AGRAPHA EXTRA-EVANGELHO
(Fragmentos)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

 

 

 

 

 

 

 

Durante os mais ou menos três anos de Sua vida pública, Jesus, o Cristo, ensinou e falou para multidões, em diversos lugares e em situações diversas. Muito do que Ele disse e do que foi dito que Ele disse ficou registrado nos Evangelhos Canônicos – Evangelho de Mateus, Evangelho de Marcos, Evangelho de Lucas e Evangelho de João – que são os únicos evangelhos aceitos como legítimos pela Igreja Católica e pelos evangélicos, e que, portanto, integram o Novo Testamento da Bíblia (também conhecido por Escrituras Gregas), uma coleção específica e selecionada de vinte e sete livros.

 

Por outro lado, frases, sentenças e palavras, conhecidas como agrapha, acabaram sendo transmitidas pela tradição oral e, mais tarde, de uma forma ou de outra, também foram registradas. Estes registros foram sendo copiados, recopiados e traduzidos para diversas línguas, muitas vezes sofrendo algumas metráfases, conforme a interpretação da época ou da pessoa que lidava com esses textos, ainda que a essência do pensamento de Jesus, de forma geral, não tenha sido significativamente alterada ou comprometida em seus fundamentos. Estes registros são conhecidos como livros apócrifos (do grego, apokruphoi – secretos, separados ou excluídos) ou pseudo-canônicos, não tendo sido, de maneira geral, incluídos no cânon bíblico. Mas há exceções! Um exemplo marcante está no Evangelho de Marcos, IX, 48, onde foi adicionada uma frase agrapha, provavelmente dita por Jesus, aproximadamente quinhentos anos depois de o Evangelho ter sido escrito: Porque todo homem será salgado com fogo, e toda vítima será salgada com sal.

 

O que se segue são alguns fragmentos selecionados, algumas vezes comentados, da obra Agrapha Extra-Evangelho, considerado um dos apokruphoi.

 

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Maior ventura é dar que receber.

 

Nós, os Vivos... estamos na dianteira dos que dormem.

 

Venturoso é aquele que vigia e conserva suas vestes de forma que não ande desnudo e deixe à vista suas vergonhas.

 

Vós haveis de crescer partindo do pequeno, e não procurando diminuir o grande. Assim, quando vos acercardes, convidados a um banquete, não vos julgueis dignos de ocupar os assentos de honra, à mesa, nem vos acerqueis sequer deles, para que não venha alguém mais digno do que vós e, chegando o anfitrião, vos diga: — sentai-vos um pouco mais para baixo — deixando-vos embaraçados. Mas se vos aproximais dos lugares mais humildes, onde estejam os que são menos que vós, vos dirá o anfitrião: — chegai-vos mais para cima, isto vos será útil.

 

Sede banqueiros experimentados, recusando o mal e guardando o bem.

 

Fiz-me fraco pelos fracos, passei fome pelos famintos e sede pelos sedentos.

 

Viste a teu irmão? Dás-te conta de que viste a Deus?

 

Um dia, tendo visto alguém que trabalhava no Sabbath, lhe disse: — Homem: se te dás conta do que fazes, feliz de ti; mas, se não, és um execrável transgressor das leis.

 

O homem que não foi tentado não foi provado.

 

Muitos virão em meu nome, vestidos por fora com pele de ovelha, mas, por dentro, são lobos vorazes; e haverás cismas e heresias.

 

Acerca do futuro Reino dos Santos: Será dado ver tais coisas àqueles que se fizerem dignos delas.

 

Compadecei-vos para que tenham compaixão de vós; perdoai para que vos perdoem. Conforme vosso comportamento em relação aos demais, assim será o Deles com relação a vós; do mesmo modo que dais, se vos dará; como julgais, assim sereis julgados; na medida em que sejais bons, usarão de benevolência para convosco; a vara com que medis, servirá de medida para vós mesmos.

Comentário: Iniciaticamente, o correto é não julgar. O Iniciado que compreendeu se desfez da vara com que media.

 

Que sue a esmola em tuas mãos até que saibas a quem vai dá-la.

Comentário: Às vezes, dar significa e equivale a tomar.

 

Sede fortes na batalha, lutai com a serpente antiga e alcançareis o reino eterno.

Comentário: Fomos nós que criamos esta serpente (e continuamos a aleitá-la), com nossos pensamentos pestíferos, nossas palavras imisericordiosas, nossos atos egoístas, enfim, com nossas cobiças, nossas paixões, nossas heresias, nossos preconceitos, nossos egoísmos, nossos desejos retrocessivos et cetera.

 

Quantas são as árvores, mas nem todas dão frutos. Quantos são os frutos, mas nem todos são bons. Quantas são as ciências, mas nem todas são úteis.

 

 

 

 

Não se atiram pérolas aos porcos, pois a Sabedoria [SOPhIa] vale mais do que as pérolas, e quem a deprecia é pior do que os porcos.

Comentário: SOPhIa 300 + 6 + 80 + 10 = 396 18 9.

 

Como vai ser contado entre os sábios aquele que, depois de estar trilhando a Senda que conduz à Vida Futura, dirige seus passos na direção deste mundo? E como vai ser contado entre os sábios aquele que busca a Palavra de Deus para anunciá-La aos demais e não para colocá-La em prática?

 

Não podem estar juntos, ao mesmo tempo, no Coração, o amor a este mundo e o Amor à Vida Futura, da mesma maneira que a água e o fogo não podem tampouco permanecer juntos em um mesmo continente.

Comentário: A Iniciação não se adéqua à mundanidade.

 

Quem busca o mundo se parece com o homem que bebe água do mar. Quanto mais bebe, tanto mais aumenta sua sede, até que a água acabe por matá-lo.

Comentário: A vida do mundo (mas não a vida no mundo) mata; a Morte Iniciática liberta e faz Renascer e Viver.

 

A Sabedoria não consiste certamente em palavras de sabedoria, mas em Sabedoria aplicada.

 

Quantas são as lâmpadas que o vento apaga! A quantos servos de Deus a vaidade corrompe!

 

Conservai casta vossa carne e sede imaculados em vosso mais secreto interior, para que possais ser dignos da Vida Eterna.

 

Se não fizerdes o destro como o sinistro, o que está acima como se estivesse abaixo e o que está à frente como se estivesse atrás, não conhecereis o Reino de Deus.

 

 

 

 

Mais vale Morrer em Deus do que reinar sobre a toda Terra, de um extremo ao outro, pois de que serve ao homem possuir o mundo inteiro, se é escravo em sua Alma?

Comentário: Morrer em Deus, simbolicamente, mas muitíssimo mais do que apenas simbolicamente, significa, pela Senda Cardíaca, nos tornarmos um com o Mestre-Deus de nossos Corações. E assim, só não será escravo em sua Alma aquele que peregrinar para compreender e, um dia, ouvir o Som do Silêncio em sua Alma. Quatro rosas no chapéu... Uma Rosa Vermelha no Coração... Um Amor incomensurável que não é amor...

 

A qualquer um que te peça, dá-lhe.

Comentário: Mas, sempre...

 

 

 

 

 

 

 

Sonetando e Parafraseando...

 

 

 

Peguei uma caneta-tinteiro

e tomei Jesus como parceiro.

A quem te perguntar, ensina!

Ao órfão sem-ventura, nina!

 

Oh!, mil e uma religiões!

A maioria só produz ilusões!

Aonde levarão as regalias?

Aonde levarão as romarias?

 

Dá sem pensar em receber.

Sê sem ambicionar vir-a-ser.

Fala sem querer ser escutado.

 

Lege. Relege. Ora. Labora.

Aprende com o Sol, na Aurora.

Luta para exceder o Quadrado.

 

 

 


 

 

 

Página da Internet consultada:

http://www.astrologosastrologia.com.pt/
gnosticismo&apocrifos=evangelho+agrapha.htm

 

Bibliografia:

APÓCRIFOS II: OS PROSCRITOS DA BÍBLIA. Compilados por Maria Helena de Oliveira Tricca. São Paulo: Mercuryo, 1992.

 

Música de fundo:

Pennies From Heaven
Música: Arthur Johnston
Letra: Johnny Burke
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

http://www.umnovoencontromusical.com/
internacionais-F.htm