ASTROLOGIA ESOTÉRICA
(7ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, apocopado, incompleto e meio complicado, se compõe da 7ª e última parte de um conjunto de fragmentos garimpados na obra monumental Astrologia Esotérica – na verdade, uma Astrologia de transição – de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, algumas, como a presente, em co-autoria com o Grande Instrutor Espiritual Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento de decodificação das Leis Universais.

 

Esta obra, em si, segundo a autora, não é propriamente um tratado sobre Astrologia, mas, sim, um estudo sobre os Sete Raios, suas equivalentes e correspondentes energias, os efeitos produzidos pela energia de cada Raio e a interação destas energias e os seus efeitos sobre as diversas forças planetárias, particularmente as da Terra. Enfim, acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar. Por outro lado, acho até que esta obra poderia ter como subtítulo, o que não ficaria nada mal, A História Secreta da Humanidade.

Seja como for, todos nós devemos ter sempre em mente que cada ser-humano-aí-no-mundo é o senhor absoluto do seu destino, destino este – florido, espinhoso ou mais ou menos uma coisa e outra – que deve ser entendido como inexorável manifestação educativa (compensação ou retribuição) do conjunto de efeitos derivados de causas produzidas (Lei da Causa e do Efeito). O dramma (atto) irresponsabile e o divertimento giocoso permanente cobrarão seu preço e produzirão conseqüências restauradors. Ah, che bel vivere, che bel piacere, per un barbiere di qualità!

 

Enfim, os astros inclinam, e, digamos assim, até dão os seus pitacos, mas, não determinam nem obrigam xongas! Uma palavrinhra define isto: livre-arbítrio. Ora, de que serviria a encarnação se, volitiva e conscientemente, não pudéssemos modificar, obstar e chegar a ter domínio efetivo sobre as influências subordinantes de quaisquer entidades – físicas ou não-físicas, microscópicas ou macroscópicas, perceptíveis ou imperceptíveis – existentes no espaço sideral (Universo)? Afinal, in potentia, somos ou não somos Deuses? AUM... RAH... MAH... HUM...

 

Quanto ao pecado... Bem, o tal do pecado nada mais é do que insabidade! Quando compreendermos plenamente e decifrarmos completamente a Santa ShOPhIa – que não será nem plenamente nem completamente compreendida nem decifrada – acho que não pecaremos mais. Pelo menos, não tanto. Eu, que admito que isto tenha este desenho e que não tenho medo de nada, levo uma vantagem extraordinária sobre a maioria das pessoas: cada vez que eu cedo à tentação e peco, e não são poucas as vezes que escorrego e caio, me torno mais humilde, mais sensato e mais previdente. E a última coisa que me passa pela cabeça é receber o perdão de qualquer um desses deuses-aí criados pelos seres-humanos-aí-no-mundo, que, ao invés de cuidarem de si e dos seus labéus, adoram fabricá-los e, a todo transe, tentam impô-los aos outros. Você já reparou que há deuses de todas as cores, de todos os sabores e para todos os gostos? Escolher um para acreditar e adorar é a coisa mais fácil do mundo.

 

Bem, finalmente, para concluir esta introdução, ainda que este estudo possa ser um pouquinho difícil de ser compreendido, uma coisa você concluirá com facilidade, e que é realmente importantíssima: tudo é e está associado, interligado, interconectado. O Cósmico – que é uma bolota sem partes e indivisível – é regulado pela Unidade e pela interdependência de e entre todas as coisas; nada atua independentemente. Uma parte do nosso inferno pessoal é acharmos que somos auto-suficientes e absolutamente autonômicos. Não somos. Nem uma coisa nem a outra.

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Inevitavelmente, as forças destrutivas acabam trabalhando para o bem, porque o curso da força evolutiva é inalterável. O impulso rumo à melhoria inexoravelmente triunfará.

 

 

 

Cada Triângulo é a expressão de uma Energia Fundamental e de duas Forças Secundárias, de tal sorte que: há um centro emanante de energia, um centro receptivo da força e um ponto de resposta – produtor da manifestação, da qualidade e da atividade.

O ponto no qual se unem várias energias é a fonte das crises na vida objetiva.1

No eterno agora, os três lados do Triângulo Superior existem e persistem eternamente. Os problemas [discrepâncias] só existem na consciência dos seres-humanos-aí-no-mundo, mas, não na Atualidade Cósmica.

Câncer, Capricórnio e Saturno (expressões das Energias de Sirius) capacitam os aspirantes a trilhar a Senda da Purificação ou da Provação. Estas energias concentram e qualificam a Energia da Grande Loja do Altíssimo deste Sol distante. Afluem através da Hierarquia sobre a massa humana, e permitem que os entes desta massa se isolem, volvam ao passado, encontrem o caminho e aprendam a sentir. Gêmeos, Sagitário e Mercúrio (expressões das Energias das Plêiades) permitem ao postulante em provação passar à Senda do Discipulado Aceito. Nesta Senda, os seres-humanos-aí-no-mundo seguem adiante, e aprendem a ver. Aries, Libra e o Sol (expressões das Energias da Ursa Maior) enfocam estas Energias na vida dos Discípulos, permitindo que atuem de forma consciente e determinadamente na Senda da Iniciação, auxiliando-os a escapar dos pares de opostos. Este processo triplo também pode ser descrito por três palavras: Sensibilidade, Illuminação e Inspiração.

Há sete sistemas solares, dos quais o nosso é um deles. As naturezas peculiares, os objetivos no processo evolutivo e os propósitos básicos destes sistemas solares são revelados apenas ao Iniciado que já recebeu a Quinta Iniciação.

Autoconsciência —› Consciência Crística —› Consciência Grupal —› Consciência Universal.

A Ciência de Triângulos é a Ciência do Projeto Geométrico Universal que subjaz nos mundos fenomênicos e está intimamente relacionada com karma.

 

 

 

 

Espírito e matéria, dualidade de manifestação, constituem uma única substância.

Muitas vezes, as coisas produzidas são destruídas para que possam reaparecer mais belas e mais plenas.2

Meta: submergir no Todo[-desde-sempre-Um] como uma unidade consciente que se respeita a si-mesma.

Virgem (poderosa energia dual e expressão potente da Anima Mundi ou Alma do Mundo, mãe ou tutora da consciência erística3) eventualmente destrói a síntese e a unidade inferiores produzidas por Leão. Estimula a [personalidade-]alma dentro do forma e, também, cada átomo existente na forma, porque o gênio e a excepcionalidade de Virgem produzem a forma e alimentam e energizam a vida encerrada na forma.

A percepção da Natureza Universal das coisas [Unidade] só se tornará possível quando o ser-humano-aí-no-mundo sair da fila dos Discípulos mundiais e se tornar um Iniciado.

 

 

 

 

As Sete Grandes Crises através das quais passam os seres-humanos-aí-no-mundo como indivíduos, a Humanidade como ser coletivo e a totalidade do Universo no caminho da evolução (expansão da consciência) são: 1ª) Crise da Encarnação ou da Individualização; 2ª) Crise da Orientação; 3ª) Crise da Iniciação ou da Expansão; 4ª) Crise da Renunciação ou da Crucifixão; 5ª) Crise do Campo de Conflito; 6ª) Crise do Lugar de Iniciação; e 7ª) Crise da Libertação.

Durante mais de dois mil anos, a influência recebida de Peixes conduzirá à uma futura síntese em Aquário.4

Um ser-humano-aí-no-mundo poderá ser bem-sucedido, superando as condições das provas e sobrepujando as circunstâncias adversas e desfavoráveis do Plano Físico, mas, ainda assim, eventualmente, ser derrotado. A razão para isto está estribada no fato de que, se a luta e a emergência não produzirem mudanças básicas na consciência e um horizonte mais amplo, serão inúteis para levar a cabo as tarefas ascensionárias a ele atribuídas.

 

 

 

Ciclo Evolutivo (individualização) —› Ciclo de Aspiração (desde a etapa de ser-humano-aí-no-mundo inteligente integrado até a de Discípulo Aceito —› Ciclo de Iniciação (desde a fase preparatória de Discípulo Aceito até a de Mestre Ascensionado e de graus ainda superiores).5

Sete são as Iniciações que permitem entrar em um estado de Consciência Divina em cada um dos Sete Planos de Experiência e de Expressão Divina.

Três Triângulos Sete Influências.

24 são os episódios que marcam a Cruz da Vida.

Degredo —› Inclusividade. Não há milagres nem privilégios; tudo depende de nós.

Vontade, Amor e Inteligência Vida, Consciência e Forma.

Virgem e Escorpião são os dois Signos relacionados com o crescimento [desenvolvimento] da Consciência Crística; marcam pontos críticos na experiência da [personalidade-]alma – pontos de integração em que a [personalidade-]alma está conscientemente se unificando com a forma ao mesmo tempo que com o Espírito.

Um dia, a Terra também se tornará um Planeta Sagrado!

Precisamos nos livrar do ignorante e subconsciente estado de rebanho [particularmente, o religioso], da consciência de massa [particularmente, a política partidária] e do profundo sono da irresponsabilidade [particularmente, o egocêntrico], e nos tornarmos conscientes de nós mesmos como entidades desapegadas e ativas, com uma inabalável lealdade aos valores espirituais e uma inalterável adesão ao bem comum da Humanidade. Isto pode ser resumido em transcender a autoconsciência limitada do intelecto, e governar, administrar e dirigir a vida pela intuição mística.

A atividade grupal e a utilidade vital são as características básicas de um Discípulo Consagrado.

A Nova Era se caracterizará por uma Humanidade poderosamente autoconsciente e condicionada por uma Consciência Crística. Esta atividade tem sido sentida desde 1835. [Os infelizes egocentrados acabarão ficando a pão sem manteiga e a laranja ressequida!]

Hércules–Escorpião: Fortaleza através das provas. BuddhaTouro: Illuminação através da luta. CristoPeixes: Ressurreição através do sacrifício.

Inter-relações efetivas no atual ciclo mundial, e que permanecerão assim até o final da Era Aquariana: 1º Raio: Aries, Sagitário e Capricórnio; 2º Raio: Gêmeos, Leão e Peixes; 3º Raio: Câncer, Virgem e Capricórnio; 4º Raio: Touro, Libra e Sagitário; 5º Raio: Leão, Escorpião e Aquário; 6º Raio: Virgem, Sagitário e Peixes; e 7º Raio: Aries, Câncer e Capricórnio.

As três energias básicas da Ursa Maior, das Plêiades e de Sirius fluem através dos três grandes centros: Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade.

 

 

Estrela da Vida

 

 

Illuminação: síntese do instinto, do intelecto e da intuição.

 

 

 

O Iniciado Verdadeiro e Autêntico cumpre o seu próprio destino espiritual, através de uma personalidade controlada, e, simultaneamente, participa plenamente da vida da Humanidade, na Terra. Em outras palavras, isto significa viver a Vida Vertical do Espírito e a vida horizontal das relações interpessoais.6

 

 

 

Todas as formas de vida nos planetas vivem, se movem e têm seu ser nos seus respectivos Logos Planetários.

Um planeta é considerado Sagrado quando o Logos Planetário que o anima recebeu as Cinco Iniciações Cósmicas Maiores. Já um planeta não-sagrado é aquele cujo Logos Planetário não recebeu tais Iniciações. Planetas Sagrados: Vulcano, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano, Planetas não-sagrados: Marte, Terra, Plutão, Lua (que oculta um Planeta Sagrado) e Sol (que vela um Planeta Sagrado).

Terceira Iniciação —› Transfiguração.

Fusão da Vontade com o Amor e a Inteligência —› Unificação do Espírito com a [personalidade-]alma e o corpo.

Eu-sou a causa eterna de todas as relações. Eu-sou e eu-existo.

Os Três Planetas Velados – Vulcano, Urano e Netuno – são sagrados, e personificam as energias do Primeiro Raio, Sétimo Raio e Sexto Raio.

Os Planetas Sagrados se esforçam para tornar o ego um instrumento da [personalidade-]alma; os planetas não-sagrados têm influência mais predominante sobre a natureza-forma.

Os centros dos Iniciados são regidos unicamente pelos sete Planetas Sagrados; nos seres-humanos-aí-no-mundo comuns dominam alguns dos Planetas Sagrados e não-sagrados. A Humanidade comum é regida pelos planetas exotéricos (os planetas exotéricas governam os seres-humanos-aí-no-mundo que vivem dentro das limitações das doze casas), e a Humanidade avançada, os Discípulos e os Iniciados pelos Planetas Esotéricos.

O mundo do Ocultismo é o mundo das energias, das forças, de sua origem, do seu ponto de impacto e dos métodos para a sua assimilação, transferência ou eliminação.

Quando a intuição puder agir através do Antahkarana, a LLuz gradualmente fluirá. A verdadeira intuição é o sentido de síntese – capacidade de pensar em termos do Todo e de entrar em contato com o Mundo das Causas.7

Seres-humanos-aí-no-mundo – Centros, Raios e Planetas Exotéricos: Centro Coronário, Primeiro Raio, Plutão; Centro Ajna, Quinto Raio, Vênus; Centro Laríngeo, Terceiro Raio, Terra; Centro Cardíaco, Segundo Raio, Sol; Centro do Plexo Solar, Sexto Raio, Marte; Centro Sacro, Sétimo Raio Urano; e Centro na Base da Coluna Vertebral, Primeiro Raio, Plutão.

Discípulos e Iniciados – Centros, Raios e Planetas Esotéricos: Centro Coronário, Primeiro Raio, Vulcano; Centro Ajna, Quinto Raio, Vênus; Centro Laríngeo, Terceiro Raio, Saturno; Centro Cardíaco, Segundo Raio, Júpiter; Centro do Plexo Solar, Sexto Raio, Netuno; Centro Sacro, Sétimo Raio Urano; e Centro na Base da Coluna Vertebral, Primeiro Raio, Plutão. Nos dois grupos, o Quarto Raio rege a Humanidade como um centro no corpo do Logos Planetário.

Qualquer tentativa para fundir e unificar todas as nações em uma só ordem mundial, baseada em questões materialistas e dominada por uma visão materialista (tentativa malograda dos condutores das denominadas Potências do Eixo, durante a Segunda Grande Guerra) é anormal e maléfica.8

As convulsões, as dores e as dificuldades passadas pela nossa Terra são devidas ao fato de ela ser um planeta não-sagrado em processo de se tornar um Planeta Sagrado. Portanto, pode-se dizer que, de fato, o que acontece hoje no mundo é una transferência de energia do Plexo Solar Planetário para o Centro Cardíaco Planetário.

Ditadores Mundiais Ditadores Eclesiásticos Ditadores Financistas.

 

 

 

A Consciência depende de seu veículo de expressão, e ambos, para existir, dependem da Vida e da Energia.

 

 

Os efeitos de Leão, de Capricórnio e de Peixes sobre a Humanidade começaram em 1875, ganharam impulso em 1925, chegaram à sua máxima expressão em 1945 e, em seguida, começaram a declinar lentamente, praticamente desaparecendo em 1975.

Aquário é o Undécimo Signo – Signo da consciência das relações e das interações universais. Onze é o Número do Iniciado – que tem por meta o ideal de fraternidade, a vontade de bem e a liberdade de todos.

Na Caverna Escura da Iniciação, a Luz da natureza do Iniciado Illumina a escuridão.

Os dirigentes da Alemanha Nazista foram obsediados e comandados por cascões astrais de entidades malévolas.9

 

 

 

A religiões, as correntes de pensamento e os processos educativos que já não educam a natureza em desenvolvimento do seres-humanos-aí-no-mundo, por acabarem não satisfazendo as necessidades da natureza espiritual da Humanidade, só servindo para enganar e aprisionar, devem, ciclicamente, morrer e desaparecer. Idéias ultrapassadas e ideais caducos precisam ser dissolvidos e velhas formas cristalizadas devem desaparecer.10

Atualmente, as três principais influências planetárias advêm de três Planetas Sagrados: Urano, Mercúrio e Saturno.

A Iniciação – caracterizada pela Auto-Iniciação – é a demanda atual do homem.

A Cruz Mutável é a Cruz do Cristo Oculto. A Cruz Fixa é a Cruz do Cristo Crucificado. A Cruz Cardinal é a Cruz do Cristo Ressuscitado – a Cruz dos Braços Estendidos, do Coração Aberto e da Mente Superior. A Cruz Cardinal contém a qualidade de Aquele de Quem Nada se Pode Dizer, e está matizada com a Luz dos Sete Sistemas Solares, dos quais o nosso Sistema Solar (réplica dos números 1, 3, 7 e 12) é um. Em sua plena manifestação, estas Três Cruzes se relacionam com as Três Energias Básicas que trouxeram à existência o nosso Sistema Solar; constituem as Três Expressões Principais e Sintéticas da Vontade Suprema, motivadas pelo Amor e expressas pela Atividade.11

Três Cruzes Fusão + Integração [—› Illuminação] = Plena expressão, em forma simultânea, da Vida Vertical e da Vida Horizontal, no tempo e no espaço.

Na Cruz Cardinal, são unificados os propósitos das Duas Cruzes anteriores.

 

 

 

 

Há Sete Formas de Luz relacionadas com a Substância dos Sete Planos, os quais são estimulados e realçados pelas Doze Formas de Luz das Hierarquias Criadoras, cada uma associada com qualquer um dos Doze Signos do Zodíaco.

Jesus —› Mestre do Sexto Raio.

Não sabeis que devo me ocupar dos assuntos do meu Pai? —› Subordinação da vida na forma à Vontade do Cristo Interno.

A Terceira Iniciação é apenas o começo para o alcançamento dos Estados Superiores de Consciência.

Jesus: — De que serviria ao ser-humano-aí-no-mundo ganhar o mundo e perder sua alma?12

A universalidade da Água da Vida (que apaga a sede da Humanidade) se tornará um fator irreversível na consciência humana.

Gólgota:
Cruz Mutável
Cruz do ladrão que não se arrepende –› Humanidade.
Cruz Fixa
Cruz do ladrão arrependido –› Hierarquia.
Cruz Cardinal
Cruz do Cristo Crucificado13 –› Shamballa.

 

 

 

A Grande Invocação

 

Primeira Parte

 

Que as Forças da LLuz Illuminem a Humanidade.
Que o Espírito de Paz se difunda por todo o mundo.
Que o Espírito de Cooperação una os homens de boa vontade, onde quer que estejam.
Que o perdão das ofensas seja a tônica desta época.
Que o Poder acompanhe os esforços dos Grandes Seres.
Cumpramos a nossa parte. Que assim seja.

 

 

Segunda Parte

 

 

Que surjam os Senhores da Libertação.
Que tragam ajuda aos filhos dos homens.
Que apareça o Ginete do Lugar Secreto, e que, com sua vinda, salve.
Vem, ó Todo-Poderoso.
Que as
[personalidades-]alma dos homens despertem para a LLuz, e que permaneçam em conjunta intenção.
Que o Senhor pronuncie o Fiat: a dor chegou ao fim!
Vem, ó Todo-Poderoso.
Para a Força Salvadora, chegou a Hora de Servir.
Que isto se difunda por todo o mundo, ó Todo-Poderoso.
Que a LLuz, o Amor, o Poder e a Morte cumpram o propósito de Aquele que Vem.
A Vontade de Salvar está presente.
O Amor para realizar esta tarefa é generalizado.
A Ajuda Ativa daqueles que conhecem a Verdade também está presente.
Vem, ó Todo-Poderoso! E funde os três!
Constrói a Muralha Protetora.
O império do mal termina agora.

 

 

Há algo maior do que a paz individual ou a paz nacional; é o bem do todo.14

Há uma Estrada interminável, da qual o Nirvana é apenas o começo.

A experiência na Cruz Mutável integra o ser-humano-aí-no-mundo no centro denominado Humanidade. A experiência na Cruz Fixa integra o Discípulo no centro planetário denominado Hierarquia. A experiência na Cruz Cardinal integra o Iniciado no principal centro planetário denominado Shamballa.

O único fator que pode se opor triunfalmente ao desejo [fiat voluntas mea] é a Vontade [Fiat Voluntas Tua – reconhecimento da Natureza Divina em nosso interior, que levará ao triunfo inevitável e final do Bem].

A Força Unificadora e Sintética de Shamballa está disponível para ser usada corretamente, porém, o poder de expressá-La reside em Sua Compreensão e no Seu Emprego coletivo.

Há três tipos básicos de Vontade Superior: 1º) A Vontade que condiciona o aspecto Vida; 2º) A Vontade que promove o cumprimento de corretas relações humanas; e 3º) A Vontade que, finalmente, vence a morte.

Uma das causas da Segunda Guerra Mundial foi o estabelecimento de um contato feito por algumas mentes egoístas, de qualidade relativamente alta, com as forças das trevas do nosso Planeta, ajudadas pela Grande Loja Negra.15

As Sete Estrelas da Ursa Maior são as fontes originantes dos Sete Raios do nosso Sistema Solar.

Os Sete Espíritos Planetários se manifestam através dos Sete Planetas Sagrados.

Pensamento-semente —› Símbolo —› Idéia.

De acordo com o método ocultista, devemos começar com o Universal e o Todo; a seu tempo, o individual e o particular serão revelados, porém, sempre em relação com a Totalidade.

Segundo Helena Petrovna Blavatsky, na sua Doutrina Secreta, a Vida é a síntese do Espírito, da [personalidade-]alma e do corpo. No Bhagavad Gita [Canção de Deus], lemos: Havendo compenetrado todo o Universo com um fragmento de Mim Mesmo, Eu permaneço. (Vontade como condicionadora do aspecto vida).

 

 

 

 

Frutificação de todas as formas em todos os Planos —› Vontade-alegria que leva à realização indesviável de todas as relações e de todos os processos de interação em nosso Sistema Solar e na Terra. A Divina Vontade precede o esforço fecundante.

Tônica da síntese e do triunfo realizados e completados —› Vontade que conquista a morte (emanação do Plano Mental Cósmico por intermédio do Primeiro Raio) Revelação Secreta de Shamballa (Estrada interminável da qual o Nirvana é a Porta Aberta).

 

 

 

A morte, na verdade, representa uma visão limitada e equivocada. O conceito de morte faz parte da Grande Ilusão – uma limitação da consciência humana. O Primeiro Raio (Incentivo Divino) destrói a morte porque, na realidade, não existe tal coisa. A morte nada mais é do que a desprevalência da negação e a inauguração da verdadeira atividade. A mais elevada realização é a Iniciação, uma vez que, inevitavelmente, o anelo de evoluir acompanha a Vida [como vida] em manifestação.16

 

 

Tudo, sem exceção, se constitui na expressão da Vontade focalizada.

A morte e a Imortalidade estão diretamente relacionadas com a Vontade, quando, destrutivamente, se concentra através de um planeta ortodoxo e, construtivamente, ao se manifestar mediante um Planeta Esotérico.

Quem pode ver a Luz Oculta de Shamballa penetra no que está mais além da nossa pequena esfera, Aquilo que pode ser pressentido por trás do Triângulo Sagrado Vênus-Mercúrio-Terra. Ali, existe um Ponto de Fogo Radiante que brilha dentro do Olho de Touro, que arde sobre a Montanha de Capricórnio, e que a Água de Aquário não pode apagar. São os Três Sagrados.

A Divindade se realiza a Si-mesma na manifestação como incentivo puro, energia impessoal dirigida e instinto divino – uma mistura de força instintiva e de energia intuitiva.

A Ursa Maior, as Plêiades e Sirius são as Três Grandes Constelações que controlam e energizam o nosso Sistema Solar. Agem através dos Sete Raios, e estes, por sua vez, se expressam por intermédio das Doze Constelações que formam a Grande Roda Zodiacal.

Todas as triplicidades se subdividem em setenários, conservando, todavia, a sua identidade [Unidade]. Os Sete Espíritos ante o Trono de Deus simbolizam a síntese.

 

 

 

 

O véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo Emanação da Vontade. Neste sentido, a morte [da ilusão], nada mais é do que um aspecto da Vontade, sob a forma de um ato de intuição.

Matéria é Espírito no ponto mais baixo da manifestação; Espírito é matéria em seu ponto mais elevado.

 

 

 

 

A relativa perfeição humana é realizada conscientemente no Plano Mental – o Quinto Plano. Isto tem lugar ao ser recebida a Quinta Iniciação.

Doutrina Secreta: uma idéia é um ser incorpóreo que não se sustenta por si só, mas, dá forma à matéria informe e se converte na causa da manifestação. (Vontade de Causar).

A necessidade de se expressar a Si-mesma, de se manifestar em forma rítmica e ordenada, é o fator determinante da Natureza Divina. Por meio desta atividade, produz Beleza, Ordem, perfeitas totalidades e relações corretas.17

As notas-chave dos Sete Raios são: Primeiro Raio – Iniciação (Vontade de Iniciar); Segundo Raio – Unificação (Vontade de Unificar); Terceiro Raio – Evolução (Vontade de Evolucionar); Quarto Raio – Harmonização (Vontade de Harmonizar ou de Relacionar); Quinto Raio – Ação (Vontade de Atuar); Sexto Raio – Causação (Vontade de Causar); e Sétimo Raio – Expressão (Vontade de Expressar).

O nosso Sistema Solar é um Filho da Necessidade.18

Após a Terceira Iniciação, os seres-humanos-aí-no-mundo responderão conscientemente à Vontade que condiciona e inicia, à Vontade que traz realização e à Vontade que conquista a morte.

O nosso Sistema Solar (e, portanto, o nosso Planeta) é parte de um vasto todo, que se mantém vivo por sua Virtude, fusionado por sua Vontade e conservado por sua Intenção.

Iniciação: penetração em um novo estado de consciência, que conduz, inevitavelmente, a uma nova Compreensão do Ser —› Expressão da plena natureza do Amor.

Do Um aos muitos; dos muitos ao Ponto no Centro do Um – que permanece incansavelmente sujeito ao seu próprio e inerente propósito.

 

 

 

 

Resposta ao Centro denominado Humanidade —› Resposta ao Centro denominado Hierarquia —› Resposta ao Centro denominado Shamballa. Ultrapassamento da morte (ou limitação) e da diferenciação.

A Quarta Hierarquia criadora – o Reino Humano – é o agente para o qual serão devidamente enfocadas as energias de Shamballa e da Hierarquia, para redimir a vida de todos os Reinos Infra-humanos [nossos Irmãos Menores].

Quando os Discípulos ou os Iniciados permanecem no centro como Vontade Transformadora, então, podem efetuar as mudanças necessárias nas naturezas-forma, sem se identificarem com elas ou serem afetados por elas.

Primeira etapa da Realização Divina: Realização da Autoconsciência. Segunda etapa da Realização Divina: Vontade dirigida ao Bem. Terceira etapa da Realização Divina: Consciência consciente do Deus Interior.

Pela Vontade, a morte é conquistada.19

O Senhor Buddha revelou o processo, mas, o Cristo encarnou em Si o processo e o objetivo do Princípio Cósmico do Amor.

Etapa: Percepção Sensorial —› Conhecimento. 2ª Etapa: Conhecimento —› Sabedoria [ShOPhIa]. 3ª Etapa: Sabedoria —› Onisciência.

A descida e a reascensão da mônada ou [personalidade-]alma está intimamente relacionado com os Signos do Zodíaco.

O ser-humano-aí-no-mundo pode reagir contra as estrelas.

Os Quatro Marajás conectados com o karma, a Humanidade, o Kosmos e o ser-humano-aí-no-mundo são: o Sol (ou o seu substituto Miguel), a Lua (ou seu substituto Gabriel), Mercúrio (ou o seu substituto Rafael) e Vênus (ou o seu substituto Uriel).

Até que se desenvolva a visão etérica, todos os cômputos cíclicos de qualquer tipo, feitos pelos seres-humanos-aí-no-mundo, estarão equivocados.

Os Avatares Cósmicos representam a força personificada proveniente de Sirius e de uma das Sete Estrelas da Ursa Maior...

Toda perfeição é relativa.

No que diz respeito ao Sistema Solar, as Plêiades são a fonte de energia elétrica.

Sirius, as Plêiades e o nosso Sol formam um Triângulo Cósmico.

O Sol de Sirius é a Fonte da Mente Logóica.

Mercúrio expressa Kundalini como atividade inteligente, enquanto Marte expressa Kundalini latente.

A Lua foi a origem das penúrias sexuais vivenciadas em nosso Planeta e a fonte do conflito entre as Forças da Luz e as forças das trevas.

Iniciado (Krishna): totalidade dos Seis Princípios que se fundem no Sétimo.

Sol Central Espiritual Deus-Pai. Coração do Sol Deus-Filho. Sol Físico Deus-Espírito-Santo. O Sol é o substituto de um planeta invisível intermercurial. A cor real do Sol é azul.

Sirius influencia todo o nosso Sistema Solar através de Urano, Netuno e Saturno.

O Planeta Sagrado Vênus é o mais oculto, poderoso e misterioso de todos os planetas. Vênus é o Portador da Luz da nossa Terra (planeta não-sagrado), tanto em sentido físico como místico. A Família Humana (aparecida na na Terra Época Lemuriana) está sob a influência direta de Vênus. Vênus é o alter ego da Terra. Vênus é para a Terra o que o Eu Superior é para o ser-humano-aí-no-mundo. Alguns planetas fornecem apenas lares temporários para os Princípios; outros, entretanto, permanecem durante todo o mahamânvântâra. Vênus é um destes Planetas. E estas coisas são Mistérios; mas, mediante a transmutação e a geometrização, podem ser decifradas.

Cada esquema tem 7 Cadeias e cada Cadeia 7 Globos, totalizando 49 Globos. Cada Globo é ocupado pela vida do Logos durante 7 Rondas. Textualmente: 343 encarnações ou renovados impulsos para se manifestar. [71 —› 72 —› 73].

Após a Quarta Iniciação, o quaternário inferior se sintetiza nos sete centros da cabeça.

Sirius, as Plêiades e o nosso Sol formam um Triângulo Cósmico.

A Força que flui do Coração do Sol atua através de um Triângulo formado pelo Esquema Venusiano, pela Terra e pelo Sol.

Urano, Netuno e Saturno constituem os Esquemas Sintetizadores Planetários, e proporcionam condições adequadas apenas para estágios muito avançados.

Só será possível fazer revelações maiores quando a distribuição dos recursos do mundo estiver de acordo com o Propósito Divino. [Santa LLuz, Eterna Vida e Amor Universal]. Mas, devemos nos alegrar, pois, não acontecerá a derrota do espírito humano, e não haverá a extinção final do Divino no homem, porque a Divindade sempre emerge triunfante do abismo escuro do inferno.20

Glória a Deus nas alturas [dos Corações de todos os seres-humanos-aí-no-mundo AUM MANI PADME HUM]. Cristo em nós. Esperança de glória!

 

 

 

Dormentou? Então, Dançou!

 

 

 

Acreditamos e deglutimos.

Encurvamos e transigimos.

Consentimos e ajoelhamos.

Mirramos e nos sujeitamos.

AUM... RAH... MAH... HUM...

 

Nos encagaçamos e juramos.

Transgredimos e nos obrigamos.

Indiscernimos e reproduzimos.

Pomos meias-solas e deluzimos.

AUM... MANI... PADME... HUM...

 

Sufocamos e não dialetamos.

Supomos e não pesquisamos.

Não voamos e submergimos.

Preguiçamos e não reagimos.

AUM... RAH... MAH... HUM...

 

Conjecturamos sem decifrar.

Hipotisamos21 sem sumarizar.

Vivemos para, um dia, morrer.

Batemos a pacuera sem Viver.

AUM... MANI... PADME... HUM...

 

E, quando chegar Vulcano?

Requestaremos mais um ano?

Não, o Grande Ciclo terminou.

Aquele que dormentou dançou!

AUM... RAH... MAH... HUM...

 

 

...........................................

 

 

E os Deuses? O que têm com isto!

 

 

...........................................

 

 

Ora, não adianta nada dizer

O tempo-objetivo é insondado!

Você se lembra do passado?

AUM... MANI... PADME... HUM...

 

 

...........................................

 

 

E os diabos? O que têm com isto!

 

 

...........................................

 

 

Seguir em frente. Esta é a Lei!

Lutar e se tornar seu próprio Rei!

Aprender. Retribuir! Ascensionar!

O sentido da vida é se Libertar!

AUM... RAH... MAH... HUM...

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Sempre surgirá algum tipo de crise quando energias distintas se unem ou colidem. Talvez, os dois exemplos mais marcantes disto sejam os tsunamis provocados por uma supertrombada de placas tectônicas e o casamento (mesmo entre pessoas que se amam profundamente). Seja como for, toda crise, em um certo sentido, é uma Iniciação, de tal maneira que a força é transformada em energia e a energia se converte bem Vida. É aquela velha história: tudo é bom.

 

 

Bendita Crise

 

 

2. Não estará aqui uma boa explicação para a morte (ou transição) e uma posterior (re)encarnação? Ora, se houvesse cristalização perpétua da forma, a forma simplesmente coisificaria-em-si-mesma. Acho que isto justifica perfeitamente o fim de uma possível decrepitude em virtude da ancianidade. Já pensou alguém mumificar em vida, e ficar todo sequinho como essas múmias multimilenárias que a gente vê na televisão, só que vivinho da silva? Barbaridade! Seja como for, a velhice não é uma merda, como muitos dizem; uma merda, sim, é a caducidade mumificante. Múmia caduca é mesmo insuportável. O pior é que eu acho que estou ficando meio caduco!

 

 

Cristalização Mumificadora da Forma

 

 

3. Consciência Erística Acuidade de Raciocínio.

4. Síntese que conseqüentizará uma compreensão mais concertada, e que, oportunamente, se transformará em uma nova tese conducente à uma antítese e à uma síntese mais elevada.

 

 

 

 

5. Uma coisa que precisa ser considerada e entendida é que nenhum Mestre Ascenso nasce pronto e acabado, sabichão e onipoderoso, fazendo e acontecendo e botando para rachar. Não há essa coisa esquisitética de filho preferido de não-sei-quem; todos nós somos filhos da Consciência Cósmica e igualmente preferidos. E assim, todos os Mestres Illuminados passaram pelas experiências que nós já passamos, pelas que ainda estamos passando e pelas quais, futuramente, haveremos de passar. Por isto, é que podemos considerá-Los nossos Irmãos Maiores, da mesma forma que somos irmãos das formas inferiores de vida – os nossos Irmãos Menores. Neste sentido, uma pessoa que maltrata uma formiga ou uma pulga é tão criminosa quanto, por exemplo, um membro do Estado Islâmico do Iraque e da Síria ou do Boko Haram que assassina pessoas. Todo assassino é um suicida e todo suicida é um assassino. Não há qualquer argumento que contradiga este princípio.

6. Eu já disse e vou tornar a dizer: enfurnar-se em um claustro para levar uma vida de confinamento e de oração é uma mistura nauseabunda de egoísmo, de covardia e de esquizofrenia. Ninguém vai a lugar algum fugindo do mundo para não se sujar com os pecados dos outros. O exemplo maior que todos nós conhecemos é o de Jesus, que andou neste mundo ao lado de putas, aleijados, ladrões, safadinhos, safadões, golpistas, cegos, fofoqueiros, pobretões, publicanos... E parece que não aprendemos nada ou, se tanto, aprendemos muito pouco, porque, cheios de pedras nas mãos, apedrejamos os outros por terem os mesmos defeitos que nós. Mas, caramba! Isto não é mesmo esdrúxulo?

7. Mais uma vez quero insistir: todo estudante de Ocultismo e de Misticismo deveria se empenhar mais em desenvolver sua intuição (a Voz do Silêncio do Deus Interior que habita em nossos Corações) do que outras coisas. Desenvolvida a intuição (capacidade de chegar ao Conhecimento Superior através da atividade de algum sentido inato, independente dos processos de raciocínio – dedução, indução, hipótese, inferência etc.), o resto, natural e lentamente, virá por acréscimo. Bem, se isto não é bem assim, não importa; o que importa é que, para não ficarmos acreditando eternamente que cobra-d'água é enguia ou vice-versa, deveríamos dar mais ênfase ao aumento das qualidades intuicionantes do que a qualquer outra coisa. Mas, enquanto as árvores nos impedirem de ver o bosque...

8. Não somos iguaizinhos sem tirar nem pôr. Viemos de planos vibratórios diferentes, nossos karmas são diferentes e voltaremos para esferas diferentes. Portanto, é impossível tentar igualar o inigualável. Tentar igualar o inigualável é a mesma coisa que querer colocar Jesus e Bar Abbas no mesmo saco.

9. Isto também vale para nós, quando nos deixamos influenciar por estes cascões e praticamos o mal.

10. Precisamos compreender que, por assim dizer, tudo tem prazo de validade. Não há religião para sempre, não há corrente de pensamento insubstituível e não há processo educativo irreciclável.

11. Ao ler esta passagem, confesso: estremeci e senti um certo desespero pela minha ignorância colossal. Já pensou não saber (quase) nada do próprio Sistema Solar em que habitamos? E quanto aos outros seis? Mas, fazer o quê? Só há uma coisa a fazer: mesmo aos tropicões, mesmo claudicando, seguir em frente. Por isto, tanto tenho insistido: não podemos desistir. Poderemos, até, eventualmente, sentir um certo abichorno, um leve abatimento ou um transitório desalento; mas, doa o quanto tiver que doer, todos nós precisamos prosseguir. Bosta boiando na água não é mais do que bosta boiando na água! É bosta. Entretanto, um dia, quando todos os computadores forem quânticos, quem sabe, então, todos nós ouçamos, permanentemente, a Melodia Imortal! Então, vamos nessa!

 

 

 

 

12. De que serve ao ser-humano-aí-no-mundo se tornar, na Terra, supermilionário e pobríssimo perante a Consciência Cósmica?

13. Mas, não morto na Cruz! Nem Jesus nem o Cristo poderiam morrer crucificados. A fantasia histórica de que Jesus foi crucificado, morto, sepultado e, depois, deu um bordejo no inferno faz parte do balaio das historinhas da dona carochinha, para assustar criancinha, que tem medo de bruxinha.

14. Na verdade, a paz individual (pessoal) e a paz de uma determinada nação, e mesmo a paz de um continente, são impossíveis, se todo o Planeta não comungar os mesmos ideais de Bem, de Beleza, de Solidariedade, de Desapego, de Fraternidade etc. Paz particular ou paz para meia dúzia são inviáveis. Enquanto um único ser-humano-aí-no-mundo padecer ou estiver excluído todos nós padeceremos e estaremos excluídos. Não há doença só para alguns; a doença é de todos.

15. Mas, a mãe da Segunda Guerra Mundial foi a Primeira Guerra Mundial.

16. Efetivamente, a Vida não evolui; a Vida é. O que evolui (reintegra-se), digamos assim, são as vidas derivadas e espalhadas pelo(s) Universo(s). Pense nestas três perguntas metafísicas: como O-que-é, O-que-sempre-foi, O-que-sempre-será e O-que-nunca-poderá-deixar-de-ser-o-que-é pode ou poderá evoluir? Evoluir de onde para onde? Se isto fosse viável e possível, qual seria a finalidade desta evolução? Em sua reflexão, considere que qualquer evolução representa um acréscimo. Então, um nova pergunta surge: o que pode ser acrescentado ao que, em si, já é completo? Bem, de certa forma, Aristóteles, em sua Metafísica, estava certo ao sustentar a existência de um Motor Imóvel, argumento retomado nos tempos medievais pelos escolásticos.

17. Todas as distorções e todos os desvirtuamentos correm por conta da ignorância dos seres-humanos-aí-no-mundo.

18. Assim como são Filhos da Necessidade todos os seres existentes e viventes. Por isto, a Lei da (Re)encarnação também é denominada de Lei da Necessidade.

19. Mas, que Vontade é esta que conquista a morte? Vontade que domina e subjuga os desejos, as cobiças e as paixões. Vontade que submete e sujeita as regalias, os preconceitos e os afastamentos, Vontade que reprime e refreia os malfeitos, os delitos e as irresponsabilidades. Vontade que ensina, que faz compreender e que liberta. Tenhamos em mente que a morte nada mais é do que uma necessária entropia derivada da ignorância. Quando a morte for transmutada em Morte, então, nascerá a Vida. Seja como for, de uma forma ou de outra, a Vida sempre vence e aniquila morte.

20. Aqui, leia inferno como sendo o resultado tenebroso das crueldades, das ambições, das forças do materialismo e dos cúpidos interesses individuais e nacionais pecaminosos e egoístas. Este, sim, é o verdadeiro, doloroso e gélido inferno, com todos os seus demônios, que sofregamente construímos com a nossa sesquipedal ignorância e com o nosso egoísmo descomunal. Seja como for, nenhum poder na Terra poderá evitar que o homem avance em direção à sua meta destinada e nenhuma combinação de poderes poderá detê-lo. Os Senhores da Face Escura e os poderes das trevas não triunfarão. Os Senhores do Rosto Luminoso serão vencedores, como foram, anteriormente, duas vezes: na Época Lemuriana e durante o Período Atlante.

21. A forma hipotetizar é um verbo que ainda não entrou nos dicionários de referência nem nos vocabulários ortográficos atuais. Do ponto de vista dos padrões morfológicos do português, é forma muito discutível, porque, segundo o padrão da regularidade, deveria derivar de hipótese, tal como de análise se forma analisar. Isto significa que, a existir, o verbo (hipotetizar) deveria ter as formas não atestadas hipotisar ou, quando muito, hipotesizar (hipótese + -izar), e não hipotetisar nem hipotetizar (este presumivelmente derivado de uma forma truncada, hipotet-, aparentemente de hipotético).

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_natural

http://unifiedfieldtheories.com/relevant_links

http://www.wilsoninfo.com/peopleclipart-2.shtml

http://www.comicvine.com/

http://www.gifs-paradise.com/

http://www.fright-bytes.com/

http://giphy.com/gifs/hexagon
-infinite-scale-nA0SluczLNz5S

http://giphy.com/

http://liveunderconstruction.wordpress.com/
2011/03/18/animated-gif-showcase-free-download/

http://minhateca.com.br/ITraversin/Livros/Alice+
A.+Bailey+-+Astrologia+Esote*cc*81rica,36109571.pdf

 

Música de fundo:

Il Barbiere di Siviglia
Compositor: Gioachino Rossini


Fonte:

https://onedrive.live.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.