Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.

Albert Einstein

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Homo-sapiens-aí visitou a Lua,

Hip hurra à Sonda Rosetta,

que pousou um robô em um cometa!1

 

Mas, o que vale dar uma de frajola,

se ainda pifamos de Ebola?

O que valem as felicitações,

 

Longe estou de censurar a Ciência,

porém, e a consciência?

 

Cobra dormideira não lambisca sapo.

Catinguento não é guapo.

Conium maculatum não é agripalma!

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Pela primeira vez, na última quarta-feira, 12 de novembro de 2.014, à 14 horas e 3 minutos, o Homo-sapiens-aí conseguiu pousar um robô em um Cometa (67P/Churyumov-Gerasimenko) – uma massa imensa com superfície composta de gelo e poeira – em uma missão que durou mais de dez anos e que tem o objetivo de estudar este corpo celeste. Dados enviados pelo Módulo Philæ e transmitidos à Terra pela Sonda Rosetta, responsável por levar o equipamento ao Cometa, confirmaram o feito inédito da Ciência. A animação abaixo mostra o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, fotografado seqüencialmente em 14 de julho de 2014 por OSIRIS, um sistema de imagens científicas da Sonda Rosetta, a uma distância de cerca de 12.000 km. Este filme utiliza uma seqüência de 36 imagens interpoladas e separadas por 20 minutos, proporcionando uma visualização da forma complexa do Cometa em 360º. As imagens foram processadas utilizando a técnica de subamostragem por interpolação, que remove a pixelização e torna a imagem mais suave. Isto não significa, no entanto, que revele detalhes ocultos, sendo, portanto, importante notar que a superfície do Cometa não deverá ser tão suave quanto o processamento faz pensar. As imagens sugerem que o Cometa deve ser constituído por duas partes: um segmento parece ser bastante alongado, enquanto o outro aparece mais em forma de bulbo.

Fontes:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/
07/Rotating_view_of_comet_on_14_July_2014

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/11/robo-libera
do-por-sonda-rosetta-pousa-em-cometa-confirma-agencia.html

 

 

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

 

 

2. Positio Fraternitatis Rosæ Crucis: A evolução da Ciência coloca também novos problemas nos planos ético e metafísico. Embora seja inegável que as pesquisas em Genética permitiram fazer grandes progressos no tratamento de doenças a priori incuráveis, elas abriram caminho a manipulações que permitem criar seres humanos por clonagem. Este gênero de procriação só pode levar a um empobrecimento genético da espécie humana e à sua degenerescência. Além disto, ela supõe critérios de seleção inevitavelmente marcados pela subjetividade e apresenta, por conseguinte, riscos em matéria de eugenia. Por outro lado, a reprodução por clonagem só leva em conta a parte física e material do ser humano, sem atentar para o espírito e para a alma. Por isto, nós, Deputados do Conselho Supremo da Fraternidade Rosacruz, consideramos que esta manipulação genética fere, não somente sua dignidade, mas, também, sua integridade mental, psíquica e espiritual. Nisto aderimos ao adágio: 'Ciência sem consciência é a ruína da alma'. Parece-nos, então, perigoso permitir livre curso às experiências relativas à clonagem reprodutora do ser humano em particular e dos seres vivos em geral. Temos os mesmos receios a propósito das manipulações que tangem tanto ao patrimônio genético dos animais como ao dos vegetais.

 

 

Homer Jack Simpson

 

Música de fundo:

Coisinha do Pai
Compositores: Jorge Aragão, Almir Guineto & Luiz Carlos
Interpretação: Beth Carvalho & Bateria da Mangueira

Fonte:

http://www.genteflow.com/mp3/
beth-carvalho-coisinha-do-pai.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/ciencia

http://giftofra.com/tag/trusting-the-universe/

http://rt.com/news/blood-moon-total-eclipse-585/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Astronauta_(Mauricio_de_Sousa)

http://gifsoup.com/view/
1551219/homer-clone.html

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/
07/Rotating_view_of_comet_on_14_July_2014

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.