Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Alquimiação do Samsara

 

 

 

O que é a Justa Ação?

É a execução de uma Ação indispensável,

necessária, insubstituível e indeclinável,

sempre desconsiderados os frutos da Ação.

 

O que é uma injustificada conduta?

É a materialização de uma ação hipotética,

interesseira, caramboleira e anética,

considerados sempre os frutos da conduta.

 

É muito difícil viver dignamente;

mas temos que empenhar Coração e Mente

 

Quem vive a esperar um prêmio

ou, como enfiteuta, cobra um injusto laudêmio2

'samsarizará'3 surdo para a Voz do Coração.

 

 

 

A Busca Pela Justa Ação

 

 

_____

Notas:

1. Este poema foi inspirado no Karma Dharma Gita. In: SRIMAD BHAGAVAD GITA (Bhagavan Sri Krishna). Obra completa traduzida do texto original com 26 Capítulos e 754 Slokas. 1ª edição. Tradução, resumo do Mahabhárata, glossário e artigos complementares por Haydée Touriño Wilmer. Rio de Janeiro: Editora Vozes Ltda, 2002, pp. 209 a 212. No versículo 20 do Karma Dharma Gita está escrito: Teu dever consiste em executar somente ações legítimas sem jamais considerar seus frutos; não te apegues nem sequer ao fruto da ação legítima, nem te deixes dominar pela tendência a omitir ou desistir da ação justa. No versículo 21 está escrito: ... deves trabalhar pela prosperidade do mundo... No versículo 25 está escrito: ... sem a execução de ações desinteressadas o curso da vida no evolucionário processo 'samsárico' mundanal nunca será bem cumprido.

2. Laudêmio é o valor pago pelo proprietário do domínio útil ao proprietário do domínio direto (ou pleno) sempre que se realizar uma transação onerosa do imóvel. É feito, por exemplo, na venda de imóveis que originariamente pertencem à União, como todos os que se localizam na orla marítima. Transpondo este conceito para o domínio do Misticismo, laudêmio é a cobrança, maldita e indevida, por um (presumido) ato de amor ou de solidariedade. Não há enfiteuse cósmica. Não há direito cósmico. Pagar um foro pelo que é universal? O Cósmico não exige nada e não cobra tributos. Contudo, o que é universal não se alcança e não se conquista por direito, mas tão-só por Privilégio. O fato de alguém pertencer a uma religião qualquer ou a uma ordem místico-iniciática autêntica não confere qualquer direito a absolutamente nada. E assim, que fique bem claro: o Privilégio de algo é conquistado pelo mérito, nomeadamente quando não se espera por este Privilégio e o mérito adveio de uma Compreensão-Transmutação noético-categórica.

3. Samsara = Do sânscrito, Samsa (ilusão) e Ra (movimento), isto é, perambulação, fluxo incessante de renascimentos através dos mundos. Logo, não é um lugar, é um processo. Na escola Advaita de Vedanta hindu, o samsara é visto como a ignorância do verdadeiro Eu (Eu Interior), Brahman, e sua personalidade-alma é levada a crer na realidade do mundo temporal e fenomenal (ilusão derivada da ignorância e do apego à noção de si-mesmo). Shânkara (788 – 820), um metafísico e monge errante indiano, definia o samsara como sendo o caminho atemporal realizado pelo Athma em avidya ou ignorância. No Budismo Tibetano, samsara é a perpétua repetição do nascimento e da morte, desde o passado até o presente e o futuro, através dos reinos: Inferno dos Demônios Famintos, dos Animais, do Asura ou dos Demônios Belicosos, do Ser Humano e da Bem-aventurança. A menos que se adquira a perfeita sabedoria ou se seja iluminado, não se poderá escapar da Roda do Samsara. Aqueles que estão livres desta Roda são considerados Lamas, Illuminados (ou Buddha, em sânscrito). Enfim, Buddha certa vez perguntou aos seus discípulos: — O que vocês acham que é maior: a água dos grandes oceanos ou as lágrimas que vocês já derramaram nessa perambulação samsárica?* Como não obtivesse resposta, Ele mesmo respondeu: — As lágrimas.

* Samsar-ização.

 

Observação:

A animação Alquimiação do Samsara foi produzida a partir de duas fotografias digitais disponibilizadas na Página da Internet abaixo:

http://www.kob-one.com/
book-aolivierF-a4948_4FAETS2.jpg.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.portaltributario.com.
br/tributos/laudemio.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samsara

 

Fundo musical:

Nothingness

Fonte:

http://yogalife.fi/product_info.php?products_id=491