ALFARÁBI
(Pensamentos e Reflexões)

 

 

Alfarábi

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

Este estudo tem por objetivo oferecer para consideração e análise alguns pensamentos e reflexões de Alfarábi, um filósofo muçulmano da Idade de Ouro Islâmica, e de quem foi gerado o termo português alfarrábio e termos deste derivados, como, por exemplo, alfarrabista e alfarrabístico. Alfarábi é considerado não apenas o fundador da Filosofia Islâmica, mas, também, um dos autores mais influentes na formação das Filosofias Cristã e Judaica Medievais.

 

 

Breve Biografia

 

 

Alfarábi

 

 

Abu Nácer Maomé ibn Maomé Alfarábi (Farabe, Turquistão, cerca de 872 – Damasco, Síria, 950), mais conhecido somente como Alfarábi ou Farábi, foi um filósofo muçulmano turco ou persa da Idade de Ouro Islâmica. Do seu nome se gerou o termo português alfarrábio e termos deste derivados. Estudou em Bagdá e Harrã, viveu na Síria e no Egito, e se estabeleceu depois na corte do soberano de Alepo, Ceife Adaulá.

 

Alfarábi, que inaugurou a grande linha de filósofos muçulmanos da Idade Média, se interessou tanto por química, ciências naturais, física quanto por ética, ciência política e Filosofia da religião. Foi também um bom músico e seu Grande Livro da Música o colocou entre os principais teóricos do assunto.

 

Na Filosofia, se dizia, ao mesmo tempo, influenciado por Platão e Aristóteles, e considerava que as doutrinas dos dois mestres da Antigüidade, longe de serem opostas, se complementavam. Alfarábi formulou, com uma clareza até então desconhecida, a distinção entre a existência e a essência. Retomou a teoria aristotélica sobre a eternidade do mundo, o que lhe causou dificuldades com os círculos islâmicos ortodoxos. Mas, o próprio Alfarábi não separava a religião da Filosofia e se servia de termos do Alcorão para traduzir os conceitos de Filosofia grega.

 

Grande parte de sua obra é dedicada à política e à economia. Em seu tratado Epístolas Sobre as Opiniões do Povo ou Estado Modelo, o filósofo apresentou uma utopia platônica na qual a sociedade é comparada com um grande corpo único que estenderia suas ramificações à totalidade dos homens.

 

 

Alguns Pensamentos de Alfarábi

 

 

 

 

O Ser Supremo, Deus, é o Primeiro, é Um, absolutamente simples, não há nada que se lhe oponha e é impossível de definir.

 

Deus não possui um outro, e não pode ser definido.

 

A inefabilidade do Primeiro o Único Existente O situa a uma distância infinita, tornando-o inacessível.

 

É muito difícil saber o que é Deus por causa da limitação de nosso intelecto e sua união com a matéria. Assim como a luz é o princípio pelo qual as cores se tornam visíveis, de modo semelhante seria lógico dizer que uma luz perfeita deveria produzir uma visão perfeita. Em vez disto, o exato oposto é o que acontece. Uma luz perfeita ofusca a visão. O mesmo é verdadeiro a respeito de Deus. O conhecimento imperfeito que temos de Deus é devido ao fato de que Ele é infinitamente perfeito. Isto explica o porquê de Seu Ser infinitamente perfeito desnortear nossa mente. Mas, se pudermos despir nossa natureza de tudo que chamamos de "matéria", então, certamente nosso conhecimento de Seu Ser seria perfeitíssimo.

 

Para obter a verdade com certeza se necessita dos cânones da Lógica.

 

A cidade ideal é uma sociedade ordenada em que todos se ajudam para obter a felicidade... Assemelha-se a um corpo perfeito e saudável, cujos membros se ajudam para torná-lo perfeito e preservar a vida.

 

O Rei Virtuoso deve ter boa inteligência e boa compreensão. Deve ter uma boa memória e ser dotado de muita perspicácia e sagacidade. Deve ser um amante do ensino e da instrução. Deve amar a sinceridade, a verdade e a justiça.

 

Só os sábios, ou seja, os filósofos, podem ser reis. [Alusão a Platão.]

 

A Filosofia Política rege tudo o que diz respeito aos atos, costumes, hábitos e outros assuntos de que trata, e também dá os planos para medir essas ações, em cada caso e em cada momento, e ensina como, com o que e com quanto devem ser medidas.

 

A Lógica tem em comum com a Gramática o fato de fornecer, como esta, regras sobre o uso das palavras, mas, se distingue dela porque a Gramática fornece apenas as regras próprias e exclusivas para as palavras de um povo específico, enquanto a Lógica fornece as regras comuns e gerais para as palavras de todos os povos.

 

A arte da Lógica fornece os cânones cujo propósito é retificar o entendimento, orientar diretamente o homem no caminho do sucesso e lhe dar a segurança da verdade em todo conhecimento racional em que possa errar. Além disso, fornece as regras que devem preservá-lo e protegê-lo de erros e dos sofismas em questões racionais. Fornece, enfim, as regras necessárias para avaliar a veracidade daqueles conhecimentos em que o entendimento pode cair em erro.

 

 

Deus não conhece as coisas particulares, porque são infinitas. Por causa disso, não pode haver uma providência divina. [O conceito de providência divina é inteiramente incompatível com a Lei da Causa e do Efeito.]

 

Independentemente da providência divina, algumas coisas surgem por uma causa interna, ou seja, por determinismo.

 

Há só um único intelecto para todos os homens. [Isto é equivalente a unimultiplicidade cósmica.]

 

O mundo é eterno. [Se para o Ser nunca houve começo, para Ele jamais poderá haver fim.]

 

Filosofia e teologia se excluem. [Isto é equivalente a: razão e fé se excluem.]

 

Um homem inteligente e discreto é capaz de discernir entre o bem que tem que ser feito e o mal que tem que ser evitado.

 

Será Vladimir Vladimirovitch Putin
um homem inteligente e discreto?

Será Benjamin Bibi Netanyahu
um homem inteligente e discreto?

Será Kim Jong-un
um homem inteligente e discreto?

Será Nicolás Maduro Moros
um homem inteligente e discreto?

Será José Daniel Ortega Saavedra
um homem inteligente e discreto?

Serão os conspiradores de 8 de janeiro de 2023
homens inteligentes e discretos?

Serão os festeiros da Selma
homens inteligentes e discretos?

Serão os antidemocratas
homens inteligentes e discretos?

Serão os anti-republicanos
homens inteligentes e discretos?

Serão os divulgadores de news
homens inteligentes e discretos?

Quousque tandem teremos que aturar
esses abusadores da patientia nostra,
homens desalumiados, impudentes e indiscretos?

 

Só a Filosofia poderá aperfeiçoar a personalidade-]alma humana. [Aqui, farei um necessário acréscimo: só a Filosofia Iniciática poderá aperfeiçoar a personalidade-]alma humana.]

 

Gráfico Animado Simbólico

 

Pelos primeiros princípios (ou pelas primeiras proposições) e pela prudência, os julgamentos acerca das coisas voluntárias servem como princípios da razão prática de um homem prudente, a fim de que ele pode discernir entre o bem e o mal, ou seja, entre as coisas que devem ser feitas e que, respectivamente, devem ser evitadas, e, deste modo, escolhidas ou refutadas ou evitadas pela vontade, e, conseqüentemente, o que a vontade deve querer [fazer] ou não querer [não fazer]. [Isto tudo é equivalente a substituir o fiat voluntas mea pelo Fiat Voluntas Tua.]

 

O intelecto se divide em quatro modos, a saber: intellectus in potencia [intelecto em potência], intellectus in effectu [intelecto em vigor], intellectus adeptus [intelecto adquirido] e inteligencia agens [imagens da inteligência]. Conhecer, então, significa realizar, ou seja, transformar o intellectus possibilis [compreensão possível] de potencia em ato.

 

Gráfico Animado Simbólico

 

O conhecimento, quer dizer, seu conteúdo, é a contínua autodeterminação do Espírito.

 

A onisciência não implica determinismo.

 

A Lógica é o caminho para a felicidade.

 

O Espírito Divino, a Noesis Noeseos aristotélica, o pensar em si mesmo, é a Intelligentia Prima, ou seja, a Inteligência Agente, o Lumen Naturale [Luz Natural], o Princípio da Perfeição das perfeições, o último fim [relativo] que o ser humano encarnado poderá alcançar pelas ciências especulativas, ou seja, pela Filosofia.

 

O nosso intelecto é tudo.

 

Bom Senso —› Inteligência Divina.

 

O nosso intelecto possível nunca pode conseguir inteligir as substâncias separadas.

 

As [personalidades-]alma viciosas, após a morte, estão fadadas a um sofrimento eterno, pois, somente as [personalidades-]alma virtuosas alcançam a imortalidade e o Bem Supremo.

 

Tudo o que podemos imaginar ou dizer além do que conhecemos neste mundo são apenas murmúrios. [Mas, infelizmente, esses murmúrios ainda vendem milagres, salvações, perdões, indulgências, águas consagradas, feijões mágicos, fogueiras santas, lugares privilegiados no paraíso etc.]

 

A Filosofia está posicionada acima da teologia.

 

Opiniões religiosas são similitudes indemonstradas das opiniões demonstradas cientificamente. Dessa forma, elas estão subordinadas à Filosofia teórica.

 

Existe um grupo de teólogos dialéticos que são da opinião que eles poderiam defender religiões por argumentar que opiniões religiosas e todos seus postulados não são suscetíveis de examinação por opiniões humanas, deliberação, ou intelectos, porque eles são superiores a estes na classificação, pois, eles são recebidos através da revelação divina, e porque eles compreendem mistérios divinos que intelectos humanos são fracos demais para compreender ou abordar.

 

A maioria dos homens, seja pela sua natureza, seja pelo hábito, é incapaz de compreender e conhecer os princípios dos seres, suas fileiras de ordem, a felicidade e a regência das cidades virtuosas. Estes são os homens para os quais se deve representar a maneira pela qual os princípios dos seres, suas fileiras de ordem, o Intelecto Ativo e a suprema soberania existem através de coisas que são imitações deles.

 

O fim último do homem a felicidade está relacionado à concepção de homo perfectus et subtilis (homem perfeito e sutil).

 

Aceitar algo por mera presunção e, da mesma forma, deixar de investigá-lo pode encobrir, cegar e desencaminhar.

 

Uma cidade justa deve favorecer a justiça e os justos, odiar a tirania e a injustiça e dar a ambos o que merecem.

 

Só poderemos alcançar a felicidade quando tivermos Beleza, e só teremos Beleza através da Filosofia. A verdade é que só por intermédio da Filosofia poderemos alcançar a felicidade.

 

Uma definição de Filosofia e seu sentido consiste na sua atribuição de que ela é uma ciência sobre o Ser como Ser.

 

Quando a faculdade racional se torna um intelecto ativo, a felicidade do ser humano é aperfeiçoada.

 

Todas as pessoas da cidade excelente deveriam saber e conhecer a Causa Primeira e todas as suas qualidades, os existentes imateriais, as substâncias celestes, os corpos naturais que estão abaixo, como surgem e como desaparecem, a geração do homem, o primeiro governante e os governantes que devem ocupar o seu lugar.

 

Quando cada uma das pessoas da excelente cidade age de acordo com os deveres comuns dos cidadãos, as suas ações fazem com que elas adquiram uma boa e excelente disposição de [personalidade-]alma.

 

Tanto a cidade como o domicílio têm uma analogia com o corpo do ser humano. O corpo é composto de diferentes partes, cada uma realizando uma determinada ação, de modo que todas as suas ações se unem em assistência mútua para aperfeiçoar a finalidade do corpo do ser humano. Da mesma forma, tanto a cidade como o agregado familiar são compostos por diferentes partes, cada uma realizando por si própria uma determinada ação, de modo que, a partir das suas ações, todos se unem em assistência mútua, para aperfeiçoar o propósito da cidade ou da casa.

 

A exigência de conhecer os objetos comuns não exclui ninguém de alcançar a felicidade, porque eles podem ser conhecidos de duas maneiras: seja por serem impressos nas [personalidades-]alma das pessoas, como realmente são, seja por serem impressos nelas por meio da afinidade e da representação simbólica.

 

O governante da cidade, em princípio, deve ser a parte mais perfeita da cidade em sua qualificação específica. Abaixo dele estão pessoas que são governadas por ele e que governam outras pessoas.

 

Assim como a saúde do corpo é um equilíbrio do seu temperamento e a doença é um desvio do equilíbrio, também a saúde da cidade e a sua retidão são um equilíbrio dos hábitos morais dos seus habitantes e a sua doença é uma disparidade encontrada em seus hábitos morais.

 

É necessário que os virtuosos que se vêem impelidos a residir nas cidades da ignorância, por não existir a cidade virtuosa, tenham de migrar para a cidade virtuosa no momento em que esta passe a existir.

 

Há dois tipos de virtudes: virtudes intelectuais, que incluem conhecimento e Sabedoria, e virtudes morais, que incluem coragem, justiça e temperança.

 

O Uni]multi]verso é composto de três níveis de ser: o material, a alma e o intelecto.

 

A perfeição do conhecimento está na ética (reforma de si mesmo) e na política (reforma da sociedade).

 

A arte de governar, a arte real, tem como propósitos principais estabelecer e ordenar nas sociedades as ações virtuosas e o modo de vida virtuoso.

 

Todos nós devemos combater as disposições enfermiças, que acabam transformando os desejados governos virtuosos em governos ignorantes e mórbidos.

 

 

 

Vacinas Salvam Vidas!
Vacinas Protegem a Saúde!

 

Conhecimento certo é aquele que, quando o conhecido, não admite, absolutamente, que seja de outro modo; quando não cabe, de modo algum e por nenhuma causa, que o homem que o retém se retrate dele, nem que ele mesmo conceba como possível tal retratação; quando não cabe que lhe ocorram suspeitas de erro, nem lhe venha, à mente, sofisma algum que lhe obrigue a rejeitar o que já conhece, nem dúvidas, nem conjecturas. [O grande problema, aqui, é que não existe conhecimento certo; todo conhecimento é relativo e passível de ser atualizado.]

 

Em todas as classes de matérias, as várias maneiras de elocução que se empregam para provar uma tese são cinco: certas, prováveis, falazes, persuasivas e imaginativas.

 

A Metafísica trata das essências que não são corpos nem estão em corpos.

 

Alguns homens, por não compreenderem a realidade dos seres pelo próprio entendimento, necessitam ter e acreditar em uma religião.

 

A Filosofia tem um significado prático, ou seja, ela é um saber que só se concretiza na realização, de modo que a plena efetivação do conhecimento teórico, bem como sua perfeição, reside na ação. Assim, o fim do filósofo consiste, primeiramente, no conhecimento e, depois, na ação, porque a perfeição da ciência e do conhecimento está na ação.

 

Para uma sociedade ser perfeita ela deve estar organizada conforme o Uni]multi]verso se ordena.

 

O Ser Primeiro (Causa Primeira), é Aquele do qual se deve crer que é Deus, sendo, em Si Mesmo, Inteligência. É único e uno, não se encontrando Nele qualquer multiplicidade. É, por definição, indivisível em Si Mesmo. O Ser Primeiro é o único ser que, absolutamente, não pode ter causa: nem eficiente, nem material ou formal, nem final, pois é existência em ato, entendimento em ato, não possuindo qualquer envolvimento com a matéria e sendo inteligente por conhecer sua própria essência.

 

O Ser Primeiro dá origem aos demais seres.

 

As Causas Segundas são os seres espirituais, os anjose outros termos semelhantes.

 

A religião é uma transmissão simbólica da Verdade Filosófica.

 

Todos os existentes adquirem a existência do ser do Primeiro.

 

Não basta ao homem, apenas, a realização das belas ações; ele deve praticá-las voluntariamente e por livre eleição, do contrário, não adquirirá a felicidade, a não ser que eleja o Belo em tudo o que faz e no tempo de toda a sua vida. Enquanto o homem escolher o Belo em tudo o que ele faz, mas, não por razão do Belo-em-si, mas, para obter, por meio Dele, riquezas ou outra coisa, tampouco adquirirá a felicidade. O homem só adquirirá a felicidade quando escolher o Belo livremente, somente porque é Belo e por razão de Si Mesmo, não para pretender, por meio Dele, a obtenção de riquezas, de poder ou de alguma outra coisa semelhante a estas. [Isto está de acordo com os conceitos de imperativo categórico e imperativo hipotético kantianos.]

 

Gráfico Animado Simbólico

 

A felicidade só poderá ser adquirida no cultivo do hábito moral e categórico pelo Belo.

 

O homem não é só aquele que pensa, mas, o que age.

 

O hábito moral feio é como uma enfermidade própria da [personalidade-]alma.

 

Quando queremos conhecer a medida que constitui o termo médio para as ações, devemos conhecer, previamente, o tempo da ação, por meio do que se faz, por que e para que se faz e devemos estabelecer a ação segundo a medida de cada uma destas coisas. Só então obteremos a ação intermédia.

 

A desgraça aflige o homem quando suas ações, as afecções de sua [personalidade-]alma e seu discernimento são contrários à excelência do discernimento, ou seja, quando realiza ações feias voluntariamente e as elege em tudo o que faz e durante toda a sua vida. O mesmo se aplica às afecções de sua [personalidade-]alma e quando tem um mau discernimento em tudo o que compete ao homem discernir e em cada um dos momentos de sua vida.

 

E assim, invadi a Ucrânia.
E assim, estou genocidando os ucranianos.
E assim, ataquei o Estado de Israel.
E assim, retaliei e estou destruindo a Faixa de Gaza.
E assim, estou assassinando os palestinos.
E assim, invadi a Guiana.
E assim, anexei o Essequibo.
E assim, destruí as sedes dos Três Poderes.
E assim, vivi ao invés de .
E assim, morri ao invés de .

 

Alguns homens têm excelente reflexão e poderosa decisão para fazer o que a reflexão os impõe; são aqueles a quem chamamos, merecidamente, de homens livres. Outros carecem de ambas as coisas e são os que chamamos de homens bestiais e servos de maneira merecida. Outros carecem, somente, de poderosa decisão, mas, têm excelente reflexão e são os que costumamos chamar de servos por natureza; para alguns dos que arrogam a ciência ou são tidos por filósofos, acontecendo isto, então, eles se encontram em um nível mais baixo do que os primeiros na servidão e aquela ciência que arrogam se converte em ignomínia e desonra para eles, uma vez que o que adquirem é algo inútil do qual não obtêm proveito. Outros carecem de excelente reflexão ainda que tenham poderosa decisão; para os que são assim, outros refletem por ele, ou se deixarão conduzir por quem reflete por eles, ou, então, não se deixarão conduzir, sendo bestiais, mas, se se deixarem conduzir, terão êxito em muitas de suas ações e por causa disto poderão escapar da servidão e compartilhar com os livres.

 

Gráfico Animado Simbólico
(Ou lutamos o Bom Combate ou nossa encarnação terá sido inútil.)

 

Os profetas não são abençoados com revelações divinas, são apenas aqueles com imaginações poderosas.

 

Uma arte que tem como objetivo alcançar a Beleza é chamada de Filosofia ou, no sentido absoluto, é chamada de Sabedoria.

 

 

 

 

Música de fundo:

Taksim

Fonte:

https://archive.org/details/SufiMusicOfTurkey2/Taksim.mp3

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.shutterstock.com/pt/search/farabi?image_type=vector

https://www.vecteezy.com/

https://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/74/2011/09/2010_
a_religi%C3%A3o_como_instrumento_de_persuas%C3%A3o.pdf

https://giphy.com/explore/suggar-skull?sort=relevant

https://www.levir.com.br/inst-005.php

https://www.facebook.com/pt.brasil/photos/a.106208242798893/3711343312285350/?type=3

https://josetadeuarantes.wordpress.com/2019/10/14/al-farabi/

https://brainly.com.br/tarefa/55326015

https://sites.google.com/site/nurunifesp/galeria-de-autores/al-farabi?pli=1

https://www.infopedia.pt/

https://forums.totalwar.org/vb/showthread.php/143634-Al-Farabi-(Alpharabius)-Quotes

https://www.gradesaver.com/alfarabi-the-political-writings/study-guide/quotes

https://plato.stanford.edu/entries/al-farabi-soc-rel/

https://br.pinterest.com/pin/988258711964126779/

https://csuitemind.com/quotes/author/al-farabi

https://www.azquotes.com/author/44489-Al_Farabi

https://www.goodreads.com/author/quotes/13682571.Al_Farabi

https://www.frasesypensamientos.com.ar/autor/al-farabi.html

https://br.pinterest.com/pin/801640802425435626/

https://giphy.com/

https://vsgif.com/gif/127888

https://br.pinterest.com/pin/464222674089376782/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.