Alguns Temas Rosa+Cruzes

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

 

 

 

Todas as Fraternidades e Ordens Rosacruzes admitem e identificam o homem com o Cosmos, de que é uma réplica microscópica no que concerne às suas potencialidades totais – tanto físicas quanto espirituais.

 

Não há uma Fraternidade ou Ordem Rosacruz mais importante ou mais relevante do que outra. Todas derivam e são inspiradas pela Ordem Rosa+Cruz Eterna, Verdadeira e Invisível, e todas participam, efetivamente, de sua Egrégora.

 

Na Terra, o conjunto de todas as Fraternidades e Ordens Rosacruzes é semelhante à uma orquestra, na qual cada uma aborda e segue uma linha especulativa conducente ao mesmo objetivo final: a libertação do ser de suas iniqüidades, insciências e tenebrosidades. Mas, a composição musical, em si, é a mesma: transmutativa, iluminante e ascensional.

 

Dito isto, este estudo – na verdade, um convite à reflexão – pretendeu garimpar na Internet alguns temas rosacruzes de diversas Fraternidades e Ordens Rosacruzes, que foram eventualmente editados e ampliados quando foi considerado conveniente. Em alguns casos, foram citados os nomes dos autores do fragmento selecionado. Todas as páginas da Internet consultadas estão listadas ao final do trabalho, que, incompletíssimo, obviamente, longe está de esgotar este tema.

 

 

 

Temas Rosa+Cruzes

 

 

 

Quem são os Rosacruzes? Eram eles uma organização de pensadores profundos rebelando-se contra as limitações filosóficas e o sistema religioso inquisitivo de sua época ou eram, então, isolados transcendentalistas unidos apenas pela semelhança de seus pontos de vista e deduções? Onde ficava a 'Casa do Espírito Santo', na qual, segundo os seus manifestos, encontravam-se uma vez por ano para planejar as futuras atividades da Ordem? Quem era a misteriosa pessoa referida como 'nosso Ilustre Pai e Irmão C.R.C.'? Representavam realmente aquelas três letras as palavras 'Christian Rosen Kreutz'? Foi Christian Rosenkreuz, o suposto autor das Bodas Químicas, a mesma pessoa que, com outros três, fundou 'A Sociedade da Rosa Cruz'? Que relação existia entre o Rosacrucianismo e a Franco-maçonaria medieval? Por que os destinos destas duas organizações estavam tão intimamente relacionados? Era a 'Irmandade da Rosa Cruz' o vínculo, há muito procurado, que conectava a Maçonaria da Idade Média com o simbolismo e o misticismo da Antigüidade, e cujos segredos estão sendo perpetuados pela Maçonaria moderna? A Ordem Rosacruz original teria se desintegrado na última parte do século dezoito ou a Sociedade ainda existe como uma organização, mantendo o mesmo segredo pelo qual a 'Irmandade da Rosa Cruz' foi formada? Eram os Rosacruzes uma Irmandade filosófica e religiosa, como proclamavam ser, ou eram seus alegados princípios um artifício para ocultar o verdadeiro objetivo da Fraternidade, que possivelmente seria o controle político da Europa? (Manly P. Hall).

 

Nequaquam vaccum. (Em nenhuma parte existe vácuo).

 

Nequaquam infernum. (Em nenhuma parte existe inferno).

 

A Fraternidade dos Rosacruzes é uma sociedade secreta de homens possuidores de poderes super-humanos, senão sobrenaturais. São capazes de prever os eventos futuros, de penetrar nos mais profundos mistérios da Natureza, de transformar ferro, cobre, chumbo ou mercúrio em ouro, de preparar um Elixir da Vida (ou Panacéia Universal), pelo uso do qual poderiam preservar sua juventude. Acredita-se, ainda, que eram capazes de comandar os Espíritos da Natureza. Conheciam também o segredo da Pedra Filosofal, uma substância que facultava ao seu possuidor todos os poderes, incluindo a imortalidade e a suprema sabedoria. (Franz Hartmann).

 

A Filosofia Rosacruz ensina que o homem possui um sexto sentido latente que foi desenvolvido em alguns, e que, futuramente, será desenvolvido por todos.

 

Indiscutivelmente, a destruição do corpo humano ou do embrião em qualquer estágio de sua existência, desde a concepção à maturidade, é um pecado contra o processo da Natureza e, portanto, contra os desígnios de Deus. Mas é um equívoco pensar que qualquer destruição ou lesão possa ter qualquer efeito na alma da criança, pois, mesmo após o nascimento, nenhum acidente ou lesão que sofra o corpo de um ser humano poderá ferir ou danificar a Divina, Imortal Essência e Consciência da alma. (Harvey Spencer Lewis).

 

Sim, Deus fala e eu O tenho ouvido. Deus espera e espera para poder falar conosco. E se não Lhe dermos uma oportunidade nesta vida, chegará um tempo em que, através de dores, tristezas e lições do passado, nossa alma sentirá, nosso Coração saberá, nossa mente ouvirá, e saberemos que Deus, finalmente, falou, como um Pai a Seu filho. (Harvey Spencer Lewis).

 

A Vida, em si, é contínua e imortal. Não pode ter começo nem fim. (Harvey Spencer Lewis).

 

A Terra é uma grande escola, à qual retornamos, vida após vida, através do renascimento, aprendendo novas lições durante cada permanência. E assim, todos nós, sempre estamos evoluindo em direção ao maior aperfeiçoamento do caráter e dos poderes que este nos confere. Os graus alcançados por diferentes indivíduos nessa escola são testemunhos dos variados 'destinos' que vemos por toda a parte.

 

Somente quando o homem tem uma clara concepção intelectual do esquema do desenvolvimento humano, ele estará em posição de se alinhar com ele. Quando, para ele, está claro que o esquema é benéfico e benevolente no mais elevado grau, que tudo é verdadeiramente regido pelo Amor Divino, então aquela compreensão, mais cedo ou mais tarde, o fará sentir verdadeira devoção e sincera condescendência, que despertarão um desejo de se tornar um colaborador de Deus no trabalho do mundo.

 

Oh, minh’alma! Constrói para ti mansões mais majestosas, enquanto as estações passam ligeiramente! Abandona o teu invólucro, finalmente! Deixa cada novo templo mais nobre do que o anterior, com cúpula celeste, com domo bem maior; e que te libertes, decidida, largando tua concha superada nos agitados mares desta vida. (Oliver Wendell Holmes).

 

Uma viagem a lugares desconhecidos torna-se agradável quando estamos devidamente preparados e sabemos sobre o lugar para o qual vamos viajar. É algo muito confortável quando conhecemos as condições do lugar que vamos habitar, condições que têm sido tão misteriosas devido à nuvem de ignorância que paira sobre o homem há longa data. Haverá vida após a morte? Se houver e se conhecermos o lugar para onde iremos, o medo e a incerteza desaparecerão, e poderemos, então, nos preparar melhor para esta inevitável viagem.

 

Perante os ensinamentos rosacruzes, todas as ações que se iniciam em uma vida continuam na seguinte. Cada existência é um dia na escola da vida, onde o ser em evolução, pelas múltiplas experiências das quais participa, aprende as lições que o libertarão de sua ignorância. Contudo, a Sabedoria [SOPhIa] não é adquirida em apenas uma vida, mas, sim, através de um lento processo evolutivo que levará o ser a compreender e a realizar – efetiva e concertadamente sua Divindade, nele existente ainda apenas como potência.

 

As predições de certos videntes... não são provas de dom ou de domínio de um método capaz de desvendar o futuro, mas pura conseqüência de 'análise atenta' do presente. Se você desejar saber como seria o amanhã ou como ele será de fato, inverta seu ponto de observação; coloque-se em um futuro indeterminado e volte seu olhar para o presente. (Ralph Maxwell Lewis).

 

A doutrina essencial da religião do futuro nada mais será do que uma 'Inteligência Universal' – série ou encadeamento de causa – e 'perfeita' em seu conjunto, penetrando em todas as coisas. Esta religião estará fundamentada na crença de que todas as coisas são, em essência, ligadas ao homem, que tudo está nele, e que ele mesmo está unido a tudo. Não haverá seitas, mas graus, níveis de compreensão. O homem passará de um grau a outro, 'provando', por suas aptidões, que ele é digno deste avanço. (Ralph Maxwell Lewis).

 

A doença, de maneira geral, primeiro se manifesta no Vorpo Vital, que é o veículo da alma, e a cura pode ser melhor efetuada através deste veículo invisível. Durante o sono, quando o homem está livre do seu Veículo Físico e atua no mundo espiritual, a cura poderá ser alcançada mais rapidamente.

 

Não como uma espécie de talionato, mas educativamente, o que o homem semear ele também colherá. O Cósmico não é retaliativo; é, ao contrário, inconscientemente educativo.

 

Antes de Cristo, reinavam as religiões de raça baseadas no duro cumprimento da Lei Mosaica, de que a Humanidade comum ainda não se libertou de todo. Mais de dois mil anos decorreram e a transição da Religião da Lei para a do Amor Universal ainda não se completou. O altruísmo vai florescendo no Coração dos homens; mas não sabemos ainda adorar a Deus em Espírito e em Verdade, e muito menos através de nossos semelhantes. Basta tomar como exemplo o Haiti, que declarou sua independência em 1804, e, a partir de então, praticamente foi esquecido pela comunidade internacional, ainda que o País tenha como padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Atualmente, a Economia do Haiti encontra-se destroçada e em ruínas. O País permanece extremamente pobre, sendo o mais pobre da América; 45,2% da população é analfabeta e a expectativa de vida é de apenas 60,9 anos. Sua renda 'per capita' é um terço da renda da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, no Brasil. Foi absurda e lamentavelmente necessário um terremoto de magnitude de 7 graus na Escala Richter, que aconteceu em 12 de janeiro de 2010, às 19 horas e 53 minutos, horário de Brasília, e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, na região da capital do País – 'uma catástrofe histórica', segundo a ONU para que a mesma comunidade internacional, que o esqueceu por quase duzentos anos, se lembrasse que o Haiti existe, agora inteiramente destroçado. Nem mesmo o 'tsunami' que atingiu a ilha indonésia de Sumatra e outros países do Sudeste Asiático em dezembro de 2004, deixando mais de 300.000 mortos, provocou tanto caos, afirmou Elizabeth Byrs, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. Pelo menos, 50 mil pessoas morreram e 250 mil ficaram feridas no terremoto, que demoliu o que já não estava em pé. A Defesa Civil do País estima que de 750 mil a um milhão de haitianos ficaram sem casa. Este é apenas um exemplo da insanidade e do egoísmo humanos, que o Amor Universal ainda não transmutou.

 

 

 

 

 

Os métodos de realização oriental e ocidental são bem distintos, embora guardem alguns princípios doutrinários comuns, como a Lei do Renascimento e a Lei de Causa e Efeito. No método oriental, o neófito se subordina a um Guru e condiciona seu desenvolvimento à completa aceitação do que lhe é ensinado. No método ocidental, busca-se, desde o princípio, libertar o neófito de todas as influências externas que lhe dificultam a livre manifestação do Ser. Este é o principal motivo de os ocidentais estarem subindo o arco evolutivo ascendente com mais efetividade, alcançando condições cada vez mais espiritualizadas, corpos físicos mais sutis e mentes mais dinâmicas. O método ocidental respeita em cada aspirante o acervo individual de experiências passadas que formaram o seu caráter, enfim, sua particular e total estrutura temperamental, diferente da de qualquer orientador externo. O método ocidental oferece, ao mesmo tempo, os meios de realização, e deixa o desenvolvimento na dependência exclusiva de sua iniciativa, de seu esforço e de sua perseverança.

 

 

 

 

As raízes do Cristianismo Esotérico (ou Gnóstico) são encontradas na devota Ordem dos Essênios, no tempo de Cristo. Os manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947, mostram inequívoca relação da Ordem dos Essênios com os Evangelhos. Efetivamente, José e Maria, pais de Jesus, Zacharias e Izabel, pais de João Batista, tanto quanto o próprio Jesus e João Batista, por exemplo, foram Essênios. Lázaro, Iniciado por Cristo na simbólica passagem de sua ressurreição, renasceu depois como Christian Rosenkreuz, fundador da Ordem Rosacruz. As passagens principais da vida de Jesus, o Cristo, são Passos Iniciáticos do desenvolvimento de qualquer Aspirante, sem exceção, à Vida Superior. Com este fim, os Evangelhos foram escritos: como Fórmulas de Iniciação sob a singela aparência de narrativa a respeito da vida de Jesus, o Cristo. Estas Nove Iniciações, pela ordem, são: Batismo, Tentação, Transfiguração, Última Ceia, Lava-pés, Getsêmani, Estigmatização, Crucificação e Ressurreição.

 

A Lei do Renascimento ensina que cada personalidade-alma é parte integrante da Consciência Cósmica, e está desenvolvendo todas as virtuais possibilidades divinas, assim como da semente se desenvolve uma planta. Por meio de repetidas existências em corpos terrestres de crescente perfeição, expandem-se lentamente os referidos poderes latentes, convertendo-os em energias dinâmicas. Nada é perdido; ninguém se perde. Todos os Egos realizarão, por último, a suprema perfeição, levando consigo a experiência acumulada, o fruto de sua peregrinação através da matéria. O Cristianismo popular não ensina o Renascimento, e recusa-O porque se apóia no fato de que Cristo não O ensinou publicamente. Todavia, é sabido que ministrou este ensinamento reservadamente a Seus Discípulos e pessoas próximas. Há muitas passagens mais ou menos veladas e alegóricas na Bíblia e nos Evangelhos Gnósticos que demonstram que a Lei da Reencarnação e outros Princípios Esotéricos não eram desconhecidos naqueles tempos; para compreendê-los, precisamos ler as entrelinhas destes livros.

 

Na Ordem Rosa+Cruz Eterna, Verdadeira e Invisível há Doze Irmãos Maiores, e o Cabeça, o Décimo Terceiro, Christian Rosenkreuz. São Eles os auxiliares diretos de Cristo no imenso labor de redenção do mundo. Sete estão em constante manifestação no mundo, agindo anonimamente nos diversos campos de atividade humana (ciência, arte, religião, educação, finanças, política etc.), para assegurar, dentro do respeito ao livre-arbítrio, as diretrizes da evolução.

 

 

 

 

Considerando a força e a potência da palavra humana, é possível compreender, ainda que vagamente, a potente magnitude do 'Verbum Dimissum et Inenarrabile' – o sempiterno Fiat Criador. Que seja feita a Tua Vontade, e não a minha. 'Mihi fiat secundum Verbum Tuum'.

 

 

 

 

 

O dia em que o homem vier a conhecer o porquê da sua existência, então, será verdadeiramente livre. (Santiago Aranegui).

 

Não temas! Eu sou o primeiro e o último. Eu sou o que vive. Eu estava morto e agora estou vivo para toda a eternidade.

 

A Ordem Rosacruz, através de seus estudos, vai fazendo de seus membros homens e mulheres livres. Livres da superstição e de falsas crenças, que prejudicam aqueles que as professam, fazendo com que suas vidas sejam áridos desertos repletos de sofrimento. Livres ante os confrontos com a ignorância que cega os néscios, os quais, temerosos de sua própria debilidade, atacam aqueles que têm uma vida frutífera e plena de compreensão. Livres dos golpes de uma existência sem sentido, que provoca o vazio naqueles que a padecem, e também livres para escolher seu próprio destino, cumprindo assim com sua missão pessoal e ocupando o lugar que a cada um de nós está reservado no vasto conjunto Cósmico. (Angel Martin Velayos).

 

Um Rosa-Cruz é alguém que livremente aceita responsabilidade e que também livremente assume a responsabilidade de servir e de trabalhar para a iluminação de todos. Um Rosa-Cruz é aquele que livremente partilha com sabedoria o que sabe e o que procura. Um Rosa-Cruz é alguém que não julgará os outros em virtude de crença religiosa, sexo, preferências pessoais, nacionalidade ou inteligência. Mais apropriadamente, um Rosa-Cruz é alguém que avaliará uma outra pessoa baseando-se em sua motivação, ação e obra. Tradicional e historicamente, o Rosa-Cruz e também o Movimento Rosa-Cruz lutam incansavelmente pelo estabelecimento e pela perpetuação da liberdade – a liberdade da mente, do espírito e da alma. O Rosa-Cruz busca conhecer a verdade e busca dividir o que sabe e aprende com aqueles de mentes e corações abertos, e que são sinceros e responsáveis. (Gary L. Stewart).

 

Cada ser humano deve se auto-libertar da ignorância, das superstições, dos medos, dos apegos, dos preconceitos, dos tabus, das paixões e dos desejos malsãos. (Jorge Adoum).

 

Antes de poder entregar a vida ao Princípio Original – à Rosa do Coração o candidato deve cumprir o mandato inscrito no frontispício do Templo de Delfos: 'Homem: conhece-te a ti mesmo'. O conhecimento direto é, portanto, imprescindível. Para que um despertar espiritual seja efetivo, é necessário que o ser humano participe nele de modo consciente, e que o seu desenvolvimento não seja travado pelos fatores cristalizadores que derivam da aceitação de dogmas que não se compreendem.

 

O Fogo é uma atividade interna cujas manifestações externas são calor e luz. Esta atividade difere em caráter consoante o plano em que se manifesta. No plano espiritual, representa o amor ou o ódio; no plano astral, o desejo e a paixão; no plano físico, a combustão. O Fogo é o elemento purificador, que, no limite, se identifica com a Essência da Vida. (Franz Hartmann).

 

O número seis associa-se ao hexahemeron bíblico, os seis dias da criação, o número mediador entre o Princípio e a sua Manifestação, além de simbolizar, enquanto hexagrama, a misteriosa síntese do fogo e da água. Estes dois triângulos, entrecruzados, formam o conhecido signo — ou selo — de Salomão, uma estrela de seis pontas que inclui, além do fogo e da água, o Ar (triângulo do Fogo truncado pela base do triângulo da Água), e a Terra (triângulo da Água truncado pela base do triângulo do Fogo). O todo é uma verdadeira suma do pensamento hermético, representando o conjunto dos elementos do Universo. (António de Macedo).

 

 

 

 

Desde o estabelecimento das Escolas de Iniciação, na Antiga Lemúria, após o link mental ter sido desenvolvido pelos pioneiros da raça humana (as massas não teriam recebido o link mental antes da Época Atlante), tem havido duas grandes classes ou divisões nas Escolas, correspondendo, comparativamente à graduação e pós-graduação. A forma com que chamamos estas Escolas pode variar um pouco; porém, seguindo a tradição grega, os ocultistas geralmente designam a Primeira Escola como Mistérios Menores e a mais elevada como os Grandes Mistérios. Existem nove graus nos Mistérios Menores, chamados Iniciações – ou, em termos metafísicos, expansões de consciência e há quatro graus nos Mistérios Maiores. Estas Escolas não são físicas, porém estruturas etéreas tais como a Nova Jerusalém descrita por São João; e não devem ser confundidas com as sociedades secretas. Realmente, todas elas têm alguma representação no plano material; se não tiverem, não poderiam alcançar a mentalidade materialista humana e não haveria nenhum discípulo para instruir nos Mistérios! Estas Escolas de Mistério, com suas representações exotéricas, se transformam através das eras de forma a atender as necessidades das pessoas, entre as quais seu trabalho é feito. Todas estas Ordens de Mistérios estão formadas em linhas cósmicas, onde os Doze Hierofantes correspondem às doze constelações e seu líder espiritual, o Décimo Terceiro ao Zodíaco. É interessante especular que no Zodíaco grego as Plêiades eram consideradas como a décima terceira constelação até os últimos tempos. O grande protótipo Cristão da Escola de Mistérios está representado por Cristo e Seus Doze Apóstolos. A Ordem Rosacruz está também composta por Doze Irmãos e um esotérico Décimo Terceiro, o reverendíssimo Fundador, simbolicamente designado Christian Rosenkreuz, após o trabalho que ele veio fazer pelo mundo. As sete Escolas de Mistérios Menores e as cinco Escolas de Mistérios Maiores estão agrupadas sob uma Inteligência central chamada, segundo o costume grego, de o Liberador – título antigamente conferido à Dionysus, porém nos tempos Cristãos relacionados a Ascensão de Cristo (ou ao Décimo Terceiro Hierofante numa Escola de Mistérios). O místico Décimo Terceiro é sempre o líder de uma Ordem, e os doze líderes estão em agrupados em torno do Décimo Terceiro a quem os cristãos chamam Cristo, ainda que Ele seja conhecido por outros nomes, em outras terras, entre outros povos. (Corinne Heline).

 

A Sagrada Egrégora da R+C Eterna e Invisível é um corpo astral continuamente purgado e sacralizado pela Grande Fraternidade Branca, e que simboliza, representa e é a totalidade na qual as Egrégoras de todas as Ordens e Fraternidades Rosacruzes manifestadas no Plano Físico se aglutinam, segundo a Lei do Todos São Um (All Are One). Esta Egrégora Superior contém tudo aquilo que de melhor foi produzido, ao longo das eras, por todos os seres que, de alguma forma, mantiveram uma linha de pensamento Rosacruz, independente de estarem ou terem sido filiados ou não a alguma Ordem ou Fraternidade que se apresentasse em público usando literalmente o nome Rosacruz.

 

 

 

 

 

 

 

Meu Desejo

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://poncelet.math.nthu.edu.tw/
chuan/zoo/report/

http://www.culturabrasil.pro.br/
poder_egregora.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
crcenigma.htm

http://paginasesotericas.tripod.com/
alquimia_espiritual.htm

http://www.rosacruzaurea.org/

http://www.fra.org.br/home.htm

http://svmmvmbonvm.org/saralden/
serumrosacruz.htm

http://www.crcsite.org/IntroMonoPortug.htm

http://www.fundacionrosacruz.org/ficheros/
pdfs/el_enigma_de_la_esfinge.pdf

http://www.ordendeloscaballerosdelarosacruz.com/
Santiago%20Aranegui.htm

http://www.ordendeloscaballerosdelarosacruz.com/
maestros_ascendidos.htm

http://www.rosacruz.org.ar/
isol/tetragrammaton.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

http://br.noticias.yahoo.com/s/16012010/40/
mundo-onu-diz-haiti-vive-catastrofe.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/
fundamentos.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/
page6.html

 

Fundo musical:

Sound of Music (Eldelweiss)
Compositores: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II

Fonte:

http://campus.fortunecity.com/
engineers/708/midi.html