ESCOLHER É PERDER SEMPRE

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Acho que o Rafinha tem razão!

 

 

 

scolher é perder sempre;1

desescolher é perder também.

Entre o sempre e o também,

há o Sempre Imóvel2 Sempre.

 

Isto é óbvio; quem não sabe?

Acho que já falei nisto 2n vezes,

mas repetecos não são endezes.

Assim, repito; é o que me cabe.

 

Não gravamos. Olvidamos.

Medite nisto. Não esqueça:

para que a Vida nos aqueça,

só desbotando os esparramos.

 

Esparramo é u'a roubada

que só serve para atenazar.

Depois, chamamos de azar

o que foi uma big bobeada.

 

Roubada pode virar furada.

Um cara cirurgiou o roncolho

e saiu da operação caraolho!

Que roubada! Desmazelada!

 

Mas, voltando ao escolher,

Todavia – pelo sim, pelo não –

o concertado é desescolher.3

 

Somos aquilo que escolhemos

tanto quanto o que pensamos.

tantas vezes, motor por remos.

 

Encarnando e remorrendo,

nós vamos fazendo escolhas,

que terminam virando bolhas

– em cada furo um remendo.

 

Depois, entoar um apotropeu

em nadinha muda o empeço!

 

 

 

O Muro-empeço

 

 

 

______

Notas:

1. Frase de Rafael Soares (Rafinha), filho do Jô Soares.

 

Rafael Soares e Jô Soares

Rafael Soares no lançamento do novo livro do pai
As Esganadas, na Academia Brasileira de Letras.

 

2. Imóvel, devo recordar, não no sentido de sem movimento, de coisa estática, quietinha e comportadinha, nem fria nem quentinha; mas, sim, fazendo referência àquilo que não muda, que não se altera – seja por diminuição, seja por acréscimo – pois a energia universal (o Sempre Imóvel Sempre) é constante e inalterável, sendo, todavia, ao mesmo tempo, ad æternum, movente e movedora. O nada (o não-lugar) é uma impossibilidade; não existe, nem cria, nem destrói. E assim, a constância do Universo e a inalterabilidade das suas Leis estão ancoradas e amparadas na inacontecibilidade de um decremento ou de um incremento em sua energia – desde sempre uma e a mesma. Ora, isto é tão simples! O que poderia aumentar ou diminuir a energia universal? Quem poderia aumentar ou diminuir a energia universal? Por quê? Como? E, se esta energia aumentasse, viria de onde? E, se esta energia diminuísse, iria para onde? Seria interessante que você fizesse uma pesquisa sobre as diferenças que são admitidas pela Física para os conceitos de vácuo (espaço não preenchido por qualquer matéria, seja sólida, líquida, gasosa, plásmica, seja mesmo a matéria escura), de vazio (espaço em que não há matéria, campos não-gravitacionais ou radiação) e de nada (não-existência em que qualquer lei ou o espaço-tempo são imanifestáveis, em que nenhum acontecimento é possível). Enfim, o nada só existe como representação mental (fantasia delirante). Para conhecer melhor este tema, por favor, visite a Página:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nada

3. Aqui, muito cuidado, pois, desescolher é uma forma de escolha. Todavia, é sempre melhor desescolher do que escolher, porque escolher envolve sempre juízo de valor, e seja lá qual for o juízo de valor, invariavelmente, a cada instante, ele será cultural, apocopado, parcial e delusório. Bem, isto não quer dizer que a pessoa viva sem ter um conjunto de ditames morais, de afirmações ou de negações, que a consciência, ao ponderar, aceita ou rejeita. Há escolhas, entretanto, que são universais, como que cláusulas pétreas, como a advertência do militar e sertanista brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon (5 de maio de 1865 – 19 de janeiro de 1958): Morrer se preciso for, matar nunca. Quem morre simplesmente morre; já quem mata, seja lá pelo motivo que for, além de matar, se suicida espiritualmente. Imagine só o Mestre Jesus – o Sanctum Verbum Incarnatum sabendo de antemão que seria afrontado, torturado e crucifixado, com todo o Poder que possuía, se saísse suprimindo, aniquilando e dizimando seus detratores e opositores a três por dois! Onde nós estaríamos hoje? Eu sei: não estaríamos! Benedictus Iesus Christus...

 

Música de fundo:

Rabada com Agrião
Composição e interpretação: Jô Soares

Fonte:

http://www.4shared.com/get/6t_heRmS
/j_soares_-_rabada_com_agrio.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://media.photobucket.com/

http://pt.depositphotos.com/4633690/
stock-photo-Stone-wall-texture.html

http://batalhadoibope.com/2011/11/24/
conheca-o-filho-de-jo-soares-de-46-anos/

http://ursopublicacoes.blogspot.com.br/2011/11
/cas-centro-de-apoio-ao-surdo-secretaria.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.