Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Fragmentos Alkindianos

 

 

 

Al Kindi

Al Kindi

 

 

 

Sábio é aquele que sabe que acima de seu conhecimento há um conhecimento maior, e, por isso, é humilde; ignorante é quem pensa que chegou ao ápice, e, por isso, as pessoas o desprezam.

 

Afastai-vos do mal porque o mal pertence aos maldosos.

 

Deves livrar de tua conversa aqueles que não se satisfazem com ela.

 

O Verdadeiro é, portanto, o Primeiro – o Criador que mantém tudo que criou. Tudo aquilo que seja libertado de sua manutenção e poder retrocede e perece.

 

Se não existe o que queremos, devemos querer o que existe, e não preferir a persistência da tristeza no lugar da persistência da alegria.

 

Visto que a alegria e a tristeza não podem coexistir no mesmo instante na alma, devemos fazer com que nossas almas estejam satisfeitas em todas as circunstâncias mediante uma condução correta que proporcionemos a ela.

 

Devemos conduzir nossa alma aos costumes excelentes e acostumá-la a isto até que forjemos um caráter que torne a vida agradável durante o tempo de nossa existência.

 

Se realmente houvesse um motivo para nos entristecermos, este deveria ser o da separação de nosso verdadeiro lugar e de nossa verdadeira pátria, onde não há carências nem desgraças, nem perdas nem coisas inalcançáveis.

 

Não encontraremos a verdade que buscamos sem conhecer a causa. A causa do ser e da permanência de cada coisa é a verdade, porque cada coisa que tem ser tem realidade verdadeira. Como a verdade existe necessariamente, então, os seres existem.

 

O objetivo do Filósofo, quando conhece, é alcançar a verdade; quando atua, agir de acordo com a verdade.

 

A matemática é o fundamento de todas as ciências, e os elementos matemáticos são a medida de todas as coisas de que está composta a realidade.

 

Fundamentos da escola Mu'tazila: a vontade humana é livre, a Deidade é transcendente, a razão pode mostrar a diferença entre o certo e o errado. A revelação confirma.

 

A Filosofia é a Ciência da Verdade.

 

 

Yaqub Ibn Ishaq Al Kindi (796 – 873)

 

 

 

 

 

 

 

 

A Filosofia é a Ciência da Verdade.

Mas, haverá uma absolutíssima verdade?

Se a Coisa Cósmica é, em si, ilimitada,

como a verdade poderá ser aquilatada?

 

 

Desafortunadamente, de outiva em outiva,

as pessoas reproduzem o que não sabem

e esparramam o que pensam que sabem.

 

 

– tempo que é tempo-relativo no ficcional-tempo.

E, a cada mudança, alteração ou revogação

– oh! – mais perto fiquei do Deus do meu Coração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Dio Come Ti Amo (Domenico Modugno)

Fonte:

http://br.geocities.com/osabordasaudade/italianas-c.htm