Dedico este soneto ao Oriental alto, forte, de terno marrom e turbante azul-claro de gaze leve — sem dúvida um hindu, mas um homem no meio de outros, que não tive o prazer de conhecer, pois não tenho mérito para isso. Dizer que não tenho mérito para isso não é uma lamentação; antes, é uma sincera constatação. Mas, também não dizer que tenho me esforçado para me tornar um ser humano melhor seria omitir um traço de minha personalidade mística.

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

O Oriental disse: O acaso não existe.

Predestinação[1] também não.

Então, afinal, de que a vida consiste?

Resposta: de Mão e contramão.

 

Mão é evitar se endividar

com as nuvens passageiras.

Contramão é se obrigar

a compensar as bandalheiras.

 

Por isso, nada ocorre por acaso.

E o melhor passaporte para o ocaso

é ser desonesto, egoísta e fútil.

 

Para toda e qualquer ação

haverá sempre Mão e contramão. [2]

 

 

 

 

____

Notas:

[1]. Predestinação: doutrina teológica que prega que algumas criaturas (os eleitos) estão de antemão destinados à bem-aventurança eterna no céu ou em algum local aprazível equivalente – que ninguém sabe onde é – enquanto outras pobres criaturas (os réprobos) estão destinados a torrar no inferno eternamente e, de quebra, mais seiscentos e sessenta e seis anos, seiscentos e sessenta e seis dias, seiscentos e sessenta e seis minutos e cinqüenta e nove segundos. O de quebra é que é de lascar. De arrepiar mesmo são os cinqüenta e nove segundos! En passant: também ninguém sabe onde é o raio do inferno. Mas muita gente ficou rica – e outro tanto continua a ficar – por causa do tal do inferno: uns vendendo passagens da primeira à última classe só de ida para lá; outros vendendo salvo-condutos ou habeas corpi preventivos para o céu. Voltando ao assunto da predestinação: ela é baseada na vontade de Deus e não em premonição ou em conhecimento do futuro em relação a um ente e/ou a um acontecimento. Teologicamente, a doutrina da predestinação está particularmente associada ao Calvinismo. Deus age continuamente com onipotência total para realizar a Sua Vontade Onipotente com onipotência total. De forma integral, com onipotência total e você que se dane se não é uma pessoa especial. Sempre, sempre e sempre. E não adianta chiar, bradar, vociferar, esbravejar, fazer biquinho, impetrar um habeas-data ou reclamar com o papa, que dá na mesma como na mesma dá. Agora pensei no seguinte: se dá na mesma como na mesma dá, por que comprar ou vender salvo-condutos ou habeas corpi preventivos para o céu? Vender eu até consigo entender. Mas comprar? O bendito dia em que os compradores de salvo-condutos e/ou de habeas corpi preventivos perceberem isso, essa indústria fedorenta vai amargar rapidinho uma falenciazinha culposa. Eu não compro nada; por mim, essas ratazanas têm que trabalhar para poder comer o pão de cada dia. E também não aceito nicas, lhufas ou bulhufas – de graça, por doação ou por herança – que se relacione com esses salvo-condutos e habeas corpi preventivos. São todos inúteis. Nem adianta insistir ou me ameaçar com o calor do inferno, até porque lá deve ser muito mais divertido do que no céu. Entre tantas figuras notáveis, já pensaram encontrar o Giordano Bruno por lá? Porém, eu realmente tenho um pouco de pena dele. Tendo sido condenado em 1600 por heresia pela Igreja Católica por duvidar da Santíssima Trindade, há quatrocentos e seis anos que ele deve sentir um calor infernal. Mas até hoje ecoam no Vaticano as palavras de Bruno ao receber a sentença de que seria executado sem profusão de sangue, ou seja, que seria queimado vivo. Disse Bruno: — Teme mais a Força [a Igreja Católica] em pronuciar a sentença do que eu em escutá-la. Enfim, seja o que Deus quiser. Depois veremos. Ponto final.

[2]. Que não se pense em qualquer tipo de hipoteticidade! Se você apontar o mouse e der um clique na animação logo acima (a animação do acaso) entenderá o que estou querendo dizer, porque o que ela simboliza mesmo não é acaso, mas ocaso.

Fundo musical:

Cosmos

Fonte:

http://www4.plala.or.jp/anya/midi/minzoku/index.htm