ASTROLOGIA ESOTÉRICA
(5ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, apocopado, incompleto e meio complicado, se compõe da 5ª parte de um conjunto de fragmentos garimpados na obra monumental Astrologia Esotérica – na verdade, uma Astrologia de transição – de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, algumas, como a presente, em co-autoria com o Grande Instrutor Espiritual Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento de decodificação das Leis Universais.

 

Esta obra, em si, segundo a autora, não é propriamente um tratado sobre Astrologia, mas, sim, um estudo sobre os Sete Raios, suas equivalentes e correspondentes energias, os efeitos produzidos pela energia de cada Raio e a interação destas energias e os seus efeitos sobre as diversas forças planetárias, particularmente as da Terra. Enfim, acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar. Por outro lado, acho até que esta obra poderia ter como subtítulo, o que não ficaria nada mal, A História Secreta da Humanidade.

 

Seja como for, todos nós devemos ter sempre em mente que cada ser-humano-aí-no-mundo é o senhor absoluto do seu destino, destino este – florido, espinhoso ou mais ou menos uma coisa e outra – que deve ser entendido como inexorável manifestação educativa (compensação ou retribuição) do conjunto de efeitos derivados de causas produzidas (Lei da Causa e do Efeito). O dramma (atto) irresponsabile e o divertimento giocoso permanente cobrarão seu preço e produzirão conseqüências restauradors. Ah, che bel vivere, che bel piacere, per un barbiere di qualità!

 

Enfim, os astros inclinam, e, digamos assim, até dão os seus pitacos, mas, não determinam nem obrigam xongas! Uma palavrinhra define isto: livre-arbítrio. Ora, de que serviria a encarnação se, volitiva e conscientemente, não pudéssemos modificar, obstar e chegar a ter domínio efetivo sobre as influências subordinantes de quaisquer entidades – físicas ou não-físicas, microscópicas ou macroscópicas, perceptíveis ou imperceptíveis – existentes no espaço sideral (Universo)? Afinal, in potentia, somos ou não somos Deuses? AUM... RAH... MAH... HUM...

 

Quanto ao pecado... Bem, o tal do pecado nada mais é do que insabidade! Quando compreendermos plenamente e decifrarmos completamente a Santa ShOPhIa – que não será nem plenamente nem completamente compreendida nem decifrada – acho que não pecaremos mais. Pelo menos, não tanto. Eu, que admito que isto tenha este desenho e que não tenho medo de nada, levo uma vantagem extraordinária sobre a maioria das pessoas: cada vez que eu cedo à tentação e peco, e não são poucas as vezes que escorrego e caio, me torno mais humilde, mais sensato e mais previdente. E a última coisa que me passa pela cabeça é receber o perdão de qualquer um desses deuses-aí criados pelos seres-humanos-aí-no-mundo, que, ao invés de cuidarem de si e dos seus labéus, adoram fabricá-los e, a todo transe, tentam impô-los aos outros. Você já reparou que há deuses de todas as cores, de todos os sabores e para todos os gostos? Escolher um para acreditar e adorar é a coisa mais fácil do mundo.

 

Bem, finalmente, para concluir esta introdução, ainda que este estudo possa ser um pouquinho difícil de ser compreendido, uma coisa você concluirá com facilidade, e que é realmente importantíssima: tudo é e está associado, interligado, interconectado. O Cósmico – que é uma bolota sem partes e indivisível – é regulado pela Unidade e pela interdependência de e entre todas as coisas; nada atua independentemente. Uma parte do nosso inferno pessoal é acharmos que somos auto-suficientes e absolutamente autonômicos. Não somos. Nem uma coisa nem a outra.

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O Coração do Sol emprega Netuno como seu agente, enquanto o Sol Central Espiritual derrama suas influências através de Urano. Sem embargo, a atividade de Urano só é registrada em um estágio muito avançado de desenvolvimento na Senda, análogo a esse ponto de evolução da consciência, no qual, por um ato de vontade, o ser-humano-aí-no-mundo Illuminado e Consciente (enfocado no centro mais elevado da cabeça) desperta o centro na base da coluna e faz ascender o Fogo Espiritual de Kundalini.

 

 

Kundalini

 

 

Na Cruz Mutável, a influência do Sol Físico afeta o ser-humano-aí-no-mundo estimulando as células corporais e sustentando a natureza-forma, afetando, desta forma, os centros abaixo do diafragma. Na Cruz Fixa, o Coração do Sol é chamado à atividade, e, através de Netuno, derrama suas energias no ser-humano-aí-no-mundo, que estimulam e afetam os Centros Cardíaco, Laríngeo e Ajna. Na Cruz Cardinal, o Sol Espiritual Central entra em ação, e Urano se transforma no agente distribuidor, e o Centro Cardíaco chega a ser, no corpo do Iniciado, o Centro através do qual Ele exerce controle e direção.

Quando a natureza emocional ou sensível responde às energias do Coração do Sol (e é sublimada a influência da Lua) o postulante está pronto para receber a Segunda Iniciação.

No reino humano, o processo de individualização teve lugar quando a "Oitava Porta" foi aberta, e teve lugar uma Iniciação Maior do nosso Logos Planetário.

 

 

Individualização1

 

 

Em Sirius, está a Grande Loja, que permite aos seres-humanos-aí-no-mundo se apresentarem como Humildes Discípulos para receberem a Quinta Iniciação.

Mais adiante, em agosto, no período da Lua Cheia, será possível fazer contato, através da Hierarquia, com a Força de Sirius.

Espírito-[personalidade-]alma-mente-cérebro Sirius-Leão-Mercúrio-Saturno.

Os Três Principais Centros do corpo são: o Coronário, o Cardíaco e a Base Espinha Dorsal [Kundalini].

Antes que o ser-humano-aí-no-mundo individual possa receber a Primeira Iniciação, deverá ser totalmente autoconsciente, estar misticamente orientado e ser esotericamente desenvolvido.

Polarização acima do diafragma em Leão Consciência (autoconsciência) da própria identidade Autodisciplina Poder de abstração —› Consciência altruísta e descentralizada em Aquário = Serviço grupal.2

Todos os Iniciados respondem poderosamente à influência esotérica de Urano.

Câncer A Grande Porta que está amplamente aberta e é fácil de ser atravessada.

A [Lei da] Reencarnação está implícita no Universo manifestado. [Queiramos ou não, gostemos ou não, compreendamos ou não, sei-lá-o-quê ou não.]

 

 

Óia eu aqui de novo!

 

 

Antes da Terceira Iniciação, pouco se pode conhecer sobre a Essência Misteriosa da Divindade em Movimento.

Em Câncer, a Substância Vivente (pelo duplo Impulso de Autopreservação e de Imortalidade) assumiu a seguinte relação tríplice diferenciada: Vida em Áries + Consciência em Touro + Dualidade em Gêmeos = Manifestação Externa em Câncer.

Cruz Cardinal: Mistério da Vida-em-si. Cruz Fixa: Mistério da [Personalidade-]alma ou da Entidade Autoconsciente. Cruz Mutável: Mistério da Forma.

Iniciações Superiores Depuração, em todos os aspectos, da forma material, mediante a completa purificação dos desejos.3

Terra: Vida no Plano Físico. Mar: Vida das Emoções.

O retorno à Roda da Vida (Roda de Ação Vital) implica em compreensão consciente.4

Senda do Discipulado: Ligação Esotérica entre Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Dualidade Essencial: [personalidade-]alma humana e Alma Divina [Alma Cósmica ou Universal].5

Quando o Iniciado começa a reagir às influências de Shamballa (em Peixes) passa a atuar como Mediador Mundial.6

 

 

 

 

A luta do Discípulo deve ser no sentido de lutar contra sua natureza sensorial sentimental.7

 

 

 

Na Senda do Discipulado e em todo o desenvolvimento esotérico, o maior problema que o Discípulo enfrenta é a sua extrema sensibilidade aos impactos que vêm de todos os lugares e sua capacidade rápida para responder às influências vindas de todos os pontos cardeais, de cada ângulo da Roda Zodiacal, do exterior e do interior, de cima e de baixo, de todos os lugares, segundo o Antigo Comentário.

 

 

Sem a [existência-experiência na] forma e sem a capacidade de se lembrar de que é necessário responder sensivelmente às condições e às circunstâncias do meio ambiente, a [personalidade-]alma nunca despertaria nem adquiriria conhecimento nos três mundos, e, portanto, não poderia conhecer a manifestação do Deus de seu Coração.8

Oportunamente, o Iniciado constatará que o conceito de tempo-espaço é uma ilusão.9

Os termos renascimento e reencarnação são enganosos. "Impulso cíclico", "repetição inteligente plena de propósito" e "consciente inalação e exalação" descrevem com mais precisão este processo cósmico.

A encarnação do indivíduo é incidental em relação ao renascimento do impulso cíclico grupal. É necessário que seja considerado que os grupos de [personalidades-]alma vêem ciclicamente e ao mesmo tempo à encarnação, a fim de que seja desenvolvido o Plano e que prossiga a interação entre o Espírito e matéria, o que torna possível a manifestação ampla e o desenvolvimento concertado das Idéias Divinas. O exame exclusivo [admissibilidade unilateral] da (re)encarnação individual é egoísta e inexato.10

A natureza essencial da [personalidade-]alma é LLuz.

O Ponto de LLuz, no centro do ciclo de manifestação, é o farol do Logos que busca o que pode ser utilizado para a Expressão Divina.

Em Capricórnio, a Luz da Iniciação.

Em Peixes, a Luz do Mundo Illumina as trevas da matéria.

A Lei do Renascimento só poderá ser plenamente decifrada quando forem compreendidas as influências de Câncer.

Cruz Mutável – Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

Cruz Fixa – Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Cruz Cardinal – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Capricórnio marca não só do ponto de concreção mais profundo e, por conseguinte, da morte, como também o ponto da Iniciação mais elevada e a entrada no aspecto da Vida da Divindade.

Através da Porta de Câncer, corre a Luz Mágica e Magnética que guia a [personalidade-]alma ao lugar escuro da experiência.

A atração mágica da Energia de Capricórnio na Roda de Retorno (Porta de Capricórnio) constitui a LLuz Radiante que orienta a [personalidade-]alma com segurança ao cume da montanha.

O poderoso desejo inferior focalizado [e atendido] leva à derrota e à morte. Quando a natureza inferior triunfa, provoca a saciedade e a morte. Quando o ser-humano-aí-no-mundo se torna prisioneiro de desejo, conhece sua prisão e a morte.

 

 

Don Andolini Gabiru

 

A matéria é Espírito em grau inferior; o Espírito é matéria em grau superior.

 

 

 

 

Progressivamente, as forças que controlavam a [personalidade-]alma, enquanto estava dominada pela forma, se convertem em instrumentos para o serviço mundial. É a vitória final da Vida sobre a morte.

Perfeição Concreta em Capricórnio —› Instrumento Perfeito de Serviço em Câncer.

Antes de estudar o particular, uma compreensão do universal é sempre um sábio procedimento ocultista.11

 

 

Cristal de Cloreto de Sódio

 

 

Na Noite Negra da [personalidade-]alma, o isolamento, a solidão e a separação fazem parte da Grande Ilusão [Mâyâ – que, normalmente, fundamenta a percepção do mundo exterior, objetivo, e na qual costumamos viver nossas vidas], ilusão na qual toda a Humanidade está submergida como preparação necessária para a Compreensão, para a Libertação e para a Unidade. Todos nós precisamos aprender a caminhar.

Em um determinado ponto no tempo e no espaço, a evolução da Consciência Crística sempre é compatível com a necessidade.

Gêmeos simboliza a dualidade do Zodíaco.

A Mente Illuminada é a que relaciona a [personalidade-]alma com o ego.

As duas principais crises humanas são: Individualização e Iniciação.

Na dor e na tristeza, que são qualidades distintivas da nossa vida planetária, está oculto um misterioso segredo.

A consciência individual do ser-humano-aí-no-mundo só será planetária em alcance e captação depois da Terceira Iniciação.

Todos os conflitos acabam por conduzir ao equilíbrio. [Tudo é bom]. Diminuição da luz da matéria —› Crescimento da Luz da [personalidade-]alma. Etapa final em Capricórnio.

Vênus é o 'alter ego' e o verdadeiro planeta complementar e suplementar da Terra (planeta do sofrimento que liberta e da dor que purifica).

Característica da nossa vida planetária: conflito desesperado da [personalidade-]alma aprisionada no Plano Astral.12

O Amor subjaz em todo o Universo. Tanto em termos exotéricos quanto em termos esotéricos, a afirmação de que Deus é Amor é verdadeira. Este Amor subjacente da Divindade atinge nosso Sistema Solar principalmente através de Gêmeos, que forma um Triângulo Cósmico com as Constelações da Ursa Maior e as Plêiades. Este é o Triângulo do Cristo Cósmico e o símbolo esotérico por trás da Cruz Cósmica.13

A mente, o emprego do conflito e a vida na forma são os fatores que contribuem para conduzir a [personalidade-]alma pelo caminho da encarnação. A reserva de força [interior] e de poder [mental] gerada pelo conflito e pela luta constante permite que o aspirante passe pelas provas finais do Discipulado em Escorpião, e enfrente valorosamente em Capricórnio as experiências da Iniciação, bem como a ruptura definitiva de todos os laços forjados nos diversos processos de encarnação. Construo uma Casa Illuminada e habito nela.

 

 

 

 

 

A Grande Loja Branca de Sirius é o Protótipo Espiritual da Grande Fraternidade Branca da Terra. [A Grande Fraternidade Branca, tradicional e historicamente, surgiu no Antigo Egito durante o reinado do Faraó Tutmés III, e é representada pelos chamados Sete Raios de LLuz ou seus correspondentes Sete Mestres Ascensionados. Como explica o Frater Velado, 7Ph.D., no trabalho A Grande Fraternidade Branca e o Contato com os Mestres, esses Mestres não podem ser invocados para contato por quem quer que seja, como também não mandam mensagens através das chamadas 'canalizações'. Esses Mestres não atuam como 'guias' de Espiritismo: não incorporam em médiuns, não atuam sobre paranormais para gerar textos psicografados, não fazem previsões e muito menos dão 'consultas' ou influem na tomada de decisões diante das várias opções que se apresentem a alguém no palco da Vida. Ainda o Frater Velado: a Grande Fraternidade Branca é, antes de tudo, uma espécie de Federação de Escolas de Luz que congrega os verdadeiros dirigentes de Ordens, Fraternidades, Religiões e outras instituições voltadas para a ascensão da consciência humana através do exercício da Ética e da prática das virtudes, como a caridade, a tolerância, a compreensão, o perdão, e também através da difusão de ensinamentos capazes de elevar o espírito e promover o bem-estar no Plano Físico, mediante a geração de justiça social, equilíbrio político e preservação do meio-ambiente. Congrega, ainda, os puros, místicos sinceros que ascenderam ao Mestrado Cósmico, independente do seu grau de instrução acadêmica na Terra. O que isto significa? Significa que todos nós, sem exceção, pelo mérito e pelo trabalho, pela liberdade e pela responsabilidade, pela humildade e pela caridade, entre outras virtudes, poderemos nos tornar merecedores de ser aceitos nesta Augusta Fraternidade. Quanto a isto, só posso desejar: que assim seja.]

 

 

Câncer ‹—› Sol Físico (Aspecto Atividade Inteligente do Todo).

Gêmeos ‹—› Coração do Sol (Aspecto Amor do Todo).

Aquário ‹—› Sol Central Espiritual (Aspecto Vontade do Todo).

Devido ao fato de que a vida foi extraída da Lua, ainda são produzidas as mesmas ilusões [lunares] básicas.

 

 

 

 

As Iniciações Menores no Plano Astral sempre precedem as Grandes Iniciações em Capricórnio.

O êxito do esforço final acontecerá em Capricórnio, quando será possível que a [personalidade-]alma se liberte das influências da forma.

A tendência à harmonia é o resultado inevitável de todos os conflitos espirituais.

Plutão, quando afeta Gêmeos, produz a morte ou a finalização da natureza instintiva separatista, porque é o fator que está por trás de todo o dualismo, sendo inerente ao que a Doutrina Secreta denomina o Princípio do Ahankâra [aham-kâra] ou percepção do ego separatista e isolado [personalismo, egotismo].

O Centro Cardíaco ainda não despertou na maioria dos seres-humanos-aí-no-mundo. No entanto, entrará em atividade quando o Irmão Imortal inundar o irmão mortal com a LLuz e a Vida de Deus.

Gêmeos é o aspecto mais importante da Cruz Mutável, e estabelece ou determina as mudanças e os seus graus de progressão.

O sentido de dualidade é o fator básico que governa o conflito entre o desejo e a Vontade Espiritual. [Ou seja: entre o fiat voluntas mea e o Fiat Voluntas Tua].

 

 

 

 

É ainda impossível à consciência humana compreender o fato de que a Roda Zodiacal não gira para trás ou para a frente, mas, simultaneamente, em ambos os sentidos, e também em ângulo retos.

A instabilidade deve realizar o seu trabalho. Reconheço o meu outro Eu, e no declínio deste outro Eu deverei resplendecer e crescer. [Tudo é bom.]

Touro é o Signo do maior incentivo da vida.

Agora, que a força de Shamballa começa a fluir no mundo, o ser-humano-aí-no-mundo começa a procurar uma outra interpretação para a Vontade de Deus, que não implique, como de costume, em uma cega obediência e em uma aceitação inevitável dos inescrutáveis ditames de uma poderosa e imperscrutável Providência, mas, que trará uma colaboração compreensiva do Plano Divino e uma fusão iluminada da vontade individual com a Grande Vontade Divina, para o bem maior do todo.14

A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial foram duas fases [necessárias?] de uma mesma situação. Seja como for, as dolores, as privações, as ansiedades, as misérias e os sofrimentos coletivos fazem desaparecer [porque transmutam] as fontes originadoras destas desarmonias, e levam a uma necessária reversão da orientação humana (novo enfoque e nova orientação) na Roda da Vida.15

O tempo objetivo [que não é Tempo] é o senso [ilusório] de percepção condicionado pelo cérebro.

O nosso mundo está sendo purificado pelas Forças da LLuz, e, paralelamente, estão sendo transmudados os elementos indesejáveis que dificultam o surgimento de uma nova era, de uma civilização mais espiritual, que rejeitará as forças do ódio, da crueldade, do materialismo e das trevas, independentemente da sua localização e da sua ideologia.16

A reversão da Roda da Vida acontecerá apenas para os membros da família humana que estiverem preparados.

 

 

 

Touro – regente guiador das influências orientadoras que estão acontecendo em toda parte – está pavimentando o Caminho para a vinda do tão aguardado Avatar, que se projetará na Terra no momento adequado, personificando em-Si a Vontade de Deus, a Divina Vontade do Bem, a Paz através da Compreensão e as corretas relações entre as pessoas e as nações.17

 

 

O Olho do Touro de Deus é o Olho da Revelação.

Conforme está escrito no Antigo Comentário, é a Força de Shamballa, que procedendo de lugares distantes, intensifica a LLuz, eliminando bloqueios, e, de longe, começa a Illuminar, através do Olho, as esferas de influência no angustiado Planeta Terra, impulsionando o Touro em sua investida. A Energia da Vontade – recentemente liberada por Sanat Kumara em nosso Planeta – emana por intermédio do Centro Coronário do Logos Planetário, desde a Ursa Maior; Sua Vibração é moderada por uma das Plêiades, e, desta forma, Ela entra o Sistema Solar.18

É um equívoco, tanto quanto é impossível, tentar prosseguir apesar dos outros.19

 

 

 

 

Um antigo livro de profecias diz: o Olho Áureo do Touro aponta o caminho a quem tem análoga visão. Algum dia, o ouro também responderá, e, em uma época horrível, passará do Oriente ao Ocidente, em que o desejo de acumular ouro regerá a parte inferior (o ego) dos seres-humanos-aí-no-mundo e as nações. O Touro da Vida (o Touro da Forma) dirige a busca do ouro e busca da LLuz Divina Dourada. Ambas devem se encontrar, e, ao se encontrarem, colidirão. Então, o ouro desaparecerá...

Em Capricórnio, onde, finalmente, a matéria [forma] é subjugada, acontece o triunfo e a potência da Vida Crística.

Interação de pólos opostos: o desejo, eventualmente, levará à Aspiração; a cegueira, eventualmente, levará à Visão; a obscuridade conduzirá, eventualmente, à LLuz; e a morte conduzirá, eventualmente, à Libertação [Vida]. O fluxo-refluxo e a atração-repulsão conduzirão, eventualmente, à síntese e à Illuminação Final.

 

 

 

 

Cruz Cardinal: Espírito + Vontade + Shamballa. Cruz Fixa: [Personalidade-]alma + Consciência + Hierarquia. Cruz Mutável: Forma + Atividade + Humanidade. Iniciado é aquele que está em processo de relacionar em si mesmo, consciente e efetivamente, as Três Cruzes.

História do Quarto Reino da Natureza: homem-triângulo, homem-quadrado, homem-cruz e, finalmente, homem-estrela de cinco pontas.

Tudo está em um estado de fluxo permanente e mudança incessante.

Touro, Vênus e Terra têm uma relação cármica muito estreita e um darma muito definido, que devem levar a cabo conjuntamente.

O Planeta Sagrado Vênus é para a Terra (Planeta não-sagrado) que o Eu Superior é para o ego, mas, este Mistério só poderá ser revelado na Terceira Iniciação, quando a LLuz brilhar livremente através do Olho do Touro e Illuminar a escuridão.

Os Santos Filhos da Mente abraçaram os dois. Vieram e compreenderam. Assim nasceu o sexo, e o grande erro foi cometido [Derrame]. A mente se dirigiu para fora. A forma se fez visível, mas, não a Vida. Da escuridão, clamaram os Santos Filhos da Mente. Em sua dor, choraram desconsoladamente. Olharam para dentro e viram o erro que cometeram, porém, não sabiam o que fazer... O Senhor respondeu, e lhes deu o Sinal da Ressurreição

Na Caverna da Iniciação, quando se afasta a pedra que oculta a entrada, a LLuz da Ressurreição penetra.

Em realidade, o sexo é apenas a relação da natureza inferior com o Eu Superior. O sexo é apenas o símbolo de uma dualidade interna que deve ser transcendida e levada à Unidade. [Androginia].

Fiat Voluntas Tua, non mea! [Faça-se a Tua Vontade, não a minha!]

E os evos vão passando! Voltas e voltas pelo Zodíaco! Lentamente, vai diminuindo o poder da forma e aumentando o poder de vida da [personalidade-]alma, e, um dia – pelo esforço e pelo mérito a Noite Negra da [personalidade-]alma se transforma em Sol Radiante! [E o ser-humano-aí-no-mundo, Illuminado e Consciente, se torna um com o seu Deus Interior.] O Iniciado escolhe, então, vir à encarnação. A atração da matéria é substituída pela livre escolha da [personalidade-]alma. A vida na forma se converte em útil método consciente de servir.

 

 

 

Continua...

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Mas, não esqueçamos; se a individualização foi necessária, a unificação será conseqüente. Na verdade, esta individualização foi parabolicamente relativa, pois, independentização absoluta não pode existir no Kosmos. E isto, em nossas vidas, é patente: dependemos de tantos e de tudo. E encarnamos juntos! E isto é um Mistério!

 

 

Dependência

 

 

2. É como se diz habitualmente: uma coisa puxa outra. O que é conquistado e compreendido em um Signo serve de base ou de alavanca para novas conquistas e novas compreensões em um Signo ulterior. Como as contas de um japamala, está tudo ligadinho. 12 x 22 x 32 = 108.

 

 

 

 

3. Com letras garrafais, anotemos em nosso caderninho: enquanto houver uma sombra resquicial de qualquer desejo, de qualquer cobiça e de qualquer paixão, não teremos acesso às Iniciações Superiores. Precisaremos encarnar até depurar tudo isto. A grande questão é se poderemos ficar encarnando indefinidamente sem dar um jeito nestas imoderações. Particularmente, eu penso que não, mas, como isto será solucionado eu não sei.

4. A compreensão efetiva só poderá acontecer quando a Roda deixar de girar no sentido horário para girar no sentido anti-horário – de Áries a Peixes via Touro.

5. Este é o motivo justificante, se eu puder me expressar assim, por eu ter, desde o começo da apresentação deste trabalho, vir utilizando o termo [personalidade-]alma para a alma individualizada no ser-humano-aí-no-mundo – a entidade humana basicamente dual encarnada neste Plano. A Alma Divina, Alma Cósmica ou Alma Universal é, desde sempre, una. A [personalidade-]alma é uma individuação progressiva da Alma Universal, ainda que não Dela separada e tendente à reunificação (Parabólico-Iniciática) consciente.

 

 

Reunificação (Parabólico-Iniciática) Consciente

 

 

6. Este, talvez, seja o caso, ou, pelo menos, deveria ser, entre outros exemplos e possibilidades, dos secretários-gerais da Organização das Nações Unidas (ONU).

7. Isto deve ser entendido no sentido dos apegos imobilizadores, das vinculações aprisionadoras e dos desmedimentos perturbadores. Apegos + vinculações + desmedimentos = prisão.

8. É por isto que quem se afasta ou se esconde para levar vida de ermitão está simplesmente desaproveitando a experiência encarnativa, ou, se tanto, aproveitando-a a menor. No fundo, se você pensar direitinho, concluirá que todos os anacoretas retirados do mundo são uns tremendos egoístas, pois, querem para eles, e esquecem (d)os outros, o que não deixa de ser uma faceta da Grande Ilusão. E há, também, uma pontinha de esquizofrenia nisto. Só roçando, esbarrando, sendo empurrados e empurrando é que poderemos chegar lá. Mas, não esqueça: este lá é relativo. Depois do lá há um outro lá. E, assim, sucessivamente, de cá em cá e de lá em lá, vamos peregrinando! Se os Padres do Deserto soubessem disto, certamente, não teriam ido para o Deserto da Nítria! O pior é que, na época, atraíram um monte de monges e de freiras, que cismaram de os imitar, e o deserto se tornou uma cidade, como deixou registrado Atanásio de Alexandria (296 – 373), biógrafo de Santo Antão (251 – 356), o Pai de todos os monges e fundador do monasticismo no deserto.

 

 

Santo Antão

Santo Antão
(Por Francisco de Zurbarán)

 

 

9. O que isto quer dizer? Que, ainda que os nossos aprendizados vivenciais devam ocorrer no tempo e no espaço, presentemente na Terceira Dimensão, a Trajetória Iniciática independe do espaço-tempo. Mas, como esta maluquice pode ser possível? Ora, porque as Experiências Místicas e Iniciáticas não se passam no tempo objetivo nem estão vinculadas à existência do que chamamos de espaço. Uma Iniciação Psíquica que, para nós, possa parecer ter durado uma hora, poderá ter acontecido em um minuto, e o local em que aconteceu, ainda que possa ter parecença com um gigantesco templo, pode ser, na verdade, uma modesta salinha. Bem, talvez não seja nada disto, mas, uma coisa é certa: como afirmou Alice Ann Bailey, o tempo-espaço é uma ilusão.

10. Generalizadamente, tudo o que disser respeito ou se resumir a apenas um ego ou a uma personalidade-alma é uma forma ilusória de egotismo centralizante, portanto, inexato e sem fundamento.

11. Observe que aqueles que só se preocupam com minudências, bagatelas e ninharias, geralmente, não têm uma visão ampla das coisas, e costumam ser uns chaturebas de galochas. Normalmente, andam com guarda-chuva a tiracolo, mesmo em dia de Sol, e agem, mais ou menos, como o papa-defuntos Chico "Urubulino" Anysio, sempre dizendo "mas", como instrumento de desqualificação, e defendendo a tese “quanto pior melhor", coisificando tudo o que encontram pela frente! Esses muquiranas são como Hardy Har Har, a hiena da dupla Hanna-Barbera, que vivia identificando o azar todos-os-dias-em-tudo, e que usava os bordões: — Eu sei que isso não vai dar certo... Oh, dia! Oh, céus! Oh, azar! Miséria, não sairemos vivos daqui! Enfim, o que importa mesmo é saber que, por exemplo, não é possível alguém compreender o que é um íon (átomo ou grupo atômico eletricamente carregado, positiva ou negativamente), se, antes, não souber o que é um átomo (sistema eletricamente neutro).

Átomo de Sódio:  [1s2  2s2p6  3s1]0  —›  – 1 elétron  —›  Íon Sódio:  [1s2  2s2p6]+  

Átomo de Cloro:  [1s2  2s2p6  3s2p5]0  —›  +  1 elétron  —›  Íon Cloreto:  [1s2  2s2p6  3s2p6]

12. Sá a Compreensão Iniciática liberta.

13. Isto significa que, particularmente, no caso do ser-humano-aí-no-mundo, se, em suas ações, ele não puser para vibrar o amor (Amor), elas, em um certo sentido, serão inócuas e inaproveitáveis. Isto é mais ou menos como um animal híbrido, nascido do cruzamento de progenitores que possuem genótipos diferentes, sendo, portanto, estéril. O que nasce apartado da esfera do amor (Amor) tende, como um cazumbi, a secar como a figueira bíblica.

14. Precisamos compreender e admitir que esta procura por uma outra interpretação para a Vontade de Deus só poderá ser bem-sucedida e concertada, se a procura for direcionada para o nosso interior. Se a procura tiver como alvo o lado de fora – religiões, igrejas, templos e mesmo fraternidades místico-iniciáticas – não haverá a menor possibilidade de sucesso. Tenhamos em mente que, no caso das fraternidades místico-iniciáticas, todas as Iniciações que nelas recebemos ou viermos a receber são apenas preparações preliminares para que, um dia, sejamos dignos e possamos ter acesso à Primeira Grande Iniciação, que não acontece na Terra nem em templos terreais. Enfim, precisamos abrir a Porta do nosso Coração, e, com coragem, ali entrar, pois, só ali serão encontradas a Beleza, a Síntese e a Livre Expressão do Mistério Oculto. Todos estão convidados, e não é necessário pagar pelo convite.

15. Todavia, isto não deve ser considerado como uma generalização instantânea e inexorável, pelo menos, não imediatamente. Nada acontece repentinamente e nada é inflexível. Às vezes, as coisas demoram milênios para acontecer. Se assim fosse, rapidinho, como seria desejável, não haveria mais dissensões nem guerras na Terra, e organizações como o Boko Haram, o Estado Islâmico, a Al-Qaeda, o Taliban, o Hezbollah, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo etc. já não mais existiriam como associações político-paramilitares. A caminhada é longa, tortuosa e sanfonal. Em outro aspecto e por outro lado, basta ver, por exemplo, o que está acontecendo com o Brasil atualmente. Parece que todos os corruptos enlouqueceram. Ainda bem que não fomos nós que redigimos Os Protocolos dos Sábios de Sião – alegado esquema de uma gigantesca conspiração (por parte dos judeus e dos maçons) de modo a que fosse atingida a dominação mundial através da destruição do mundo Ocidental. Dez anos antes de ter início a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler e seu Ministério da Propaganda acabariam citando Os Protocolos para justificar a necessidade do extermínio dos judeus. Esta obra acabou sendo utilizada pelos nazistas, perante o meio intelectual alemão, para fornecer argumentos a favor da adoção do anti-semitismo pelo Terceiro Reich Alemão. Curiosamente, na época, o povo alemão, de maneira geral, aceitou os argumentos nacional-socialistas!

 

 


 

16. Mas, atenção: isto acontece muito vagarosamente. Não é como um terramoto –› que provoca um tsunami –› que muda a face de um país. O Neonazismo é um simples exemplo disto.

17. Entretanto, este Avatar, como todos os outros que, por Amor à Humanidade, aqui já se projetaram, não fará quaisquer milagres, porque isto Ele não pode(rá) fazer. Nós é que precisamos nos mancar e fazer o dever de casa, por exemplo, dando fim definitivo nas armas de destruição maciça (ADM). Essa coisa de pensar que o céu manda seus enviados à Terra para fazer por nós – bocas-moles – o que nos cabe fazer é mesmo uma infantilidade monumental. O pirulito que bate-bate continuará a bater até aprendermos direitinho a lição!

 

 

Armas de Destruição em Massa (ADM)

 

 

18. Ao ler este fragmento, consultei meus botões: — O que nós sabemos? E, meus botões responderam: — Nada! E me entristeci um pouquinho.

19. Isto é mais ou menos como uma molécula de H2O: para que uma molécula de H2O exista como molécula de H2O, é necessário que 2 átomos de H estejam ligados co-valentemente a 1 átomo de O. (Em virtude das ligações por pontes de hidrogênio – HO – uma molécula de H2O isolada, praticamente, só existe como tal no estado de vapor).

 

 

Molécula de H2O

 

Páginas da Internet consultadas:

http://novestiba.wordpress.com/2012/07/02/citologia/

http://www.netanimations.net/Spinning-turning-revolving
-gears-and-cog-wheel-animated-gif-images.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:WMD_world_map.svg

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Os_Protocolos_dos_S%C3%A1bios_de_Si%C3%A3o

http://www.animationplaza.com/1/animations/
music/miscellaneous/vp_guy_playing_accordion.htm

http://www.samaelgnosis.net/libro/
html/glosario_teosofico/glosario_a.htm

http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-discipulos
-de-urubulino-e-a-tese-do-quanto-pior-melhor

http://pixgood.com/

http://abcte.org/

http://www.teosofia-liberdade.org.br/a-grande-ilusao/

http://br.photaki.com/picture-empresario
-arrastrando-un-saco-de-dolares_549267.htm

http://gartic.uol.com.br/beatriz36/desenho-livre/criola

http://www.clker.com/clipart-9496.html

http://www.navrattnayoga.com.br/index.php/
yoga/63-japamala-o-que-e-e-como-utiliza-lo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Padres_do_Deserto

http://classroomclipart.com/clipart-view/
Animations/Recreation/playing_puppets_cc_gif.htm

http://ranbassi.deviantart.com/
art/Kundalini-Rising-84664359

http://minhateca.com.br/ITraversin/Livros/Alice+
A.+Bailey+-+Astrologia+Esote*cc*81rica,36109571.pdf

 

Música de fundo:

Il Barbiere di Siviglia
Compositor: Gioachino Rossini


Fonte:

https://onedrive.live.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.