Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

No Metrô

 

 

No metrô, um anão escorregou pelo banco e um outro passageiro, solidário, recolocou-o em posição. Por alguns instantes, o anão ficou sentadinho.

 

Pouco depois, o anão voltou a escorregar e o mesmo passageiro, pacientemente, voltou a recolocá-lo no assento. Por mais alguns instantes, o anão ficou sentadinho.

 

Como a situação se repetia seqüencialmente, o consolativo passageiro acabou se irritando e protestou:

 

Caramba! Não me importo de ajudar, mas será que você não consegue se sentar direito?

 

O anão respondeu:

 

Meu amigo, há mais de cinco estações que estou tentando sair... mas o senhor não deixa!


 

 

 

 

Devemos dar assistência,

mas, às vezes, nosso solidarizar

é uma 'imperdolência'.1

 

 

Ajuda tem cabimento

quando nos pedem para ajudar;2

senão, é morrinhento .

 

 

O mais nobre auxílio

é, em silêncio, facilitar e orientar

a libertação do exílio.

 

 

Quantas mil vezes

ficamos a reiterar e a requestar?

Ajudas ou reveses?

 

 

 

 

Ajuda ou Revés

 

 

 

_____

Notas:

1. 'Imperdolência' = impertinência + merdolência.

2. Há exceções, claro. Mas, seja como for, de maneira geral, precisamos compreender que não devemos interferir nas experiências alheias. Senão, o que necessariamente precisa ser aprendido poderá ser retardado ou mesmo não aprendido. Ora, admitindo que Jesus tenha feito os milagres relatados na Bíblia, por que cada um dos seres que viviam por aqueles tempos, na Terra inteira, não ganhou um milagrinho de Jesus? Como regra, quando é o caso, o melhor é sempre fazer com o outro; jamais pelo outro. Muitas crianças se tornam adultos ineptos, confusos, incoerentes, inábeis, desajeitados, parvos, inoportunos, enfadonhos, mimadões e impróprios porque, na infância, os pais superprotegeram seus filhos impedindo-os freqüentemente de desenvolver – por conta própria – os necessários mecanismos de defesa. Tudo o que é demais é moléstia. Agora, aquele anão do metrô marcou bobeira. O episódio só vale mesmo como piada.

 

Observação:

A animação em flash Ajuda ou Revés foi produzida pela edição de uma imagem digital disponibilizada no Blog Tá Pensando o Quê? Portanto, o autor da imagem digital mantém os mesmos direitos legais e autorais sobre a animação em flash. O endereço do Blog citado é:

http://www.weno.com.br/blog/

 

Fundo musical:

Reves

Fonte:

http://ftp.monash.edu.au/pub/midi.songs/unsorted/R/