Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Sobre Akhen-Aten

 

 

Akhenaten
Amenhotep IV (Akhenaten)
(Aponte o mouse para a fotografia de Akhenaten)

 

 

Neferkheperura Waenra Amenhotep IV (Akhenaten) foi o 98º Nisut da Religião Kemética (KMT) durante um curto período [13 anos] porque ele fundou o Monoteísmo no Antigo Egito como um Grande Kheri-Heb de Aten – o Único Criador da Vida no planeta Terra – e mudou seu nome de Amenhotep IV para Akhenaten... Para muitos membros da KMT, a revolução [mística] promovida por Akhenaten foi uma heresia; mas isso é um grande erro, simplesmente porque a autêntica Religião Kemética sempre foi monoteísta em sua essência metafísica. E essa essência não pode ser destruída por padres ou por reis. (Frater Vicente Velado).

Akhenaten, em seu amor pela verdade, parece ter-se despojado, deliberadamente, de todo aquele mistério que houvesse ajudado seus ancestrais a se apresentarem a seus súditos, como deuses. Sua aproximação das pessoas revestia-se de simplicidade e gentileza; sua divindade não era conseqüência de um privilégio pomposo daqueles reis nascidos do Sol ou de um profeta confirmado por signos exteriores. Sua divindade derivava da perfeição íntima desse homem cujo Coração, desejo e compreensão estavam em perfeita harmonia com as Leis Eternas da Vida, desse homem que havia preenchido os desígnios divinos do ser humano com a mesma naturalidade com que os outros deles se afastavam. Ele também sentiu que não havia a menor necessidade de uma pompa faustosa que assegurasse sua condição divina. Nele não havia excessos; nada que o observador comum pudesse classificar como notável, nada que o entusiasmo popular pudesse exaltar. Não foi responsável, como tantos outros Mestres, por eventos extraordinários. A única maravilha sobre a qual discursava era o milagre perpétuo da ordem e da fertilidade, o ritmo do dia e da noite, o crescimento de um pássaro ou de uma criança. (Savitri Devi).

 

 

Soneto ao Sol

 

 

Ó Aten vivo – Princípio Único da Única Vida!

Tu és belíssimo, brilhante e sublime sobre a Terra.

Embora longe, Teus raios estão sobre toda a Terra.

Ó Aten vivo – Princípio Único da Única Vida!

 

Tu sozinho! Quantas foram as coisas que fizeste!

A concepção da mulher... O gado... O passarinho...

As estações do ano... O Nilo... Tudo criaste sozinho...

Sempre sozinho! Todas as coisas! Tu fizeste!

 

Ilimitadas foram e são as coisas que criaste!

Todas terras, com Tua Beleza, Tu criaste!

Tu sempre estarás em meu Coração!

 

Akhen-Aten – vivendo em Maat,

vivendo para Maat e vivendo por Maat!

Três vezes Grande em sua Santa Illuminação.

 

_______

 

Observação:

Este Soneto ao Sol foi composto em parceria com meu Iniciador – Akhenaten. Foi editado e transformado em Soneto a partir do Grande Hino ao Sol de Akhenaten. Qual o mérito do Soneto? Não sei avaliar. Qual o meu mérito na sua elaboração? Nenhum. Nem sequer sou digno de ser Rosacruz, quanto mais de escolher Akhenaten para parceiro literário. Mas, recordar é preciso! Ensinar é preciso! Viver é preciso! Tudo é preciso!

 

Vista em perspectiva do Grande Templo
Tell-el-Amarna (Akhen-taten)
Fonte:
http://www.sandiegohistory.org/journal/92spring/scrippsimages.htm

 

No túmulo de May (um dos homens promovidos por Akhenaten por sua fidelidade) está escrito: Akhen-taten [a Cidade do Horizonte de Aten, das montanhas orientais às ocidentais], plena de encanto, senhora de cerimônias agradáveis, rica em haveres, com as oferendas de Ra em seu centro... Ao ver sua beleza, há regozijo. Ela é encantadora. Vê-la, é ter um vislumbre do céu... Quando Aten surge em seu centro, enche-a cosm Seus Raios, envolvendo com Sua Luz seu filho bem-amado, filho da Eternidade, que saiu da Sua Substância e que oferece a Terra a Ele, que O colocou em Seu trono, levando a Terra a pertencer-Lhe, a Ele que A fez...

Bibliografia:

DEVI, Savitri. Filho do Sol (a vida e filosofia de Aquenaton, rei do Egito)/Sun of the Sun. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura, FRC. Biblioteca Rosacruz. Vulume XXXIII. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1981.

VELADO, Vicente, Fr. A study on ancient illuminism (Lux from Kemet). Grand Temple of Maat. Ordo Illuminati Ægyptorum. Illuminates of Kemet.
http://svmmvmbonvm.org/aum_muh.html

 

Música de fundo:

The Sun In The Stream (Enya)

Fonte:

http://www.etplanet.com/download/midi/

 

Website consultado:

http://www.sandiegohistory.org/journal/92spring/scrippsimages.htm

 

 

 

 

Tu sempre estarás em meu Coração!