ALQUIMIA ESPIRITUAL E A VIA INTERIOR

 

 

 

Robert Ambelain

Robert Ambelain

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

A Transmutação Alquímica Operativa é tão-somente um teste da potência da Pedra (Lapis Philosophorum), ou em termos mais atuais: Transmutação é meramente controle de qualidade. E o Pó de Projeção, neste processo, funciona, opera, enfim, como indutor artificial da transmutação. Indução artificial porque – ensinam os Alquimistas – os metais usuais, no estado natural (minérios), estão em processo lento de evolução, alcançando a perfeição como ouro nativo. A produção de Ouro Alquímico é uma simples(!) aceleração do processo natural, operando em minutos o que a Natureza demora milhões de anos para efetivar.

 

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

 

 

 

 

 

Este estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns excertos da obra Alquimia Espiritual e a Via Interior, de autoria de Robert Ambelain (2 de setembro de 1907 – 27 de maio de 1997), que, além de Iniciado Maçom, participou de outras Organizações Iniciáticas, como a Ordem KaBaLística da Rosa+Cruz e a Ordem Martinista.

 

 

 

Excertos da Obra

 

 

 

'Assim é Trindade em Unidade e Unidade em Trindade, pois, onde estiverem Espírito, Alma e Corpo estarão também Enxofre, Mercúrio e Sal...” (Bernard Le Trévisan, apud Robert Ambelain).

As Três Doutrinas de Hermes: Alquimia, Astrologia e Mística.

A Alquimia exige primeiramente do Iniciado que ele se ponha na Escola da Natureza, antes de lhe confiar, enfim, as Chaves do Adeptado.

 

 

 

 

Crisopéia Pedra Filosofal. [Lapis Philosophorum]. A Grande Obra Aurífera realizada (Jogo de Amor).

Iniciado —› Adepto —› Illuminado. Morrer como chumbo para renascer como Ouro.

Jean-Julien-Hubert Champagne = Fulcanelli.

 

 

Fulcanelli
Fulcanelli
Fulcanelli
(por Eugène Canseliet)
Fulcanelli
(Auto-retrato)

 

Primeiro Estado da Obra Alquímica: Caos [Chaos].

Circunferência ou Esfera: Unidade da Matéria. Harmonia Universal. (Dragão mordendo a própria cauda).

 

 

 

 

Ternário Clássico da Grande Obra: Negro, Branco e Vermelho.

'Todo homem é seu próprio Rei...'. (Louis-Claude de Saint-Martin, apud Robert Ambelain). Todo homem traz em si a possibilidade do retorno, no plano espiritual e angélico, à sua realeza perdida.

A Rosa designa a cor vermelha; último estado da Obra. Às vezes, a Rosa é o emblema de toda a Arte Hermética.

O Triângulo simboliza os três princípios misteriosos constitutivos dos metais: Sal, Enxofre e Mercúrio.

O Ouro simboliza a perfeição no seio da vida metálica.

 

 

 

 

As Quatro Qualidades Elementares: Frio – origem da fixação; manifesta-se por uma ausência parcial da vibração, onde, então, o efeito é o de coagular ou de cristalizar a matéria. Sua ação é adstringente, fixadora, cristalizadora, abrandante. Úmido – origem da feminilidade; traduz-se por uma vibração de natureza atrativa, mutável, instável, amaciante, relaxante, umectante, que, penetrando nos átomos, divide os homogêneos e une os heterogêneos, provocando, assim, a involução da matéria ou sua desagregação. Sua ação é temperante, amaciante, dispersante. Seco – origem da reação; manifesta-se por uma vibração de natureza retentora, herética, irritante, que contraria e retém a impulsão dada. Sua ação é retrativa. Calor – origem da masculinidade; traduz-se por uma vibração de natureza expansiva, dilatante, rarefeita, que provoca a evolução dos átomos. Sua ação é vitalizante, estimulante e dinâmica. No homem, estas quatro qualidades dão: Frio – impassividade, ceticismo, egoísmo, desejo ativo de submissão; Úmido – passividade, variação, assimilação, desejo passivo de submissão; Seco – reação, oposição, retenção, desejo passivo de dominação; Quente – expansão, entusiasmo, ação, desejo ativo de persuasão.

Os Quatro Elementos: Fogo – ação reativa, retentora, herética e irritante do Seco sobre o Calor (princípio de dinamização violenta e ativa). Ar – ação expansiva, dilatante e rarefeita do Calor sobre a Umidade (princípio da atração molecular). Água – ação refrigerante, coaguladora, atônica e fixadora do Frio sobre o Úmido (princípio da circulação). Terra – ação reativa do Seco sobre o Frio (princípio concentrador e receptor). No homem, estes Quatro Elementos dão: Terra – inquietude, taciturnidade, reserva, prudência, ternura contida, egoísmo, espírito concentrado, pretensiosidade, desconfiança, reflexão, engenhosidade, estudiosidade, solidão. Água – passividade, indolência, desgosto, lassitude, submissão, inconsistência, versatilidade, preguiça, inconsciência, incerteza, timidez, medo. Ar – amabilidade, cortesia, serviçalidade, habilidade, sutileza, iniciativa, prontidão, assimilação, engenhosidade, harmonia. Fogo – violência, autoridade, ambição, entusiasmo, presunção, orgulho, irascibilidade, ardor, fervor, coragem, generosidade, paixão, prodigalidade, ímpeto, vaidade.

Os Três Princípios Filosóficos: 1º) Enxofre: O Calor, contido no Fogo e no Ar, engendra um princípio de natureza quente, fecundante e fermentativa, que se denomina de Enxofre. É o princípio masculino de toda a semente, e dele nasce o sabor e a cor fundamental vermelha. No homem, corresponde ao Espírito; 2º) Mercúrio: O Úmido, contido no Ar e na Água, engendra um princípio de natureza vaporosa, sutil, mutável, geradora, que se denomina Mercúrio. É o princípio feminino de toda semente, e dele nasce o odor e a cor fundamental azul. No homem, corresponde à [personalidade-]alma; e 3º) Sal: O Seco, contido no Fogo e na Terra, engendra um princípio de natureza seca, coesiva, coaguladora, que se denomina Sal. É o princípio de unificação do macho e da fêmea. Dele, nascem, então, a forma, o peso e a cor fundamental amarela. No homem, corresponde ao corpo.

Postulado dos Hermetistas: Unidade da Matéria. Omnia ab Uno, et in Unum omnia. Tudo vem do Único, e tudo volta para o Único. Ou como Basílio Valentin deixou escrito em O Carro do Triunfo do Antimônio: Todas as coisas vêm de uma mesma semente; todas têm uma origem criada pela mesma Mãe.1

 

 

 

 

Gnose Tradicional: Todas as criaturas espirituais emanaram de uma Fonte Única – Deus-Abismo e não criadas do nada. Isto é: causas segundas da Causa Primeira, causas terceiras das causas segundas etc., a partir do Uno-Original [originante e originador].

Tudo o que se encontra aqui em baixo – [sem qualquer exceção] é de origem divina, mas, por se tornar prisioneiro de um mundo grosseiro, degenera em suas possibilidades espirituais.

Obra de Regeneração Reintegração.

A Alquimia se divide em três etapas de provação: a) a Obra Transmutativa dos metais imperfeitos em Ouro Alquímico Puro; b) o Elixir da Longa Vida – Medicina Universal capaz de curar todas as enfermidades ou doenças (espirituais), e de assegurar uma longevidade considerável, visando a imortalidade. c) a Reintegração Universal – regeneração de todo o Cosmos e de todas as criaturas, fim último da Verdadeira Alquimia.

'Não há nenhuma diferença essencial entre o Nascimento Eterno, a Reintegração e a descoberta da Pedra Filosofal. Tudo, tendo saído da Unidade, deverá retornar à Unidade...' (Jacob Boehme, apud Robert Ambelain).

'O Renascimento é triplo: primeiramente, o Renascimento de nossa Razão; segundo, aquele de nosso Coração e de nossa Vontade; terceiro, nosso Renascimento Corporal. Muitos homens piedosos, que buscavam Deus, foram Regenerados no Espírito e na Vontade, mas, poucos conheceram o Renascimento Corporal.' (Karl von Eckartshausen, apud Robert Ambelain).

Os Verdadeiros Alquimistas são Gnósticos.

Dos sopradores —› a Química.

 

 

O Soprador

 

Conhecimento sem Sabedoria [ShOPhIa] é pior do que Ignorância solteira.

'Assim é a Trindade na Unidade e a Unidade na Trindade, pois, lá onde estão Espírito, Alma e Corpo, lá estão também Enxofre, Mercúrio e Sal. (Bernard Le Trévisan, apud Robert Ambelain).

'A Obra está convosco e em vós, de sorte que, procurando em vós mesmos, onde ela está continuamente, vós a tereis sempre, em qualquer parte que estivéreis na terra ou no mar. (Hermes Trimegisto, apud Robert Ambelain).

'De tais coisas, saiba, meu amigo apaixonado pela Arte Alquímica, que a Vida é unicamente verdadeiro Espírito, e que, por conseqüência, tudo o que o vulgar ignorante julga estar morto, em verdade, deve ser levado a uma vida incompreensível, visível, e espiritual, e nesta ser conservado.' (Basílio Valentin, apud Robert Ambelain).

'Se quiseres realizar a nossa Pedra, sê sem pecado e persevera na Virtude. Que teu espírito seja esclarecido do Amor, da Luz e da Verdade. Após teres adquirido o Dom Divino, toma a resolução de estender a mão aos pobres e de ajudar e reerguer aqueles que estão na desgraça.' (Basílio Valentin, apud Robert Ambelain).

Aos Quatro Elementos Naturais dos Antigos – Fogo, Ar, Água e Terra – correspondem os quatro temperamentos: sangüíneo, biliar, nervoso e linfático.

Mercúrio + Enxofre = Prata Filosófica (Mercúrio dos Sábios).

Enxofre + Sal = Ouro Filosófico (Enxofre dos Sábios).

Mercúrio dos Sábios + Enxofre dos Sábios (Branco —› Vermelho = Pedra Filosofal.

 

 

 

 

 

Elementos e Princípios
Virtudes
Elemento Fogo
Força
Elemento Ar
Justiça
Elemento Água
Temperança
Elemento Terra
Prudência
Princípio Enxofre
Princípio Mercúrio
Esperança
Princípio Sal
Caridade

 

Às duas Virtudes Sublimais (não reconhecidas pela Teologia Clássica) – Mercúrio dos Sábios e Enxofre dos Sábios – correspondem a Inteligência e a Sabedoria. 'O Princípio da Sabedoria é a crença no Eterno, e a Ciência dos Santos é a Inteligência.' (Provérbios, IX: 10). Já, em KaBaLa, ChoKMaH Sabedoria e BINaH Inteligência. Seja como for, as duas Virtudes Sublimais são o resultado mais elevado da prática das Sete Virtudes apresentadas no quadro anterior.

O fim último da Obra Interior Alquímica tem por nome a LLuz Divina.2

'O Fogo é a Chave da Obra, pois, ele dissolve e coagula ao mesmo tempo.' (Raimundo Lúlio, apud Robert Ambelain).

No plano da Alquimia Espiritual, o Fogo é constituído pela Prece... 'Ora et labora'.3

Em Alquimia, o Fogo passa, basicamente, por três estágios: de quatro para quatorze, e de quatorze para vinte e quatro mechas. Ao quaternário de partida, se une o denário, e depois outro denário, ou seja: tétrada + década + década. Tentar queimar etapas é inútil, é perigoso e é se perder em vias irracionais. Por isto, Bernard Le Trévisan adverte: 'Faça um Fogo vaporizante, digerinte, contínuo, não-violento, sutil, envolvente, aéreo, fechado, incombustível, alterante.'

Fogo dos Filósofos Prece [Meditação não-requestadora, não-pedinchona].4

'Se tu portas o Nome do Filho de Deus sem possuir Sua Virtude, é em vão que O portas.' (Hermas de Cumes, apud Robert Ambelain).5

'Eis aqui um túmulo que não encerra cadáver, e um cadáver que não está encerrado em um sepulcro, pois, o cadáver e o sepulcro não são senão um.' (Nicolas Barnaud, apud Robert Ambelain).

Início da Obra —› Putrefação Caput Corvi.

 

 

Caput Corvi

Caput Corvi

 

 

A Illuminação só poderá acontecer depois que os sete corpos passionais desaparecerem [forem purificados], e com eles os sete pecados capitais e os sete erros fundamentais que se opõem às Sete Virtudes (as sete cabeças do dragão do Apocalipse) que entenebrecem a [personalidade-]alma [e obrigam a compensações educativo-purificativas].

'A Química vulgar é a arte de destruir os compostos que a Natureza formou, e a Química Hermética é a arte de trabalhar com a Natureza para os aperfeiçoar.' (Antoine-Joseph Pernety, apud Robert Ambelain).

'O Magistério consiste, primeiro, de uma dissolução, depois, de uma coagulação.' (Alberto, o Grande, , apud Robert Ambelain).

Os Nove Sentidos: [(Usualmente considerados: Visão + Olfato + Paladar + Tato + Audição) + (Teologia Clássica: Imaginação + Memória) + (Iluminismo Clássico: Clarividência + Clariaudiência)].

Nada é mais perigoso do que o despertar de um centro psíquico efetuado por semiprofanos [ou pelo próprio estudante] que desconhecem o seu alcance, ou que, dissimuladamente, tomam seu discípulo como objeto de experiência, sem nenhuma caridade.6

 

 

Sentidos
Equivalências
Tato
Terra
Paladar
Água
Olfato
Ar
Visão
Fogo
Audição
Sal
Imaginação
Mercúrio
Memória
Enxofre
Clarividência
Mercúrio dos Sábios
Clariaudiência
Enxofre dos Sábios

 

O Verdadeiro Amor é construtivo – é o Ágape [Eucaristia] dos Gregos. Ele não supõe indulgência ou falsidade, comuns ao erro, mas, zelo categórico pela Justiça e pela Verdade.

O Verdadeiro Profetismo não transforma congruência e ordem em contradição e desordem. O Profeta é sempre "possuído" pelo Espírito Santo; o adivinho é sempre "possuído" por um espírito intermediário; o médium é sempre o "possuído" por um morto.

O Homem é como um todo que, se não for absolutamente disciplinado, estará vulnerável à queda. Não é verdadeiro dizer que é a vontade quem "peca", mas, ela tem por cúmplices e por instrumentos o corpo, com seus sentidos exteriores, e a [personalidade-]alma, com suas paixões, seus desejos e suas cobiças interiores.

 

 

 

A avareza (que corresponde à Terra) leva o pseudo-iniciado a um isolamento total e estéril.

A gula (que corresponde à Água) leva o pseudo-iniciado a se alimentar e devorar, sem nenhuma medida, todos os documentos, livros, tratados e esquemas que lhe sejam acessíveis.7

A luxúria (que corresponde ao Ar) leva o pseudo-iniciado a aceitar e a conviver, de forma bastante liberal, com as exigências da natureza humana inferior. E não é incomum que ele ceda facilmente os Segredos Iniciáticos aos indivíduos do sexo oposto, em troca de seus favores!

A preguiça (que corresponde ao Fogo) leva o pseudo-iniciado a uma espécie de quietismo e de inação. Ele se desinteressará de si mesmo, entregando-se à Providência para facilitar seu acesso à perfeição moral, e considerará a ignorância como um caminho tão seguro quanto a busca pelo Conhecimento.

A inveja (que corresponde ao Sal) leva o pseudo-iniciado a desejar não somente os primeiros lugares e as falsas honras, mas, também, em não hesitar em retardar e, muitas vezes, impedir o avanço de outro, se ele vir neste outro uma superioridade que possa eclipsar a sua.8

A ira (que corresponde ao Mercúrio) leva o pseudo-iniciado a perder o controle de si mesmo. Seus julgamentos serão tão prematuros quanto definitivos, e sua impaciência o levará a tratar com rudeza os fracos e os ignorantes. E, se ele tiver a infelicidade de ser odioso (forma mais tenebrosa de inveja), seus pseudo-conhecimentos poderão fazer dele um mago negro.

O orgulho (que corresponde ao Enxofre) leva o pseudo-iniciado a se imaginar moralmente superior a todo profano, porque intelectualmente ele se julga mais capaz. Sempre se imaginará predestinado a uma preeminência certa, justificada por seus presumidos méritos. Além disto, afirmará seguidamente ter sido este ou aquele personagem importante ou célebre em pseudo-vidas anteriores.9

Em geral, o que se tem é: imprudência fruto da avareza; intemperança fruto da gula; injustiça, fruto da luxúria; covardia fruto da preguiça; ódio fruto da inveja; presunção fruto da cólera; e ignorância fruto do orgulho.

 

 

 

 

O cego e o ignorante preferem a letra que mata ao Espírito que Vivifica.

O erro é uma potência tenebrosa que leva à confusão interior, e tira o sentido do Bem e do mal, do Justo e do injusto, do Belo e do feio. Pouco a pouco, toda discriminação desaparece, obscurecendo o sentido do verídico.

Volátil + Fixo = Enxofre – o Amante Filosófico.

'O Caminho: viver no hiperpsíquico.' (Grillot de Givry, apud Robert Ambelain).

SABER. QUERER. OUSAR. CALAR.

'Pensai em Deus mais seguidamente que tu respiras.' (Epicteto, apud Robert Ambelain). O Silêncio conduz ao Conhecimento de Deus.

Mesmo provida das virtudes, adquiridas ou infundidas desde o nascimento, a razão humana está sempre sujeita a erros ou a surpresas (na infinita complexidade das circunstâncias que podem interessar sua ação), seja por ela mesma, seja por outrem. E aí reside, na maioria das vezes, o conjunto das armadilhas que a virtude da Prudência permite evitar! A Prudência e o Dom de Conselho se obtêm pela prática do Silêncio – que corresponde à Terra Filosófica.

Temperança = Continência + Clemência + Mansidão + Modéstia – que corresponde à Água Filosófica.

A Justiça tem por objetivo fazer reinar entre os seres a harmonia, ou seja, regular nossos deveres em relação aos outros seres – que corresponde ao Ar Filosófico.

A Força ou Coragem (Magnanimidade + Magnificência + Paciência + Perseverança) tem por objetivo a perfeição de ordem moral – que corresponde ao Fogo Filosófico.

Caridade = Misericórdia + Beneficência – que corresponde ao Sal. A Caridade corresponde, na Vida Iniciática, ao voto de Pobreza – que é o primeiro postulado que faz com que desprezemos os bens, as honras e as alegrias deste mundo inferior. É pelo voto de Pobreza que obteremos igualmente o Dom da Sabedoria.

A Esperança, apoiada na Ação Divina [Interior], nos conduz [pelo trabalho Iniciático] às Verdades Eternas – que corresponde ao Mercúrio.

Fé (Voto de Obediência) Reintegração – que corresponde ao Enxofre.

Inteligência Gnose das Coisas Divinas, ou seja, Ciência do Bem e do mal, da LLuz e das trevas (que não pode ser acessada por intermédio de entidades inferiores ou por meio de uma banal evocação mágica) – que corresponde à Prata dos Sábios. Só pela Inteligência será possível a Reconciliação.

A Sabedoria (Ciência do Bem, Caridade Absoluta ou Amor Total) é a submissão espontânea, inteligente e compreensiva a um Bem que ela percebe como dominante, e, como tal, é uma discriminação entre o Bem e o mal [não-Bem]. Se a Inteligência é o Conhecimento, a Sabedoria é a utilização que Dele se faz – que corresponde ao Ouro dos Sábios. A Sabedoria é a mais alta das Causas, da qual todas as outras dependem, Ela mesma não dependendo de nenhuma.10

Mundo visível Reflexo Imperfeito e Invertido do Mundo Invisível.

Causa Primeira [Causa de todas as causas11] Ápice da Pirâmide.

 

 

 

A Jerusalém Celeste nasce em nosso Templo Interior.12

Cada um de nós encontrará, depois da morte, aquilo que em sua vida carnal tiver esperado aí encontrar.13

O senso do Divino levado ao estado de intolerância e de fanatismo conduz a tristes e devastadores resultados.

'Homem Interior' 'Homem de Desejo'. (Louis-Claude de Saint-Martin e Martinez de Pasqually, apud Robert Ambelain).

A Alquimia compreende dois processos: a Via Seca, processo breve, mas, perigoso; e a Via Úmida, processo longo, mas, seguro.

Pela Gnose [e só pela Gnose], confirmaremos a existência de um outro Deus [o Deus de nossos Corações] além dos [quiméricos] deuses comuns.

O Fogo-princípio separa o criado [manifestado] do incriado [não-manifestado].

A Eucaristia é a Verdadeira Pedra Filosofal da Alquimia Espiritual, na qual a Água (Lua Filosófica), imagem do Mercúrio dos Sábios e da Igreja (Pleroma), se une, no Cálice, imagem do Cadinho, ao Vinho (Sol Filosófico), símbolo do Enxofre dos Sábios e do Cristo. A estas núpcias, vem, ainda, se juntar a Terra Filosófica (o Trigo), símbolo do Sal dos Sábios. É a fusão destes três termos que constitui, então, a Crisopéia Espiritual.

Stanislas de Guaita nega que o Elixir da Longa Vida tenha existido, do ponto de vista material. Se ele existisse materialmente, para que serviria? Para fixar, de uma vez por todas, àquele que o usaria, em um estado definitivo, destituído, por conseqüência, de toda possibilidade de evolução! Isto seria como encerrar para sempre o ser em uma prisão de onde ele não teria nenhuma esperança de sair, tendo por companheiros de cárcere, recordações, muitas vezes dolorosas, e imperfeições morais, terrivelmente penosas.

É inútil nos atermos ao problema da regeneração do Universo e dos seus componentes, se nós não conduzirmos uma ação semelhante e paralela dentro de nós mesmos!14

O homicídio[-suicídio] é o maior dos crimes; o homicídio[-suicídio] coletivo, evidentemente, é o mais grave e o mais abominável.

Alquimia Espiritual Via Interior (preliminar e concomitante em todo o Martinismo Operativo) Sephira CheSeD [ou Misericórdia].

VITRIOLVM: 'Visita Interiora Terræ Rectificando Invenies Occultum Lapidem Veram Medicinam.' Visita o Interior da Terra, e Encontrarás a Pedra Oculta – Verdadeira Medicina. (Basílio Valentin, apud Robert Ambelain).

 

 

 

VITRIOLVM

VITRIOLVM

 

 

 

Fim do Empeço

 

 

 

Para dentro espiei,

e vi uma feiosa pirita.

Não sou de fazer fita,

mas, afligido, chorei.

 

E o tempo foi indo;

de novo, fui lá olhar.

Leso, pude verificar:

o negro havia findo!

 

E isto foi só o começo.

Até merecer o Vermelho,

confrontarei meu espelho.

Um dia: fim do empeço!

 

Mais um dia, e chegarei.

Digerindo... Destilando...

Lentamente sublimando...

Então, Hiper-Homem-Rei!

 

 

........................................

 

 

E você? Está transmutando?

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Quanto a isto, o poeta português Eugénio de Andrade, pseudônimo de José Fontinhas (Póvoa de Atalaia, 19 de janeiro de 1923 – Porto, 13 de junho de 2005), escreveu: Em toda a obra de criação, há um fio condutor, nem sempre facilmente discernível, que lhe dá unidade – um fio discreto ou evidente, da maior importância, pois, é um dos sinais da sua autenticidade. Para complementar este pensamento (que não precisaria ser complementado), direi que não perceber a unidade de tudo em tudo e no Todo é existir iludida e inautenticamente. E é isto que gera todos os estados de litígio, que acabam por conduzir à desarmonia individual e coletiva. Mas, quanto ao Postulado dos Hermetistas (Unidade da Matéria), se é fato que E = mc2 – e é – antes, o que há, em realidade, é a unidade da energia – unidade do e no Teclado Cósmico.

 

 

 

 

2. Este deve ser o foco do Místico (ponto para o qual deverá convergir todo o seu interesse espiritual) – a Obra Interior Alquímica que faz nascer a LLuz Divina. Neste sentido, a Alquimia Operativa, apesar de não ser menos importante, é misticamente secundária, uma vez que a Alquimia Interior independe da Alquimia Operativa.

3. Mas, jamais para pedir; sempre para servir.

4. Aqui, sucintamente e a propósito, desejo comentar a expressão favorita de certos orientais: 'queimar o karma'. Karma não se queima nem se faz com que ele desapareça em uma fogueira (interior ou física); compensa-se e se compreende os motivos que o produziram. Esta é a Chave Libertadora. Definitivamente, só nos livraremos do karma fabricado nesta Terceira Dimensão pela compreensão, ainda que não nos livremos dele no que concerne às outras dimensões nas quais, no futuro, haveremos de nos manifestar (por mérito). Sempre existirá algum tipo de karma a ser compensado, pois, sempre haverá algo a ser apre(e)ndido. Assim, se sempre haverá algo a ser apre(e)ndido, sempre haverá ignorância a ser ilustrada, e, conseqüentemente, sempre haverá algum tipo de karma a ser retribuído. Isto é inevitável. Evidentemente que, à medida que ascendemos na Spira Legis, nossa ignorância vai (irá) se tornando menos grosseira, e menos detrimentoso é (será) o karma que fabrica(re)mos. Ou será que alguém pensa que, por exemplo, o Senhor Buddha, Jesus, Kut Hu Mi, Djwhal Khul e El Morya não originam mais nenhum tipo de karma? Para que um ente qualquer não desse mais nascimento a nenhum tipo de karma, seria necessário, digamos assim, que ele permanecesse imóvel-em-si-mesmo, o que é uma ilogicidade impossível. Portanto, no mínimo, seria uma crueldade de nossa parte querer que estes (e outros) Ilustres, Augustos e Bem-queridos Mestres Ascensos, ficassem, para-sempre, imóveis-em-si-mesmos. Já comentei (e repetirei para fixar este conceito importantíssimo): o para-sempre não existe no Universo. Só há um para-sempre no Universo: o próprio Universo ou, se houver preferência, a Consciência Cósmica. Por outro lado, reconheço que há certas coisas que realmente não mudam o seu formato, como é o caso do chapéu-de-chuva (que sempre terá forma côncava) e do rolo de papel higiênico (que sempre será redondinho), ainda que este se desmanche em contato com a água! Mas, tomar chapéu-de-chuva e rolo de papel higiênico como base de raciocínio filosófico não tem nenhum cabimento racional. (Admito que, na animação abaixo – que, deveras, ficou uma gracinha de duas uma: ou o chapéu-de-chuva está pequeno demais ou rolo de papel higiênico está grande demais, mas...).

 

 

 

 

5. Mas, quem poderá ter consigo o Nome (Sanctum Verbum) do Filho de Deus sem possuir as Suas Virtudes (Virgens), sem ser um Sacerdote Iniciado?

6. Nesta matéria, já disse inúmeras vezes, o despertar a bangu de Kundalini, por exemplo, é um desastre catastrófico. Na realidade, não se deve forçar nada; as coisas vão efetivamente acontecendo, à medida em que o Trabalho e o Mérito agem em concomitância. Então, quando menos se espera... E, havendo necessidade... Não estamos nem só nem desamparados. Trabalho e Mérito. Talvez, mais Mérito do que Trabalho.

7. Gula não é só comer e beber em excesso; é tambem a busca desordenada e desenfreada por conhecimento. Neste sentido, a gula faz também com que alguns pseudo-iniciados mal informados solicitem afiliação a diversas Fraternidades, Sociedades e Ordens Iniciáticas, misturando e confundindo alustre com lacustre, cerebelo com Filipe, o Belo, telégrafo com marégrafo, lé com cré e tomando alhos por bugalhos. A gula tumultuada e incontrolada, neste sentido, lamentavelmente, só leva a um conhecimento demoníaco.

8. Uma das coisas que mais acontece nas Lojas de diversas Fraternidades é um membro ficar querendo saber e perguntando o grau dos seus irmãos. Quando ele descobre, sente-se superior e exaltado, se estiver em um grau mais elevado; e ínfero e humilhado, se o grau do seu irmão for maior do que o seu. Mesquinharia estúpida! Mas, há também aqueles que fazem de tudo para obter um status mais proeminente – um cargo oficial na organização – mesmo que seja o de auxiliar do auxiliar de porteiro da Loja. Mediocridade indecorosa! No fundo, todos são uns baba-ovos infelizes, que deveriam mesmo estar fazendo Terapia Reichiana – que atua nos níveis psicológico, corporal e bioenergético.

9. De maneira geral, só se ouve as pessoas dizerem que, em uma vida passada, foram Cleópatra, Sócrates, Nefertiti e até Akhnaton. É difícil você ouvir alguém confessar que foi um bien jodido y mal pagado.

10. Pense nisto: em um certo sentido, a Sabedoria (Santa ShOPhIa) depende do nosso mérito. Se não houver mérito, como a Sabedoria poderá ser alcançada?

11. Causa de todas as causas não em um sentido criacionístico extracósmico, mas, no sentido não-panteístico (o Panteísmo é uma doutrina filosófica caracterizada por uma extrema aproximação ou identificação total entre Deus e o Universo, concebidos como realidades diretamente conexas ou como uma única realidade integrada) e não-panenteístico (o Panenteísmo admite que a totalidade do Universo está situada no interior de uma única Divindade Primordial) de que tudo é Um.

12. Precisamos nos livrar da idéia (geralmente, construída em nós pelos outros e pelas religiões que nos impingiram, sem nos perguntar se queríamos ou não, sem nos perguntar se, pelo menos, estávamos de acordo ou não) de lugares sagrados existentes em não-sei-onde. Precisamos cultivar a idéia de que o não-sei-onde está em nós, em nosso interior, em nosso Coração Espiritual – o Templo dos Templos. A fusão-amalgamação (desejável e possível) com o nosso Deus Interno só poderá começar quando abolirmos a idéia malsã de um deus externo, criador, onipotente, milagreiro e escolhedor – que separa uns de outros, tamisa estes daqueles e abençoa os eleitos e pretere os despreferidos.

13. E, muito infelizmente, para nós, depois da morte (ou transição), permaneceremos ligados à Terra, imantados, prisioneiros, enquanto mantivermos as ilusões, os apegos e os desejos que construímos e alimentamos enquanto estávamos vivos. E, nisto, por mais contraditório que possa parecer, ainda que não seja, não há diferença entre bem e mal. É neste sentido que precisamos aprender a agir sempre categoricamente, sem querer ou esperar nada, porque mesmo um bem praticado intencionalmente não deixa de ser uma forma de prisão. Isto é difícil? Sim, talvez, até mais do que difícil. Todavia, temos que nos educar a não querer, não desejar, não almejar, não pretender, todos verbos sinônimos, mas que, de certa forma, se manifestam psiquicamente (e objetivamente) em níveis ou graus distintos. Então, não está correta a afirmação de Robert Ambelain que o ateu vai em direção ao nada, e aquele que crê em direção a uma outra Vida. Primeiro, porque não existe esse tal de nada (do nada, lhufas; ao nada, xongas); segundo, porque não há uma outra Vida para uns e uma outra Vida para outros, como não há povo santificado e escolhido e povo degredado e banido. A Vida é uma só. As experiências e as vivências que te(re)mos desta Eterna Vida é que são diferentes para cada um de nós, pois, dependem de diversos fatores, mas, particularmente de Compreensão e de Mérito. Neste sentido, ainda que o Plano Astral seja um só, cada um Nele bordejará absolutamente de acordo com sua vibração psíquica (ou conjunto de vibrações psíquicas) pessoal, e aí terá seu campo de atuação, enquanto estiver ligado à Terra. E Lilith (alegoricamente, a mãe dos demônios e de todas as perversidades sexuais), a Lua Negra e a Oitava Esfera são coisas diferentes.

 

 

Ligado à Terra

 

 

14. É por isto que, em qualquer ponto do Universo, enquanto uma criatura-alma viver (existir) em meio à dor, todo o Universo permanecerá dolorido. Assim, se salvação puder acontecer, ela não poderá ser para muitos ou para quase todos; no Tempo ilimitado (que não é tempo) e em todas as Dimensões, a reintegração terá que ser para tudo e para todos. As questões são: se isto puder acontecer e/ou se vier acontecer, o que sucederá depois? O que sucederá, se e quando o Um se tornar harmonicamente Um? Bem, imagine um elástico, com ilimitada resiliência (propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica), e você obterá a resposta. A animação abaixo não exprime corretamente a resposta à estas questões místico-filosóficas, mas, dá uma pista. Todavia, tenha em mente que estaticidade não pode acontecer no Universo. Uma coisa que se tornasse absolutamente estática se transformaria em nada, e o nada não existe.

 

 

Reintegração

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.gnosisonline.org/
textos-especiais/lilith-a-lua-negra/

http://www.aliexpress.com/

http://www.isoladiavalon.eu/

http://littlerumble.blogspot.com.br/

http://www.findsounds.com/

http://www.alecjacobson.com/
weblog/?tag=animation&paged=2

http://jungcurrents.com/caput-corvi/

http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-papel-higi%
C3%A9nico-desenhos-animados-image22610580

http://www.ric.edu/faculty/ptiskus/Chem_Review/

http://www.poorwilliam.net/al-062810.html

http://www.citador.pt/frases/citacoes/p/unidade

http://www.conexaoimportbrasil.com.br/

http://www.goodreads.com/photo/
author/33348.Robert_Ambelain

http://consciencesansobjet.blogspot.com.br/
2012/05/jean-julien-champagne.html

http://giphy.com/gifs/d3wJLvfAy9lcI

http://www.hermanubis.com.br/LivrosVirtuais/
AlquimiaEspiritualeaViaInteriorPorRobertAmbelain.pdf

 

Música de fundo:

Who Knows
Composição e interpretação: Acoustic Alchemy

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/alchemy.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.