Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

NagumoaPearl Harbor
bin LadenbSeptember 11

 

 

 

 

 

1º/5/2011: vindita feroz.f

Agora, they killed Osama,

mas não o átomo-grama!g

 

 

O mundo ficará melhor?

Foi ultrapassado o pior?

Ou forgetaremos já, já?

 

 

Alegria com a vingança

não pode ser esperança.

 

 

Nem que tenha que ser na base da porrada,
um dia, saberemos que estamos enlaçados.

 

 

______

Notas:

a. Chuichi Nagumo (25 de março, 1887 – 6 de julho, 1944) foi o almirante da Marinha Imperial do Japão que comandou a força naval de intervenção rápida que lançou o ataque a Pearl Harbor, iniciando a Guerra do Pacífico, durante a II Guerra Mundial. Em 6 de julho, durante os últimos estágios da Batalha de Saipan (Batalha das Ilhas Marianas), e em face da derrota total, Chuichi Nagumo cometeu suicídio, não nos moldes tradicionais japoneses do seppuku (popularmente chamado de harakiri), mas com um tiro de pistola na cabeça. Tempos depois, seu corpo foi encontrado pelos marines em uma das cavernas da Ilha Saipan (a maior das Ilhas Marianas do Norte), que Nagumo usava como centro de comando em seus últimos dias como comandante das forças defensoras. Postumamente, Nagumo foi promovido a almirante-de-esquadra pelo Governo Imperial Japonês.

b. Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden (10 de março de 1957 – 1º de maio de 2011) foi o fundador e líder máximo da Al-Qaeda.

c. 7 de dezembro de 1941: ataque à base norte-americana de Pearl Harbor efetuada pela Marinha Imperial Japonesa. O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos, a marinha americana foi capaz de, em menos de um ano, reconstruir a frota. O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico.

d. 11 de setembro de 2001: série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda seqüestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os seqüestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os seqüestradores haviam reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos vôos. O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 seqüestradores. Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigava os terroristas da Al-Qaeda.

e. Primeira bomba nuclear lançada sobre Hiroshima, Japão, pelos Estados Unidos da América, em 6 de agosto de 1945, com um poder explosivo de 15 quilotons. Meteorizaram (sublimaram) 140.000 pessoas. Segunda bomba nuclear lançada sobre Nagazaki, Japão, pelos Estados Unidos da América, em 9 de agosto de 1945, com um poder explosivo de 25 quilotons. Meteorizaram (sublimaram) 80.000 pessoas.

 

 

f. Morte de Osama bin Laden em Abbottabad – uma cidade do Paquistão, capital do distrito de Abbottabad, província da Fronteira Noroeste.

 

 

Abbottabad

Abbottabad à noite

 

g. Um átomo-grama é equivalente a 6,02 x 1023 (Constante de Avogadro) átomos de um elemento químico. Formalmente, a Constante de Avogadro é definida como o número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é aproximadamente igual a 6,02 × 1023. Historicamente, o carbono-12 foi escolhido como substância de referência porque sua massa atômica podia ser medida de maneira bastante precisa.

 


O átomo-grama Mujahedin (Guerrilheiros Islâmicos)

 

 


Música de fundo:

A Time for Us
Composição: Nino Rota
Interpretação: Henry Mancini & Orquestra

Fonte:

http://alicehui.com/music/