Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Dona Cocó
Dona Popó
Dona Xixó

 

 

Três irmãs – de 90, 88 e 86 anos de idade – viviam na mesma casa. Uma noite, lá pelas 8 horas, Dona Cocó, a irmã de 90, começa a encher a banheira para tomar banho, põe um pé dentro da banheira, faz uma pausa e grita:

Alguém aí sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?

Dona Popó, a irmã de 88 responde:

Não sei, Cocó; já subo aí para ver...

Popó começa a subir as escadas, faz uma pausa e grita:

Eu estava subindo ou descendo as escadas?

Dona Xixó, a irmã caçula, de 86, que estava na cozinha tomando chá e escutando o charivari, balança a cabeça e pensa: Meu Deuuuussss! Tomara que eu nunca fique assim tão esquecida, como estas duas retardadas.

Então, bate três vezes na madeira da mesa, e responde:

Já vou ajudá-las, meninas; mas, primeiro, vou ver quem está batendo na porta.

 

 

 

 

Oh!, meu dileto sacripanta!

Não aconselharei a Atalanta;1

mas, advirto: dome o demônio

 

Ei, sacripanta: não adianta

entristar e dizer que é taranta.

Decrepidez não dá em poste;

dá no herói e no barbalhoste.

 

Ei, sacripanta, não adianta!

Veja lá! Vai dar uma de anta?

Quem insiste múmia acaba,

e não mitiga tomar catuaba.

 

Ei, sacripanta, não adianta!

Resolve o quê u'a carapanta?

Não dá pra descozer um ovo,2

nem bruxando no ano-novo!

 

Ei, sacripanta, não adianta:

cupim não casa com elefanta.

Dizer que a sorte foi malvada?

Petar com a língua enrolada?

 

Ei, sacripanta, não adianta!

Deu em quê a sua garganta?

Quem colocou a vida no lixo

haverá de pernetar no infixo.

 

Ei, sacripanta, não adianta:

três, de dez, é uma aliquanta,

e bosta jamais saberá a pavê.

O que adiantou o pagá-devê?3

 

Ei, sacripanta, não adianta!

Maldade santo não espanta,

e enfeitiçar não tá com nada.

Esta é uma péssima jogada.

 

Ei, sacripanta, não adianta.

Só se colhe o que se planta:

virtus4 em desuso desabilita;

quem faz mau uso decrepita.

 

Seja como for, isto adianta:

examinar um tico o Vedanta,5

 

 

 

O Lambuça

 

 

 

______

Notas:

1. Atalanta Fugiens (A Fuga de Atalanta) é a obra mais importante e mais conhecida de Michael Maier (1568 – 1622). Foi Grande Mestre dos Rosacruzes, na Alemanha, no século XVII, e Delegado de Sir Francis Bacon (Imperator dos Rosacruzes no mesmo século), no Continente. Embora nunca tivesse afirmado pertencer à misteriosa Fraternidade dos Rosacruzes, Michael Maier foi um acérrimo apologeta e abonatório do Rosacrucianismo, possuindo, por ser sabidamente um Alto Iniciado Rosa+Cruz, informações sobre os Irmãos da Rosacruz – claramente transmitidas nos seus livros – que constatam e confirmam um conhecimento direto do Círculo Interno da Ordem do seu tempo. Em sua busca pelo Conhecimento, Michael Maier, primeiro, obteve o grau de doutor em Filosofia. Depois, sucessivamente, doutorou-se em Filosofia Hermética e em Medicina Hermética ou Medicina Paracélsica, que nada mais é do que a Medicina Crístico-Alquímica, que permite transformar a Lua (personalidade-alma) em Sol (Cristo Solar). Daí a recomendação maieriana: Do homem e da mulher faze um círculo, e deste um quadrado, em seguida um triângulo, e ainda um outro círculo, e terás a Pedra Filosofal.

 

Atalanta Fugiens

Atalanta Fugiens (ilustração 21)

 

2. Bem, parece que Hervé This, um físico-químico francês que trabalha no Institut National de la Recherche Agronomique, em Paris (França), cuja principal área de pesquisa científica é a gastronomia molecular, descobriu uma forma de descozinhar um ovo, usando boroidreto de sódio (NaBH4) como agente redutor.

 

Boroidreto de Sódio

 

3. Pagá-devê é um rito tradicional realizado à beira dos rios em pagamento de graças recebidas ou a receber. Ritual feito por um curandeiro para proteger os recém-nascidos.

4. Quem permite que as virtutis (castitas, liberalitas, temperantia, diligentia, patientia, caritas, humilitas) caiam em voluntário desuso se enfraquece moralmente, fica doente e poderá ir para o andar de cima e entregar a alma ao não-sei-que-diga extemporaneamente.

5. Vedanta, também denominada Uttara Mimamsa, é uma tradição espiritual explicada nos Upanishads, que se preocupa principalmente com a auto-realização, através da qual se pode compreender qual a real natureza da realidade (Brahman). O Vedanta – que significa "a meta de todo o conhecimento" – por definição, não se restringe ou está confinado a um único livro, e não é a única fonte da Filosofia Vedântica. O Vedanta se baseia nas Leis Espirituais Imutáveis que são comuns às tradições religiosas e espirituais ao redor do mundo, onde a "meta do conhecimento" se referiria a um estado de auto-realização ou de consciência cósmica. Historicamente, o Vedanta tem sido compreendido como um estado de transcendência, e não como um conceito que pode ser compreendido apenas pelo intelecto. A palavra Vedanta é um composto sânscrito que pode ser interpretado como:

1º) veda = conhecimento + anta = fim, conclusão – o ápice do conhecimento ou adendo aos Vedas; e

2º) veda = conhecimento + anta = essência, centro ou dentro – a essência dos Vedas.

Enfim, a finalidade principal da vida humana deve ser alcançar a Mocsa, isto é, atingir um estado de perfeição, liberto de paixões e de inquietudes, resultado e função específica do verdadeiro conhecimento. Alcançar a Mocsa significa a libertação do samsara, círculo vicioso de renascimentos e reencarnações (fluxo incessante de renascimentos através dos mundos), e, por conseguinte, um escape da alma à existência encarnada compulsória.

 

 

 

 

Música de fundo:

O Patrão Mandou
Composição e interpretação: Paulinho Soares

Fonte:

http://www.krafta.info/br/search/
Paulinho-Soares/1/mp3

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.cksinfo.com/holidays
/halloween/skeletons/index.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mocsa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samsara

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vedanta

http://en.wikipedia.org/
wiki/Herv%C3%A9_This

http://revistapesquisa2.fapesp.br/
?art=3411&bd=1&pg=1&lg=

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Boroidreto_de_s%C3%B3dio

http://www.animationlibrary.com/
sc/173/Aliens/?page=5

http://www.mensagensegifsdateka.com/
2012/07/idosos.html

http://www.shannonthunderbird.com/
Women's%20Health.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.