.com/mp3/alchemy.html
Direitos
autorais:
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neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar
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