ALBERT SCHWEITZER – Pensamentos

 

 

 

Albert Schweitzer

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Texto

 

 

 

Este texto tem por objeto apresentar para reflexão uma pequena coletânea de pensamentos do teólogo, músico, filósofo e médico alemão Albert Schweitzer – um homem ético que viveu preocupado com as coisas éticas, e que, neste sentido, como definiu Jean Nakos, lutou para estabelecer uma exigência e um ideal absolutos, e para propor um meio de reconciliar a exigência Ética Absoluta e as possibilidades de ação do ser humano de hoje.

 

Bem, quando tenho a feliz oportunidade de conhecer e de estudar a vida de alguns seres especiais como Albert Schweitzer, doutor da selva, como ele se autodenominava, emocionado, realimento minha confiança otimista no homem e a certeza de que a bondade e a misericórdia acabarão derrotando a crueldade e a falta de magnanimidade. Enfim, se tudo fosse por água abaixo, e se, absurdamente, o mundo acabasse de repente, seres iluminados como Albert Schweitzer continuariam, porque são perpétuos. Este é mais um texto que divulgo que você gostará muito de ler. Como sempre, as animações são por minha conta. Albert Schweitzer, que está lá no céu junto com Platão e o Papa João XXIII, nada tem com isto.

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Albert Schweitzer

Albert Schweitzer

 

 

 

Albert Schweitzer (Kaysersberg, 14 de janeiro de 1875 – Lambaréné, 4 de setembro de 1965) foi um teólogo, músico, filósofo, médico alemão e escritor, tendo publicado diversos livros com forte impacto editorial, nascido na Alsácia, então parte do Império Alemão (atualmente, uma região administrativa francesa). Logo após seu nascimento, a família se mudou para Günsbach, no vale do Münster. Albert teve, em sua juventude, duas paixões – a leitura e a música. Passava horas em claro, lendo sempre até a última página todos os livros que lhe caiam nas mãos. Neste particular, conheço um tal de Rodolfo muito parecido com Albert.

 

Albert se formou em Teologia e em Filosofia na Universidade de Estrasburgo, onde, em 1901, o nomearam docente. Tornou-se também um dos melhores intérpretes de Bach e uma autoridade na construção de órgãos. Por isto, escolhi como música de fundo a Ária na Corda Sol (G) ou Ária da Quarta Corda, de Johann Sebastian Bach. Em 1904, para surpresa de todos, amigos e alunos, resolveu cursar Medicina. Sua decisão ocorreu após ter notícias dos imensos problemas de saúde dos nativos do Alto Congo, principalmente no Gabão, na época uma colônia ainda sob domínio francês. Completou seu curso médico em dezembro de 1910, apresentando a surpreendente tese de doutorado Estudo Psiquiátrico de Jesus. Mais tarde, ao chegar à cidade de Lambaréné, registrou em seu livro Entre a Água e a Selva: As sublimes impressões sugeridas pela natureza selvagem e grandiosa estão confundidas com o sofrimento e a angústia. Estendem-se sobre mim, com o crepúsculo da primeira tarde passada no Ogowe, as sombras da miséria africana. Tenho, mais do que nunca, a convicção de que este País necessita de homens que venham, sem demora, em sua ajuda. Ali, Albert improvisou um velho galinheiro, adaptando-o para o atendimento dos doentes, que chegavam aos montes.

 

Com o início da I Grande Guerra, os Schweitzer foram levados para a França, como prisioneiros de guerra. Passaram praticamente todo o período da guerra confinados em um campo de concentração. Neste período, Albert escreveu sobre a decadência das civilizações.

 

Com o final da Guerra, retomou seus trabalhos e, ante a visão de um mundo desmoronado, declarou: Começaremos novamente. Devemos dirigir nosso olhar para a Humanidade.

 

Realizou uma série de conferências, com o único intuito de colher fundos para reconstruir sua obra na África. Tornou-se muito conhecido em todos os círculos intelectuais do continente, porém, a fama não o afastou dos seus projetos e sonhos.

 

Após sete anos de permanência na Europa, partiu novamente para Lambaréné. Desta vez, acompanhado de médicos e de enfermeiras dispostos a ajudá-lo. O hospital foi levantado em uma área mais propícia, e com o auxílio de uma equipe de profissionais, Schweitzer pôde dedicar algumas horas de seu dia a escrever livros, cuja renda contribuía para manter os pavilhões hospitalares.

 

Foi laureado, em 1952, com o Prêmio Nobel da Paz, como humilde homenagem a um grande homem.

 

Albert Schweitzer morreu em seu próprio hospital, na selva do Gabão, em 4 de setembro de 1965, aos 90 anos de idade, devido a problemas circulatórios. A sepultura, nas margens do Rio Ogowe, foi marcada com uma simples cruz. Está enterrado ao lado de sua esposa Helene Bresslau, com quem havia se casado em julho de 1912.

 

 

 

Pensamentos de Albert Schweitzer

 

 

 

O erro da Ética, até o momento, tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens.

 

É destino de toda verdade ser objeto de ridículo, quando exposta pela primeira vez. Era considerado idiotice se supor que homens negros eram realmente seres humanos e tinham que ser tratados com tal. O que uma vez foi considerado estupidez foi reconhecido como verdade. Hoje em dia, é considerado exagero se proclamar constantemente o respeito por cada forma de vida, como sendo uma séria exigência de uma Ética racional. Mas, virá o dia em que as pessoas ficarão espantadas com o fato de que a raça humana existiu por tanto tempo, antes de reconhecer que lesar uma vida irrefletidamente é incompatível com a verdadeira Ética. Ética é, sem ressalvas, responsabilidade por tudo o que tem vida.1

 

Vivemos em uma época perigosa — o homem domina a Natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo.2

 

A tragédia da vida é o que morre dentro do homem enquanto ele vive.

 

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação – [seja mineral,] seja vegetal, seja animal ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.

 

Muito pouco da grande crueldade mostrada pelos homens pode ser atribuída realmente a um instinto cruel. A maior parte dela é resultado de hábitos herdados3 ou da falta de reflexão.

 

Com vinte anos, todos têm o rosto que Deus lhes deu; com quarenta, o rosto que lhes deu a vida; e com sessenta, o rosto que merecem.4

 

Há duas espécies de ingenuidade: uma, que ainda não percebeu todos os problemas e ainda não bateu em todas as portas do conhecimento; e outra, de uma espécie mais elevada, que resulta da Filosofia que, tendo olhado dentro de todos os problemas e procurado orientação em todas as esferas do conhecimento, chegou à conclusão de que não podemos explicar nada,5 mas, que temos de seguir nossas convicções, cujo valor inerente nos fala de maneira irresistível.

 

A quem me pergunta se sou pessimista ou otimista, respondo que o meu conhecimento é de pessimista, mas, a minha vontade e a minha esperança são de otimista.

 

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros – é a única.

 

A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído.

 

Os anos enrugam a pele, mas, renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.

 

A quem o sofrimento pessoal é poupado deve se sentir chamado a diminuir o sofrimento dos outros.

 

Não devemos nos contentar em falar do amor para com o próximo, mas, praticá-lo.

 

Os únicos homens verdadeiramente felizes são os que buscam uma maneira de ser úteis aos outros.

 

Não há heróis da ação; só heróis da renúncia e do sofrimento.

 

Para nós, os grandes homens não são aqueles que resolveram os problemas, mas, aqueles que os descobriram.

 

Um homem só é verdadeiramente ético, se obedecer à sua compulsão [interior] para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e se evitar ferir toda as coisas que vivem.

 

Assim como o Sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidades.

 

Os únicos que serão realmente felizes são os que procurarem e encontrarem um meio de Servir.

 

O verdadeiro valor de um homem não pode ser encontrado nele mesmo, mas, nas cores e nas texturas que faz surgir nos outros.

 

Felicidade é nada mais do que boa saúde e memória ruim.

 

O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Quem ama o que faz será bem-sucedido.

 

O ser humano mal reconhece os demônios de sua criação.

 

O salgueiro que se curva à tempestade, freqüentemente, escapa melhor que o carvalho que resiste à ela; e assim, em grandes calamidades, algumas vezes acontece de espíritos frívolos e levianos recuperarem sua elasticidade e presença de espírito mais rapidamente do que aqueles com caráter mais nobre.

 

Na medida em que vamos adquirindo mais conhecimento, as coisas se tornam menos compreensíveis e mais misteriosas.6

 

Do mesmo modo que a onda não pode existir só para si mesma, mas, como parte da superfície elevada do oceano, assim, nunca devemos viver nossa vida apenas para nós mesmos, mas, sempre interagindo com o que ocorre ao nosso redor.

 

 

 

Uma Ética que nos obrigue somente a nos preocupar com os homens e a sociedade não pode ter esta significação. Somente aquela que é universal e nos obriga a cuidar de todos os seres nos põe de verdade em contato com o Universo e a Vontade nele manifestada.

 

O medo reina sobre a vida.7

 

Na vida de toda pessoa, de vez em quando, nosso Fogo Interno se apaga. Ele, então, é aceso, repentinamente, por outro ser humano. Deveríamos todos ser gratos por aquelas pessoas que reacendem nosso Espírito Interior.8

 

A verdade não tem nenhuma hora especial para ela. Sua hora é agora e sempre.

 

Ética nada mais é do que reverência pela vida.

 

Os ladrões nos exigem a bolsa ou a vida. Os médicos nos levam a bolsa e a vida.

 

A linguagem da verdade é simples.

 

Socorrendo, por exemplo, um inseto que se acha ameaçado, nada faço além de tentar restituir aos animais, em seu conjunto, um pouco da dívida de culpa, sempre renovada, que os homens contraíram em relação a eles.

 

Na situação em que nos encontramos, o que importa não é discorrer por símbolos, mas, abrir a boca e encher o mundo com os nossos gritos contra essa porcaria dos experimentos nucleares.9

 

Descartes tomou por ponto de partida do seu pensamento a proposição: eu penso, logo eu sou [Dubito, ergo cogito, ergo sum. Duvido, logo penso, logo existo]. A escolha deste ponto de partida conduz irremediavelmente à via da abstração. Deste ato de pensamento fictício e sem conteúdo, não é possível deduzir uma proposição sobre as relações do homem consigo mesmo e com o Universo. Na realidade, o dado mais importante do pensamento tem um conteúdo. Pensar significa pensar alguma coisa. O dado mais imediato do pensamento humano formula-se assim: Eu sou vida que quer viver, rodeado de vida que quer viver. É como vontade de vida rodeada de vontade de vida que o homem se concebe a si mesmo, toda vez que ele medita sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.

 

Parecia-me totalmente inconcebível que na minha oração vespertina eu não devesse orar senão pelos homens. É por este motivo que, quando a minha mãe havia rezado comigo e me havia dado o beijo da noite, eu proferia ainda, em segredo, uma oração que eu mesmo havia composto para todas as criaturas vivas. Ela dizia: «Bom Deus, protege e abençoa tudo o que respira, preserva do mal todos os seres vivos e fá-los dormir em paz.»

 

Desde que Schopenhauer me revelou, na minha juventude, o pensamento da Índia, este não cessou de exercer uma forte atração sobre o meu espírito. Além disto, sempre senti uma simpatia especial pela Ética Indiana, porque ela não se preocupa somente com as relações do homem com o seu semelhante e com a sociedade, mas, também, com a sua atitude para com todos os seres.

 

Taoísmo Chinês: «Não matarás nenhum ser vivo e não farás mal a nenhum.» «Tu não consumirás nem a carne nem o sangue de nenhum ser vivo.»

 

Unicamente a Ética Universal dos sentimentos da responsabilidade ampliada, extensiva a tudo aquilo que vive, pode se fundamentar sobre o pensamento. A Ética do Comportamento do homem para com os humanos não passa de um fragmento de Ética.

 

A consciência não se pode subtrair a uma Ética do Amor e do Respeito por toda e qualquer vida. Será necessário que a Filosofia abandone a antiga Ética de Limites estr[e]itamente humanos e reconheça o valor de uma Ética Global, ampliada para além do humano. Em compensação, os partidários do amor por toda e qualquer criatura devem medir bem as dificuldades que a sua ética levanta, e se decidir a não lançar um véu sobre os inevitáveis conflitos por que passa cada um de nós.

 

 

 

A afirmação do mundo e da vida se une na Ética.

 

Aquilo que há dezenove séculos se apresenta neste mundo como Cristianismo não passa de um esboço cheio de fraquezas e de erros, não o Cristianismo total, emanado do Espírito de Jesus.10

 

Meditando sobre a vida, eu me sinto na obrigação de respeitar toda e qualquer vontade de vida ao meu redor como idêntica à minha, como um valor misterioso.

 

Se nos defrontamos com a necessidade de sacrificar uma vida, devemos buscar o perdão, socorrendo, toda vez que tivermos a ocasião de fazê-lo, um ser vivo em perigo.

 

A Ética consiste na responsabilidade perante tudo quanto vive, responsabilidade tão ampliada que carece de limites.

 

A minha experiência de valores traz em si mesma o seu significado seguinte: represento a idéia suprema que se exprime no meu desejo de viver; a idéia do respeito à vida. Em conseqüência disto, valorizo a vida tanto como o desejo de viver que eu encontrar em torno de mim; em conseqüência disto, não cesso de agir; em conseqüência disto, crio valores.

 

O homem não será realmente ético, senão quando cumprir com a obrigação de ajudar toda a vida à qual possa acudir, e quando evitar causar prejuízo a qualquer criatura viva. Não perguntará, então, por que razão esta ou aquela vida merecerá a sua simpatia, como sendo valiosa, nem tampouco lhe interessará saber se, e a que ponto, ela for ainda suscetível de sensações. A vida como tal lhe será sagrada. Ele não arrancará folhas de árvores; não cortará flores; cuidará em não pisar em nenhum bicho. Nas noites de verão, ao trabalhar à luz da lâmpada, preferirá manter as janelas fechadas e respirar um ar viciado, a ver inseto após inseto cair na mesa com as asas queimadas.

 

Faça algo maravilhoso, e as pessoas o imitarão.

 

Nunca diga que não há mais nada de belo no mundo. Haverá sempre algo para fazer você pensar, seja na forma de uma árvore, seja no simples balouçar de uma folha.

 

 

 

 

Não deixe o domingo ser tirado de você. Se sua alma não tiver domingo, ela se tornará órfã.

 

Aquele que tem a força para superar obstáculos possui a única força que pode vencer a adversidade.

 

Estamos todos juntos, mas, estamos todos morrendo de solidão.

 

Há dois meios infalíveis para nos resguardarmos das misérias da vida: música e gatos. [Miau!]

 

 

 

 

Até que o homem estenda seu círculo de compaixão para incluir todas as coisas vivas, ele não encontrará a paz.

 

O primeiro passo no sentido de uma evolução interior Ética é um sentimento de solidariedade com todos os seres humanos.

 

O homem é um animal inteligente que se comporta como um imbecil.

 

Um otimista é uma pessoa que vê uma luz verde em todos os lugares, ao passo que um pessimista só vê um sinal de trânsito vermelho. O verdadeiro sábio é daltônico.

 

A vida se torna mais difícil para nós quando vivemos para os outros, mas, por outro lado, se torna mais rica e mais feliz.

 

Deixe-me dar uma definição de Ética: Boa para manter e continuar a vida, e ruim para danificá-la e destruí-la.

 

Lembre-se de que você não vive em um mundo exclusivamente seu. Seus irmãos também estão aqui.

 

 

 

 

Faça todos os dias alguma coisa por alguém, sem esperar receber pagamento [recompensa].

 

A Verdadeira Compaixão só atingirá sua perfeita amplitude e plena profundidade se e quando abraçar todas as criaturas vivas, não se limitando apenas à Humanidade.

 

Podemos fazer muito mais do que apenas ser reverentes ante tudo o que se chama vida. Podemos fazer muito mais do que apenas ter compaixão por tudo o que se chama vida. Este é o princípio e o fundamento de toda a Ética.11

 

O principal fundamento da moral é o respeito á vida.

 

Não importa tanto o que é inteligente, mas, muito mais o que é verdadeiro.

 

Pense ocasionalmente no sofrimento do qual você se poupa de se envolver.12

 

O homem precisa deixar de atribuir a causa dos seus problemas ao seu meio ambiente [e aos outros], e aprender a exercer plenamente a sua vontade.

 

Cada um de nós pode fazer um pouco para que uma parte da miséria seja minimizada.

 

 

 

 

Um homem não tem que ser um anjo para ser santo.

 

Por ter perdido a capacidade de prever e de prevenir, o homem acabará por destruir a Terra.

 

Ética é a atividade do homem orientada para buscar e no sentido de garantir a perfeição interior de sua própria personalidade.

 

Se um homem perder sua reverência por qualquer porção da vida, ele acabará perdendo sua reverência por toda a vida.

 

 

 

 

O grande segredo do sucesso é passar pela vida como um ser-aí-no-mundo que nunca se acostuma.

 

Humanitarismo consiste em nunca sacrificar um ser humano a um propósito.

 

O homem pode nem sequer reconhecer os demônios da sua própria criação.

 

Devemos transmitir o máximo que pudermos do nosso ser espiritual para aqueles que estão na estrada conosco, e aceitar como algo precioso que vem de volta para nós a partir deles.

 

Um homem só pode fazer o que ele sabe fazer. Mas, se ele fizer isto [com excelência] todos os dias, ele poderá dormir durante a noite e fazê-lo novamente no dia seguinte.

 

A minha vida é o meu argumento.

 

Sempre que um homem se voltar ele poderá encontrar alguém que precise dele.13

 

Reverência pela vida é a mais alta corte de apelação.

 

Reverência pela vida é o princípio fundamental da moralidade.

 

A Ética da Reverência pela Vida é a Ética do Amor se esparramando em universalidade.

 

Sobre Dakar (capital do Senegal): Não posso me esquecer da brutalidade com que são tratados os animais naquele lugar.

 

Enquanto milhares de animais continuarem a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos [e aterrorizados] nos vagões de carga não forem emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade nos matadouros, todos seremos responsáveis por todas estas crueldades! Tudo o que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do Mistério da Vida.

 

 

 

 

A religião de Jesus é a religião da Caridade.

 

A paz está acima de toda razão.

 

Sobre a autoridade (atitude com o primitivo): Sou teu irmão, mas, teu irmão mais velho.

 

Ser pobre em espírito não é ter espírito limitado; os pobres em espírito são aqueles que têm consciência de sua pobreza espiritual e que têm sede de riquezas interiores, mais nobres e mais elevadas.14

 

A renúncia ao raciocínio é a declaração da bancarrota espiritual. O ceticismo começa onde termina a convicção de que os homens podem chegar ao conhecimento da verdade [relativa] por meio do raciocínio.

 

Quantas vezes, aquilo que é considerado progresso consiste em que um ponto de vista defendido com excepcional habilidade põe fora de combate, por longo tempo, o verdadeiro entendimento!

 

Todos vivemos espiritualmente daquilo que os nossos semelhantes nos deram em horas decisivas de nossa vida. Estas horas decisivas não se anunciam, mas, sobrevêm inesperadamente. Tampouco se apresentam com alarde, mas, com singeleza.

 

Todos devemos estar preparados para o fato de a vida querer nos arrebatar a fé no bem e na verdade, e o entusiasmo por elas. Entretanto, nada nos força a sacrificar estes valores.

 

Uma verdade imensurável está contida na fantástica palavra de Jesus: 'Bem-aventurados os Mansos [Iniciados], porque eles possuirão a Terra.'

 

Toda violência tem em si mesma seu limite, porque, cedo ou tarde, produz a violência contrária que, mais cedo ou mais tarde, se igualará a ela, e, talvez, a sobrepuje. A bondade, porém, age por meios simples e constantes.

 

No tempo de hoje, em que a violência, sob a máscara da mentira, mais ameaçadora que nunca, ocupa o trono do mundo, não permaneço menos persuadido de que a verdade, a caridade, a indulgência, a mansidão e a bondade são forças superiores a qualquer outra força.

 

Do muito que me propus, quanto ainda poderei realizar? Resignado e humilde, olho para o futuro, para que a renúncia, caso me venha a ser necessária, me encontre com o espírito preparado.

 

 

 

 

 

 

omo?

 

 

 

omo poderá se alforriar

quem detesta e faz chorar?

Como poderá viajar em paz

quem é pungente e brutaz?

 

 

omo poderá ascender

quem escorcha outro ser?

Como mergulhará na LLuz

quem atocha um na cruz?

 

 

omo se forrará do karma

quem repudia o Abidarma?

Como romperá o samsara

quem é maldoso e cuiara?

 

 

omo ouvirá o seu Deus

quem vive a parir mateus?

Como se tornará Hiper-ser

quem só serve ao não-ser?

 

 

 

.......................................

 

 

 

nossa Impressão Digital

não é um tipo de coisa e tal,

e não é um simples acidente:

está fixada no Átomo-semente.

 

 

ou virar u'a alma-de-serpente.

A escolha só depende de nós;

temos que implodir velhos nós.

 

 

udo é Verdade e Caminho15

– poetificou um Pequenininho.

Verdade que é preciso topar.

Caminho, por mérito, aquistar.

 

 

ão Morrer é fugir da Estrada,

e tudo vira sesquipedal maçada.

Só Vivendo será deitada a Cruz.

Só Vivendo será intervista a LLuz.


 

 

 

Esta é a Cruz que azorata
com o nó que não desata!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. E por tudo aquilo que aparentemente não tem. Aparentemente, porque não há um grão de poeira que não esteja impregnado da Vida Universal. Aliás, a condição de existência de uma coisa como coisa é ser uma vida – parte inseparável da Eterna Vida. Neste sentido, qual é a diferença, então, por exemplo, entre uma pedra e um ser humano? É, simplesmente, o fato de o ser humano ter consciência consciente de que é um ser humano, e a pedra não ter percepção interna de nada, e não saber sequer que é uma pedra. Mas, o fato inexorável é que da mesma forma que, um dia, seremos Deuses conscientes, a pedra terá ascendido à condição humana. Nem nós seremos e ficaremos eternamente na condição de homens nem as pedras serão e ficarão eternamente na condição de pedra.

2. Domina em termos, pois, não controla, por exemplo, tornados, terramotos, tsunamis, enchentes, vulcões etc. Mas, já consegue, razoavelmente, utilizar a própria Natureza como arma de destruição em massa, produzindo catástrofes e cataclismos climáticos para derrotar seus adversários.

3. Hábitos herdados, particularmente e principalmente, de si-mesmo.

4. Você já reparou que há certas pessoas que nascem, digamos assim, feias, e, com o tempo, vão ficando bonitinhas? E que, ao contrário, há algumas que nascem privilegiadamente belas e terminam monstruosas? Isto decorre, simplesmente, da harmonia ou da ausência de compasso entre o Eu Interno e o ego necessitante, que terminam por ser refletir, generalizadamente, no aspecto físico. Quanto maiores forem a desavença, a querença e a licença...

5. Pode(re)mos explicar (quase) tudo. O que, geralmente, nos falta é entender o passo anterior para entender o seguinte. E assim, vivemos mergulhados em uma mistura de ignorância e de ilusão.

 

 

 

 

6. Por tudo o que tenho escrito e publicado, entendo que isto seja exatamente o contrário. A incompreensibilidade e o mistério são filhos da nossa ignorância.

7. Não sei se é propriamente o medo que reina sobre a vida; mas, tenho certeza de que a ignorância impede que a vida se transforme em Vida. Só conheceremos a Vida Eterna quando compreendermos o porquê de a Vida existir simplesmente como Vida, e que tudo e todos são partes inalheáveis desta Vida.

8. Ora, nem o Fogo Interno nem o Espírito Interior se apagam; por ignorância, vanidade, imoderação, capricho etc. nós é que nos afastamos mentalmente Deles, e, aí, sentimos frio.

9. Não só contra essa porcaria dos experimentos nucleares – que são muito mais do que simples porcarias – mas, contra tudo o que ameace o equilíbrio planetário e a dignidade inalienável da vida, como, por exemplo, as armas de destruição em massa. Mas, não foram as armas de destruição em massa o que o homem produziu de mais temerário; foram seus deuses, que, em um certo sentido, são piores e mais perigosos do que elas, porque engendram fanatismos, facciosismos e intolerantismos – preconceituosos, intransigentes e retardativos – tanto autoritários como totalitários. Contados um por um, a Humanidade já pariu mais de 1.000.000 de deuses! São deuses para ET nenhum botar defeito! Eu só fico imaginando a ciumeira que deve haver entre eles.

 

 

Armas de Destruição em Massa

 

10. Aquilo que há dezenove séculos se apresenta neste mundo como Cristianismo não é Cristianismo, mas, Catolicismo – uma deturpação autoritária e estéril do Gnosticismo-ShÓPhIco ensinado por Jesus.

11. Isto significa que, por exemplo, ficar sistematicamente jejuando, orando, se abstendo, se eremitando, se penitenciando, lavando as mãos, fugindo da realidade, pondo a culpa das coisas nos outros e trecos esquizofrênicos semelhantes, no fundo, não adianta nada, até porque não deixa de ser uma forma (geralmente, impercebida) de egoísmo psicótico. Fazer tudo o que for possível para melhorar o estado geral de inscícia da Humanidade, isto, sim, é ético, ou melhor, é moralmente concertado. A Paz Perpétua (hospitalidade universal) reclamada por Immanuel Kant (Königsberg, 22 de abril de 1724 – Königsberg, 12 de fevereiro de 1804) depende de cada um de nós individualmente e de todos nós coletivamente.

12. Tomando a Segunda Guerra Mundial como exemplo, milhares de vidas teriam sido poupadas, se muitos dos que não quiseram se envolver, tivessem se envolvido. Neste caso, o lavabo inter innocentes manos meas (lavarei minhas mãos entre os inocentes) foi nada menos do que um crime contra a Humanidade, porque apoiar uma monstruosidade ou ficar calado são a mesma coisa. Omissão é tão grave quanto comissão.

13. Isto significa que devemos sempre estar disponíveis.

14. Não sei se isto é assim; acho até que não é. Quem é espiritualmente pobre, geralmente, não tem consciência de sua pobreza espiritual; às vezes, até se acha um sabe-tudo. E se isto é assim, como um ser espiritualmente pobre poderá almejar riquezas espirituais interiores, mais nobres e mais elevadas, se são coisas que ele desconhece? Mutatis mutandis, isto é como chocolate marca roscofe e chocolate da Kopenhagen. Quem nunca comeu chocolate da Kopenhagen acha que chocolate marca roscofe é o máximo. Só as sucessivas encarnações – como os diversos períodos de uma faculdade – poderão ir lentamente ilustrando a personalidade-alma, seja do paupérrimo espiritual, seja do multimilionário espiritual, porque a Faculdade da Vida é ilimitada em períodos e em ensinamentos. Somos todos neófitos.

15. In: A Morte é a Curva da Estrada, Fernando Pessoa (23 de maio de 1932).

A morte é a curva da Estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A Terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é Verdade e Caminho.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.thefamouspeople.com/
profiles/albert-schweitzer-266.php

http://giphy.com/gifs/VZsVqPKd3QGGY

http://www.pinterest.com/pin/503910645779198485/

http://giphy.com/gifs/

http://www.filosofianoar.com.br/site/conteudo_janela
_imprimir_pagina.php?secao=frases&id=0&idioma=1

http://www.unesp.br/aci_ses/revista_
unespciencia/acervo/11/livros

http://www.techs.com.br/Geral/Home.shtm

http://pt.dreamstime.com/

http://www.blogdoneylima.com.br/

http://olivrodospensamentos.blogspot.com.br/

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/albert_schweitzer_2.html

http://escosteguy.net/?p=2318

http://fpif.org/

http://ouropel.blogspot.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

http://athighfrequency.blogspot.com.br/

http://ahdimages.com/

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/albert_schweitzer.html

http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/103/8.pdf

http://pakistancyberforce.blogspot.com.br/

http://classroomclipart.com/clipart-view/
Animations/Objects/balance_gif.htm

http://www.cahiers-antispecistes.org/spip.php?article385

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cogito_ergo_sum

http://www.quemdisse.com.br/frase.asp?frase=59955

http://www.frasesfamosas.com.br/
frases-de/albert-schweitzer/

http://kdfrases.com/autor/albert-schweitzer/3

http://galeria.colorir.com/

http://galeria.colorir.com/veiculos/barcos/barco
-veleiro-1-pintado-por-leandrix-1034243.html

http://kdfrases.com/autor/albert-schweitzer

http://pensador.uol.com.br/autor/albert_schweitzer/2/

http://pensador.uol.com.br/autor/albert_schweitzer/

http://pensador.uol.com.br/autor/albert_schweitzer/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/albert-schweitzer

http://www.citador.pt/textos/a-ingenuidade-ignorante
-e-a-ingenuidade-sabia-albert-schweitzer

http://www.maddocman.com/wiggle-3d.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Schweitzer

http://pt.wikiquote.org/wiki/Albert_Schweitzer

 

Música de fundo:

Ária na Corda Sol (G) ou Ária da Quarta Corda
Compositor: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://classicosmusicais.tripod.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.