Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Abelardo e sua Protegida Heloísa

Abelardo e sua Protegida Heloísa
Quadro de Edmund Blair Leighton (1853 – 1922)

 

 

Prima sapientiæ clavis definitur assidua scilicet seu frequens interrogation... Dubitando enim ad inquisitionem venimus; inquirendo veritatem percipimus.

 

Questionamento constante e freqüente é a primeira chave para a sabedoria... Através do duvidar, somos levados a inquirir; e pela inquirição percebemos a verdade.

 

 

Sic et Non, Prologus (1121 – 1122)
Petrus Abaelardus (1079 – 1142)

 

 

 

Observação:

Basicamente, o Sic et Non, de Petrus Abaelardus, causou forte impacto na teologia escolástica, cujo método consistia precisamente em fazer uma pergunta, citar autoridades que pareciam tender contra respostas contraditórias e oferecer, em seguida, uma solução e respostas que resolveriam as aparentes contradições.

Fonte:

http://hagnos.com.br/pdf/9788577420384.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os mofados argumentos de autoridade

não poderão alforriar da saudade

um Coração imergido em ansiedade.

Afinal de contas, o que é a verdade?

 

 

A verdade é um (efêmero) entendimento

que só vale para um temporal momento.

Se virar cousismo1, causará definhamento;

e o que (supostamente) era útil gera desalento.

 

 

 

O Desalento do Cousificador

 

 

 

_____

Nota:

1. Sant’Ana Dionísio, na Introdução às Obras de Leonardo Coimbra, assim resumiu o vício ou pecado cousista: ... tendência funesta e irreprimível do homem... para considerar como estático e definitivo, como realidade concluída e firme de uma vez para sempre, para não dizer como coisa feita, as próprias realidades espirituais, as idéias, os símbolos, as estratificações jurídicas, os transitórios preconceitos políticos ou sociais, as convenções históricas tidas como sagradas ou invioláveis, os princípios ou dogmas de ordem religiosa, múltiplas idéias-crenças, tidas como inalteráveis, de ordem científica. A verdadeira Liberdade – inclusive e principalmente para unificar as oposições de forma sistemática, coerente e ascensional – só poderá acontecer, quando todos os resquícios de cousismo – termo cunhado por Leonardo Coimbra (1883 – 1936) – forem vencidos e quando todos os limites materiais e solicitações inferiores forem ultrapassados. Como ensinou Leonardo Coimbra, tudo o que se pretende encontrar isoladamente do lado do sujeito ou do lado do objeto é esquecimento da unidade fundamental sujeito-objeto.

 

Fundo musical:

Ho Capito Che Ti Amo
Compositor: Luigi Tenco
Intérprete:
Wilma Goich

Fonte:

http://www.charles50tao.com.br/italiana.htm