PERCEPÇÃO INTERNA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Galeno

 

 

Galeno

Galeno

 

 

Aquele cujo propósito é saber qualquer coisa melhor do que a multidão deve ultrapassar em muito todos os outros, tanto em sua natureza como em seu treinamento precoce. E quando chegar à primeira adolescência ele deverá se tornar imbuído de um ardente amor pela verdade, como um inspirado; nem um dia ou noite ele poderá deixar de se incitar e de se esforçar, a fim de aprender completamente tudo o que tenha sido dito pelos mais ilustres Antigos. E quando tiver aprendido, então, por um longo período, ele deverá testar e prová-lo, observando qual parte está de acordo e qual está em desacordo com os fatos óbvios. Assim, ele poderá escolher uma coisa e rejeitar outra.

 

A menos que se saiba como um órgão funciona, não se pode nem reconhecer sua condição saudável nem aliviar seus males, e a função de um órgão pode ser entendida somente dentro do contexto da unidade de todo o organismo e sua unidade com seu ambiente.1

 

Hipócrates foi o primeiro conhecido por nós dentre aqueles que foram tanto médicos quanto filósofos, e foi o primeiro a reconhecer o que a Natureza faz.

 

A Fisiologia inclui grande parcela de Física e de Química, elas mesmas consideradas como o estudo dos processos inteligentes (e, portanto, inteligíveis) da Natureza.

 

A principal característica da Natureza é a 'techne' – sua artisticidade criativa.

 

Enquanto as categorias do movimento autônomo possam ser entendidas 'a priori', a observação clínica, baseada em detalhado conhecimento anatômico, é crítica para a diagnose de qualquer doença ou desequilíbrio no sistema orgânico.

 

O verdadeiro curador deve dominar os três ramos da Fisiologia: 1º) a Lógica, a Ciência do pensamento correto e da conceitualização; 2º) a Física e a Ciência da Natureza visível e invisível; e 3º) a Ética – a ciência do que fazer.

 

A Natureza é viva e inteligente; o caráter moral do médico reflete seu reconhecimento da operação da própria Natureza.

 

O curador tem sucesso não só por causa de seu conhecimento, mas, também, porque ele conscientemente busca auxiliar a Natureza, que revela seus segredos aos seus servos fiéis e devotos.

 

Alguns indivíduos, por natureza, são bons, e outros são maus,2 e a educação não pode alterar significativamente suas constituições naturais. Pode, não obstante, desenvolver os naturalmente bons e impor algumas restrições aos inerentemente maus.

 

Para a maioria dos seres humanos, é possível o progresso ético e intelectual.

 

Se um professor não puder ver com maior clareza intelectual que seus estudantes, ele não deverá estar nesta profissão.

 

O caráter pode ser influenciado pela educação porque os traços atribuídos à personalidade e ao caráter são parte não da alma racional, mas, da irracional, ou seja, dos aspectos vital e vegetativo da psique.

 

O pensamento falacioso emerge tanto de falhas na argumentação como de ambigüidades nos conceitos.

 

 

 

 

A linguagem, essencialmente, deve transmitir o que ela significa; já a ambigüidade é o grau em que o significado é obscuro.3

 

O melhor Médico é também um Filósofo.

 

Para diagnosticar, é preciso observar e raciocinar.

 

Preguiça gera humores4 do sangue.

 

Todos os animais ficam tristes [abatidos, melancólicos] depois do coito, exceto a fêmea humana e o galo.

 

Os sectários não conseguem apre[e]nder.

 

Aquele que mais estima a riqueza do que a virtude, e que aprende a sua arte para acumular fortuna, e não para o bem da Humanidade, não merece figurar entre os que exercem a Medicina.5

 

Cura melhor quem tem a confiança do paciente.

 

O trabalho é o médico da Natureza e é essencial à felicidade humana.

 

O hábito é uma segunda natureza.

 

Há um único Deus.

 

O corpo é uma criação divina e instrumento da alma.

 



Peregrinação Espiritual

 


______

Notas:

1. Galeno foi um dos pioneiros da Medicina Holística.

2. Na verdade, penso que, propriamente, não existam indivíduos bons e maus, pecadores e santos, da mesma forma que, mal comparando, por exemplo, um aluno da 1ª série do 1º grau tem menos conhecimento geral e aptidão do que um aluno da 1ª série do 2º grau, e um Nirmânâkâya não está no mesmo Plano de Realização que um Sambhogakâya; há, sim, em virtude da maior ou menor compreensão (ignorância) das Leis da Natureza, maior ou menor harmonia (percepção interna) com estas Leis, derivando daí, no caso dos chamados bons e maus, comportamentos e atitudes que costumamos classificar, dualística e antagonicamente, em bem e mal. Então, de modo geral, tudo se resume à uma maior ou menor ignorância (compreensão) da Lei, o que poderá, em casos extremos e mórbidos, desembocar em absurdidades palúrdias, para dizer o mínimo e como se fosse possível uma absurdidade não-palúrdia, como foi o caso do Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão), das diversas ideologias totalitárias, fascistas e xenofóbicas ou de indivíduos mentalmente desequilibrados, do tipo Elias Pereira da Silva, mais conhecido como Elias Maluco, Charles Manson, Jack, o Estripador, Ted Bundy, frei Brendan Smyth, padre Robert Burns, Karla Homolka e Mary Flora Bell. Enfim, cada um que cuide e trate de dominar seus demônios, para não acabar igualzinho a eles e ser entropizado. A animação em flash abaixo mostra mais ou menos como funciona a percepção interna.

 

 

Percepção Interna

 

 

3. Para Galeno, era essencial o reconhecimento deste problema lingüístico (a ambigüidade), pois, ele, freqüentemente, se via debatendo com médicos que confundiam rotulação (etiquetar com simplismo ou impropriedade) com diagnóstico (fase do ato médico em que o profissional procura a natureza e a causa da afecção). O enorme perigo da rotulação é tratar o rótulo e não o paciente, negando a unidade do organismo. Galeno trabalhou toda a sua vida para banir da prática médica o equívoco de atacar a doença como se ela pudesse ser separada de toda a vida pregressa do paciente.

4. Humores são líquidos secretados pelo corpo, e que, no passado, eram tidos como determinantes das condições físicas e mentais do indivíduo. Na Antiguidade Clássica, contavam-se quatro humores: sangue, bile amarela, fleuma ou pituíta (secreção mucosa que, eliminada pelo nariz, era tida como proveniente do encéfalo) e bile negra ou atrabílis (suposto humor ao qual os antigos atribuíam o temperamento melancólico, a irascibilidade, a hipocondria etc.).

5. Isto vale para tudo, particularmente para o sacerdócio. Recentemente, em sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (2013), o Papa Francisco comentou: A relação dos bispos e dos sacerdotes com o povo é uma relação existencial, sacramental. Mas, eles também são homens e, por isto, são pecadores e são tentados. Santo Agostinho, comentando o profeta Ezequiel, falou de duas tentações: a riqueza, que pode chegar a se converter em avareza, e a vaidade. Quando os bispos e os sacerdotes se aproveitam das ovelhas para si mesmos, o movimento muda: não é mais o bispo e o sacerdote para o povo, mas, o bispo e o sacerdote que tiram do povo. Quando bispos e sacerdotes correm atrás de dinheiro, o povo não os ama, e isto é um sinal. Mas, esses bispos e esses sacerdotes terminam mal. Se formos pelos caminho da riqueza, se formos pelo caminho da vaidade, acabaremos nos convertendo em lobos, não em pastores. Estes comentários foram editados por mim, todavia, sem qualquer mudança no conteúdo da mensagem.

 

 

 

 

Observação:

Galeno (Claudius Galenus) – * Pérgamo, cerca de 129, † provavelmente Sicília, cerca de 217 – foi o maior médico do mundo antigo, tendo se baseado na Medicina Hipocrática para criar um sistema de patologia e terapêutica de grande complexidade e coerência interna. Galeno é um representante exemplar não daqueles que proclamam a verdade última, mas, dos que apontam o caminho para ela.

 

 

 

 

Só sairemos da caverna

Do lado de fora, só treva,

leva-leva e muita bereva.

 

Nisto não cabe remanso

ou não haverá expanso.

que não resolve o ir-e-vir.

 

Ei, me dá uma granaí

preutomá um samba1 ali

não dá sustança n'alma!

 

Ei, chama o padre aqui

queu to tendo o maió piti

não imana à Super-alma!2


 

 

 

_____

Nota:

1. Samba = Cachaça com coca-cola. Pode levar limão e gelo.

2. Em A Super-alma, Ralph Waldo Emerson (1803 – 1882) escreveu: Um homem é a fachada de um templo onde habitam toda a Sabedoria e todo o Bem. 0 que chamamos vulgarmente homem – o que come, bebe, planta e calcula – não representa, tal como o conhecemos, o verdadeiro ser humano; ao contrário, deturpa-se. Não respeitamos este homem, pois não passa de um órgão da alma. Mas, se ele permitisse à sua alma se manifestar em suas ações, elas nos fariam dobrar os joelhos... Permanecemos abertos para as profundezas da natureza espiritual e para todos os atributos de Deus. Se você imaginar a Super-alma como sendo a Consciência Cósmica não errará.

 

Música de fundo:

Me dá um dinheiro aí
Compositores: Homero Ferreira, Ivan Ferreira & Glauco Ferreira
Interpretação: Moacyr Franco

Fonte:

http://www.4shared.com/get/MJdKbttW/
Moacyr_Franco_-_Me_D_Um_Dinhei.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.luzdegaia.org/

http://www.picstopin.com/

http://pt.ars-curandi.wikia.com/wiki/Galeno

http://www.ff.ul.pt/~jpsdias/docs/
Homens-e-medicamentos-parteI.pdf

http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n3/09.pdf

http://www.frasesepensamentos.pt/autores/claudio-
galeno/10997-o-habito-e-uma-segunda-natureza.html

http://www.mundodosfilosofos.com.br/
pensamentos.htm

https://pt-br.facebook.com/rccregi
aoitaqua/posts/195219020631432

http://eofdreams.com/

http://www.millan.net/anims/devils.html

http://frases-fortes.com.br/autores/galeno

http://en.wikipedia.org/wiki/Galen

http://www.thequotefactory.com/quote-by/claudius
-galen/those-who-are-enslaved-to-their/48310

http://www.worldofquotes.com/
author/Claudius+Galen

http://www.giga-usa.com/quotes/
authors/claudius_galen_a001.htm

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-023.php

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.