Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Oba!

 

 

 

 

 

profunda a crise!

Ontem, arrocho no compulsório;1

hoje, abatimento do compulsório.

Solve ouvir Für Elise?

 

 

duradoira a crise!

Ontem, farra nas bolsas de valores;

hoje, quebradeira, chororô e dolores.

Guarida na marquise?

 

 

uma hipercrise!

A coisa pegou nos Estados Unidos

porque zombaram desde tempos idos.2

Quando virá a lise?

 

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. ARROCOMP = arrocho no compulsório.

    ABATCOMP = abatimento do compulsório.

O Banco Central (BC) ofereceu abatimento de empréstimo compulsório para bancos. Medida era a mais adequada para o momento, segundo o presidente do BC. O presidente do BC, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (3/10/2008) que os ajustes nas regras dos depósitos compulsórios, anunciados na noite de quinta-feira (2/10/2008), têm o objetivo de atender a um segmento específico do mercado, que são as instituições financeiras de pequeno e médio porte, que tem como grande fonte de captação o mercado de atacado. E, portanto, esta era a medida mais adequada para ser tomada no momento para a manutenção das boas condições do funcionamento dos mercados. Meirelles explicou que o BC está tomando as medidas para preservar o sistema financeiro dos efeitos da crise financeira internacional e que esta foi uma ação complementar nessa direção, visando direcionar recursos específicos para este segmento. O BC está absolutamente sensível aos acontecimentos e também a qualquer medida que for necessária a ser tomada, afirmou Meirelles. Enfatizou ainda que o BC não tomará medidas por reação psicológica, em reação à ansiedade, por preocupação do que está acontecendo nos outros mercados. Nesse sentido, Meirelles destacou que os bancos brasileiros não têm perda de crédito. A situação é muito sólida. Esse problema é meramente externo e não devemos, psicologicamente, importar a crise. As medidas que forem necessárias serão tomadas. E as que foram anunciadas são as que julgamos suficientes neste momento, afirmou Meirelles em Buenos Aires, onde participou de café da manhã promovido pela embaixada do Brasil na Argentina. Meirelles disse também que não há aumento de inadimplência no crédito e, portanto, a situação financeira dos bancos é boa. Ele reconheceu, entretanto, que existe uma preocupação com os bancos médios. Mas ponderou que por tudo o que analisamos, as carteiras desses bancos são muito boas e estão em condições, perfeitamente, de serem comercializadas, se necessário. A situação do sistema financeiro brasileiro, segundo Meirelles, é diferente dos EUA, onde existe risco de insolvência das instituições. Meirelles afirmou que ainda é muito cedo para fazer previsões sobre as próximas decisões sobre política monetária. Sobre as discussões futuras, seja nas esferas de mercado, política, financeira ou popular, é importante dizer que a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) será no fim de outubro e temos um mês até lá. E, neste momento, um mês é uma eternidade na economia mundial. Indagado se, por levar tanto tempo, o COPOM poderia antecipar sua reunião, Meirelles descartou essa hipótese. Não temos necessidade de antecipação da reunião do COPOM, afirmou. Ele reiterou que é prematuro tomar decisões baseadas em situação de curto prazo no mercado internacional. Minha mensagem é que a Economia brasileira vai muito bem, complementou. Atualmente, a taxa básica de juros brasileira, a Selic, está em 13,75% ao ano.

Minha conclusão: Enquanto prevalecer esta bacanuba (bacanal + suruba) desavergonhada na Economia mundial, quem paga a conta é o povão, via impostos e aumentos abusivos em tudo, não os especuladores de Wall Street e do resto do mundo, que continuarão a morar em mansões cinematográficas e a andar de limusine. A Wall Street é uma rua que corre na Manhattan Inferior, e é considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a Bolsa de Valores de Nova Iorque – a mais importante dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo. Ali foram feitas as maiores fortunas do Planeta. Seja lá como for, o que os senhores especuladores perderam com a crise mundial na Economia é uma pequena gota de grana em relação ao que já ganharam e têm investido em aplicações seguras. Eles são malandrérrimos; aprenderam que o negócio é diversificar, pois pôr todos os ovos na mesma cesta é coisa de otário. Renovo a recomendação que fiz no texto-poema A Encomendação (Não quero reza nem panela), publicado anteriormente a este: eu não sou catastrofista, mas acho que valeria a pena dar uma conferida na obra As Profecias do Papa João XXIII (A História da Humanidade de 1935 a 2033), de Pier Capri, tradução de Rolando Roque da Silva, DIFEL - Difusão Editorial S. A. No Rio de Janeiro, o endereço que possuo é: Avenida Passos, 122, 11º andar. Em São Paulo, o endereço é: Rua Marquês de Itu, 79.

Nota editada da fonte:

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/
0,,MUL783652-9356,00- REDUCAO+DE+COMPULSORIOS
+PRESERVA+BANCOS+DIZ+MEIRELLES.html

2. A bem da verdade, sempre zombaram, desapoderaram e se locupletaram com a maior sem-cerimônia e sem o menor constrangimento por seus fedorentos atos censuráveis praticados contra aqueles que os desafiassem! A Central Intelligence Agency (CIA), por exemplo, tentou assassinar o Fidel Alejandro Castro Ruz um sem-número de vezes. Até charuto envenenado ela bolou para matar o homem. O que é, só para recordar, o massacre do povo iraquiano, chamado irresponsavelmente de Guerra do Iraque? Resposta: simplesmente uma filho-da-putíssima petroguerra! Há mais ou menos um ano, previ (sem profetizar) a vitória do senador democrata pelo Estado de Illinois Barak Obama para a presidência dos Estados Unidos. Uma de suas promessas de campanha é a retirada dos soldados americanos do Iraque em menos de um ano e meio. Acho um ano e meio muito para uma petroguerra que nem sequer deveria ter começado! Entretanto, se vencer John McCain, herói de guerra e senador republicano pelo estado do Arizona desde 1987, aonde iremos parar? Bolas, bolinhas e bolonas! Sarah Palin, atual Governadora do Estado do Alaska, candidata à vice-presidência na chapa de John McCain, está mais por fora do que bunda lisa de índio em matéria de política externa. Em debate com Joseph Biden, senador pelo estado de Delaware e candidato a vice-presidência na chapa de Obama – que também apoiou a petroguerra, mas que agora é contra – transmitido para o mundo pela televisão, disse simplesmente que sair do Iraque é perder a guerra! Cá com meus botões, pensei; já perderam e não sabem! Só mais um coisinha: o que já foi gasto nesta maldita petroguerra daria para resolver o problema da fome mundial e ainda sobrava um tutu firme para todos nós fazermos um porrilhão de lanches no cDonald’s.

 

 

 

Petroguerra

 

 

 

Observação:

A animação em flash Petroguerra foi produzida a partir de um GIF animado e de duas imagens digitais disponibilizados nas Páginas da Internet abaixo citadas, que, por este motivo, mantêm os direitos legais e autorais sobre a animação em flash. Os endereços das Páginas da Internet consultadas são:

http://lostmoya.wordpress.com/tag/mcdonalds/

http://www.vibe.to/vibe/56812

http://esd.ci.laredo.tx.us/ESDWeb/news/edu.cfm

 

Fundo musical:

Für Elise (Ludwig Van Beethoven)

Fonte:

http://www.eadcentral.com/go/1/1/0/
http://www.granby.net/~brouhuio/musique.htm