SUPERSTIÇÃO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Mesmer

 

 

Franz Anton Mesmer

Franz Anton Mesmer

 

 

Um fluido magnético misterioso emana das estrelas e enche todo o Universo, influenciando todos os organismos vivos.

 

No Universo, tudo é atração magnética.

 

Os planetas liberam emanações que fluem para dentro e através de toda vida pela intensificação e pela remissão.

 

O magnetismo animal apresenta propriedades análogas à eletricidade e ao magnetismo.

 

 

 

 

Todos os corpos, como o magneto, são capazes de transmitir o princípio magnético. Este fluido penetra em tudo e pode ser armazenado e concentrado, como o fluido elétrico. Ele age à distância. Corpos animados são divididos em duas classes: uma sendo suscetível a este magnetismo e a outra a uma qualidade oposta que suprime sua ação.

 

Só a experiência dissipará as nuvens e lançará luz sobre esta importante verdade: a Natureza oferece meios universais de cura e preservação do homem.

 

Atividade cíclica do magnetismo anima (seis primeiras proposições):

1ª – Existe uma influência mútua entre os corpos celestes, a Terra e os corpos animados.

2ª – Um fluido universalmente distribuído e contínuo – que é muito diferente do vácuo e de natureza incomparavelmente rarefeita, e por cuja natureza é capaz de receber, propagar e transmitir todas as impressões de movimento – é o meio desta influência.

3ª – Esta ação recíproca é subordinada à leis mecânicas que são até então desconhecidas.

4ª – Esta ação resulta em efeitos alternados que podem ser considerados como um fluxo e refluxo.

5ª – Este fluxo e refluxo é mais ou menos geral, mais ou menos particular, mais ou menos compósito, de acordo com a natureza das coisas que o determinam.

6ª – É por esta operação (a mais universal daquelas apresentadas pela Natureza) que as proporções de atividade são estabelecidas entre os corpos celestes, a Terra e suas partes componentes.

 

Relação do magnetismo animal com a matéria:

7ª – As propriedades da matéria e dos corpos orgânicos dependem desta operação.

8ª – O corpo animal suporta o efeito alternado deste agente que, insinuando-se na substância dos nervos, afeta-os imediatamente.

9ª – É particularmente manifesto no corpo humano que o agente tem propriedades similares às do magneto; pólos diferentes e opostos podem igualmente ser distinguidos e podem ser mudados, comunicados, anulados e reforçados. Até mesmo o fenômeno de oscilação é observado.

10ª – Esta propriedade do corpo animal, que o deixa sob a influência dos corpos celestes e das ações recíprocas daqueles que o rodeiam, como demonstrado pela sua analogia com o magneto, induziu-me a denominá-la magnetismo animal.

 

Comparação da atividade do magnetismo animal com a atividade da luz, do som e da eletricidade:

14ª – Sua ação é exercida à distância, sem auxílio de um corpo intermediário.

15ª – É intensificado e refletido por espelhos, assim como a luz.

16ª – É comunicado e intensificado pelo som.

17ª – Esta propriedade magnética pode ser armazenada, concentrada e transportada.

 

Diferença entre magnetismo animal e magnetismo mineral:

20ª – O magneto, tanto o natural como o artificial, junto com outras substâncias, é suscetível ao magnetismo animal, e mesmo à propriedade oposta, sem que seu efeito sobre o ferro e a agulha sofra qualquer alteração em ambos os casos. Isto prova que o princípio do magnetismo animal difere essencialmente do magnetismo mineral.

21ª – Este sistema fornecerá novas explicações sobre a natureza do fogo e da luz, bem como sobre a teoria da atração, do fluxo e do refluxo, do magneto e da eletricidade.

22ª – Fará conhecer que o magneto e a eletricidade artificial só têm, no que tange às doenças, propriedades que compartilham com diversos outros agentes providos pela Natureza, e que se efeitos úteis têm derivado do uso da última, eles são devidos ao magnetismo animal.

 

O magnetismo animal pode curar desordens nervosas diretamente e outras desordens indiretamente. Ele pode ser usado junto com remédios, embora pressuponha uma nova teoria sobre a doença. Quando dominado, contudo, habilita o médico a aperfeiçoar sua arte de modo que possa tratar sem receio de fazer mal, e, assim, aliviar os sofrimentos da Humanidade.

 

Nós possuímos um sentido interior que está em conexão com todo o Universo, e que poderia ser considerado como uma extensão da visão. Possuímos a faculdade de sentir na harmonia universal a conexão dos eventos e dos seres com a nossa própria conservação... A comunicação da vontade reside em um tipo de convenção entre duas vontades, que poderiam ser ditas estar em sintonia.

 

Desejo me devotar exclusivamente à prática do meu método, de modo que a Humanidade não possa mais ser exposta aos incalculáveis riscos do uso das drogas e da sua aplicação.

 

De todos os corpos da Natureza, é o próprio homem que, com maior eficácia, atua sobre o homem.

 

A doença é apenas uma desarmonia no equilíbrio da criatura.

 

Existe um único fluido no Universo se manifestando de diferentes formas, incluindo gravidade, eletricidade, magnetismo e magnetismo animal nos seres vivos, que une e relaciona todos os corpos.

 

Doenças: bloqueio do fluxo magnético animal nos seres vivos.

 

Cura: restabelecimento do fluxo magnético animal.

 

A Natureza oferece um meio universal de cura e de preservação dos homens.

 

Nenhum raciocínio pode substituir a observação dos fenômenos...

 

Os planetas se afetam mutuamente em suas órbitas, e a Lua e o Sol causam e dirigem, em nosso globo, o fluxo e o refluxo do mar, assim como o da atmosfera. Essas esferas exercem também uma ação direta sobre todas as partes constitutivas dos corpos animados, particularmente sobre o sistema nervoso, por meio de um fluido que a tudo penetra.

 

Os corpos animados funcionam como uma agulha imantada que, tendo recebido o mesmo impulso, depois de diferentes oscilações proporcionais a ela e ao magnetismo que recebeu, retorna à sua primeira posição e ali se fixa. É assim que a harmonia dos corpos organizados, uma vez perturbada, deverá provar das incertezas de minha primeira suposição. Rapidamente, ela será recuperada e determinada pelo Agente Geral, que, sozinho, poderá fazer retornar a harmonia ao seu estado natural.

 

O magnetismo animal é um fluido universalmente disseminado e contínuo, de maneira a não sofrer qualquer vácuo, de uma sutileza que não permite qualquer comparação, e que, por sua natureza, é suscetível de receber, propagar e comunicar todas as impressões do movimento, bem como os meios de sua influência.

 

Vontades e pensamentos projetados terão efeito positivo ou negativo em outras pessoas.

 

As observações dos efeitos que a Natureza opera universalmente e constantemente sobre cada indivíduo não são apanágio exclusivo dos filósofos; o interesse universal faz de quase todos os indivíduos observadores. Essas observações múltiplas, de todos os tempos e de todos os lugares, não deixam nada a desejar acerca de suas próprias realidades. Mas, a atividade do espírito humano, combinada à ambição do saber que jamais é satisfeita, procura aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos anteriormente e abandona a observação, suprindo-se de especulações vagas e freqüentemente frívolas. Ela forma e acumula sistemas que não têm o mérito da abstração misteriosa; e, assim, gradualmente se afastam da verdade, a ponto de perdê-la de vista e de substituí-la pela ignorância e pela superstição.

 

 

 

 

Existindo no homem, em diferentes graus de desenvolvimento, em todas as épocas, a vontade tem servido tanto para curar quanto para aliviar. É lamentável sermos obrigados a constatar que, a vontade, também, foi a fonte de muitos males, mas, é uma das conseqüências do abuso que, muitas vezes, o ser faz do livre-arbítrio. A vontade desenvolve o fluido, seja animal, seja espiritual, porque, como sabeis agora, há vários gêneros de magnetismo, em cujo número estão o magnetismo animal e o magnetismo espiritual que, conforme a ocorrência, pode pedir apoio ao primeiro. Um outro gênero de magnetismo, muito mais poderoso ainda, é a prece que uma alma pura e desinteressada dirige a Deus. A vontade, muitas vezes, foi mal compreendida. Em geral aquele que magnetiza não pensa senão em manifestar sua força fluídica, derramar o seu próprio fluido sobre o paciente submetido aos seus cuidados, sem se preocupar se há ou não uma Providência que se interesse pelo caso tanto ou mais do que ele. Agindo só não pode obter senão o que a sua força, sozinha, pode produzir, ao passo que os médiuns curadores começam por elevar sua alma a Deus e a reconhecer que, por si mesmos, nada podem. Fazem, por isto mesmo, um ato de humildade, de abnegação; então, confessando-se demasiado fracos, Deus, em sua solicitude, lhes envia poderosos socorros, que o primeiro não pode obter, já que se julga suficiente para a obra empreendida. Deus sempre recompensa a humildade sincera, elevando-a, ao passo que rebaixa o orgulho. Este socorro que envia são os Espíritos bons, que vêm penetrar o médium de seu fluido benfazejo, o qual é transmitido ao doente. Também é por isto que o magnetismo empregado pelos médiuns curadores é tão potente e produz estas curas classificadas de miraculosas, e que são devidas simplesmente à natureza do fluido derramado sobre o médium. Enquanto o magnetizador ordinário se esgota, muitas vezes inutilmente, em dar passes, o médium curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposição das mãos, graças ao concurso dos Espíritos bons. Mas, este concurso só é concedido à fé sincera e à pureza de intenção. (Mensagem atribuída a Franz Anton Mesmer publicada na Revista Espírita Francesa dirigida por Allan Kardec no ano de 1864).

 

Observação:

A Europa do século XVIII testemunhou a culminação e a confusão da reforma e da reorganização coletivas. A inspiração e a força da miríade de movimentos impulsionados pelos Rosacruzes e pelos Franco-maçons energizaram as aspirações de classes inteiras de indivíduos que tratavam de antigas feridas sociais e acalentavam uma vasta visão do futuro. A corrupção e a fraqueza internas do Ancien Régime (Antigo Regime – sistema social e político aristocrático, centralizado e absolutista, em que o poder era concentrado nas mãos do rei, estabelecido na França, sob as dinastias de Valois e de Bourbon, entre os séculos XVI e XVIII) revelaram-se em seu rápido e caótico colapso, e a liberação dos poderes das vontades humanas em conflito obscureceu definitivamente os sinais do renascimento espiritual e social. Estacionados como centros de controle dinâmico, quatro seres heróicos – reconhecidos como Instrutores da Humanidade – guiaram os homens através dos eventos da época em direção a uma percepção mais profunda da Unidade e a uma convicção mais consistente da fraternidade universal: Louis-Claude de Saint-Martin, Cagliostro, o Conde de Saint-Germain e Franz Anton Mesmer (Iznang, 23 de maio de 1734 – Meesburg, 5 de março de 1815), um médico, filósofo, teólogo, músico e magnetizador suábio. Cada um desempenhou um papel preciso, embora largamente oculto, em uma sutil revolução da mente humana. Helena Petrovna Blavatsky escreveu sobre Mesmer: Foi o Conselho de Luxor que o escolheu – de acordo com as determinações da Grande Fraternidade Branca – para atuar no século XVIII como seu pioneiro usual. [Estes Instrutores da Humanidade, geralmente, são] enviados no último quartel de cada século para Illuminar as nações ocidentais com uma pequena porção de conhecimento oculto. Em 1782, Mesmer se uniu a Saint-Martin, a Saint-Germain e a Cagliostro na Convenção Maçônica de Wilhelmsbad. Embora raramente aparecessem juntos em público, eram todos Maçons e membros da Fratres Lucis, e mantinham comunicação privada. Enfim, Max Heindel assim se referiu a Mesmer: Para os atuais cientistas materialistas, resta ainda muito a aprender e a desaprender. Ainda que lutem até o último limite contra o que, escarnecendo, qualificam de "idéias ilusórias" dos cientistas ocultistas, estão sendo obrigados a reconhecer suas verdades e a admiti-las uma a uma. É só uma questão de tempo, e serão forçados a aceitá-las todas. Mesmer, enviado pelos Irmãos Maiores, foi mais do que ridicularizado. Mas, quando os materialistas, trocando o nome da força por ele descoberta, chamaram-na de "hipnotismo" ao invés de "mesmerismo", tornou-se "científica" imediatamente.

 

 

 

 

Superstição

 

 

 

Não do temor de si mesmo,

tão-pouco de bailar a esmo,

– que emerge a superstição.

 

Sem ancoragem na razão,

o embaraço vai pegezando,1

a liberdade vai emagrando.

 

No desaprazer da espera,

a existência vira quimera.

No final, dá em mandinga,

e a vida acaba em bujinga.

 

Por acaso, um milagrinho!

Quem sabe, santantoninho!

Que milagrinho qual o quê;

nem António nem canjerê.

 

Ou fazemos nós por nós

ou não desatarão os nós.

Ou fitamos o Santo Leste

ou é enxovalho do oeste.

 

Ou é ego sum qui sum2

ou será tão-só cafarnaum.

Ou é dom[in]ado o não-ser

ou será aflitivo o vir-a-ser.

 

 

 

Vai-da-valsa

 

 

 

______

Notas:

1. Pegezar = Aumentar em progressão geométrica.

2. Ego sum qui sum = Eu-sou quem sou.

 

Música de fundo:

Così Fan Tutti (Overture)
Composição: Wolfgang Amadeus Mozart

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/DXlMnWo8/
Mozart_Wolfgang_Amadeus_-_Cos_.html

Observação:

Quando Mozart ofereceu sua primeira ópera para execução, com a idade de doze anos, o Diretor da Ópera Imperial se recusou a executá-la sob alegação de que ninguém daquela idade poderia tê-la escrito. Imediatamente, Mesmer arranjou para que a obra fosse executada em seu próprio teatro. Em gratidão por esta amizade, Mozart homenageou Mesmer em sua ópera Così Fan Tutte.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.netanimations.net/walking_people.htm

http://homepage.ntlworld.com/
pauljholden/artwork/thumbs/MyWeb.htm

http://www.geofoberhaus.com/mt/2007_10.html

http://deysemelo.com/expulse-o-medo/

http://www.ariel.ac.il/sites/cezar/
ariel/ANIMATIONS/physics3.html

http://luzparaasluzes.blogspot.com.br/2013/01
/o-campo-de-energia-universal.html

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/
outrolado_poder_pensamento.htm

http://school.discoveryeducation.com/
clipart/clip/boo_too.html

http://pt.clipartlogo.com/
image/black-cat_268814.html

http://www.tuvy.com/blog/
2011/01/vietnamese-superstitions/

http://www.sbhc.org.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

http://www.christianrosenkreuz.org/mesmer.htm

http://www.autoresespiritasclassicos.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Regime

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-022.php

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.