PODER E PASPALHICE 1

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

precisa da debilidade do bestalhão.

O despotismo premeditado

se nutre da paspalhice do toleirão.

 

Se não houvesse parvoíce,

a malsã ilegitimidade não progrediria.

Se não houvesse cumplicice,2

a ferina perversidade não prosperaria.

 

Incompetente ou consciente,

não há quem não esteja comprometido.

Dependente ou auto-suficiente,

não há quem não venha a ser argüido.

 

Mas – um dia! – o ente acorda,

e, então, enflora a Primavera (Árabe).3

Isto ocorre porque ele discorda,

e delibera que não será mais alárabe.4

 

Ninguém tolerava mais aquelas coisas.

Quem ficou passado foi o dragão,

pois, diminuiu a quantidade das loisas.

 

 

 

Primavera Árabe

 

 

______

Notas:

1. Este poeminha foi inspirado na afirmação o poder de um precisa da tolice do outro, do teólogo, pastor luterano, membro da resistência alemã antinazista e membro fundador da Igreja Confessante Dietrich Bonhoeffer (Breslau, 4 de fevereiro de 1906 – Berlim, 9 de abril de 1945).

2. A cumplicice (misto de cumplicidade + tolice), geralmente, deriva do medo + da fragilidade de caráter + da ignorância + da desinformação + da incompreensão + do preconceito + da sempre hipotética e esdrúxula maniazinha de levar vantagem + de outras coisas que eu não me lembro. No fundo no fundo, a cumplicice é uma doença vampirizante.

3. Os protestos no mundo árabe em 2010 – 2012, também conhecidos como Primavera Árabe, são uma onda revolucionária de manifestações e protestos que, desde 18 de dezembro de 2010, vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África. Até o presente, tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, duas guerras civis na Líbia e na Síria, grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Omã e Iêmen e reclamações menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental. Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como o Facebook, o Twitter e o Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional, mesmo sob a ameaça de tentativas de repressão e de censura na Internet por partes dos Estados. Com certeza, a mais sangrenta manifestação desta Primavera – que, por enquanto, ainda é inverno congelante! – é a que está a acontecer na Al-Jumhuriyah al-Arabiyah as-Suriyah (República Árabe Síria), que, segundo informações de ativistas de direitos humanos dentro e fora da Síria, desde que eclodiu, em 26 de janeiro de 2011, já ceifou a vida de 30 mil pessoas, sendo mais da metade de civis, porque o Senhor Presidente Bashar al-Assad quer chupar o caroço até o fim. Outras 100 mil pessoas teriam sido detidas pelo Governo de Damasco, e, pelo menos, 250 mil sírios já teriam buscado refúgio no exterior para fugir dos combates, com quase metade destes pedindo abrigo na vizinha Turquia. A eternidade será pequena para que esses hitlerzinhos de sempre possam compensar até o osso suas atrocidades!

 

 

 

 

4. Alárabe = árabe errante.

 

Música de fundo:

The Maladjusted Jester
Composição: Vic Schoen
Interpretação: Danny Kaye

Fonte:
http://beemp3.com/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.animated-gifs.eu/
holidays-april-fool/001.htm

http://joaomarceloport.blogspot.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Guerra_Civil_S%C3%ADria

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.