CARTA ABERTA AO GENERAL HELENO

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Liberdade e Paz

Liberdade e Paz

 

 

 

Il.mo e digno senhor General-de-exército da reserva do Exército Brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira e atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Governo Jair Bolsonaro: eu, o Brasil e o mundo sabemos e reconhecemos a sua cultura e a sua competência.

 

Il.mo e digno senhor General-de-exército da reserva do Exército Brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira e atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Governo Jair Bolsonaro: eu, o Brasil e o mundo sabemos e reconhecemos a sua honradez e a sua dignidade.

 

Il.mo e digno senhor General-de-exército da reserva do Exército Brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira e atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Governo Jair Bolsonaro: eu, o Brasil e o mundo, independentemente de sabermos e de reconhecermos a sua cultura, a sua competência, a sua honradez e a sua dignidade, não concordamos com V. Ex.ª quando afirmou que a apreensão do celular do Senhor Presidente Jair Bolsonaro é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os Poderes e poderá ter conseqüências imprevisíveis para a estabilidade nacional. Ora, Senhor General, como um Ministro do STF pode ter a intenção perversa de (tentar) comprometer a harmonia entre os Poderes? Só se for um esquizofrênico, e no STF não há esquizofrênicos. A justiça existe para ser cumprida, e devemos cumpri-la eu, todo o povo brasileiro, V. Ex.ª e o Presidente. Nenhum de nós está acima da lei. Todos nós temos o privilégio republicano de fazermos o que quisermos, sim, mas, somos e sempre seremos responsáveis pelo que fizermos.

 

Il.mo e digno senhor General-de-exército da reserva do Exército Brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira e atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Governo Jair Bolsonaro: eu, o Brasil e o mundo, independentemente de sabermos e de reconhecermos a sua cultura, a sua competência, a sua honradez e a sua dignidade, não concordamos com V. Ex.ª quando afirmou que é preciso deixar claro que a Amazônia brasileira nos pertence. Ora, Senhor General, a Amazônia não tem dono: pertence ao mundo inteiro. Ninguém é proprietário de nada; todos nós estamos aqui, na Terra, de passagem, e todas as coisas nos são ofertadas apenas por empréstimo. Empréstimo temporário. Qualquer sentimento de posse só faz uma coisa: aumenta e engorda a Grande Heresia da Separatividade. E o mundo está do jeito que está exatamente por isto. Separatividade... Ofensividade... Egoísmo... Ganância... Avareza... Preconceito... Indiferença... Privilégios... Corrupção... Sabe com quem está falando... Et cetera e tal e coisa e loisa.

 

Il.mo e digno senhor General-de-exército da reserva do Exército Brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira e atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Governo Jair Bolsonaro: eu, o Brasil e o mundo, independentemente de sabermos e de reconhecermos a sua cultura, a sua competência, a sua honradez e a sua dignidade, não concordamos com V. Ex.ª quando afirmou que não há comprovação científica de que o aumento dos incêndios nas florestas primárias decorra de inação do Governo Federal. Na verdade, os incêndios têm a ver com fenômenos naturais, cuja ação humana é incapaz de impedir. Ora, Senhor General, impedir os incêndios, realmente, nós não podemos, e o próprio aumento da temperatura do Planeta, a cada dia, só piora as coisas. Entretanto, diminuí-los – e diminuí-los muito isto, sim, nós podemos, particularmente os incêndios criminosos, que são exageradamente muitos. Mas, é preciso haver vontade política para isto, coisa que o atual Governo Brasileiro parece não estar tendo e claramente não teve até agora. O fato é que, se ficarmos de braços cruzados vendo o circo, quer dizer, o Pantanal, pegar fogo, e a Amazônia ser criminosamente desmatada, o circo, quer dizer, o Pantanal, e a Amazônia irão simplesmente desaparecer e virar desertos. Por acaso, V. Ex.ª sabe que, durante a última glaciação, o Deserto do Saara foi mais úmido do que é agora, e já possuiu densas florestas tropicais? Será esta a herança que o Governo Bolsonaro quer deixar para todos nós? Um Deserto Pantaneiro? Um Deserto Amazônico? Espero que não e faço votos que não. Já passou da hora, General, de enxergarmos o Pantanal e a Floresta Amazônica como monumentos da nossa Pátria, da nossa cultura e da nossa história.

 

Il.mo e digno senhor General-de-exército da reserva do Exército Brasileiro Augusto Heleno Ribeiro Pereira e atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Governo Jair Bolsonaro: eu, o Brasil e o mundo, independentemente de sabermos e de reconhecermos a sua cultura, a sua competência, a sua honradez e a sua dignidade, não concordamos com V. Ex.ª quando afirmou, enfim, que nações e personalidades estrangeiras têm o objetivo, obviamente oculto, mas, evidente, de prejudicar o Brasil e derrubar o Governo Bolsonaro. Ora, Senhor General, as nações e as personalidades estrangeiras têm mais o que fazer do que se preocupar em prejudicar o Brasil e em derrubar o Senhor Presidente Jair Bolsonaro. O que as nações e as personalidades estrangeiras não querem, e eu também não, é que o aquecimento global fique de tal maneira descontrolado, que os eventos naturais se tornem mais catastróficos do que já estão. Não há um bebê no mundo que não saiba que a temperatura global planetária está progressivamente aumentando, com conseqüências gravíssimas e imprevisíveis para todos os ecossistemas e para todas as formas de vida na Terra. E quem está fazendo isto somos nós, não são os ETs. E quem pagará o preço disto seremos nós, não serão os ETs. Mas, os negacionistas... Negam! O que nós precisamos meter na cabeça, General, é que a resiliência da Terra – isto é, a capacidade de a Terra se rearmonizar mais ou menos facilmente e de se readaptar às sistemáticas mudanças impostas por nós tem limites, limites estes que, ao que tudo parece indicar, já foram ultrapassados. E nós, aqui no Brasil, insanamente, continuamos a queimar descaradamente, a desmatar despudoradamente e a poluir desavergonhadamente!

 

 

Planeta Terra Doente

Planeta Terra Doente

 

 

Tudo isto, General Heleno, me faz lembrar do Senhor Presidente Jair Bolsonaro, quando, há algum tempo, afirmou que, pelo histórico da sua vida, que chamou de atleta, se fosse contaminado pelo Coronavírus, não precisaria se preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou de um resfriadinho. Eu gostaria de saber o que, hoje, o Senhor Presidente, que, infelizmente, acabou se contaminando, tem a dizer às famílias das 137.272 pessoas que já faleceram de COVID-19 no Brasil (dado atualizado em 21/09/2020)? Não ser responsável por estas mortes, e o Presidente não é, é uma coisa; ser insensível a elas é outra completamente diferente. E isto o Presidente tem demonstrado ser. Ele, inclusive, disse que não era coveiro, mas, espero estar completamente enganado.

 

Enfim, General Heleno, V. Ex.ª não me conhece, mas, nutro pela sua pessoa uma fraterna amizade e uma sincera admiração, e espero que os conselhos que V. Ex.ª dá ao Senhor Presidência da República Jair Bolsonaro sejam sempre no sentido de fazer o melhor que ele puder pelo nosso tão sofrido povo brasileiro. Nossas discordâncias de opinião são apenas discordâncias de opinião republicanas. Nada mais do que isto. E quanto ao Senhor Presidente Jair Bolsonaro, eu desejo o melhor para ele, pois, desejando o melhor para ele, estou desejando o melhor para o Brasil e para o povo do meu País.

 

 

 

Muito cordialmente,

Rio de Janeiro, terça-feira, 22 de setembro de 2020.

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Música de fundo:

Hino Nacional Brasileiro
Composição: Joaquim Osório Duque-Estrada (letra) & Francisco Manuel da Silva (música)

Fonte:

http://www.dominiopublico.gov.br/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Saara

http://www.vectorpicker.com/

https://br.pinterest.com/pin/469007748679310458/

https://www.metropoles.com/

https://www.vectorstock.com

https://economia.uol.com.br/

https://revistaoeste.com/general-heleno-e-preciso-
deixar-claro-que-amazonia-nos-pertence/

https://www.pinterest.ca/pin/97038566958138475/

https://realitydecoded.blog/

https://jc.ne10.uol.com.br/politica/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.