TECNOLOGIAS
(
Avançologias ou retrogradologias?)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


 

 

 

Nos últimos anos, o celular se tornou um aparelho que mantemos por perto quase 24 horas por dia. Todavia, muita gente se esquece de que, sendo um dispositivo eletrônico, ele pode oferecer riscos em certas circunstâncias, como é o caso de uma explosão da bateria. Apesar de ser algo relativamente incomum, acontece de vez em quando. Mas, afinal, porque a bateria do celular poderá explodir?

 

A explosão de um celular acontece quando há superaquecimento da bateria. Como o periférico é projetado para agüentar até 135ºC, quando passa desta temperatura, ela pode causar uma explosão ou pegar fogo. Isto poderá acontecer em duas situações: 1ª) quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causará superaquecimento e, conseqüentemente, acontecer a possível explosão; e 2ª) durante o uso: neste caso, poderá haver uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto-circuito, que poderá, basicamente, ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Este curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas.

 

E agora, como evitar? Como se precaver?

 

Só compre marcas confiáveis – Alguns casos de explosão da bateria são causados por defeitos de fabricação. Por isto, diminua a chance de um acidente ocorrer escolhendo uma marca confiável e com um bom histórico de suporte ao consumidor.

 

Use somente acessórios originais – Acessórios “piratas” não passam pelos mesmos testes de qualidade e segurança que os originais, e – claro! – não são totalmente confiáveis. Um carregador que não é original poderá causar diferenças de tensão elétrica e levar a defeitos perigosos na bateria, além provocar a diminuição da vida útil do celular. Se você precisar trocar a bateria, opte sempre pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e possui garantia de fábrica. Em muitos casos, o barato poderá sair caro.

 

Não exponha o celular ao calor – Evite andar muito tempo com o celular no bolso, principalmente se usar as famosas “meias de celular” feitas de tecido. Procure também não deixá-lo exposto ao Sol, no painel do carro, perto do fogão ou do microondas.

 

Evite a umidade – A umidade é uma grande inimiga da sua bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, por exemplo, ou deixar o aparelho parado na praia ou próximo de alguma piscina.

 

Tempo certo na tomada – Procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Deixá-lo ligado à corrente por muito tempo poderá diminuir a vida útil e levar a defeitos posteriores.

 

Enfim, Anthony Brown, especialista em explosões e análise de risco industrial, diz que a eletricidade estática é ainda mais perigosa do que o celular em si. O cheiro que sentimos quando abastecemos o carro indica que, ao redor de nós, existe uma nuvem de vapores do combustível, que poderá explodir, se receber contato com eletricidade estática, causada pelo celular ou por qualquer outra coisa. Já Moacir Duarte, um consultor de segurança contratado pela PETROBRÁS para realizar testes neste sentido, afirma que a possibilidade é remota, mas existe, sim! Ele diz que, hoje em dia, não existem testes conclusivos, já que os testes que ele conduziu foram feitos há muitos anos, quando os aparelhos eram grandes e bem diferentes dos de hoje. Pelo sim pelo não, quando for abastecer seu carro, desligue o celular. Explosões já aconteceram!

 

Todavia, com cuidados básicos e seguindo as dicas acima apresentadas, você poderá usar o seu aparelho celular livre de preocupações. Mas, não se esqueça: o baratinho poderá sair caríssimo!

 

Veja estes vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=GdXTSVFyAgE

http://www.youtube.com/watch?v=M1VzqTgWcsc

http://mais.uol.com.br/

http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

 

Matéria editada das fontes:

http://www.noticiasautomotivas.com.br/

http://www.techtudo.com.br/

 

 

 

 

, pimba! As tecnologias!

Todo dia, mais tecnologias!

Estaremos prontos para elas?

 

novadoras tecnologias

que revelaram novos caminhos.

Riscosas tecnologias

que descortinaram descaminhos.

 

enéficas tecnologias

que nos trouxeram comodidades.

Maléficas tecnologias

que nos impuseram escravidades.

 

enfazejas tecnologias

que aliviaram nossas limitações.

Malfazejas tecnologias

que nos sujeitaram a restrições.

 

as, tais tecnologias

tornarão o homem mais fraterno?

Ou estas tecnologias

abrirão novas portas ao inferno?

 

om as avançologias,

eu medro, tu medras, ele medra!

Ou serão retrogradologias

que remeterão à Idade da Pedra?

 

 

 

Não sei como será
a terceira guerra mundial,
mas direi como será a quarta:
com paus e pedras.
(Albert Einstein, 1879 – 1955)

 

 

 

Música de fundo:

Pela Internet
Composição e interpretação: Gilberto Gil

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/5jq0lZzV/_

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.picgifs.com/alphabets/dancing/

http://explorebio.wikispaces.com/
Neanderthal+and+Human+Genomes

http://www.picgifs.com/graphics/explosions/

http://apaixonadosporgifs-liza.blogspot.com.br/
2012/06/gifs-de-celular-gifs-de-telefoene.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.