LONGA AGONIA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das pessoas mais importantes na minha Trajetória-Peregrinação Místico-Rosacruz foi Raymond Bernard. Já escrevi alguns textos sobre o seu pensamento, e sua personalidade voltou vigorosamente à minha consciência com leitura de uma carta que recebi do Imperator da AMORC Christian Bernard – carta que me emocionou e me comoveu muito. O Frater Christian, normalmente no início de cada ano, por intermédio das Grandes Lojas, apresenta aos membros ativos da Ordem no mundo um relato de suas atividades referentes ao ano anterior. Como de hábito, ontem, 10 de abril de 2007, recebi essa correspondência da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa. Gostaria que todos refletissem um pouco apenas sobre o primeiro parágrafo dessa carta, que transcrevo a seguir:

 

Embora seja meu dever, como ser humano e como Rosacruz, ser positivo em todas as circunstâncias e prefira transmitir somente boas notícias, inicio esta carta compartilhando com os Fratres e Sorores meu pesar pela partida de entes queridos para o outro plano. É raro passar um mês sem que esteja viajando, mas, como não existe acaso, no transcorrer de dezembro de 2005 e janeiro de 2006 pude acompanhar meu pai, Frater Raymond Bernard, ao lado de minha mãe Yvonne, sua companheira de 55 anos, durante a transição dele no dia 10 de janeiro. Sua agonia foi longa, mas consciente. Na véspera da transição, ele me disse que sabia que chegara a hora de se reencontrar com o 'Grande Iniciador'. As semanas que passei à sua cabeceira me possibilitaram aceitar essa separação com serenidade, e foi em Paz Profunda que nos dissemos adeus. Desde então, no plano em que agora se encontra e como todo ser que passou pela transição, ele tem lidado com o balanço da sua vida e das suas ações, e está preparando sua próxima encarnação.

 

Parágrafo comovente, emocionante e educativo. Eu seria capaz de especular reflexivamente sobre esse parágrafo três dias, três noites e mais meia hora sem parar, mas vou resumi-lo em um sonetinho que dedico, com todo carinho, ao meu muito querido Irmão Raymond.

 

 

onga agonia! Fim da estadia!

Minha vida, porém, não foi vazia;

carreguei com dignidade minha Cruz,

e ofertei minha vida à Rosa+Cruz.

 

im da estadia! Longa agonia!

Resignado, consciente, aceitei a paralisia,

pois sei que não há qualquer privilégio

– nem para o Hierofante do Sacro Colégio!

 

e meu final foi um pouco doloroso,

meu viver foi categórico, amoroso e frutuoso,

e meu Coração só derramou o Bem.

 

enasci em uma Dimensão Superior

onde não há fúria, repulsão ou rancor.

Nela, todos-são-um-no-Uno-Sumo-Bem.