Giovanni
Pico della Mirandola
Se
vires alguém abandonado aos seus apetites, rastejando no chão,
é uma planta que vês e não um homem.
O
homem é um ser entre dois mundos – o mundo celeste, superior,
e o mundo terrestre, inferior – e entre dois tempos –
a finitude e a eternidade – mas é também um ser
dotado de corpo, de sensibilidade e de razão e, como suprema
e mais perfeita criatura de Deus, é portador de uma natureza
indefinida que necessita ser concretizada, isto é, realizada
de acordo com esta sua essência. Neste sentido, o homem é
livre e responsável perante a vida que tem e a vida que quer
ter, visto que esta é obra sua. Pode-se, assim, falar de uma
natureza animal, de uma natureza propriamente humana e de uma natureza
divina, que coexistem no homem visto como sendo um microcosmo de toda
a realidade.
O
homem é dito e considerado justamente um grande milagre e um
ser animado, sem dúvida digno de ser admirado.
Nada
há de mais admirável do que o próprio homem.
Ao
homem nascente, o Pai conferiu sementes de toda a espécie e
germes de toda a vida, e segundo a maneira de cada um os cultivar
assim estes nele crescerão e darão os seus frutos. Se
vegetais, tornar-se-á planta. Se sensíveis, será
besta. Se racionais, elevar-se-á a animal celeste. Se intelectuais,
será anjo e filho de Deus.
Ao
colocar o homem no meio do mundo, o Criador lhe disse: Não
te demos um lugar determinado, nem um aspecto que te seja próprio,
nem tarefa alguma específica, a fim de que obtenhas e possuas
aquele lugar, aquele aspecto e aquela tarefa que tu seguramente desejares,
tudo segundo o teu parecer e a tua decisão.
O
homem foi criado sem fisionomia própria nem
dom especial de nenhuma forma, para que possa vir a possuir, segundo
seu desejo e segundo seus votos, o domicílio, a fisionomia
e os dons que terá ele mesmo escolhido.
O melhor uso da nossa liberdade
é feito quando uma espécie de santa ambição
invade o nosso Coração, para que, não nos contentando
com bens medíocres, aspiremos aos bens supremos, e tratemos
de os atingir com todas as nossas forças, pois que nossa vontade
torna isto possível.
Aqueles
que se interessam pelos negócios da cidade serão sempre
recompensados pelos céus, se souberem agir nas duas esferas
da vida com a mesma integridade dos querubins, pois, é a eles
que devemos nos ligar, se quisermos nos elevar aos píncaros
do amor ou, ainda, descer em direção às funções
da vida ativa, devidamente instruídos e preparados.
Existe,
além mundo dos anjos, ou mundo intelectual, do mundo celeste
e do mundo sublunar, no qual habitamos, um quarto mundo, no qual se
encontra tudo o que há nos três outros mundos. Este mundo
é o homem ele mesmo, que, por esta razão, como dizem
os doutores católicos, está expresso no Evangelho pelo
nome de todas as criaturas. Quando o Cristo decidiu pregar o Evangelho
aos homens, mas não às bestas e nem aos anjos, Ele decidiu,
no entanto, pregá-lo a todas as criaturas.
O
homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança
para dominar os peixes, os pássaros e, em geral, todos os animais
que foram produzidos pela água e pela Terra.
É
necessário, em primeiro lugar, notar que o mundo é chamado
por Moisés de ‘o grande homem’. Pois, se o homem
é um pequeno mundo, da mesma forma o mundo é um grande
homem.
Se
você vir um Filósofo determinar todas as coisas por meio
da Justa Razão, a Ele você deve reverência: ele
é um Ser Celestial e não da Terra.
Ao
homem foi concedido ter o que quiser para ser o que quiser.
O
lugar do homem no Universo está em algum lugar entre as feras
e os anjos, mas, por causa da imagem divina nele plantada, não
há limites para o que o homem possa realizar.
Giovanni
Pico della Mirandola (1463 – 1494)
Fontes
de consulta:
http://www.goodreads.com/author/quotes/
134145.Giovanni_Pico_Della_Mirandola
http://www.brainyquote.com/quotes/authors
/g/giovanni_pico_della_miran.html
http://www.oquenosfazpensar.com/
http://revistaseletronicas.pucrs.br/
http://www2.crb.ucp.pt/Historia/mirandola.pdf
http://www.unifieo.br/
http://www.meaningsoflife.com/Seres-Humanos.htm