TRINTA

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

30 é um número abundante;1

ora Illuminante; ora pecante.2

Tanto o Illuminar como o inadimplir

poderão fazer subir ou de(s)cair.3

 

 

30 dias tem novembro,

abril, junho e setembro.

Vinte e oito tem só um;

os demais têm trinta e um.

 

 

30 moedinha$ de ouro

que imanaram o desdouro.

Terá sido Judas um malsim

ou a coisa não se deu assim?

 

 

30 foi o início de tudo;

aos 33 e meio ficou mudo.

E você? O que tem feito

para corrigir cada defeito?

 

 

O Quadrado está feito, pois!

É dever lutar pelo pentágono,

 

 

 

Trajetória (Presumida) do Ser-no-mundo

 

 

 

 

Assim como o Logos reflete o Universo na Mente Divina, e o Universo Manifestado se reflete em cada uma de suas Mônadas – conforme se expressou Leibnitz, que assim repetiu um ensinamento oriental – também a Mônada, durante o ciclo de suas encarnações, deve se refletir em todas as formas-raízes de cada reino. Portanto, os cabalistas dizem corretamente 'que o Homem [sucessiva e ascensionalmente] se converte em uma pedra, em uma planta, em um animal, em um homem, em um espírito e, finalmente em um Deus', levando, assim, a cabo o seu ciclo ou circuito [reintegrador], e regressando ao ponto de partida como Homem Celeste.

 

A Doutrina Secreta, vol. I
Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Um número abundante n é um número inteiro menor do que a soma de seus divisores próprios. Chama-se divisor próprio a todo número inteiro m que divida n e que seja diferente de n e de 1. Trinta tem os seguintes fatores próprios: 1, 2, 3, 5, 6, 10 e 15. Portanto, trinta é um número abundante porque a soma dos seus fatores é 42 (1 + 2 + 3 + 5 + 6 + 10 + 15), que é maior do que trinta.

2. Pecado, propriamente, não há; o que há é ignorância. E o trinta, a bem da verdade, nem é Illuminante nem é pecante.

3. Tanto a Illuminação como a inadimplência poderão fazer subir ou de(s)cair. A Illuminação é perigosa porque, no mínimo, poderá gerar vaidade (o primeiro maior defeito místico) e prepotência (o segundo maior defeito místico); já a inadimplência, por si só, é um desastre inimaginável. Daí a advertência do Mutus Liber: Ora, lege, lege, lege, relege, labora et invienes. Lê, lê, lê, relê, trabalha e encontrarás. Seja como for, o maior saber conquistado é menor do que uma gota ante o ilimitado oceano universal!

 

 


 

Página da Internet consultada:

http://www.math.upenn.edu/~deturck/calabi/calabi.html