A QUESTÃO DO PATRIOTISMO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Não sou um ateniense ou um grego, mas, um cidadão do mundo.

Sócrates, citado por Plutarco.

 

 

 

 

E o sol da liberdade...
When freemen...

 

 

 

que é ser patriota?

Sentindo-se poderoso,

não tirar proveito do débil.

Sabendo-se afortunoso,

dar a mão a todo flébil.

 

O que é ser patriota?

Ser o primeiro solidário;

não julgar sobrenome.

Ser o primeiro ancilário;

alentar quem tem fome.

 

O verdadeiro patriota

conformiza sua pátria

com toda Humanidade.1

Luta para ver a mátria

berço da mutualidade.

 

O verdadeiro patriota

in Corde – está ciente

da ausência de averso.

Em todo lugar se sente

um cidadão do Universo.

 

Na verdade, um patriota

não reconhece fronteiras

nem obstaculiza o ir-e-vir.2

Não seca vivas figueiras

 

Ele sabe que não há dois

e que: Kosmos = Unidade.

Com régua e compasso3,


 

 

Venha comigo!

 

 

 

______

Notas:

1. O verdadeiro patriotismo concilia a pátria com a Humanidade. (Joaquim Nabuco).

2. Ralph Maxwell Lewis (14 de fevereiro de 1904 – 12 de janeiro de 1987), segundo Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis) para a Jurisdição Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987, no seu Credo da Paz, afirmou que sou responsável pela guerra quando penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde ele tem de viver.

3. Na Maçonaria, o Compasso é considerado um símbolo da espiritualidade e do conhecimento humanos. Sendo visto como símbolo da espiritualidade, sua posição sobre o Livro da Lei varia conforme o Grau. No Grau de Aprendiz, tem suas pontas voltadas para o Ocidente e colocado embaixo do esquadro, simbolizando, assim, que o Aprendiz só trabalha na Pedra Bruta, e, então, dela não poderá fazer uso enquanto não estiver perfeitamente polida e esquadrejada, indicando que existe, por enquanto, a predominância da matéria sobre o espírito. A abertura indica o nível do conhecimento humano, sendo esta limitada à abertura máxima de 90º, isto é, ¼ do conhecimento e os limites de espírito humano não poderiam ser transpostos. A sua simbologia ainda é muito mais variada, podendo ser entendido também como símbolo da justiça, com a qual devem ser medidos os atos humanos. Simboliza a exatidão da pesquisa e ainda pode ser visto como símbolo da imparcialidade e da infalibilidade do Todo-poderoso. O Compasso é um instrumento de dois ramos de madeira ou de metal, reunidos por uma de suas extremidades de maneira a poder se afastar ou se aproximar uma da outra para medir ângulos e traçar círculos de dimensões diferentes. Estes diversos círculos nos dão a idéia do pensamento nos vários círculos de raciocínio, que podem atingir, ora largas e abundantes posições, ora raras e estreitas conclusões, mas, todas elas sempre claras e positivas. O Compasso da Justiça é a própria razão que determina, não só a origem, mas, ainda, a legitimidade do Direito. Representa as radiações da inteligência e da consciência do homem. A Régua, como ferramenta usada para medir e delinear os trabalhos, assim como para traçar linhas retas, deve servir como utensílio de medição, de consciência, de inteligência e de cautela ao Maçom na execução de seus afazeres ou na tomada de decisões, que o permitam traçar na Pedra Bruta retas que a tornem Cúbica. Antigo símbolo da retidão, do método e da lei, a Régua é considerada o emblema do aperfeiçoamento, e como a reta não tem começo nem fim, ela também é vista como símbolo do Infinito. Significa, ainda, o meio de assegurar o cumprimento das normas do comportamento humano – sem as quais não pode haver ordem. Em Maçonaria, utiliza-se a Régua de 24 polegadas, significando as 24 horas do dia, as quais devem ser divididas pelo Mestre de Cerimônias, que porta a insígnia da Régua, em espaços iguais destinados ao trabalho, ao repouso, aos exercícios físicos e mentais e à recreação, ou seja, as horas não devem ser mal empregadas na ociosidade e em ocupações egoísticas.

 

Música de fundo:

My Country 'Tis of Thee
Interpretação: Kelly Clarkson

Fonte:

http://soundcloud.com/paulorodrigosoares
/kelly-clarkson-my-country-tis

Observação:

My Country 'Tis of Thee, também conhecida como America, é uma canção patriótica americana, cuja letra foi escrita por Samuel Francis Smith. A melodia usada é a do Hino Nacional do Reino Unido, God Save the Queen, arranjo de Thomas Arne. A música foi um dos hinos nacionais de fato dos Estados Unidos, antes da aprovação do The Star-Spangled Banner como o hino oficial, em 1931.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.revistauniversomaconico.com.br/
simbologia/simbolos-maconicos/

http://media.photobucket.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ralph_Maxwell_Lewis

http://www.magiclanterngraphics.com/ANINDEXTO
ANIMATEDGIFS-MISCELLANEOUS-Page2.html

http://www.crossed-flag-pins.com/
animated-flag-gif/flags-Brazil.html

http://www.emswhiteknights.com/

http://pt.wikiquote.org/
wiki/S%C3%B3crates

http://en.wikipedia.org/wiki/
My_Country,_'Tis_of_Thee

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.